Autor Tópico: "Why I’ve Gone Back To Shooting Film...And Why You Should Too"  (Lida 7099 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Muito bom esse post

https://fstoppers.com/education/why-ive-gone-back-shooting-filmand-why-you-should-too-30630

Our DSLRs have confused us. We obssess over the wrong things. Sharpness at 400%; bokeh characteristics of lenses produced from what-must-surely-be prancing magical unicorns; high speed burst frame rates that make cameras sound like gatling guns; 4k resolution to shoot better cat videos; 100 auto focus points that still won’t focus on what we need them to; and noise performance at 400,000 ISO. Absolutely none of these will make your photographs better. Shooting film will though, here's why.



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2014, 10:10:36
Muito legal o artigo. Realmente penso melhor, tento fotometrar melhor e com mais calma a foto com filme.
D600 - E-M10


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2014, 10:11:02
:ok: :ok:

Fotografia com filmes pra mim, faz o vida voltar à velocidade que deveria ter... não essa loucura que é hoje!
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 10:12:04 por Luciano.Queiroz »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2014, 10:21:58
:ok: :ok:

Fotografia com filmes pra mim, faz o vida voltar à velocidade que deveria ter... não essa loucura que é hoje!

Exatamente isso.

Não tive tempo para ler o artigo ainda, mas está na lista (rss feed do fstoppers).

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2014, 10:39:35
Texto interessante, mas discordo totalmente. Acho que a única afirmativa válida é a 10, pois depende unicamente de gosto pessoal.

Fora isso, as únicas "vantagens" do filme são limitar o fotógrafo.
Concordo que essas limitações ajudam a melhorar nossa habilidade fotográfica. Mas o que nos impede de sair um dia com a determinação de fazer apenas 24 imagens, com o LCD desligado? A vantagem do filme só existe então para quem não tem muita força de vontade e determinação? E uma pessoa assim, independente do equipamento, vai conseguir se destacar?

Será que o tempo e o dinheiro gastos em câmeras e filmes e revelação não seriam melhor gastos em livros, cursos e terapia (para ganhar determinação)?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2014, 10:47:12
Texto interessante, mas discordo totalmente. Acho que a única afirmativa válida é a 10, pois depende unicamente de gosto pessoal.

Fora isso, as únicas "vantagens" do filme são limitar o fotógrafo.
Concordo que essas limitações ajudam a melhorar nossa habilidade fotográfica. Mas o que nos impede de sair um dia com a determinação de fazer apenas 24 imagens, com o LCD desligado? A vantagem do filme só existe então para quem não tem muita força de vontade e determinação? E uma pessoa assim, independente do equipamento, vai conseguir se destacar?

Será que o tempo e o dinheiro gastos em câmeras e filmes e revelação não seriam melhor gastos em livros, cursos e terapia (para ganhar determinação)?

Todo mundo fala que dá para fotografar com LCD desligado mas ninguém o faz.
"cerumano" é complicado, na restrição acaba fazendo milagres.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2014, 10:50:51
Todo mundo fala que dá para fotografar com LCD desligado mas ninguém o faz.
"cerumano" é complicado, na restrição acaba fazendo milagres.

Eu só fotografo assim a uns 3 anos!
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2014, 10:57:42
Texto interessante, mas discordo totalmente. Acho que a única afirmativa válida é a 10, pois depende unicamente de gosto pessoal.

Fora isso, as únicas "vantagens" do filme são limitar o fotógrafo.
Concordo que essas limitações ajudam a melhorar nossa habilidade fotográfica. Mas o que nos impede de sair um dia com a determinação de fazer apenas 24 imagens, com o LCD desligado? A vantagem do filme só existe então para quem não tem muita força de vontade e determinação? E uma pessoa assim, independente do equipamento, vai conseguir se destacar?

Será que o tempo e o dinheiro gastos em câmeras e filmes e revelação não seriam melhor gastos em livros, cursos e terapia (para ganhar determinação)?

RafaZ, você fotografa com filme também, ou só digital? Pergunto porque talvez seja por isso que você não concorda... Pra mim, é completamente diferente uma coisa da outra (digital x película). Não posso dizer que concordo 100% com o texto, mas concordo muito com ele...
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 10:58:13 por Luciano.Queiroz »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2014, 11:19:47
RafaZ, você fotografa com filme também, ou só digital? Pergunto porque talvez seja por isso que você não concorda... Pra mim, é completamente diferente uma coisa da outra (digital x película). Não posso dizer que concordo 100% com o texto, mas concordo muito com ele...
Sim, mas só por brincadeira, é o resultado é medonho (igual quando fotografo com digital).

Não discordo que seja bastante diferente, tanto o processo quanto o resultado.

Mas o argumento do artigo é que usar filme vai te fazer um fotógrafo melhor. E VAI!

Assim como passar dificuldade financeira VAI fazer nossos filhos darem mais valor ao que têm.

Mas não é por isso que vamos morar debaixo da ponte.

Por isso que meu argumento é: fotografe com filme se você gosta. Ponto.
Se for só para melhorar suas habilidades fotográficas, há maneiras melhores de gastar seu tempo e dinheiro.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2014, 11:28:22

Por isso que meu argumento é: fotografe com filme se você gosta. Ponto.
Se for só para melhorar suas habilidades fotográficas, há maneiras melhores de gastar seu tempo e dinheiro.

Cada um, cada um, mas nesse caso eu tenho uma visão diferente. Já fiz curso de mais de 6 meses de fotografia, li muitos livros e vejo muitas fotos na internet (com fins de estudo).
Mas nada me ajudou mais a olhar a qualidade das minhas fotos do que começar a fotografar com filme. É nítida a diferença, mesmo nas fotos digitais.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2014, 11:38:09
Cada um, cada um, mas nesse caso eu tenho uma visão diferente. Já fiz curso de mais de 6 meses de fotografia, li muitos livros e vejo muitas fotos na internet (com fins de estudo).
Mas nada me ajudou mais a olhar a qualidade das minhas fotos do que começar a fotografar com filme. É nítida a diferença, mesmo nas fotos digitais.
E o que causou esse seu aprimoraramento? Algo além de tirar menos fotos e não ver o resultado na hora?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:16:17
Creio que seja principalmente pelo fato de ter que pensar todos os detalhes da foto antes de clicar já que na maioria das vezes não terei uma segunda chance.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:24:28
Uma digital com cartão de memória de 256 MB e fita isolante no LCD daria o mesmo benefício com muito menos trabalho.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:34:38
Mas o argumento do artigo é que usar filme vai te fazer um fotógrafo melhor. E VAI!

realmente esse argumento é meio forçado... mas sou obrigado a concordar de certa forma com ele...

Falando por mim, no digital, eu nunca faria isso de sair com pouca memória, de ficar pensando antes de clicar, de desligar o LCD e não olhar nada do que está lá, etc... Acho que é coisa inerente de cada sistema. Até acho que fazendo isso, o "efeito" pode ser o mesmo, mas não tem como EU usar uma câmera digital limitando a mesma pra tentar ser igual filme... Do mesmo jeito que com filme, não sinto falta nenhuma dos avanços tecnológicos do digital.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 15:43:46 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:39:59
Mas nada me ajudou mais a olhar a qualidade das minhas fotos do que começar a fotografar com filme. É nítida a diferença, mesmo nas fotos digitais.

Pra mim idem....

Na realidade, não posso dizer que melhorou porque não sei exatamente como outras pessoas vêem isso. Muitos podem achar "pior" essa mudança...

Mas, usar filme, mudou muito a forma como EU vejo e penso a minha fotografia, e eu acho que melhorou.

Antes minha preocupação era em obter "ultra nitidez", qualidade em ampliação 1:1, essas coisas que a maioria é bitolada... O filme me libertou de certa forma disso, me fazendo olhar mais a essência do que a aparência.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 15:42:18 por Luciano.Queiroz »