Autor Tópico: "Why I’ve Gone Back To Shooting Film...And Why You Should Too"  (Lida 7136 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #15 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:48:48
realmente esse argumento é meio forçado... mas sou obrigado a concordar de certa forma com ele...

Falando por mim, no digital, eu nunca faria isso de sair com pouca memória, de pensar melhor antes de clicar, de desligar o LCD e não olhar nada do que está lá, etc... Acho que é coisa inerente de cada sistema. Até acho que fazendo isso, o "efeito" pode ser o mesmo, mas não tem como EU usar uma câmera digital limitando a mesma pra tentar ser igual filme...
Limitando não para ficar igual filme, mas para exigir mais do fotógrafo.

Isso é muito particular. Eu pessoalmente não acho válido usar filme como uma muleta para o aprendizado. Tem tantos ótimos motivos, mas o principal pra mim é *gosto*. Estética, saudosismo, curtir o processo de revelação, curtir conhecer o resultado que cada película dá...  Acho isso tudo muito bacana.

Quando eu nadava, tinha gente que treinava de calça jeans. Uma dificuldade auto imposta para se aprimorar.

Acho válido. Mas não faria.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:51:52
Estes tempos saiu no Digital Photography School um artigo interessante cujo título era "Como se reinventar como fotógrafo" ou algo do gênero. O interessante é que várias das "dicas" eu já uso a bastante tempo. Não lembro de tudo, mas as principais eram (em uma tradução prá lá de livre, do que eu lembro de cabeça)

- Use lentes fixas, ou apenas uma distância focal: O uso por tempo prolongado de uma distância focal só faz com que tenhamos "intimidade" com aquela distância focal e facilita na hora da composição. Depois de acostumado, vc nem precisa olhar para o viewfinder para compor, é só ver a cena e já sabe se tem potencial ou não e como vai ficar depois de enquadrada. Além disso, se vc usa lentes fixas, mesmo que variando a distância focal (trocando a lente de vez em quando), acaba percebendo melhor o efeito do achatamento dos planos e do ângulo de visão e acaba instintivamente escolhendo a melhor DF para a cena. Aí vc já sabe que "essa cena ou este tipo de foto fica legal com uma 35mm" e faz o enquadramento baseado na DF e nas suas características, e não escolher a DF em função do enquadramento desejado. Quando em férias, praticamente todas as minhas fotos são feitas com uma fixa manual 35mm, já me acostumei com ela e gosto do ângulo de visão que ela proporciona.

- Faça foco manual: Aqui não é a questão de ser contra o autofoco, é simplesmente que quem foca manualmente consegue perceber a mágica da cena entrando e saindo de foco, a área de desfoque se formando. As vezes, vc pode até mudar o enquadramento depois disso.

- Use a técnica do "um rolo de filme". Limite a exposição a 24 ou 36 exposições por saída. Isso é válido claro no caso deste "exercício" fotográfico, não para o dia a dia ou em viagens. Limitar o número de fotos vai fazer vc pensar quais fotos realmente valem a pena e ajuda muito a ecomizar Gigas de disco, além do tempo para jogar tudo na lixeira depois :)

- Fotografe com o LCD virado. Esse é o mais difícil de todos. Para fotografar com o LCD virado vc tem que estar atento a tudo, composição, luz, contra-luz que poderia enganar o fotômetro, absolutamente tudo. A vantagem é que se vc erra e imediatamente vê o erro no LCD, vc corrige e esquece do erro. Se vc errar e só conseguir ver que errou quando chegar em casa, na próxima vez vai se lembrar e dificilmente vai cometer o mesmo erro.

A foto de baixo é uma foto simples, feita em 2009 logo que comecei a usar lentes manuais. Usei tudo isso que está aí em cima, e confesso que levei uns 15 minutos para fazer essa foto. Caminhei de um lado para o outro, deitei na grama, levantei, olhei a posição do sol, imaginei como ficariam as linhas do lago. Fiz a foto e com tudo isso ainda ficou bem mais ou menos, prá não dizer totalmente comum e sem graça. Mas guardo como exemplo da primeira vez que fiz isso :)



Sempre lembrando que isso serve como "reflexão e exercício fotográfico" apenas.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 15:54:44 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #17 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:54:41
Pra mim a diferenca nao eh somente nao poder olhar no lcd.

