Autor Tópico: Nikon ou Canon -pensando na compra das lentes (custo/beneficio)  (Lida 11023 vezes)

striker

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Olá amigos,
Estou estou pensando em comprar uma camera DSLR ,ai deparei com a enorme discussão
qual melhor Canon x Nikon ,li que Canon é melhor para videos e que Nilon tem uma leve
superioridade para fotos,Canon hoje esta mais barata que Nikon (DSLR de entrada,tipo
CanonT5i vs Nikon D5300)e que as maquinas Canon tem um custo um pouco menor mas as lentes
serão um pouco mais caras por conta do foco/estabilização,e as Nikon são mais mais caras mas já vem com
o motor de foco e estabilização,e depois como as lentes mais claras e de maior alcance ,acabam sendo mais
 caras que as maquinas seria mais interessante comprar o sistema Nikon(caso o comprador pretenda investir
 num set de lentes ) ,e hoje parece que já mudou esta tendência de de estabilização na maquina ou na objetiva ?
Não sei se entenderam minha dúvida .
Se alguem puder esclarecer,ficaria muito grato !
Striker


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2014, 21:32:58
Olá, boa noite!!!

Notei uma certa confusão em seu texto, na verdade as lentes Canon, todas possuem motor de foco desde o lançamento da linha EOS, ou seja qq lente Canon que vc encontra desta linha, todas terão motor de foco. Já a Nikon incorporou o motor de foco recentemente, são as lentes denominadas AF-S, que por sua vez são mais caras do que a Canon.

Não sei se são todas as lentes Nikon com motor de foco (AF-S) são mais caras do que a Canon, mas as quais eu conheço a Nikon é mais cara. As lentes Nikon cujo preço é próximo as da Canon são justamente as que não possuem motor de foco, estas sim, podem ser mais em conta, mas isso é devido à ausência do foco na lente.

Então, na verdade é ao contrário, são lentes Canon mais baratas que lentes Nikon, comparando ambas com motor de foco.

Não podemos julgar se uma lente é mais barata ou não somente pelo motor de foco incorporado, o preço da lente leva em conta outros aspectos, como: número de elementos, construção, abertura, por ex.: uma lente com abertura 1.4 sempre será mais cara do que uma lente da mesma distância focal, mas com abertura 1.8, e isso independe da marca.

Pelo que sei Canon e Nikon seguem firme com estabilização na lente, a Sony, esta sim, a estabilização é no corpo.

Mas logo, logo, pessoas mais experientes lhe darão informações mais precisas.

Abs.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2014, 22:04:51
Olhe para o futuro e não para o passado. Esqueça reflex e compre mirrorless. :o
D600 - E-M10


striker

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2014, 00:22:10
Olá Anderson,
Realmente meu texto esta confuso,é que leio algo sobre fotografia à algum tempo,
mas com grandes espaços de tempo entre um e outro e acabo esquecendo e até confundindo,
a um mês que retomei um interesse mais continuo em fotografia.
Achei que tivesse lido que as Nikon ,não tinham motor de foco ,porque o motor de foco estava na camera.
Mas lembro-me de ter lido algo ,sobre a Nikon ter abandonado o foco na maquina e ter passado para as lentes (AF-S foco e estabilização)
Mas pelo que você descreveu,o melhor custo beneficio em DSLR de entrada pelo menos ,seria CANON .
Não sei te dizer porque ,mas eu sempre tive uma queda ou um sonho pela Nilkon,apesar de sempre ver mais vantagens em adquirir Canon.
Mas o fator da D5300 ter resolução maior do que a T5i por exemplo,não penderia mais a balança para o lado da Nikon ?
Olá Kokimoto,
E quanto a sua sugestão de Mirrorless,estou em uma grande dúvida entre DSLR e as Mirrorless que gostei muito(a maquina que tenho hoje é uma Sony Nex F3B),
mas indo para uma maquina com mais corpo,maior resolução e com boa oferta de lentes e num custo e performance igual ou superior à uma D5300 ou T5i ,para qual você iria ?
 Agradeço muito aos amigos, pelo interesse

 


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2014, 07:22:44
Cropada, eu não compraria mais reflex. Reflex, só compraria full frame.

