Autor Tópico: Iluminação  (Lida 1573 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Agosto de 2014, 12:39:00
Bom, saindo um pouco do meu assunto preferido de ser fotografado (Isabela  :D), ontem minha esposa fez um jantar pra família ontem e resolvi fotografar a mesa.

Resolvi fazer um teste de iluminação na mesa e gostaria da opinião de vcs.

Foto 1:
DSC_3976 by rafa_palmeira, on Flickr
Luz fluorescente da sala.

Foto 2:
DSC_3973 by rafa_palmeira, on Flickr
Luz do flash.

Que acharam?



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2014, 17:39:49
Up!


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2014, 17:59:02
Na primeira foto a iluminação ficou um pouco forte e chegar doer nas vistas na parte mais próxima ao topo das taças, mas as sombras dos pratos estão mais suaves.

Já na segunda, tem mais definição nos objetos a mesa, o que não gostei foi das sombras duras dos pratos e da cortina toda amarrotada atrás, na foto 1 ela não aparece desse jeito por causa da luz mais forte :D

Acho que se você mesclar as duas vai ficar uma foto melhor! :ok:

Se eu tivesse que escolher uma das duas, escolheria a segunda por passar uma sensação mais reservada, pois achei mais atraente. :ok:
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, 17:59:38 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2014, 22:40:29
Na primeira foto a iluminação ficou um pouco forte e chegar doer nas vistas na parte mais próxima ao topo das taças, mas as sombras dos pratos estão mais suaves.

Já na segunda, tem mais definição nos objetos a mesa, o que não gostei foi das sombras duras dos pratos e da cortina toda amarrotada atrás, na foto 1 ela não aparece desse jeito por causa da luz mais forte :D

Acho que se você mesclar as duas vai ficar uma foto melhor! :ok:

Se eu tivesse que escolher uma das duas, escolheria a segunda por passar uma sensação mais reservada, pois achei mais atraente. :ok:

Pois é, sei que fui um pouco relapso na composição, mas o intuito era fazer um teste de luz, ou seja, como uma simples mudança de iluminação pode mudar bastante a foto.

As sombras duras não me incomodam, ela tem suas características subjetivas, e a luz dura, pra mim, é um dos fatores que passam esse ar de ambiente reservado.

Obrigado pelo comentário.
Abçs.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2014, 10:28:44
Pois é, sei que fui um pouco relapso na composição, mas o intuito era fazer um teste de luz, ou seja, como uma simples mudança de iluminação pode mudar bastante a foto.

As sombras duras não me incomodam, ela tem suas características subjetivas, e a luz dura, pra mim, é um dos fatores que passam esse ar de ambiente reservado.

Obrigado pelo comentário.
Abçs.
A composição tá até legal, nada de ruim não, só aqueles fatores que apontei, mas como voce tá me dizendo que a sombra dura tá dentro do contexto, ficou bem planejado então!

Achei que voce queria chegar em algo assim.
Fábio Pedro.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2014, 13:26:01
Gostei da foto 2, só me incomodou a cortina amassada.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2014, 21:54:30
A composição tá até legal, nada de ruim não, só aqueles fatores que apontei, mas como voce tá me dizendo que a sombra dura tá dentro do contexto, ficou bem planejado então!

Achei que voce queria chegar em algo assim.

A imagem não ficou mto boa de ser visualizada, mas a intenção era algum mais intimista mesmo. Esse tipo de ambiente costuma ter luzes pontuais, o que acaba gerando sombras duras mesmo.

Valeu.

Gostei da foto 2, só me incomodou a cortina amassada.

Pois é, meus pequenos pecados em composição.
 :(

Obrigado pelo comentário Angelita


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2014, 23:47:00
Vou dar um UP pq não acredito que um tópico com quase 200 visualizações só foi respondido por 2 pessoas.


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2014, 23:52:30
Gostei mais da dois!! :ok:
Pensou em usar uma luz mais quente? Talvez uma gelatina no flash? Acho que uma luz mais puxada para o dourado passaria mais a sensação de tranquilidade e de aconchego. Eu acho  :ponder:
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2014, 23:53:12
Muito mais a 1.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2014, 23:55:04