Autor Tópico: Decepção com a 20D  (Lida 1636 vezes)

Luciano Leão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Março de 2005, 00:52:43
Caros Amigos

Estou aqui hoje para desabafar minha decepção com a Canon 20D. Fora a ótima construção e velocidade fantastica, o principal que é a qualidade das imagens ela ainda esta me devendo.  As fotos são sempre subexpostas e sempre se tem que compensar de 0.5 a 1.5 pontos na exposição ou no flash. Na minha antiga (que saudade) 10D nunca precisei fazer tais ajustes bastava fotometrar e regular abertura ou velocidade, salvo um ou outro caso esporádico uma compensadinha para evitar estouros ou subexposições. Com o 580EX os mesmos problemas.
Também não estou conseguindo uma qualidade ótima com relação a nitidez das fotos. Li em alguns foruns americanos (Dpreview, etc..) que outros usuários também possuem os mesmos problemas. Inclusive a necesidade de ter que utilizar lentes de primeira linha para se obter imagens melhores.  :(  
É uma pena pois quando fiz o investimento achei que teria uma camera por uns bons anos mas já estou pensando em substituí-la por uma D70.
Abraços
Luciano Leão


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 23 de Março de 2005, 01:50:13
E ae?
Blz?
Puxa!
Você teria alguns exemplos para a gente ver?

Depois tenta postar no http://imageshack.us/

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcelo Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://
Resposta #2 Online: 23 de Março de 2005, 10:56:24
Com relação a subexposição com flash, é um problema crônico da Canon. Acontece com os demais modelos da marca e não apenas com a 20D. Isso foi uma decisão de projeto para preservar as altas luzes. Se alguma parte de sua imagem estourar no branco, você não tem como corrigir depois. Porém, se ficar subexposta, é fácil corrigir em uma etapa de pós-processamento (dependendo do grau de subexposição, é claro).

Com relação à nitidez das imagens, a objetiva desempenha um papel importante, mas não é só isso. Entretanto, a Canon resolveu colocar uma objetiva de péssima qualidade em um corpo considerado semi-profissional ou profissional. Acho que foi um erro. A 20D merecia uma objetiva melhor.

Mesmo usando uma objetiva de boa qualidade ótica, é normal as imagem perderem um pouco a nitidez nas DSLR's. Isso se deve a existência de um filtro passa-baixa (low pass filter) entre o sensor e a objetiva. Esse filtro atenua os sinais de alta-freqüência na imagem e diminui a probabilidade de formação de padrões indesejáveis nos pixels (o tal efeito moiré). Entretanto, apesar de ser muito benéfico, esse filtro torna a imagem final "embaçada", ou seja, perde-se um pouco a nitidez. Isso também pode ser facilmente corrigido em uma etapa de pós-processamento. No PhotoShop, por exemplo,  isso é normalmente realizado através do filtro "Unsharpen Mask" (USM).

No caso da Nikon D70 que você citou, o tal low pass filter é menos agressivo, ou seja, as imagens já saem com bastante nitidez da câmera. No entanto, isso causa o aparecimento eventual de defeitos do tipo moiré. A própria Nikon reconhece isso. Muitas vezes isso é impossível de ser corrigido posteriormente. Bom, isso também é uma decisão de projeto.  Na minha opinião, eu prefiro a decisão da Canon.

Acho que não é o seu caso, mas normalmente quem está começando com SLR digitais estranha muito essa transição. É uma verdadeira mudança de paradigma. Nos tempos de filme, suas imagens eram corrigidas sem você saber, diga-se de passagem, no laboratório onde eram reveladas. Nas digitais profissionais, você é próprio laboratório! Portanto, não espere correções automáticas. Se você quer qualidade, você terá que trabalhar sua imagens uma por uma depois...

Sugiro que você tenha mais paciência com sua 20D. Compre uma objetiva melhor, pratique mais etc. Você tem uma excelente câmera em mãos. É pouco provável que você se decepcione depois que se acostumar com ela. Boa sorte!
« Última modificação: 23 de Março de 2005, 10:59:38 por Marcelo Medeiros »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 23 de Março de 2005, 11:51:03
O que o marcelo falou é verdade, entre as SLR os low pass mais agressivos são da Canon e Minolta, seguidos das Oly.
Fuji e Nikon optam por menor agressividade nesses filtros e por isso tem maior tendência a Moiré, porém também tem melhor preservação de texturas, mas é tudo uma questão de decisão de projeto mesmo, com um USM suas fotos devem ficar boa.
Subexposição sempre foi um problemão nas Canon, nas digitais se agravou ainda mais, pois as digitais Canon preservam 4,5 pontos de luzes baixas e apenas 3 de altas então com flash a engenharia da Canon resolveu jogar para baixo a exposição para evitar perdas nas luzes altas. Infelizmente a Canon é a marca que mais erra na exposição tente trabalhar em RAW que você terá muita facilidade para corrigir este problema.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.