Compraria EM1 ou X-T1, mas se prepare para pagar caro. Ou ainda, uma A7. Se quiser cropada barata, tem que ser Canon/Nikon/Sony hehehe.
D600 - E-M10


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2014, 08:05:05
É difícil mesmo decidir, com tantos modelos ( alguns que até quase não precisariam existir ), mas enfim...

Acho que primeiro de tudo você precisa saber o que quer fotografar, em qual "ambiênte", pois isso será determinante para o tipo de equipamento, falando de qualidade, tamanho, especifidade.

Esqueça essa história de Nikon melhor que Canon e vice-versa, você precisa saber o que quer fazer pra poder decidir o equipamento e descobrir qual modelo/marca te atenderá adequadamente.

Estude, pesquise, pense...


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2014, 09:16:26
Com raríssimas exceções, o preço de Lentes Canon e Nikon é praticamente o mesmo. Compare as linhas equivalentes e verá que, quando houver, a diferença é mínima, tanto para um lado quanto para o outro.

Se não me engano, nas Lentes de Entrada, o preço da Canon leva boa vantagem na 50tinha.

Se for este o ponto de decisão, entre uma Marca e outra, não chegará a conclusão nenhuma. :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2014, 09:24:10
A diferença entre Canon eNikin é só ergonomia! Pegue as duas na mão e fique com a mais confortável!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2014, 10:01:14
Uma diferenca pratica eh que canon tem muito mais mercado de usados no Brasil. Tem q ver se isso interessa.

No mais, a diferenca eh de ergonomia mesmo, como a turma explicou.
D600 - E-M10


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2014, 12:07:35
Olá, Striker.

Primeiramente, vamos esclarecer essa estória de "motor de foco", que muitos internet a fora tentam ajudar, mas acabam atrapalhando. O que você precisa saber é:

- Nenhuma câmera Canon possui motor de foco, nem a topo de linha EOS 1D-X. Em 1987, se não me engano, a Canon abandonou sua linha antiga de lentes, passando a oferecer apenas lentes com motor de foco integrado. Por isso nenhuma câmera Canon possui.

- Já a Nikon possui motor de foco em algumas câmeras: desde a D90 até a D4s. O motivo para isso é o fato da Nikon manter a mesma baioneta, o mesmo encaixe, de décadas atrás, dando assim a possibilidade de se usar lentes da década de 60 em câmeras atuais.

Então, resumindo sobre motor de foco: 1) Se você compra uma T5i, qualquer lente Canon vai servir bem; 2) Se você compra uma D5300, para ter autofoco é preciso comprar lentes AF-S, aquelas com o sufixo "G". Lentes AF com sufixo "D" não terão foco automático na D5300.

Agora, quanto a qual das duas comprar, T5i ou D5300, eu penso que a D5300 é uma câmera melhor. A D5300 possui melhor qualidade de imagem que a T5i, tanto com ISO base quanto com ISO alto. Além disso, possui GPS e Wi-Fi (muito útil em viagens).

Se a dúvida é entre essas duas, eu recomendo a D5300.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2014, 13:48:48
Realmente Striker , vc tem que tomar cuidado por que tem muita informação contraditoria

A maior é realmente essa, mas já esta esclarecida,  nem Nikon nem Canon tem  motor de foco no corpo nos modelos de entrada, e praticamente todas as lentes já tem motor de foco.

Agora acho que vc está equivocado na questão preços,  das câmeras novas estou por fora,  mas quando pesquisei pra comprar a minha  D5100 era justamente o contrario do que vc disse.

As cams da Nikon eram mais baratas, ex.  minha D5100 estava 350,00 mais barata que uma  T3i na epoca, claro que isso  pode mudar.

Já as lentes Nikon são geralmente bem mais caras que as Canon, se essas  são tão boas quanto não sei, mas as da Canon são beeem mais baratas.

ex:  50mm 1.8, a Canon chega a encontrar por metade do preço da Nikon,  outro ex, pelo preço que paguei na  55-200 da Nikon, achava 55-250 da Canon e assim vai.

