Autor Tópico: cameras com mount m42  (Lida 2050 vezes)

Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Agosto de 2014, 18:26:43
Existe alguma câmera com mount m42 q tenha bipartido? 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2014, 10:18:44
Existe alguma câmera com mount m42 q tenha bipartido?

Várias. Depende do modelo, Zenits, Chinons, Voigtlanders, Fujicas, Prakticas. Todas essas tem pelo menos um modelo com bipartido.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2014, 10:40:37
tenho um zenit 12xp mas não gosto muito da tela de foco, não perdi ainda nenhuma foto por causa do foco errado mas demoro muito pra 
acertar, ainda mais se a iluminação ambiente for fraca.

sabe dizer algum modelo legal q seja mecânica, to procurando por aqui e ja olhei varias m42 mas todas são como a zenit, pelo menos pelas fotos parecem ser :/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2014, 11:48:35
As com os melhores viewfinders (as mercadas com * eu já tive ou tenho)

- Voigtlander Bessaflex TM *
- Chinon CE-3 *
- Fujica ST901 *
- Fujica ST801
- Fujica ST701 * (sem bipartido mas muito bom)
- Yashica TL Electro 35 * , idem

Não lembro de nenhuma Pentax M42 com bipartido

Outras: Praktica MTL-5, MTL-50 , mas o visor não é tão bom.

Outra opção é uma Pentax MX que é de baioneta K, usada com um adaptador K-M42. O visor é muito bom.


A qualidade das telas das Zenit realmente é muito ruim, mas pelo preço não dá para exigir muito.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2014, 11:50:16 por AFShalders »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2014, 12:24:02
hj de manhã tinha olhado algum desses modelos, achei o tipo de tela deles em um site, a voigtlander e a chinon vi umas no ebay mas o preço esta bem alto ainda mais se considerar todos os "i" q podem ser acrescentados :(.

As fujicas estão com um preço melhor, tinha até favoritado uma q não esta na sua lista, uma fujica az-1 com fujino 55/1.8 por R$236 com frete, mas não tenho certeza se tem o bipartido, vc conhece essa?

mas gostei mesmo da idéia do adaptador com a pentax mx. assim posso aproveitar as lentes K tbm o/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2014, 14:12:22
hj de manhã tinha olhado algum desses modelos, achei o tipo de tela deles em um site, a voigtlander e a chinon vi umas no ebay mas o preço esta bem alto ainda mais se considerar todos os "i" q podem ser acrescentados :(.

As fujicas estão com um preço melhor, tinha até favoritado uma q não esta na sua lista, uma fujica az-1 com fujino 55/1.8 por R$236 com frete, mas não tenho certeza se tem o bipartido, vc conhece essa?

mas gostei mesmo da idéia do adaptador com a pentax mx. assim posso aproveitar as lentes K tbm o/


A AZ1 é eletrônica, eu não compraria, o risco de dar problema é enorme e dificilmente teria conserto.

A VL Bessaflex foi a última câmera M42 fabricada, o visor é excepcional, melhor que o de qualquer outra câmera que eu me lembre. Foi produzida pela Cosina em quantidade bem pequena, e por esse motivo é bem cara. Vendi a minha para um comprador na Lituânia, por um bom preço.

Existem outras Chinon, como a CE e CS. Embora muito bem construidas, o visor delas geralmente é ruim.
Cuidado que tem Fujicas com baioneta fuji, nem todas são M42.

Outras opções, são as K mount com o adaptador, como te falei. Aí tem várias, uma bem boa e baratinha é a Ricoh KR-5 Super-II, a preço de banana no ebay. Acho elas mais confiáveis que as Pentax Spotmatic.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2014, 17:10:33
Não esqueça, que terá que mandar a câmera para um técnico para revisar a vedação de luz, limpeza e lubrificação.
Comprei uma Fujica ST701 por 100 reais e uma revisão completa ficou por mais 270, mas ficou zero bala !


