Autor Tópico: Qualidade profissional!  (Lida 4981 vezes)

Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 15 de Agosto de 2014, 21:50:49
Também não gostei nem um pouco das fotos da minha formatura. Por ser cidade universitária, este tipo de empresa trabalha por atacado, tratam os formandos como se fossem boiada! Até porque sabem que não tem muito pra onde correr. Mas as minhas fotos vão exatamente de encontro a sua descrição, e mesmo quando nem tinha ideia do que era diafragma ou ISO, já conseguia bater o olho e saber que poderiam ter ficado muuuuito melhor...

Uma coisa é o cara que busca uma linguagem diferente e com significado que vai além da estética superficial. Eu vibro quando vejo algo assim, que me faz ver as coisas de outra maneira. Que me faz repensar a minha maneira de fazer as coisas, seja na fotografia ou fora dela.
Outra coisa é o cara que pega a câmera no automático e tem como duas únicas preocupações colocar a cabeça do sujeito no centro do frame e que aquilo acabe logo pra ele ir embora pra casa. E pelo relato do amigo que criou o tópico, parece ser este o caso.
E vira e mexe vejo gente buscando significado no segundo caso. Bem, às vezes não há. Pode ser que seja simplesmente um trabalho porco e displicente. Tem fotos que eu vejo em que o único sentimento que o fotógrafo conseguiu me passar é o de que ele não estava afim de estar fotografando. A minha própria formatura foi assim. Tanto que nem tenho álbum, não fiz a menor questão. Achei melhor ficar só com as fotos que meus familiares tiraram.

Exatamente isso, boiada! Muita gente não tem noção nenhuma de fotografia e aceita qualquer coisa!

Spider, acho que não entendeu minha empolgação. Quando ví uma equipe desse tamanho, tudo com top, imaginei que os fotógrafos estariam no nível dos equipamentos! Pensei, uma empresa que põe um equipo desse deve ser criteriosa com os fotógrafos também...sqn.
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #16 Online: 15 de Agosto de 2014, 22:28:48
Desculpa Spider, já ví algumas fotos suas aqui, fantásticas por sinal, contudo, se fosse você que recebesse o álbum que eu recebi, por 6.000, não tentaria entender o olhar fotográfico do cara. Profissionais ruins existem em todas as áreas, na fotografia também! O problema é que uma empresa que oferece pacote completo, não será boa em tudo!!! Onde economizaram???? Fotógrafos! Aí está o problema!
Jamais pagaria esse valor por fotos de formatura. Não ligo pra essas formalidades. Na minha formatura, só fui porque ganhei o convite e fui como convidado :). De qualquer forma, cada um sabe a importância que dá a determinados momentos da vida. A minha colocação é mais em relação a esse excesso de verdades e certezas com que a fotografia é tratada em nossos dias.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #17 Online: 15 de Agosto de 2014, 22:33:10
Exatamente isso, boiada! Muita gente não tem noção nenhuma de fotografia e aceita qualquer coisa!

Spider, acho que não entendeu minha empolgação. Quando ví uma equipe desse tamanho, tudo com top, imaginei que os fotógrafos estariam no nível dos equipamentos! Pensei, uma empresa que põe um equipo desse deve ser criteriosa com os fotógrafos também...sqn.
Já está bem claro que essas empresas só estão pensando em dinheiro. Começando pela proibição dos convidados realizarem suas proprias fotos. Acho que não é nenhuma novidade. Aliás, "delegar" o ato fotográfico a funcionários é tratar a fotografia como algo banal e mecânico. Nesse caso, a presença do ser humano serve apenas para apertar o botão mesmo.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #18 Online: 16 de Agosto de 2014, 01:42:19
Ja recebi convite desses caras desse tipo de evento e tive que rir... o cara queria pagar algo em torno de 50/100 reais por evento, respondi que por 150 a hora eu faria com o equipamento da empresa, por 200 a hora eu faria com o meu, o cara nunca mais retornou.

