Autor Tópico: Curso ao vivo online sobre o poder das sombras.  (Lida 2526 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Online: 18 de Agosto de 2014, 18:14:26
Muito interessante a proposta!

http://photos.uol.com.br/materias/ver/99783
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2014, 22:31:17
Reservei um canto para assistir! :D
Fábio Pedro.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2014, 08:34:06
Talvez o curso seja bom mas esse cara que aparece no video nao eh muito fluente em frente a camera.

Quando sair o poder do grao (ou ruido digital) eu assisto. :D


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2014, 22:18:25
Quem além de mim assistiu??? :ponder:

Começou as 14h e terminou as 18:30h :eek:

Gostei do curso, bem ilustrado bem didático e realmente me fez ver o uso de sombras de outra forma! :ok:

Para quem não assistiu ter uma idéia do que foi, era basicamente usar as sombras para esconder aquilo que não interessava e criar o ponto de interesse onde havia luz ou utilizar o inverso onde havia penumbra se sobrepôr como ponto de interesse as áreas mais iluminadas, foi muito bacana.

Vou tentar aplicar a técnica aqui em casa e posto as fotos com base no que aprendi para que vocês vejam se é legal ou não! :ok:
« Última modificação: 19 de Agosto de 2014, 22:19:08 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2014, 22:41:08
Eu queria ter assistido, mas já tinha me comprometido com o curso de fotografia sensual, uma pena....

Aguardando as fotos!  :ok:
W. Jesus - Flickr


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2014, 22:52:57
Aqui dá uma déia de como são as fotos.
Peguei na página do Facebook dele: https://www.facebook.com/frankiecostaphotographer





Fábio Pedro.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2014, 01:20:56
Abra uma conta no Tumblr e vc vai achar muita inspiracao la e exemplos por la.
Claro que tambem trabalhos de todos os tipos, incluindo o cliche com cara de comercial, mas vc tambem acha muitas fotos artisticas e o uso criativo da iluminacao natural e nao so artificial.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2014, 22:15:34
Conforme eu disse tô postando dus fotos aqui que eu fiz usando as técnicas de usar as sombras para esconder coisas irrelevantes e luz nos pontos de interesse, de forma que a idéia seja compreendida.

Como fiz agora a noite o meu molequito ai num quiz colaborar muito tava cheio de sono. :hysterical:

Mas acho que o conceito eu consegui alcançar :ok:

Por favor quem visitar comente o que eu quis passar nessas imagens para que eu tenha uma idéia do ponto de vista de vocês sobre esse conceito aplicado nas fotos sobre o Poder das Sombras e poder melhorar minha composição pois a leitura da imagem tem que falar o que ocorre na cena.





Obrigado pela visita! :ok:
Fábio Pedro.


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2014, 23:28:09
Fabio,
A idéia é boa. Tá no caminho certo.

Eu colocaria uma luz, bem fraca, clareando o rosto ou parte do corpo do seu filho.

Faça outros testes e utilize mais de uma fonte de luz e vá mudando até encontrar um resultado que te surpreenda.

Abs,
Danilo
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2014, 07:25:01
Acho que vc exagerou na mao fabio...

Meu palpite eh que se vc procurar fazer fotos como sempre fez, mas apenas procurar angulos de luz mais contrastosas, vc deve obterr os resultados mais interessante do uso das sombras.

Pelo que eu percebi pelo site que vc apresentou e pelos exemplos das fotos que vc trouxe, nao vejo nada de novo no ue se refere no estudo artistico da fotografia.

Ou seja, aprender e compreender que sao as sombras que criam dimencoes (contraste e consequentemente escala dinamica), atmosfera do ambiente (sentimentos sobre o ambiente e cena), e foco/destaque no que realmente quer chamar atencao a cena. O uso da luz eh nada mais e nada menos uma como de modelar as sombras e suas tinalidades, quando nao para dar brilho em alguma parte da imagem, o que tambem esta relaxionado as sombras.

E eh por isso que todo estudo comeca com apenas 1 fonte de luz. O basicao do basicao, sem rebatedores nem nada. E trabalha por um tempo com essa unica forma de luz para aprender a explorar as possibilidades de criacao, linguaguem visual e modelagem das sombras. Inevitavelmente vc se foca nas sombras e comeca a entender a importancia e as possibilidades de uso delas.

E depois parte para o uso de duas fontes de luzes, ou um rebatedor de luz. E tendo a pratica, compreencao e entendimento ganho do uso de apenas 1 fonte de luz e o inevitavel trabalho com as sombras, vc segue com tais compreencaos nas fases seguintes com o uso de duas fontes de luz, depois com tres fontes de luz, e assim por diante.

E esse dominio da modelagem das sombras que ajuda fotografos e pintores a dominatem um maior poder de expressao nas imagens, dando mais alma a elas, as imagens ficam com aquela provocacao, causam curiosidade e uma certa atracao, no que aparece (luz) e no que desaparece (sombra) dontendo assim uma certa seducao e exploracao inocente. Do que o frio padrao comercial onde tudo tende a ser evidente, hiper real e sedutivo na materialidade do objeto apresentado.

