Autor Tópico: Topo do Mundo  (Lida 1241 vezes)

AialaBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Agosto de 2014, 20:14:23
Boa noite pessoal.

Semana passada fiz a minha primeira saída pra fotografar somente por-do-sol. Aqui perto de BH tem um lugar conhecido como Topo do Mundo. Fica numa cumeeira de uma serra  e tem um restaurante famoso com o mesmo nome. Lá o pessoal vai pra namorar, voar de paraglide (assim que escreve?) tirar fotos, tudo contemplando o por do sol.

Como iniciante, gostaria que vocês comentassem as fotos, me dizendo se gostaram ou não, e no que posso melhorar, desde composição até o tratamento. Admito que me senti meio perdido na hora de bater as fotos. Não sabia se fotometrava o sol ou o chão, se usava fotometria parcial, pontual, como compor e etc. Até na velocidade do obturador, abertura de diafragma se usava f/5.6 ou fechava para f/16, f/22.
Muito obrigado.

1.
Topo do Mundo 1 by Daniel Aiala, on Flickr

2.
Topo do Mundo 2 by Daniel Aiala, on Flickr

3.
Topo do Mundo 3 by Daniel Aiala, on Flickr

4.
Topo do Mundo 4 by Daniel Aiala, on Flickr

5.
Topo do Mundo 5 by Daniel Aiala, on Flickr


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2014, 20:36:54
Gostei bastante da primeira e segunda, a terceira não curti muito nao, a quarta ficou melhor que a 3a na minha opinão. Não sei qual modo de fotometria te indicar, eu na hora iria testando pra ver qual ficaria melhor  :ponder:

No geral parabéns  :ok:


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2014, 20:55:45
Gostei mais da 1 e 2 também.

Quanto a medida de luz, acho que a matricial seria mais apropriada. A pontual ou a ponderada no centro, vc estouraria  o sol ou escureceria o chão, pq no momento da captura vc teria que escolher o ponto que mediria a luz, travar a exposição e recompor.

Fotografando em RAW vc conseguiria recuperar um pouco o chão da foto 3, por exemplo.

Que lugar, lindo!  :clap:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2014, 10:57:15
Gostei das fotos. Também sou de BH e conheço o Topo do Mundo. Lá é realmente lindo. Só não fui ainda pra fotografar.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2014, 14:11:12
Topo do mundo é fera dimaes. Já fiz um ensaio de um casal lá, realmente dá boas fotos. Como você foi para fotografar mais a paisagem, definitivamente levaria tripé. Sobre a abertura, utilize f5.6 até no máximo f10. Mais que isso começa a perder nitidez. para paisagens uso quase sempre f8 e fica show de bola.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, 14:11:35 por gruggio »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2014, 23:53:15
Lindo lugar. Gostei das fotos também, em especial as já comentadas pelo pessoal, sendo a 1 pelo visual e a 2 pelo momento!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


bruno gomes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2014, 17:58:58
O Topo do mundo e o lugar !! sempre garante belas fotos !!









AialaBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2014, 18:38:08
Pessoal obrigado pelos comentários.

Gostei mais da 1 e 2 também.

Quanto a medida de luz, acho que a matricial seria mais apropriada. A pontual ou a ponderada no centro, vc estouraria  o sol ou escureceria o chão, pq no momento da captura vc teria que escolher o ponto que mediria a luz, travar a exposição e recompor.

Fotografando em RAW vc conseguiria recuperar um pouco o chão da foto 3, por exemplo.

Que lugar, lindo!  :clap:

Alexandre, obrigado. Eu só fotografo em RAW, eu até dei um tratamento leve no Lightroom mas ainda estou aprendendo. Eu achei mais bonita a 3 assim do que  se eu recuperasse as sombras. Perderia o contraste do chão com o céu.

Topo do mundo é fera dimaes. Já fiz um ensaio de um casal lá, realmente dá boas fotos. Como você foi para fotografar mais a paisagem, definitivamente levaria tripé. Sobre a abertura, utilize f5.6 até no máximo f10. Mais que isso começa a perder nitidez. para paisagens uso quase sempre f8 e fica show de bola.

Gruggio, eu até levei tripé, mas o meu eh um vagabundo e não me ajudou em nada. Acabou que  tirei todas as fotos na mão mesmo.

O Topo do mundo e o lugar !! sempre garante belas fotos !!








Muito bacana essas fotos hein.

Obrigado pelo elogio do resto da galera aí.


AialaBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2014, 18:41:02
Ah esqueci de comentar, a 5 foi mais um registro mesmo só pra mostrar mais do lugar e como que o povo fica ali juntinho tirando fotos, namorando, e etc. Tinha até gente tocando violão mas estava um vento forte e frio que tava desanimando ficar lá hhahaha. Minhas mãos estavam geladas heeheh.