Quanto ao que o Spyder falou, eu entendi o ponto dele, mas entendi o seu pois conheço mto desses trabalhos de eventos, geralmente é algo "default", sem qualidade técnica, nem linguagem nenhuma... é o tipo de foto que meu pai com uma camera p&s na mao faria, do mesmo jeito. Quando há uma linguagem, há um estilo, voce até ignora a técnica, ignora o estouro, ignora a sombrinha... quando nao tem linguagem nenhuma, voce parte pra tecnica, quando a tecnica é precaria... bom, ai f*de tudo!

Pra que essa quantidade de fotografos toda? 1 fotografo pra cada 10 pessoas? Dois fotografos BONS e realmente profissionais cobririam com qualidade total, um fazendo as fotos dos convidados, logo numa entrada, ou nas mesas, e outro focando apenas na sua esposa que é o principal do evento, no maximo uns 3 ou 4 fotografos, mais que isso é desnecessario.

Quanto a qualidade do equipamento, bom... pelo que voce falou, é um bom equipamento, porém um equipamento de ponta na mão de quem não sabe o que esta fazendo é a mesma coisa que nada, um bom fotografo se garante com pouca coisa.
@jacobfotografiacriativa


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #19 Online: 16 de Agosto de 2014, 12:55:57
Esse tema vira e mexe reaparece aqui no fórum e sempre gera muita polêmica... É revoltante alguns fatos, tem o outro lado também, é muito complicado... Geralmente é uma arapuca comercial, sei que não se pode generalizar, maaaassss....

Quem quiser ver alguns pontos de vista inflamados sobre o assunto:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31346.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=75254.0

Tem mais um tópico com discussões fortes sobre o tema mas não achei agora  :ponder:




thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #20 Online: 18 de Agosto de 2014, 08:27:30
Minha humilde opinião....

Fotografia para mim é puro hobby, mas da minha experiência profissional, qualidade é um fator completamente subjetivo e dependente de cada pessoa.

Qualidade  tem quer ser muito bem definida no início do trabalho, no contrato. E, infelizmente, a grande maioria das pessoas também não sabem expressar direito o que é qualidade para elas... se restringem a dizer que qualidade é algo bom ou com aspecto profissional... por ai vai.

Talvez um contrato pode simplesmente dizer que qualidade é 100 fotos por formando... e pode ser quer isso para 90% dos formando seja realmente qualidade....

O mais simples nessa história seria, quem gostou paga o preço, quem não gostou não paga... mas o complicador é de se tratar de um evento único e muitas vezes sem nenhuma opção de registro que não for o oficial...

O quanto uma coisa vale? O quanto o cliente está disposto a pagar, simples assim... enquanto pra uns o valor/qualidade é representado pela qualidade técnica, para outros é representado pelo simples registro de uma memória...
Creio que mercado tem para todos os preços, sempre vai ter o cara que vai querer pagar 50 reais mais a coxinha e sempre vai ter o cara disposto a pagar milhares de reais... basta o casamento profissional/cliente acontecer de forma correta





jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 18 de Agosto de 2014, 09:19:04
Qualidade é bem subjetivo, ainda mais quando não tem as fotos para avaliar.

Pela citação da a impressão de que o modo de entrega (pen Drive) e valores foram de conhecimento do cliente apenas na entrega do álbum, oras não existiu nenhum contrato assinado contendo as características e valores?
Esta um pouco estranho esta história, a queda de valores de R$ 6.000 para R$ 900, não vejo sentido algum nisso, mesmo a empresa sendo picareta.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2014, 09:19:47 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #22 Online: 18 de Agosto de 2014, 10:15:13
Pelo contrário, é a coisa mais comum. A empresa fatura com quem quer comprar o álbum logo de cara. Depois de um tempo, se venderem por qualquer merreca já é lucro, principalmente se o álbum já estiver impresso.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 18 de Agosto de 2014, 10:58:29
Exatamente. O meu fui deixando pra depois, passou quase um ano, e aí saiu por menos da metade do preço, pois acharam que eu não ficaria com nada, então o que viesse era lucro! hehe Com os mais apressadinhos eles fazem todo aquele terrorismo, de que se não ficar com todas as fotos vão destruir as restantes, etc... tudo pra não dar desconto nas avulsas e ver se o cidadão compra o álbum fechado.

Lembrando que, mais uma vez, essas empresas de formatura, especialmente em lugares onde existe muita demanda, trabalham por atacado. Logo, o contrato é padrão, não tem como querer personalizar e exigir alguma coisa, não vão mudar a forma de trabalho só porque um ou outro é mais exigente. Se quiser é aquilo e acabou. Se não procura outro, que vai ser a mesma coisa!
« Última modificação: 18 de Agosto de 2014, 10:59:45 por greatwalker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 18 de Agosto de 2014, 11:48:26
Se uma empresa que oferece servicos fotograficos diz que os convidados nao podem fotografar o evento, eh pq eles nao tem nenhum diferencial a oferecer e vc pode dispensar. Quando a empresa sabe que suas fotos causam impacto (obviamente positivo), ela sabe que os convidados nao vao resistir em comprar o ambum com as fotos.


Essas empresas funcionam de maneira que aceitam qualquer fotografo, nao pelas fotos e experiencia que teem, mas sim pelo equipamento. Todos os fotografos aparecem com equipamento top pq a empresa nao pega fotografo com equipamento que nao impressione os convidados.


E no final, as pessoas vao se deixar levar por isso. O empresa que manda varios fotografos ao evento, com equipamento de ponta e precos exorbitantes passam mais credibilidade e confianca as pessoas, mesmo com a mistureba de fotos feitas com 20 fotografos trabalhando por pouco e ma vontade/ou sem espectativas maiores no emprego, do que o profissional que trabalha sozinho com 1 ou 2 assistentes com a camera de 5 anos atras, sem endereco comercial e precos mais realistas (e que talvez ofereca um servico e resultados muito melhores).


O melhor a se fazer eh esquecer as fotos e curtir o evento.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #25 Online: 18 de Agosto de 2014, 12:14:11
Essas empresas funcionam de maneira que aceitam qualquer fotografo, nao pelas fotos e experiencia que teem, mas sim pelo equipamento. Todos os fotografos aparecem com equipamento top pq a empresa nao pega fotografo com equipamento que nao impressione os convidados.

Concordo...

Basta pensar na Dona Maria, mãe do formando, que não entende nada e que pagará o que for preciso para ter registros do momento que o filho se forma e vai mostrar com todo orgulho do mundo as fotos para os parentes... Muitas dessas Donas Marias tem muita grana e não ligam em pagar os 6.000 e é com esses que essas empresas lucram, e muito.

Quanto ao desconto, já ví vaaarrioooosss casos de formandos que (já conhecendo esse lance de tempo/valor), esperaram cerca de um ano e receberam uma ligação oferecendo o album com um baita desconto...
Canon


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Agosto de 2014, 12:32:50
Discordo que qualidade seja algo subjetivo. Pode ser que haja espaço para subjetividade, mas não completamente.

Uma coisa é um profissional ter um olhar diferente, outra coisa é falhar em aspectos básicos da fotografia que podem, sim, ser analisados objetivamente para aferir a qualidade de um trabalho.

Não existe nada de subjetivo com relação ao correto equilíbrio do branco numa situação como essa. O tom de pele deve ser reproduzido corretamente e fim de papo, não existe espaço para subjetividade aí. O formando e seus convidados não podem ficar com a pele quente demais, nem fria demais.

Também não existe nada de subjetivo sobre exposição (lembrando que estamos falando de eventos). Não é correto entregar uma foto em que o vestido da noiva está num tom de cinza, ao invés de branco. Da mesma forma, deixar os detalhes do vestido estourarem, ou deixar o rosto das pessoas com aquele visual branco e lavado do flash, não é olhar diferenciado ou subjetividade, é defeito mesmo. O fotógrafo, como artista, pode até fazer uma ou outra foto diferenciada, na qual o vestido não seja reproduzido exatamente como é, mas isso aí é algo eventual onde ele apresenta ao cliente para ver se ele gostaria de uma foto diferente. Fazer "diferente" em todas as fotos já é erro mesmo.