Tem que pagar o filme, a revelacao, etc. Isso me faz pensar bem mais hehehe
D600 - E-M10


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Agosto de 2014, 17:26:32
Limitando não para ficar igual filme, mas para exigir mais do fotógrafo.

Isso é muito particular. Eu pessoalmente não acho válido usar filme como uma muleta para o aprendizado. Tem tantos ótimos motivos, mas o principal pra mim é *gosto*. Estética, saudosismo, curtir o processo de revelação, curtir conhecer o resultado que cada película dá...  Acho isso tudo muito bacana.

Quando eu nadava, tinha gente que treinava de calça jeans. Uma dificuldade auto imposta para se aprimorar.

Acho válido. Mas não faria.

A discussão está em torno do post, não da qualidade do filme, gosto, etc.

BTW, além do fato de ter melhorado minha fotografia realmente prefiro o que sai em película. Não é "plástico" como o digital.

Acho que está nítido que você tem algum problema contra o filme. Respeito isso mas, por favor, não venha chamar o que faço de "muleta".
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 17:26:58 por sri_canesh »


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #19 Online: 14 de Agosto de 2014, 17:43:40
Pra mim a diferenca nao eh somente nao poder olhar no lcd.

Tem que pagar o filme, a revelacao, etc. Isso me faz pensar bem mais hehehe

Falou tudo, tem que pagar muita coisa pra chegar no produto final. Parei com filme porque a rotina é de gastos cada vez maior e o serviço cada vez pior (tô há 2 meses aguardando um rolo de 24 porque a máquina do lab quebrou 2x). É muito trampo pra "fotografar melhor". Há outros meios de se apurar técnica e sensibilidade.

Mas como tudo, é uma questão de cunho pessoal.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 18:03:08 por toc83 »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #20 Online: 14 de Agosto de 2014, 17:46:02
É muito trampo pra "fotografar melhor". Há outros meios de se apurar técnica e sensibilidade.

Exatamente  :ok:

Gosto do Filme, pelos resultados e só.  ;)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #21 Online: 14 de Agosto de 2014, 18:16:27
não tem como EU usar uma câmera digital limitando a mesma pra tentar ser igual filme...

Limitando não para ficar igual filme, mas para exigir mais do fotógrafo.


Quis dizer no sentido da dificuldade imposta pelo filme, não do resultado....

E desculpe, mas nada a ver esse papo de usar filme como muleta de aprendizado...

E outra. Pra mim, toda essa questão tem a ver não somente com o filme, mas com câmeras manuais, de preferência mecânicas.. pra mim eu digo!

Se tiver que fotografar com filme numa câmera toda automática, eletrônica, prefiro fotografar com digital.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 18:19:10 por Luciano.Queiroz »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 14 de Agosto de 2014, 23:07:15
Excelente. Como li alguns comentários antes de ler o artigo acabei ficando mais em cima do muro por concordar com um pouco dos dois lados.

Acho que, de forma geral, o tema nos faz repensar sim: ajuda no auto-desenvolvimento, percepção tanto da composição quanto da luz, senso de propósito e ocasião, enfim, tudo o que a fotografia analógica nos faz exercitar os conceitos mais fundamentais. Por outro lado, não acho que isso seja uma necessidade ou uma verdade única. O camarada pode fotografar com filme por prazer ou por exercício, porém utilizar uma digital quando melhor lhe convir. Pra mim o texto ficou quase exagerado no sentido de anti-digitais.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #23 Online: 15 de Agosto de 2014, 06:39:56
Fotografar com filme ainda é a forma mais barata de fotografar médio formato! Pra mim, só isso já basta.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Agosto de 2014, 07:49:52
Para o amador (meu caso) O Filme é muito mais compensador.
Divido o ato de fotografar em: Regulagem do tempo de exposição, velocidade do obturador, composição da cena e focagem correta.
Mesmo nas analógicas eu não uso o auto foco. 99,99% das fotos que fiz (mesmo com as digitais) foram feitas com foco manual.

Atualmente levo duas máquinas quando saio para fotografar. uma sempre é analógica.
Acabo tendo a mesma proporção de fotos digitais e analógica (Dificilmente bato mais de 72 fotos num dia. É comum as fotos analógicas superarem em número as digitais.
Na verdade as máquinas digitais vão mais como suporte das máquinas analógicas, no meu caso.

