Autor Tópico: Nikon D5100 vs Sony Nex-5 vs Sony A-57 e outras duvidas (amador)  (Lida 3148 vezes)

rods

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Boa tarde a todos.
Não entendo nada de fotografia e a alguns dias estava cogitando uma sx-50 ou fz-2000 para substituir o lixo da Nikon l610 que tenho, quando descobri que uma DSLR ou mirroless usada está na mesma faixa de preço, com qualidade muito superior, e os ajustes manuais poderiam facilitar muito meus "trabalhos" no photoshop com desfocagem (blur). Mesmo não entendendo nada de fotografia, da pra perceber claramente que a qualidade e ruído nessas superzoom deixam a desejar.
Meu principal objetivo é gravar vídeos, mas é interessante ter fotos de qualidade também, e se for difícil eu estou disposto e animado a aprender.
Os únicos requisitos na camera são: uma boa imagem, um bom vídeo, valor não superior a 1200 reais (usada mesmo), e display articulado.
Parece que a T3i seria muito boa pra mim, mas não achei por menos de 1450~1500 usada, e 1200 já é muito pra mim.
Entao consequi algumas "pexinxas"

- Nikon D5100
Vantagens: tive a impressão de ter a melhor qualidade de imagem e vídeo, entrada para microfone externo (me seria muito útil), visor totalmente articulado, é possível controlar ela pelo pc (tethering), e isso me seria muito útil
Desvantagens: pelo que entendi, as lentes do kit não tem autofoco, e as que eu vi pra vender que posso pagar só vem com essas lentes
- Sony Nex-3
Vantagens: Não é um trambolho (embora não sei até que ponto isso me ajudará, pois as lentes removíveis vão me dar o mesmo trabalho pra carregar), muita conectividade e intuitividade (isso é bom pra mim), foco muito mais rápido nos videos (isso é muito bom pra mim), achei uma quase 500 reais mais barata que as outras
Desvantagens: Tive a leve impressão de que os videos sao inferiores em qualidade em relação a d5100, não tem entrada para mic, a bateria parece durar menos (isso é mal)
- Sony a57
Vantagens: Vídeos com foco muito rápido e de ótima qualidade, a única com entrada para um carregador externo (DC in), que, se não entendi errado, me seria muito util pra não depender de baterias,
Desvantagens: Articulação do visor fica inutilizada no tripé (isso é significativamente ruim pra mim), não é possível ser controlada por um pc, o microfone externo precisa de uma espécie de adaptador pra que eu possa usar um realmente profissional ou fazer ligação em um preamp

Diante disso, eu pergunto a vcs, experientes:
1) Como são as tres cameras comparadas entre si, em relação a qualidade de imagem e video?
2) As lentes do kit da d5100 realmente não tem foco automático embutido? Pois fui pesquisar as que tem foco automatico (AF-S), e parecem ser exatamente o mesmo modelo que vem na camera (Nikon VR DX 18-55mm)
3) Usar as lentes do kit da d5100 para filmar significa que o video vai ficar desfocado toda hora que houver movimento na cena?
4)A qualidade da NEX-3 realmente é equivalente às outras duas?
5) A Sony a57 realmente é impossivel de se controlar pelo PC, mesmo com atualização do firmware?
6) Qual delas vcs me recomendam, considerando as minhas necessidades.

Obrigado desde já, e desculpem o tanto de dúvidas kkk
Vantagens:


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2014, 18:45:06
lente do kit tem auto foco, mas se vc vai usar pra filmar o melhor eh no manual mesmo

 pra filmar o pessoal recomenda sempre as canon por ter mais controles e etc... acho q pra vc ficaria melhor
« Última modificação: 16 de Agosto de 2014, 18:46:17 por Rafael.l »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2014, 21:27:58
Boa tarde a todos.
Não entendo nada de fotografia e a alguns dias estava cogitando uma sx-50 ou fz-2000 para substituir o lixo da Nikon l610 que tenho, quando descobri que uma DSLR ou mirroless usada está na mesma faixa de preço, com qualidade muito superior, e os ajustes manuais poderiam facilitar muito meus "trabalhos" no photoshop com desfocagem (blur). Mesmo não entendendo nada de fotografia, da pra perceber claramente que a qualidade e ruído nessas superzoom deixam a desejar.
Meu principal objetivo é gravar vídeos, mas é interessante ter fotos de qualidade também, e se for difícil eu estou disposto e animado a aprender.
Os únicos requisitos na camera são: uma boa imagem, um bom vídeo, valor não superior a 1200 reais (usada mesmo), e display articulado.
Parece que a T3i seria muito boa pra mim, mas não achei por menos de 1450~1500 usada, e 1200 já é muito pra mim.
Entao consequi algumas "pexinxas"

