Autor Tópico: Qualidade profissional!  (Lida 4946 vezes)

Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Agosto de 2014, 18:48:29
Boa noite caros amigos!
Hoje tive uma decepção enorme com a qualidade dos fotógrafos que fizeram o registro da formatura de minha esposa.
Contratamos a melhor equipe de formatura, o melhor menu, tudo de primeira. Uma festa para 40 formandos e 400 pessoas! Para o evento, foram escalados 36 fotógrafos, e quando vi, fiquei louco, somente corpos e objetivas top de linha! Não tinha nenhuma DX, só FX das mais tops. Aí, fiquei empolgado, pensei: uau, as fotos ficarão excelentes. Contudo, hoje, quando recebi o album, nossa...tudo porco!
A maioria das fotos sem foco, cortes nas mãos, orelhas, wb errado, pelo menos 20 fotos com olhos fechados! Um absurdo. As fotos nem ao menos foram tratadas! Me espantei com a péssima qualidade, tendo em vista o equipamento que usaram e, principalmente, por serem "profissionais da fotografia".
Ele foram tão ruins que me cobraram 6.000 reais por um album de 120 fotos mais os jpgs e video em pen drive. Claro que não aceitei! Comecei a mostrar as cagadas que fizeram (wb, olhos fechados, cortes errados, faltade foco, flash rebatido errado, sombras no rosto super acentuadas, etc) e no final, me venderam tudo por 900 reais. Juro, não ia comprar. Porém, minha esposa já estava quase chorando por eu estar "criticando sua formatura".
O que percebi: esses caras devem ter um baita equipamento, porém, não tem o minimo de conhecimento para usa-lo. Devem ter usado tudo em automático (inclusive o foco) e usado como uma point & shoot direto em jpg.
Essas empresas de formatura devem pagar tão pouco para os fotógrafos que os bons não se sujeitam a isso e qualquer um que aceite esse valor pega a camera e vai fazer o evento.
Com isso, elas ganham muito, os clientes que não entendem nada levam uma porcaria para casa e os fotógrafos ruins vão fazendo vários eventos para talvez ganhar o que um bom fotógrafo ganharia em 1.
Lastimável!
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2014, 19:16:10
Conheço pilhas de profissionais que nem ao menos fotografam em RAW para poderem consertar um WB errado depois.

Um amigo casou tempos atrás e contratou uma das melhores equipes da cidade. Fui como convidado e na hora que vi como o cara estava rebatendo o flash já disse prá patroa que ou eu não sabia nada sobre fotografia (e confesso que sei muito pouco, mas apenas sabendo o básico já dava para perceber que tinha algo errado) ou as fotos iam ficar uma porcaria.

Um tempo depois este amigo me mandou a foto em JPG em que fomos fotografados ao lado do casal. Horrível, subexposta, WB errado, o foco estava na cortina atrás de nós, rotina de NR no máximo que lavou as texturas da imagem.

Só que esta foi a minha visão, ele e a esposa elogiaram as fotos e até recomendaram para outro casal amigo. E eu não tive coragem de dizer que o álbum deles estava uma droga.

O grande problema nosso é que muitas vezes como fotógrafos amadores acabamos tendo um nível crítico muito maior do que a média. E convenhamos que os fotógrafos de evento que frequentam os fóruns e ficam aqui trocando idéias, acabam sendo mais avançados que muitos fotógrafos de evento que fazem um cursinho básico e se estabelecem. A grande maioria de fotos de eventos que eu já vi até hoje, foi em fóruns de fotografia.




« Última modificação: 15 de Agosto de 2014, 19:16:26 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2014, 19:37:06
E o pior é q isto está cada vez mais recorrente, se eu fosse vc daria uma olhada no contrato e acionaria uma advogado. Com a minha namorada foi o mesmo, fotos péssimas da formatura, e o "vendedor" ainda tratou ela mal por reclamar, pena q eu não estava junto...
Falei pra ela ver o q fazer com algum advogado ou procon, mas ela n quis, disse q daria mto trabalho. Infelizmente eh o q todos pensam, então essas companhias continuam no mercado...