Então no fim da elas por elas, acho melhor se preocupar com outras coisas, recursos, qualidade de imagem, etc, etc, etc.

Eu escolhi a Nikon e estou satisfeito


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2014, 14:30:31
Quando estava pensando em comprar minha primeira câmera DSLR também estava pendendo para a Canon pela questão do motor de foco, mas hoje acho que não fiz a coisa certa. Explico:

Na época peguei a T3i com a 18-55 e pouco tempo depois a 50mm 1.8.

Hoje, estando no processo de migração para as Nikons (minha esposa já tinha Nikon, então decidi que era melhor compartilharmos os acessórios e abandonar a Canon), me arrependo um pouco.

A 50mm 1.8D da Nikon é mesmo um pouco mais cara ou tem o mesmo preço da 50mm 1.8 da Canon, mesmo não tendo o motor de foco. Porém, o foco da 50mm da Canon me deixou na mão várias vezes. Acho a lente pouco precisa e perdi muitas fotos devido ao foco mal feito pela lente.

Ambas 50mm 1.8 (Nikkor 1.8D e Canon 1.8) não tem uma nitidez muito boa em 1.8. Para fotos que eu preciso entregar para um cliente, não uso estas aberturas, acabo indo para 2.8.

Já a Nikon 50mm 1.8G, além de possuir o motor de foco, possui uma construção e qualidade ótica superior, o que permitiria entregar fotos tiradas em 1.8 sem problemas.

Então acho melhor escolher baseado em outros aspectos, como ergonomia, facilidade em se entender com os menus, amigos que já tenham câmeras da marca X ou Y que poderão compartilhar uma lente, uma bateria ou um flash...

Lentes há bons modelos para ambas, seja da própria marca, seja da Sigma ou Tamron. A diferença de preço entre elas não será tão grande a ponto de justificar a escolha por um corpo Nikon ou Canon.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2014, 14:48:35
De novo não.... Mais um tópico Canon X Nikon, DSLR X Mirrorless, etc...
Nem vou comentar muito. Estou louco pra que surja algum comentário incendiário pra eu trancar este tópico.

Minha opinião é a mesma de outros colegas.
A. Para hobby e uso amador básico ou intermediário --> Mirorrless
B. A diferença de Canon X Nikon é igual comparar Titan vs YBR, ou seja, não leva a nada e vai mais nos detalhes dos gostos pessoais
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2014, 17:07:20
Com raríssimas exceções, o preço de Lentes Canon e Nikon é praticamente o mesmo. Compare as linhas equivalentes e verá que, quando houver, a diferença é mínima, tanto para um lado quanto para o outro.

Se não me engano, nas Lentes de Entrada, o preço da Canon leva boa vantagem na 50tinha.

Se for este o ponto de decisão, entre uma Marca e outra, não chegará a conclusão nenhuma. :ok:

Concordo totalmente com ALEXFIGUEIREDO.
Há um tempo fiz um apanhado com preços na Amazon, das lentes de mesma distância focal Canon x Nikon.
O que encontrei foi um equilíbrio, algumas a Canon é mais barata, outras a Nikon é mais barata.
Escolha a câmera que você mais se identifica e as lentes você escolhe com calma que a diferença não é tão grande como se pensa.

Só como informação:
Nas Nikon, as linhas D3X00 e D5X00 não tem motor de foco no corpo, exigindo lentes AF-S (com motor incorporado).
A linha D7X00 , D300 e a D90 possuem motor de foco, podendo usar quase todas as lentes modernas sem problema.
Finalmente, todas as FX vem de fábrica com motor de foco no corpo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2014, 17:55:29
De novo não.... Mais um tópico Canon X Nikon, DSLR X Mirrorless, etc...
Nem vou comentar muito. Estou louco pra que surja algum comentário incendiário pra eu trancar este tópico.

Amigo Thales, por aqui, tudo está correndo muito bem. Até agora, pelo menos.  ;)

Aqui não rola nada de "Mais um tópico Canon X Nikon, DSLR X Mirrorless, etc..."   :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI