Autor Tópico: Preço de novo em um usado  (Lida 10705 vezes)

kinho.mp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Online: 14 de Agosto de 2014, 14:08:40
E ai pessoal, tudo tranquilo?

Hoje fui passear pelo fórum atrás de uma nova câmera, fui nos classificados e me assustei com os preços de câmeras, lentes e afins... Estou falando dos usados, não dos novos... Vi uma câmera aqui pelo mesmo preço de uma nova, a câmera tem mais de 4k de cliques, não seria comum o preço cair? produtos de fotografia não depreciam? não tem um obturador que dependendo da câmera tem um limite de cliques?

Aqui fica meu questionamento, por que tão caro, se é usado?



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2014, 14:18:53
cada um põe o preço que acha que vale quando quer vender...

cada um tem a opção de pagar ou não quando vai comprar... simples.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 14:19:08 por Luciano.Queiroz »


kinho.mp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2014, 14:25:24
Lógico, cada um com o seu direito, mas você acha justo vender com preço de novo? Você compraria um carro usado pelo preço de um 0km?


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2014, 14:46:49
Se acostuma, porque isso é normal. Eu acabei de pagar R$4.600,00 em uma 6D nova, na caixa, com o Anderson. Procura ela usada por aí e você vai ver preços muito próximos a esse.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2014, 14:48:48
Lógico, cada um com o seu direito, mas você acha justo vender com preço de novo? Você compraria um carro usado pelo preço de um 0km?

Juro não entender o motivo desse tópico...

Você compra se quiser ...se você achar que vale pagar o mesmo preço de uma nova numa usada com 4k ai é contigo comprar ou não, o que não é justo é você querer pôr preço nas coisas.

O próprio dono da cam vai ver que não vende pelo preço que tá pedindo e pode querer ou não baixar o valor.

Leva mal não mas esse tópico não tem sentido algum!
Fábio Pedro.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2014, 14:51:50
Uma coisa que acontece muito é cara folgado que quer as coisas de graça! Vem falar que novo na BH está tanto! Tenho vontade de responder: vai lá buscar então!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:03:22
(...) O próprio dono da cam vai ver que não vende pelo preço que tá pedindo e pode querer ou não baixar o valor.


é bem isso que acontece. o cara anuncia, e a cada 10 dias baixa o preço até que chega num valor razoável e vende....
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:15:48
Lógico, cada um com o seu direito, mas você acha justo vender com preço de novo? Você compraria um carro usado pelo preço de um 0km?

A desvalorização de equipamento de fotografia não segue a lógica da desvalorização da indústria automobilística. Seu referencial para comparação não se sustenta. Se ficar pensando assim, vai sempre achar que todo e qualquer equipamento fotográfico usado é caro e nunca vai comprar. Aí, caso essa seja a sua conclusão, é melhor juntar mais grana e comprar um novo.
Na verdade, existem equipamentos que se valorizam mesmo após o uso. Algumas objetivas de boa qualidade tiveram seus preços de usados aumentados em razão das fábricas deixarem de produzi-las.
Da mesma forma, toda uma gama de objetivas antigas, consideradas por muito como anacrônicas e sem qualquer serventia, tiverem super-hiper-mega valorização após a criação de adaptadores para os sistemas modernos. Afora o fato de serem muito empregadas em filmagem com câmeras digitais.

Então é pesquisar e, se achar que tá caro, não comprar.  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:24:08
A desvalorização de equipamento de fotografia não segue a lógica da desvalorização da indústria automobilística. Seu referencial para comparação não se sustenta. Se ficar pensando assim, vai sempre achar que todo e qualquer equipamento fotográfico usado é caro e nunca vai comprar. Aí, caso essa seja a sua conclusão, é melhor juntar mais grana e comprar um novo.
Na verdade, existem equipamentos que se valorizam mesmo após o uso. Algumas objetivas de boa qualidade tiveram seus preços de usados aumentados em razão das fábricas deixarem de produzi-las.
Da mesma forma, toda uma gama de objetivas antigas, consideradas por muito como anacrônicas e sem qualquer serventia, tiverem super-hiper-mega valorização após a criação de adaptadores para os sistemas modernos. Afora o fato de serem muito empregadas em filmagem com câmeras digitais.

Então é pesquisar e, se achar que tá caro, não comprar.  ;)
Canon 50mm f/1.0 L e Nikkor 58mm f/1.2 Noctor são exemplos!
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 15:25:09 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:42:34
Acho que entendi o que ele quis expor. Se você procura um usado, é porque quer pagar mais barato, obviamente e, no caso de equipamento digital, ainda em produção, é frustante não encontrar descontos, mas produtos com o mesmo valor ou mais caros que um novo. Isso não tem muita justificativa, podem dizer o que quiserem. Não é uma exceção, é a regra. Acho que é essa a frustração do colega.

