Autor Tópico: T3i - Ambiente com luz artificial necessitando de ISO Alto (Sem Flash)  (Lida 2625 vezes)

Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Pessoal, estou me aventurando agora com uma T3i e lente do kit. Não possuo flash externo e tento ao máximo utilizá-la sem o flash.

Fui a uma colação de grau (a noite) em um teatro pequeno mas bem iluminado(em minha opinião).
Tentei fazer a maioria das fotos sem o flash e por exemplo, fotos com distâncias focais intermediárias (entre 20mm e 40mm), ISO 1600, aberturas menores possíveis (4.0, 3.5) e as fotos ficaram escuras, velocidade entre 1/80 a 1/125.

ISO abaixo disso nem adiantava tentar. Acima, por exemplo com 3200 melhorava, mas aí vocês sabem: granulação.

É isto mesmo? Apenas com o Flash da câmera para conseguir algumas fotos melhores em ambientes fechados?

Gostaria de postar umas duas ou três fotos para vocês avaliarem. Como posso fazer de modo que não quebre regras do forum.

Obrigado,
Danilo
Canon T3i + 18-55mm


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2014, 23:24:59
Olá, Danilo.

O ideal é postar algumas fotos mesmo para que o pessoal entenda melhor qual a sua dificuldade. Difícil indicar alguma configuração de fotometria sem avaliar a cena.

Para postar basta seguir as regras básicas mesmo de limite de tamanho etc... aqui algumas informações: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=17862.0

A única coisa que me arriscaria dizer de ante-mão é que você pode utilizar velocidades mais baixas graças ao IS da sua lente e que é possível mandar um ISO 3200 na T3i sim. Outra coisa que pode ajudar é fotografar em "raw" e exportar depois com algum pós-processamento, no Ligtroom, por exemplo.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 23:25:55 por greatwalker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2014, 07:23:57
Flash faz muita falta.
Dava pra vc abusar da velocidade, com o IS ligado 1/30 a 1/50 de boa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2014, 10:22:46
greatewalker e vangelismm bom dia
Colocarei os links, pois pelo PicasaWeb as tags "[img]" não funcionaram. Me parece que só se o link tiver extensão jpg né?

Fiquei com receio com velocidades mais baixas justamente para que pequenos movimentos de pessoas não ficassem tremidas. Abaixo as Fotos.

A primeira apenas para verem a iluminação do local
https://picasaweb.google.com/lh/photo/3Q2hS3a_hU2w5jqlm_GNmdmuEV67s5ENMPio98fskCI?feat=directlink


As outras, vejam como ficaram escuras
https://picasaweb.google.com/lh/photo/yKimd3fVzeiZsu4-hkxBVdmuEV67s5ENMPio98fskCI?feat=directlink

https://picasaweb.google.com/lh/photo/8iCEz-kC-Xi0AtVba5LZC9muEV67s5ENMPio98fskCI?feat=directlink


Aguardo a avaliação de vocês.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2014, 10:26:04 por Danilo Rogerio »
Canon T3i + 18-55mm


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2014, 10:25:19
Amigo não existe milagre...a sua lente é escura. eu recomendo vc a adquirir uma 50mm 1.8 e nesses casos use tb um tripe para poder usar uma velocidade mais baixa já que a t3 não deixa vc usar um ISO mais alto.
Ricardo Ghion


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2014, 10:27:31
Amigo não existe milagre...a sua lente é escura. eu recomendo vc a adquirir uma 50mm 1.8 e nesses casos use tb um tripe para poder usar uma velocidade mais baixa já que a t3 não deixa vc usar um ISO mais alto.

Ricardo, se puder ver os links das fotos que acabei de postar
Canon T3i + 18-55mm


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2014, 10:32:57
Amigo não existe milagre...a sua lente é escura. eu recomendo vc a adquirir uma 50mm 1.8 e nesses casos use tb um tripe para poder usar uma velocidade mais baixa já que a t3 não deixa vc usar um ISO mais alto.