- Nikon D5100
Vantagens: tive a impressão de ter a melhor qualidade de imagem e vídeo, entrada para microfone externo (me seria muito útil), visor totalmente articulado, é possível controlar ela pelo pc (tethering), e isso me seria muito útil
Desvantagens: pelo que entendi, as lentes do kit não tem autofoco, e as que eu vi pra vender que posso pagar só vem com essas lentes
- Sony Nex-3
Vantagens: Não é um trambolho (embora não sei até que ponto isso me ajudará, pois as lentes removíveis vão me dar o mesmo trabalho pra carregar), muita conectividade e intuitividade (isso é bom pra mim), foco muito mais rápido nos videos (isso é muito bom pra mim), achei uma quase 500 reais mais barata que as outras
Desvantagens: Tive a leve impressão de que os videos sao inferiores em qualidade em relação a d5100, não tem entrada para mic, a bateria parece durar menos (isso é mal)
- Sony a57
Vantagens: Vídeos com foco muito rápido e de ótima qualidade, a única com entrada para um carregador externo (DC in), que, se não entendi errado, me seria muito util pra não depender de baterias,
Desvantagens: Articulação do visor fica inutilizada no tripé (isso é significativamente ruim pra mim), não é possível ser controlada por um pc, o microfone externo precisa de uma espécie de adaptador pra que eu possa usar um realmente profissional ou fazer ligação em um preamp

Diante disso, eu pergunto a vcs, experientes:
1) Como são as tres cameras comparadas entre si, em relação a qualidade de imagem e video?
2) As lentes do kit da d5100 realmente não tem foco automático embutido? Pois fui pesquisar as que tem foco automatico (AF-S), e parecem ser exatamente o mesmo modelo que vem na camera (Nikon VR DX 18-55mm)
3) Usar as lentes do kit da d5100 para filmar significa que o video vai ficar desfocado toda hora que houver movimento na cena?
4)A qualidade da NEX-3 realmente é equivalente às outras duas?
5) A Sony a57 realmente é impossivel de se controlar pelo PC, mesmo com atualização do firmware?
6) Qual delas vcs me recomendam, considerando as minhas necessidades.

Obrigado desde já, e desculpem o tanto de dúvidas kkk
Vantagens:

Voce tem muitas duvidas, vamos lá.

A D5100 é uma DSLR e a Sony uma mirrorless e a a57 é uma SLT, em vídeo as três se equivalem, todas tem autofoco em vídeo mas em qualquer uma você vai preferir usar o foco manual, a D5100 só é possível controlar com  adaptador wireless que é caro.

Junte mais R$ e compre uma T3i que é perfeita pra vídeos.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2014, 21:47:17
Com certeza T3i ou achar uma Panasonic GH2.
São as melhores opções para vídeo dentro do seu orçamento.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2014, 21:55:04


(...), a D5100 só é possível controlar com  adaptador wireless que é caro.



não precisa de adaptador.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2014, 08:51:07
Daonde vc tirou essa informação que a lente 18-55 do kit da D5100 não tem auto-foco,  acho impressionante essas confusões e informações erradas que passam sobre as Nikon com esse negocio de foco.  Essa lente é AF-S e tem auto foco , eu tenho ela e acho excelente. 

Enfim, vc esta comparando 3 excelentes cams porém diferentes,  eu tenho a D5100 e acho excelente, recomendo sem duvida, das outras não posso falar por que nunca mechi.   Quase comprei uma Sony  A-37 se não me engano,  tb achei legal, a Sony t em vantagem de ter o Estabilizador no corpo, podendo usar algumas lentes sem estabilizador mais baratas, além do auto-foco em live-vieew mais rápido.
Mas eu me encantei mais com o visor optico  das Nikon/Canon, achei mais legal do que o EVF das Sony.