Respeito, mas não compreendo, um amador usar a máquina no "Automático". Para mim, seria como comprar uma bicicleta, colocar um motor nela, um side car e contratar um motorista.
Então é isso: Filme, principalmente com máquinas bem mecânicas te da um tipo de processo na execução da fotografia (Muitas vezes não uso nem o fotômetro). Fotografia digital é um processo diferente. Não sei se é pior ou maior, para mim é pior.

As digitais te "roubam" algumas partes desse processo (e 90% das pessoas aceita prazerosamente esse "roubo")
Os resultados podem até ser melhores. Mas o prazer pessoal de ver sua foto saindo como você planejou, com o filme, é muito maior.
Só que experimenta os dois processos normalmente entende isso.  :)
« Última modificação: 15 de Agosto de 2014, 07:52:15 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 15 de Agosto de 2014, 07:57:19
Se tiver que fotografar com filme numa câmera toda automática, eletrônica, prefiro fotografar com digital.
X2
Usar uma Olympus OM1 é completamente diferente de usar uma Minolta Maxxum 7000si no automático.
Uma de minhas máquinas prediletas é uma Ricoh Singlex sem fotômetro.

P.S.:  As Ricoh TEM fotômetro. O da minha é que já faleceu.  :D
« Última modificação: 15 de Agosto de 2014, 07:59:48 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #26 Online: 15 de Agosto de 2014, 10:16:37
Para o amador (meu caso) O Filme é muito mais compensador.
Divido o ato de fotografar em: Regulagem do tempo de exposição, velocidade do obturador, composição da cena e focagem correta.
Mesmo nas analógicas eu não uso o auto foco. 99,99% das fotos que fiz (mesmo com as digitais) foram feitas com foco manual.

Atualmente levo duas máquinas quando saio para fotografar. uma sempre é analógica.
Acabo tendo a mesma proporção de fotos digitais e analógica (Dificilmente bato mais de 72 fotos num dia. É comum as fotos analógicas superarem em número as digitais.
Na verdade as máquinas digitais vão mais como suporte das máquinas analógicas, no meu caso.

Respeito, mas não compreendo, um amador usar a máquina no "Automático". Para mim, seria como comprar uma bicicleta, colocar um motor nela, um side car e contratar um motorista.
Então é isso: Filme, principalmente com máquinas bem mecânicas te da um tipo de processo na execução da fotografia (Muitas vezes não uso nem o fotômetro). Fotografia digital é um processo diferente. Não sei se é pior ou maior, para mim é pior.

As digitais te "roubam" algumas partes desse processo (e 90% das pessoas aceita prazerosamente esse "roubo")
Os resultados podem até ser melhores. Mas o prazer pessoal de ver sua foto saindo como você planejou, com o filme, é muito maior.
Só que experimenta os dois processos normalmente entende isso.  :)
Não sou tão entusiasta de filme, estou mais pra um curioso em treinamento. Mas taí um cara que usa filme pelas possibilidades que ele dá, em vez das limitações. Tem minha admiração.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 21 de Agosto de 2014, 10:52:26
Pronto, para quem quer "fotografar à moda antiga" sem precisar se meter com filme, está aí a solução! 

"Rumor: Leica to Announce Digital Rangefinder Without an LCD Screen at Photokina"

http://petapixel.com/2014/08/21/rumor-leica-release-digital-rangefinder-without-lcd-screen-photokina/

Sim, a zoeira da Leica não tem limite.  :aua: :aua:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 21 de Agosto de 2014, 11:17:45
Pronto, para quem quer "fotografar à moda antiga" sem precisar se meter com filme, está aí a solução! 

"Rumor: Leica to Announce Digital Rangefinder Without an LCD Screen at Photokina"

http://petapixel.com/2014/08/21/rumor-leica-release-digital-rangefinder-without-lcd-screen-photokina/

Sim, a zoeira da Leica não tem limite.  :aua: :aua:


Vou lançar um projeto kickstart. Protetores de LCD pretos, opacos e cartões de memória que cabem só 36 fotos.
Mas na boa, usar filme é bom demais quando se sabe o que faz.


leandroh00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Agosto de 2014, 13:23:16
:ok: :ok:

Fotografia com filmes pra mim, faz o vida voltar à velocidade que deveria ter...


Vou guardar essa frase pra sempre, muito poética.