ngbrito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fuji XE2S + 35mm 1.4 + 18mm 2.0
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2014, 19:39:26
deprimente isso! eu aqui, gastando horas e horas estudando para poder entregar um material de qualidade e esses caras ganhando a vida dessa forma.
O pior é quando o cliente gosta do serviço e indica para outra pessoa.
You Better not look down \ If you want to keep on flying \ Put the hammer down
Keep it full speed ahead \ Better not look back \ Or you might just wind up crying
You can keep it moving \ If you don't look down


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2014, 19:51:11
Infelizmente!!! E o pior é que nem relutaram em abaixar o preço, ou seja, são conscientes da péssima qualidade.
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2014, 20:01:01
Pois é,ouvi isso nesse fórum,"o cara tem uma Ferrari na mão e anda de carona",as vezes o equipamento não faz o fotógrafo.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2014, 20:09:17
Levando em conta o fato de voce ter se empolgado com o equipamento usado, considero que voce não entende tanto assim de fotografia, né? Qualidade é algo relativo. É complicado falar que foi um trabalho ruim. É mais correto afirmar que não foi um trabalho compatível com aquilo que voce esperava. Voce fez a sua parte? Verificou o portfólio/estilo do fotografo/empresa antes de contrata-los? A fotografia permite ampla possibilidade. Não é justo afirmar que um trabalho é ruim.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2014, 20:09:58

Boa noite caros amigos!
Hoje tive uma decepção enorme com a qualidade dos fotógrafos que fizeram o registro da formatura de minha esposa.
Contratamos a melhor equipe de formatura, o melhor menu, tudo de primeira. Uma festa para 40 formandos e 400 pessoas! Para o evento, foram escalados 36 fotógrafos, e quando vi, fiquei louco, somente corpos e objetivas top de linha! Não tinha nenhuma DX, só FX das mais tops. Aí, fiquei empolgado, pensei: uau, as fotos ficarão excelentes. Contudo, hoje, quando recebi o album, nossa...tudo porco!
A maioria das fotos sem foco, cortes nas mãos, orelhas, wb errado, pelo menos 20 fotos com olhos fechados! Um absurdo. As fotos nem ao menos foram tratadas! Me espantei com a péssima qualidade, tendo em vista o equipamento que usaram e, principalmente, por serem "profissionais da fotografia".
Ele foram tão ruins que me cobraram 6.000 reais por um album de 120 fotos mais os jpgs e video em pen drive. Claro que não aceitei! Comecei a mostrar as cagadas que fizeram (wb, olhos fechados, cortes errados, faltade foco, flash rebatido errado, sombras no rosto super acentuadas, etc) e no final, me venderam tudo por 900 reais. Juro, não ia comprar. Porém, minha esposa já estava quase chorando por eu estar "criticando sua formatura".
O que percebi: esses caras devem ter um baita equipamento, porém, não tem o minimo de conhecimento para usa-lo. Devem ter usado tudo em automático (inclusive o foco) e usado como uma point & shoot direto em jpg.
Essas empresas de formatura devem pagar tão pouco para os fotógrafos que os bons não se sujeitam a isso e qualquer um que aceite esse valor pega a camera e vai fazer o evento.
Com isso, elas ganham muito, os clientes que não entendem nada levam uma porcaria para casa e os fotógrafos ruins vão fazendo vários eventos para talvez ganhar o que um bom fotógrafo ganharia em 1.
Lastimável!

É normal empresas de formatura fazer isso! Aqui em minha cidade (200 mil hab) tem 2 duas que dominam e cada uma delas leva equipes grandes mas todos estão ali com equipamento bom porém só sabem o básico e olhe lá! Só flash direto e hiperexposto e até modo automático ! Um ou outro sabe rebater a foto mas nao eh aquelas coisas ...


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2014, 20:20:30
Levando em conta o fato de voce ter se empolgado com o equipamento usado, considero que voce não entende tanto assim de fotografia, né? Qualidade é algo relativo. É complicado falar que foi um trabalho ruim. É mais correto afirmar que não foi um trabalho compatível com aquilo que voce esperava. Voce fez a sua parte? Verificou o portfólio/estilo do fotografo/empresa antes de contrata-los? A fotografia permite ampla possibilidade. Não é justo afirmar que um trabalho é ruim.