O tripé seria bacana ein? sem contar q a mobilidade ficaria excelente com todo o conjunto. Mas pelo menos vc poderia fazer uma longa exposição do evento todo, pensa q massa. :assobi:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2014, 11:21:30
Não sou muito expert nisso, mas acho que com 1/40 ou 1/50 ainda manteria as pessoas congeladas naquelas duas cenas mais escuras e ganharia quase o dobro de luz. Também não teria medo de usar ISO 3200, até pelo estilo da foto que não é um "fine-art" nem provavelmente será ampliada demais: qual o problema de granular um pouco? E na pior das hipóteses, se quiser garantiiiir mesmo o registro, mande o flash mesmo!

E isso tudo, claro, falando de se virar com o que tem. Uma lente mais rápida (ou mais clara como dizem por aí, f/1.8, f/2.8, etc) ou um flashzinho externo como um YN 468II, por exemplo, que é baratinho, já ajudariam muito.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2014, 11:27:23
Não parece ser um ambiente de movimentos bruscos, acho que daria para congelar sim.
A sugestão do tripé foi tensa.
Não sei a t3i, mas na t3 eu não passo de iso 1600 porque em 3200 as cores ficam horríveis, não ligo para o ruido pois ameniza fácil na pós.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2014, 12:03:57
Não sou muito expert nisso, mas acho que com 1/40 ou 1/50 ainda manteria as pessoas congeladas naquelas duas cenas mais escuras e ganharia quase o dobro de luz. Também não teria medo de usar ISO 3200, até pelo estilo da foto que não é um "fine-art" nem provavelmente será ampliada demais: qual o problema de granular um pouco? E na pior das hipóteses, se quiser garantiiiir mesmo o registro, mande o flash mesmo!

E isso tudo, claro, falando de se virar com o que tem. Uma lente mais rápida (ou mais clara como dizem por aí, f/1.8, f/2.8, etc) ou um flashzinho externo como um YN 468II, por exemplo, que é baratinho, já ajudariam muito.

Great, fiz algumas com o flash sim, mas como o fundo era escuro, dá aquele efeito ruim de clarear demais o motivo (parece estourado). Mas como dizem, a pós produção pode ajudar.
Estou no começo, tenho noção do básico(abertura, iso, fotometria, velocidade), por isso nao me aventurei com velocidades mais baixas. Mas testarei a sua sugestão.
Canon T3i + 18-55mm


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2014, 12:04:49
Não parece ser um ambiente de movimentos bruscos, acho que daria para congelar sim.
A sugestão do tripé foi tensa.
Não sei a t3i, mas na t3 eu não passo de iso 1600 porque em 3200 as cores ficam horríveis, não ligo para o ruido pois ameniza fácil na pós.

Vangeslimm, a foto mais longe está em 3200. O que achou das cores?
Canon T3i + 18-55mm


Danilo Rogerio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2014, 12:08:50
Pessoal, se puderem me ajudar noutra dúvida.

Após a batida de uma foto com flash, aparecia no visor Busy por muito tempo o que ma fazia perder uns clicks.
Sem o flash a câmera estava pronta praticamente em seguida.
É normal isso ou tem haver com as configurações que tinha no momento (iso mais alto, velocidade de 1/80).

Meu cartão é um sandisk classe 10 e estava com cerca de 500 fotos (eu sei, devia ter descarregado antes).

O que pode ser?
Canon T3i + 18-55mm


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2014, 12:28:26
http://digiforum.com.br/viewtopic.php?p=1300629

Citação de: AlexandreS
fwnny, este "busy" aparece quando está usando o pop-up ??

Quando se usa o pop-up, ele pode esquentar muito e daí a camera automaticamente entra em "Busy" até que ele esfrie um pouco, para proteger a lâmpada.

Que eu saiba, este é o único motivo, tirando claro quando enche o buffer. Na minha nunca aconteceu nada disso.


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2014, 21:53:38
Ricardo, se puder ver os links das fotos que acabei de postar

Vi as fotos e esta normal! como te falei use lentes mais claras!!
Ricardo Ghion