Não dá pra resumir isso a "você não tem dinheiro então espere mais e junte ou não compre". É uma postura muito arrogante. Se todo mundo questionasse valores, usado seria negociado como usado, afinal dinheiro não nasce em árvore. Pelo menos não na minha.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 15:45:17 por toc83 »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:50:19
Concordo com os colegas em relação ao preço de objetivas, muitas mantêm seus preços (e muitas se valorizam quando deixam de ser produzidas). Mas o mesmo não vale para câmeras, pois existe o desgaste natural do obturador. Naturalmente, qualquer câmera usada deveria valer menos do que quando nova.

Mas também concordo que o vendedor coloca o preço que quiser, vai dos compradores se aceitam ou não. Em muitos casos, acontece o que Adalberto falou, se não vende logo, a tendência é baixar o preço. Mas pode dar "sorte" também de conseguir vender pelo preço pedido. Depende muito também de onde o vendedor comprou o equipamento e com quais preços a gente está comparando.

Mas a verdade é uma só: ninguém quer perder dinheiro. Então o vendedor sempre vai tentar o preço mais alto que puder e o comprador sempre vai tentar o preço mais baixo que puder. E nenhum dos dois está errado.


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:53:59
Sim, isso acontece mesmo. As pessoas costumam colocar o preço lá no alto no começo e depois vão descendo. Às vezes o vendedor dá sorte e consegue vender por esse preço.



Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


kinho.mp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2014, 15:54:17
Concordo com os colegas em relação ao preço de objetivas, muitas mantêm seus preços (e muitas se valorizam quando deixam de ser produzidas). Mas o mesmo não vale para câmeras, pois existe o desgaste natural do obturador. Naturalmente, qualquer câmera usada deveria valer menos do que quando nova.

Mas também concordo que o vendedor coloca o preço que quiser, vai dos compradores se aceitam ou não. Em muitos casos, acontece o que Adalberto falou, se não vende logo, a tendência é baixar o preço. Mas pode dar "sorte" também de conseguir vender pelo preço pedido. Depende muito também de onde o vendedor comprou o equipamento e com quais preços a gente está comparando.

Mas a verdade é uma só: ninguém quer perder dinheiro. Então o vendedor sempre vai tentar o preço mais alto que puder e o comprador sempre vai tentar o preço mais baixo que puder. E nenhum dos dois está errado.

Eu sabia que alguém ia me entender... Só foi um desabafo, não tive a intenção de gerar polêmica, peço desculpas aos que ficaram ofendidos.



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2014, 16:04:15
Eu sabia que alguém ia me entender... Só foi um desabafo, não tive a intenção de gerar polêmica, peço desculpas aos que ficaram ofendidos.



Ninguém se ofendeu, bro!

É que dinãmica do mercado de usados em fotografia é diferente.
Tem que pesquisar muitoooo até conseguir algo bom a um preço razoável. Não tem outro jeito!

Eu esperei quase 6 meses até aparecer uma 5D MkII a preço decente nos 'Classificados'. E justo quando aparece, não tava com a grana completa e ainda por cima, estava em viagem. Não tive dúvidas: apalavrei com o vendedor, pedi para segurar até meu retorno. Voltei, fui ao banco pequei um empréstimo para complementar o valor (foi pouca coisa e não recomendo que ninguém se endivide por fotografia, seja profissional ou hobby - hobby ainda mais) e concretizei a compra.

Ia demorar um bom bocado até aparecer outra naquelas condições e valores.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2014, 16:26:36
Eu esperei quase 6 meses até aparecer uma 5D MkII a preço decente nos 'Classificados'. E justo quando aparece, não tava com a grana completa e ainda por cima, estava em viagem. Não tive dúvidas: apalavrei com o vendedor, pedi para segurar até meu retorno. Voltei, fui ao banco pequei um empréstimo para complementar o valor (foi pouca coisa e não recomendo que ninguém se endivide por fotografia, seja profissional ou hobby - hobby ainda mais) e concretizei a compra.

Ia demorar um bom bocado até aparecer outra naquelas condições e valores.

Aconteceu a mesma coisa comigo quando comprei a segunda 5D II. Estava a um preço inacreditável pela quantidade de cliques. Falei com o vendedor, ofereci uma objetiva como parte do pagamento, parcelei o resto, e por aí vai. Pra mim valeu muito a pena, pois até hoje não encontro essa câmera pelo preço que paguei, mesmo já bem mais rodada...