Quando o fotógrafo vai pra rua, e faz retratos de rua ou faz fotos cândidas, ou fotografa stills, ou abstratas, é normal que ele tenha liberdade para fazer do jeito que quer. Afinal, ele está fazendo as fotos para ele. Mas em um evento? Não, aí eu acho que deve haver um caráter documental.

A noiva e sua mãe, com a ajuda de uma decoradora, passaram dias escolhendo as flores que mais gostam, os tecidos e ornamentos com as cores que mais gostam, com uma iluminação que combine e se harmonize com todo o resto. Tudo isso pra depois vir o fotógrafo e deixar o WB em auto? Por que será que eles estão contratando um fotógrafo? Não é para eternizar aquele momento? E o momento não inclui as pessoas e o cenário? E como é que se pode considerar subjetivo o cara entregar fotos da decoração onde o rosa não é rosa, ou os convidados estão meio azulados ou alaranjados?

Enfim, eu considero que existe sim espaço para subjetividade, principalmente quanto à composição ou detalhes que só os mais criativos e atentos profissionais podem entregar. Mas, em contrapartida, existe muita, mas muita coisa que é básica e puramente técnica, e não pode ser ignorada e nem levada para o lado subjetivo.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2014, 12:36:32 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 18 de Agosto de 2014, 13:01:45
A empresa impôs pacote. Festa, churrascos, jantar e baile e fotografia!
O que consta no contrato é explícito que não poderíamos levar câmeras profissionais (Dslr) ou Mirroless. Kkkkk isso mesmo, Mirroless. Só aí já dá para perceber a preocupação deles.
O que queriam me vender era: dois álbuns 60 fotos cada (120 total), dvd da filmagem e todas as fotos em pendrive, valor r$6.000,00. Só fiquei com os álbuns por 900 pois disse que ele poderia queimar as fotos e apagar tudo de digital, como eles estavam ameaçando fazer (minha mulher quase chorando).
Eles vieram com tudo pronto, álbuns e fotos. Não deram chance de escolha. Foi tudo imposto.
O ruim é que essas empresas "pegam" os alunos na faculdade, geralmente 1ou 2 ano. E o pessoal acaba assinando contrato. A parte fotográfica você não é obrigado a ficar, porém, poucos recusam por ser um momento especial e não ter nenhum registro desse momento.
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #28 Online: 18 de Agosto de 2014, 13:23:37
Discordo que qualidade seja algo subjetivo. Pode ser que haja espaço para subjetividade, mas não completamente.

Uma coisa é um profissional ter um olhar diferente, outra coisa é falhar em aspectos básicos da fotografia que podem, sim, ser analisados objetivamente para aferir a qualidade de um trabalho.

Não existe nada de subjetivo com relação ao correto equilíbrio do branco numa situação como essa. O tom de pele deve ser reproduzido corretamente e fim de papo, não existe espaço para subjetividade aí. O formando e seus convidados não podem ficar com a pele quente demais, nem fria demais.

Também não existe nada de subjetivo sobre exposição (lembrando que estamos falando de eventos). Não é correto entregar uma foto em que o vestido da noiva está num tom de cinza, ao invés de branco. Da mesma forma, deixar os detalhes do vestido estourarem, ou deixar o rosto das pessoas com aquele visual branco e lavado do flash, não é olhar diferenciado ou subjetividade, é defeito mesmo. O fotógrafo, como artista, pode até fazer uma ou outra foto diferenciada, na qual o vestido não seja reproduzido exatamente como é, mas isso aí é algo eventual onde ele apresenta ao cliente para ver se ele gostaria de uma foto diferente. Fazer "diferente" em todas as fotos já é erro mesmo.