Quanto a Nex,  apesar das exclentes qualidades de imagem,  acho a ergonomia dessas mirrorless muito ruim, desengonçadas, prefiro algo maior e com melhor pegada como as DSLR, além do que na Nex  precisa entrar em menus para fazer os ajustes principais


rods

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2014, 00:48:57
acabei ficando com a D5100. Depois dessas informações de que realmente ela tem auto foco com a lente do kit, acabou sendo a melhor opção dentro daquele valor. Espero ter feito uma boa compra. Obrigado a todos


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:28:58
acabei ficando com a D5100. Depois dessas informações de que realmente ela tem auto foco com a lente do kit, acabou sendo a melhor opção dentro daquele valor. Espero ter feito uma boa compra. Obrigado a todos

Parabéns pela compra,  vai gostar bastante, eu pelo menos estou curtindo muito a minha, agora  peguei uma 55-200mm tb, por que sentia falta de mais zoom em algumas ocasiões.

Para desfocagem do fundo que vc comentou,  a lente do kit vai ser muito limitada, se o objetivo for retratos com fundo desfocado,  ela não desfoca muita coisa não.  Vai precisar de uma 50mm ou 35mm  F1.8 pra ter um desfoque de verdade.

O que vc vai precisar mesmo é aprender conceitos de fotografia,  precisará pesquisar muito (autodidata)  ou fazer algum curso,  somente ter uma DSLR não  ajudar tanto.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2014, 14:02:37
não precisa de adaptador.

Que historia é essa? Desde quando a D5100 tem wireless? Pra controlar ela a partir de um smartphone é necessário sim de um adaptador, a única câmera da Nikon que nao precisa dele é a D5300 porque ja vem com Wi-Fi.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 22 de Agosto de 2014, 15:12:57
Que historia é essa? Desde quando a D5100 tem wireless? Pra controlar ela a partir de um smartphone é necessário sim de um adaptador, a única câmera da Nikon que nao precisa dele é a D5300 porque ja vem com Wi-Fi.

D5100 tem receptor infravermelho (não sei se vcs contam isso como wireless, mas que é sem fio, é). Dito isto, vc consegue disparar a câmera com o controle original (12 dólares nas lojas dos EUA), controle paralelo (3 dólares no Dealextreme) ou ainda usar um controle remoto universal com capacidade de aprendizado. E pode ainda usar um smartphone que tenha infravermelho (Galaxy S4, Galaxy S5, HTC One, HTC One M8...) com um app que tenha o código da Nikon.

A D5100 não manda fotos por wifi, nem é disparável por wifi.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2014, 22:42:38
Que historia é essa? Desde quando a D5100 tem wireless? Pra controlar ela a partir de um smartphone é necessário sim de um adaptador, a única câmera da Nikon que nao precisa dele é a D5300 porque ja vem com Wi-Fi.

aonde vc leu q ele quer usar um smartphone mesmo?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2014, 09:59:34
aonde vc leu q ele quer usar um smartphone mesmo?

Entrando na discussão de vcs, o adaptador externo da Nikon (serve pra D5100 entre outras) é esse aqui:
http://www.nikonusa.com/en/Nikon-Products/Product/Wireless/27081/WU-1a-Wireless-Mobile-Adapter.html

Ali fala tudo sobre smartphone, mas não fala sobre PC. Não sei de onde nosso amigo Rods viu esta informação, maseu pesquisaria um pouco mais sore o assunto.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2014, 10:06:20
para disparar pelo pc só precisa do cabo q ja vem com a câmera ¬¬


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2014, 14:57:46
Opa!

Agora temos a Sony Alpha SLT-58, a sucessora da SLT-37...

A câmera de entrada da Sony evoluiu...

Abraços
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2014, 16:09:35
Entrando na discussão de vcs, o adaptador externo da Nikon (serve pra D5100 entre outras) é esse aqui:
http://www.nikonusa.com/en/Nikon-Products/Product/Wireless/27081/WU-1a-Wireless-Mobile-Adapter.html

Ali fala tudo sobre smartphone, mas não fala sobre PC. Não sei de onde nosso amigo Rods viu esta informação, maseu pesquisaria um pouco mais sore o assunto.

Desculpe a minha ignorancia, mas na pratica qual  a real utilidade, tendo em vista que esse adaptador custa de 200,00 a 300,00 no ML

Outra coisa, no site da Nikon consta que é compativel com D3200, 5200, 7100,  então não é compativel com D5100 e mais antigas
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, 16:12:48 por halvaro »