A principal diferenca do Twitter e FB eh que no FB, a principio, o uso eh para manter contato com amigos, principalmente os que estao a distancia. Ja o Twitter eh apenas para ver o que os outros estao dizendo.
Por isso o Twitter nao me atrai, pq eu nao fico acompanhando ou nao tenho interesse sobre o que os outros dizem.
No FB eu leio o feed de noticias para saber as novidades dos meus amigos. Mas depois de uns anos para feed do FB virou um Twitter, entao eu passei a usar menos o feed e mais o chat/mensagens privadas do FB.
Mas em geral, povo que mais gosta de ser poeta, filosofo ou mostrar coisas inuteis sao os latinos e alguns asiaticos. Quase todos eu bloqueiei o feed.
O Facebook serve para Zuckerberg rastrear o que você escreve, os seus "curtir", seus relacionamentos e tudo mais para no final se tornar $$$ em forma de marketing direcional. Então quanto mais pots existir, melhor, mesmo que 80% seja lixo... as ferramentas NoSQL conseguem extrair algo.
O Twitter serve como ferramenta de publicação pessoal para pessoas seletas e que possuam conteúdo de interesse da comunidade, então você tem posts seletivos de autores que despertam interesse em você. Porém o que ocorre é que como a ferramente é de acesso livre, todos querem usar, todos querem "ser alguém", porém um percentual esmagador destes são pessoas "comuns" e publicam conteúdo fútil, coisa que estão nos portais, idéias vagas, etc... poluindo o aplicativo.
A diferença é que no Twitter você realmente seleciona a fonte que deseja seguir, ao contrário do Facebook que a tendência é você adicionar seus círculos de amigos e parentes que muito provavelmente vão gerar feeds inúteis.
Após filtros e filtros no Facebook percebi que a unica maneira de não ler conteúdo lixo seria simplesmente deixando de acessar o aplicativo... ele está lá... apenas como uma forma de manter o contato com meus círculos de amigos... apenas isto. Já o Twitter é mais dinâmico, consigo realizar os filtros de forma fácil e rápida.
De forma profissional, acho que a massa de publicação deve estar no Facebook, sendo o Twitter uma ferramenta mais seleta, onde a pessoa publique algo de destaque que faça diferença.