Quando o fotógrafo vai pra rua, e faz retratos de rua ou faz fotos cândidas, ou fotografa stills, ou abstratas, é normal que ele tenha liberdade para fazer do jeito que quer. Afinal, ele está fazendo as fotos para ele. Mas em um evento? Não, aí eu acho que deve haver um caráter documental.

A noiva e sua mãe, com a ajuda de uma decoradora, passaram dias escolhendo as flores que mais gostam, os tecidos e ornamentos com as cores que mais gostam, com uma iluminação que combine e se harmonize com todo o resto. Tudo isso pra depois vir o fotógrafo e deixar o WB em auto? Por que será que eles estão contratando um fotógrafo? Não é para eternizar aquele momento? E o momento não inclui as pessoas e o cenário? E como é que se pode considerar subjetivo o cara entregar fotos da decoração onde o rosa não é rosa, ou os convidados estão meio azulados ou alaranjados?

Enfim, eu considero que existe sim espaço para subjetividade, principalmente quanto à composição ou detalhes que só os mais criativos e atentos profissionais podem entregar. Mas, em contrapartida, existe muita, mas muita coisa que é básica e puramente técnica, e não pode ser ignorada e nem levada para o lado subjetivo.

Vou discordar de voce meio que concordando.....

Qualidade é sim subjetiva... isso que voce fez foi colocar o que é qualidade para voce...
Voce deixou claro que para voce qualidade é balanço de branco correto, enquadramento bem pensado, exposição correta..

Para muita gente qualidade são outras coisas, como por exemplo, a simples quantidade de fotos no album ou que constem fotos em determinadas ocasiões, poses, cenas... e só..

Voce pode pegar uma foto que tecnicamente é perfeita mas que não tem o menor apelo para a pessoa.... para ela a qualidade dessa foto é baixa...

Ao mesmo tempo voce pode pegar fotos com foco fora do tema principal, subexpostas, sem nitidez com wb errado e a pessoa amar a foto por que nela tem algo com o qual ela se relaciona, então para ela a foto é de alta qualidade.. mesmo que tecnicamente um fotógrafo a considere uma porcaria... como voce mesmo apontou, para uma pessoa pode bastar tem uma foto registrando o buque da noiva, ou o arranjo de mesa e pouco importa se o wb está exato...

Duvido que nunca tenha acontecido com ninguém aqui de ter feito fotos de algum evento ou viagem profissionalmente ou não, ter gastado tempo na montagem da foto e depois no processamento para no final uma foto de celular borrada que alguém tirou fazer mais sucesso...
Como eu disse antes, trabalho em outro mercado completamente diferente de fotografia e esse é o conceito de qualidade q me é comum...
Qualidade tem q ser definida, pq é diferente para cada um...


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 18 de Agosto de 2014, 13:27:46
Eu não lido com Direito do Consumidor há algum tempo, mas desconfio que isso não seja legal, essa estória de proibir as pessoas de levarem câmera. Eles podem até colocar no contrato, mas essa seria uma cláusula abusiva e totalmente desconsiderada judicialmente, afinal fere um direito constitucional previsto no inciso II do artigo 5º: "II – ninguém será obrigado a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".

Eu fui a uma formatura de uma prima, e disseram isso, que era proibido levar câmera. Resultado: cheguei lá com minha bolsa contendo uma câmera e três lentes.

Ora, até parece que vou deixar de fazer minhas próprias fotos só porque alguém disse que era proibido. Não estou tirando o trabalho dos fotógrafos, afinal eu não estou cobrindo a festa toda, e sim a minha própria mesa. Além disso, qual a probabilidade de cada um dos convidados, ou mesas, tenham sua própria DSLR? E ainda tem mais! Eu não tenho como confeccionar um álbum, e acho que isso se aplica a várias pessoas também. Então pra que essa proibição?

Agora em setembro tenho a formatura de outra prima, e lá estarei de novo fazendo minhas próprias fotos. Não porque minha prima pediu ou porque não confio na qualidade do fotógrafo oficial, mas porque gosto de fotografar.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2014, 13:31:43 por Murilo Rêgo Neto »
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px