Autor Tópico: Anti mofo: Qual??? Eletrico, silica????  (Lida 9168 vezes)

mariliaborges

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Feminino
Online: 16 de Agosto de 2014, 22:56:15
Olá amigos!

Gostaria de saber sobre como proteger os equipamentos contra mofo. Moro no litoral (mta umidade) e fotografo muito na praia... Comprei muitos equipamentos novos recentemente e preciso achar uma solução contra o fungos pois meu equip. antigo já foi limpo várias vezes devido a esse problema! Lembrando que tenho uma 70D, lente 18-135, flash externo, lente 150-500mm, pilhas, carregador (que tb sofrem efeitos da umidade), ocupam um espaço razoável em uma armário ou gaveta

Me indicaram instalar esse produto abaixo numa gaveta ou dentro de uma caixa e deixar os equipamentos la, deixar ligado 24h e só colocar os equipam. na bolsa de transporte quando sair.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575342456-desumidificador-anti-mofo-eletrnico-anti-acaros-e-fungos-_JM
Mas sei lá, não esquenta será?? Alguem ja usou pra saber da eficiência?

Outros me indicaram comprar saquinhos de silica, deixar os equipam. dentro da bolsa de transporte e colocar varios saquinhos la dentro
Outros dizer pra dar banho de sol, fim da trade ou começo da manhã! Mas sol o equipamento volta e meia pega quando fotografo, certo?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2014, 22:58:12 por mariliaborges »


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2014, 23:50:40
Gaveta não é lugar recomendável pra colocar, madeira é um grande proliferador de fungo. O mais indicado seria uma caixa plástica com um desumidificador, seja ele eletrônico (no caso Mofin ou similares) ou mesmo aquele potinho de "secar" que vende no mercado e da pra uns 3 meses fácil. Banho de sol não resolve pois as lentes modernas tem proteção uv, então, não chega muito longe. :ok:


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2014, 00:59:30
Olá amigos!

Gostaria de saber sobre como proteger os equipamentos contra mofo. Moro no litoral (mta umidade) e fotografo muito na praia... Comprei muitos equipamentos novos recentemente e preciso achar uma solução contra o fungos pois meu equip. antigo já foi limpo várias vezes devido a esse problema! Lembrando que tenho uma 70D, lente 18-135, flash externo, lente 150-500mm, pilhas, carregador (que tb sofrem efeitos da umidade), ocupam um espaço razoável em uma armário ou gaveta

Me indicaram instalar esse produto abaixo numa gaveta ou dentro de uma caixa e deixar os equipamentos la, deixar ligado 24h e só colocar os equipam. na bolsa de transporte quando sair.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575342456-desumidificador-anti-mofo-eletrnico-anti-acaros-e-fungos-_JM
Mas sei lá, não esquenta será?? Alguem ja usou pra saber da eficiência?

Outros me indicaram comprar saquinhos de silica, deixar os equipam. dentro da bolsa de transporte e colocar varios saquinhos la dentro
Outros dizer pra dar banho de sol, fim da trade ou começo da manhã! Mas sol o equipamento volta e meia pega quando fotografo, certo?

Se vc tem tudo dentro de um armário e fica abrindo e fechando este produto é uma boa. Ele na verdade nada mais é que um mini-aquecedor com filamento exposto, assim o ar em contato com o filamento é expandido empurrando o ar mais denso (maior umidade) para fora. Se vc tem aquecedor elétrico daqueles baratinhos com resistência exposta já deve ter uma ideia de como seca o ar.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2014, 03:40:50
Uso um armário da Benro específico para evitar mofo em equipamento através de controle de umidade. Costumo especificar 45% de umidade, e o sistema varia entre 45 e 46%. NOrmalmente quando abro a porta a umidade sobe bastante e quando a fecho ela rapidamente volta ao nível especificado. Um dia destes quando abri a porta, para minha surpresa, a umidade caiu para 38% (o dia devia estar bem mais seco que o usual nesta área). Achei que o cabinet não conseguiria corrigir o nível, já que a umidade era mais baixa, mas para minha satisfação a umidade subiu até chegar aos 45% especificados. O sistema funciona MUIT Obem. Recomendo fortemente para quem tem bastante equipamento.

A estante é essa:


Comprei nesta loja:
http://www.worldwideimports.com.br/produto/2510453/Benro-Dry-Cabinets

Existem 4 tamanhos a se escolher.

A quem interessar possa ainda tenho uma caixa desumidificadora grande da http://www.antifungos.com.br para venda. Originalmente eu tinha 4, e quando adquiri o armário acima vendi duas e ainda tenho uma para vender (manterei apenas uma, para acessórios que não couberam no armário acima).

A caixa é esta:


Vista de cima para dar uma idéia de tamanho:
« Última modificação: 17 de Agosto de 2014, 03:42:10 por jauvane »
JVc.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2014, 07:53:49
Ouvi dizer que deixar em um armário iluminado por lâmpada já ajuda.É real?


mariliaborges

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2014, 15:59:33
Obrigada pessoal!
ENtão, me deram a idéia de colocar numa gaveta (não de madeira) e deixar uma lampadazinha 15w ligada dentro... Mas tenho medo!
Acho que vou tentar fazer o esquema da caixa plástica, com esses anti mofo que tem no mercado e comprar um higrômetro barateza e deixar lá dentro ver se dá certo! Pelo que li a umidade tem que ficar entre 30 e 40, algo assim!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2014, 16:10:50
Ouvi dizer que deixar em um armário iluminado por lâmpada já ajuda.É real?

Qualquer coisa que aquece e tem contato direto com o ar vai diminuir a umidade.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2014, 17:10:24
Obrigada pessoal!
ENtão, me deram a idéia de colocar numa gaveta (não de madeira) e deixar uma lampadazinha 15w ligada dentro... Mas tenho medo!
Acho que vou tentar fazer o esquema da caixa plástica, com esses anti mofo que tem no mercado e comprar um higrômetro barateza e deixar lá dentro ver se dá certo! Pelo que li a umidade tem que ficar entre 30 e 40, algo assim!

Lembro de ter lido em algum local que o ideal é algo entre 40 e 60%, mas não recordo a fonte. Uso 45% por via das dúvidas (pequena folga para acomodar qualquer erro de precisão).
JVc.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2014, 14:07:18
 Algumas pessoas me recomendaram, mas ainda não fiz o teste. Vou usar uma simples lampada comum de 5w e ver o que acontece dendo de uma caixa grande de plastico. Acredito ser eficiente.