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2014, 23:26:07
Sim, eu tava olhando câmeras com vendedores q oferecem garantia, pra minimizar a possibilidade de vir com muitos problemas, aqui em Jlle conheço só um técnico e não botei muita fé no serviço dele, mandei uma helios 58mm pra ele pq tava com o anel de foco meio solto, acabei buscando e levando pra ele umas 3x pq sempre voltava com algo a mais errado, no fim comprei um jogo de chave de precisão e arrumei eu mesmo :/

Tem uma pagina da Keh no ebay, sempre ouvi boas referencias do site, acho q vou pegar uma com eles. Tem 6 meses de garantia. :)


Belchior Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2014, 16:11:58
Olá Rafael, eu resido em Joinville também, como foi citado aqui das melhores concordo com a citação da TL electro, pois das citadas é a unica que possuo, estou vendendo a minha tem um anuncio no mercado livre dela, a tela de foco dela é muito boa.
Tenho varias outras maquinas inclusive um praktica mtl5b(bipartido que é chamado de telemetro ou prismas de Doddin) /Pentax (spotmatic f/sp), mas realmente a Yashica TL-electro é muito fácil de focar já tive varias Pentax m42 e por mais que a construção delas seja muito mais robusta e um pouco mais compacta que a Yashica, a tela de foco da Yashica é a mais fácil para trabalhar(utiliza micropismas no centro não é bipartido doddin); fora é claro que uma lente com uma abertura grande facilita muito, não adianta nada uma ótima tela de foco e uma lente f4 que vai dar trabalho do mesmo jeito.
A minha esta anunciada com a objetiva dela mesmo uma yashinon f1-1.9, mas posso vender só o corpo, a praktica tb posso vender, ambas com fotometro funcionando.
Sobre o técnico aqui em Joinville eu sempre levo na flash point é a unica loja que eu confio, o Moacir dono é super gente boa, eu sempre falo com o Rodrigo, que é o fotografo que trabalha la, também é super gente fina lida com os filmes de vez em quando, enfim o pessoal la entende do assunto, espero ter ajudado, e espero sinceramente que não seja o técnico deles que te fez essas façanhas na sua objetiva.
Abraço


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2014, 22:25:25
não, não foi com eles não, alias nem conhecia essa flash point.

Quanto a câmera acabei desistindo do filme, não tenho paciência pra digitalizar, não acho legal ficar tratando foto de filme, esse processo "hibrido" me desagrada, não por tratar o filme, eh pq eu não gosto de fazer mesmo. E pra revelar sem esse processo de digitalizar e imprimir não sei de nenhuma aqui em jlle, ai acabei desanimando, tem q mandar pra outro lugar, fora o tempo ainda tem o custo todo, ai vou ficar só na digital mesmo :P.


Belchior Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2014, 14:54:59
É realmente toma um bom tempo fazer isso: digitalizar e trabalhar depois no pc; mas sobre esse processo hibrido, eu acho que é a união do melhor dois mundos, tem alguns fotógrafos de expressão que se utilizam dessa técnica, mas são fotógrafos de fine art e não trabalham com eventos..., mas de qualquer forma digitalizar um negativo em uma qualidade alta custa caro.

Sobre o processo de ampliação de um negativo de forma analógica, acho extremamente improvável que ache algum lugar que trabalhe com isso ainda; aqui em Joinville só a revelação do negativo já foi quase extinta todas as lojas terceirizaram o serviço com a Fotorama que fica perto do terminal do centro (é bem meia boa a loja deles) mas paciência são os únicos que fazem. Quando precisar de algum serviço (manutenção em objetivas e equipamentos) lhe indico fortemente a loja do Moacir flash point, nem que seja pra dar umas secada na vitrine dele tem uma mamiya de médio formato la, que é de babar pra quem curte, ele tava vendendo um equipamento pessoal dele:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611672383-leica-r7-kit-completo-com-lentes-flash-bolsa-acessorios-_JM?redirectedFromSearch=true

mas é bem fora da minha realidade de bolso, leica ainda não rola pra mim hehehe.   
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2014, 14:57:37 por Belchior Franco »


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2014, 18:08:33
aonde fica a loja dele?


Belchior Franco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2014, 18:57:13
http://flashpointfotografias.com.br/

No sit da loja tem o endereço, fica em um edifício (condomínio centro comercial de Joinville), do lado do Colégio Dos Santos Anjos é a primeira loja do lado direto, bem na entrada do edifício.