Pior que não viu Spider!! Sim, me embolguei pois imaginei como eu faria com uma D3 + 14-24, 24-70, 70-200.
Os erros foram primarios! Sou amador, porém, já ganhei prêmios em concursos fotográficos. Três vezes. Tenho experiência para julgar o que é bom ou não.
O problema e que funciona como o colega acima disse, algumas empresas monopolizam o mercado regional, você não vê o portfólio Pq eles já oferecem tudo, baile, festa, jantar, bebidas, fotógrafos, etc.
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2014, 20:34:33
Pior que não viu Spider!! Sim, me embolguei pois imaginei como eu faria com uma D3 + 14-24, 24-70, 70-200.
Os erros foram primarios! Sou amador, porém, já ganhei prêmios em concursos fotográficos. Três vezes. Tenho experiência para julgar o que é bom ou não.
O problema e que funciona como o colega acima disse, algumas empresas monopolizam o mercado regional, você não vê o portfólio Pq eles já oferecem tudo, baile, festa, jantar, bebidas, fotógrafos, etc.
Se eu fosse julgar um trabalho desses como ruim, provavelmente poucos passariam pelo meu crivo. Principalmente se o trabalho fosse "corretinho" demais. Eu não dou a mínima pra essas variáveis que você mencionou. Posso te mostrar inumeras fotos "cortadas", com WB errado (se é que podemos falar que o WB está errado), sem foco (conceito um tanto errôneo também, pois geralmente o foco se encontra em algum lugar), sombras acentuadas, etc. com as quais me identifico. O que mais me interessa é a linguagem utilizada pelo fotógrafo e se ela se relaciona com o meu modo de perceber a vida.
Há inúmeros concursos que se atém às mesmas variáveis citadas por você. Isso não torna ninguém apto a julgar.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2014, 21:14:38
Desculpa Spider, já ví algumas fotos suas aqui, fantásticas por sinal, contudo, se fosse você que recebesse o álbum que eu recebi, por 6.000, não tentaria entender o olhar fotográfico do cara. Profissionais ruins existem em todas as áreas, na fotografia também! O problema é que uma empresa que oferece pacote completo, não será boa em tudo!!! Onde economizaram???? Fotógrafos! Aí está o problema!
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2014, 21:18:02
Claro que existem fotógrafos diferenciados, com um olhar e sensibilidade diferente, mas, poxa, umas 20 fotos com olho fechado??? Foto da minha sogra coçando as costas?v(essa eu até gostei kkkk) Aí não dá.
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2014, 21:38:47
Me assustei com o número de fotógrafos. Quatro caras bons (não espetaculares) fariam uma cobertura excelente.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2014, 21:41:52
Uma coisa é o cara que busca uma linguagem diferente e com significado que vai além da estética superficial. Eu vibro quando vejo algo assim, que me faz ver as coisas de outra maneira. Que me faz repensar a minha maneira de fazer as coisas, seja na fotografia ou fora dela.
Outra coisa é o cara que pega a câmera no automático e tem como duas únicas preocupações colocar a cabeça do sujeito no centro do frame e que aquilo acabe logo pra ele ir embora pra casa. E pelo relato do amigo que criou o tópico, parece ser este o caso.
E vira e mexe vejo gente buscando significado no segundo caso. Bem, às vezes não há. Pode ser que seja simplesmente um trabalho porco e displicente. Tem fotos que eu vejo em que o único sentimento que o fotógrafo conseguiu me passar é o de que ele não estava afim de estar fotografando. A minha própria formatura foi assim. Tanto que nem tenho álbum, não fiz a menor questão. Achei melhor ficar só com as fotos que meus familiares tiraram.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2014, 21:44:52
Também não gostei nem um pouco das fotos da minha formatura. Por ser cidade universitária, este tipo de empresa trabalha por atacado, tratam os formandos como se fossem boiada! Até porque sabem que não tem muito pra onde correr. Mas as minhas fotos vão exatamente de encontro a sua descrição, e mesmo quando nem tinha ideia do que era diafragma ou ISO, já conseguia bater o olho e saber que poderiam ter ficado muuuuito melhor...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C