Concluindo, o meu palpite (e eh apenas um palpite) eh seguir como todos seguem no estudo das artes visuais. Comece com o basico usando apenas uma fonte de luz, e fazendo retratos basicao, nada muito estrapolante, nada de tentar fazer algo diferente, nada em tentar estrapolar. Apenas observar e admirar a modelagem da sombra a riqueza de posibilidades do basico.

Como alguem disse em algum tempo e algum lugar uma vez: "qualquer idiota pode tornar as coisas maiores e mais complexas, mas eh preciso uma certa genialidade para criar algo grandioso, tornarem as coisas menores e mais simples".

E eu acredito que o ideal uso das sombras eh esse, a simplificacao tornando o ordinario e basico em algo interessante a admiravel.


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:37:34
O que devo aprender sobre o poder das sombras?
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2014, 10:29:21
Obrigado Danilo, Croix e Marcelo! ;)

Essa foi apenas uma primeira foto que pensei ontem em casa e bem despretenciosa quanto a ser arte, fui apenas tentar exercitar o que assistí no workshop.

Na verdade pelo que ví no workshop o fotógrafo Frank, ele só usa uma fonte de luz, o seu flash e um tripé, depois ele foi aproveitando pontos de luz onde já tinham...como ele exemplificou em uma de suas fotos, em uma festa após o casamento os convidados todos estavam dançando ao redor da noiva que ficava no centro embaixo de holofotes de luz colorida, essa luz de cima é que foi o foco da atenção para a noiva e todo o restante os convidados ficaram meras silhuetas no entorno, então passava a idéia central da noiva se divertindo pois ela era o foco de atenção e os convidados como silhuetas eram apenas o preenchimento que mostrava que ela não estava sozinha.

O que eu tentei nessa foto foi mais ou menos isso, mostrando uma criança brincando com um carrinho e um urso de pelúcia aos fundos sentado no canto sozinho como se estivesse assistindo a brincadeira solitária.

A colocação do CROIX foi exata... "nao vejo nada de novo no que se refere no estudo artistico da fotografia."

Isso realmente não é novidade nenhuma, mas EU me perguntei o porque de eu mesmo nunca ter feito fotos usando essa técnica e a explicação mais lógica disso foi dada pelo próprio palestrante: "Todos nós que fotografamos procuramos o entendimento da luz e não da sombra", automaticamente descartamos na maioria das vezes fazer um trabalho com sombras e procuramos sempre acertar e melhorar na luz e sua qualidade.

Disso é que eu tive a curiosidade de ver se eu poderia fazer isso também empregando as técnicas.

CROIX, eu utilizei nessa fotografia somente a luz do meu flash e só, não havia outro ponto de luz.
E realmente... é como voce disse: "dominio da modelagem das sombras que ajuda fotografos e pintores a dominatem um maior poder de expressao nas imagens, dando mais alma a elas, as imagens ficam com aquela provocacao, causam curiosidade e uma certa atracao"

Obrigado a todos pelo sinceros comentários, vou procurar estudar e pensar melhor nisso que foi dito e ver se consigo expressar em fotos.

Se alguém tiver mais alguma coisa, pode me dizer porque eu quero debater mais esse tema e buscar um melhor conhecimento também!
Fábio Pedro.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2014, 13:07:34
Mesmo as pessoas nao se interessando ou nao sabendo sobre o aspecto teorico artistico, elas sentesm.

As pessoas falam "eu gosto de fotos preto e branco pq eh mais artistico", mesmo nao sabendo dizer o que ha de "mais artistico". Mas as fotos em preto e branco evidenciam mais esse aspecto luz/sombra e sua transicao e textura.

A mesma coisa wuando falam sobre imagem com "forte contraste de luz", que em outras palavras significa com sombras mais fortes e evidentes.

No mais, a grande maioria dos praticantes da fotografia e ate muitos profissionais, nunca pararam para estudar ou se interessar nisso. Se interessam se a fotos esta "bem exposta ou muito clara/escura", em como dar mais contraste no LR, em tornar a fotos em preto e branco para ficar "mais artistico".

Em outras palavras, fazem o que eh ditado e repetido por pessoas iguais com iguais interesses fotograficos. Nada de errado nisso. Mas isso explica pq as pessoas costumam procurar o entendimento da luz e esquecer, ou nao se atentar, da relacao que as combras tem com a luz.

Nao que seja necessario entender a teoria para se fazer boas fotos. Pode sim se usar da intuicao mesmo nao tendo ideia o que na teoria significa. Mas buscando maior conhecimentos srtisticos teoricos, ajuda a ampliar os horizontes. Na minha opiniao.

Eu acho que ja contei aqui sobre a vez que tentei mostrar a um flatmate, que se mostrava muito interessado em fotografia, em como medir a luz natural primeiro e depois adicionar a luz artificial para ambas ficarem bem expostas, como tambem a relacao do shutter speed no controle da luz natural e da lente no controle da luz artificial. Expliquei de maneira basica e clara... Depois da explicacao deixei ele fotografar a vontade e ele ate mostrou para a namorada na Internet ele mesmo fotografando em estudio. Depois, quansonfui confirmar se ele tinha entendido tudo e tirar duvidas, eu vi que ele mal prestou atencao no que eu disse. Ele estava mais preocupado em fotografar do que realmente em como runcionava certos aspectos tecnicos. O que tirou completamente o meu tesao em dar atencao ao interesse dele pela fotografia. E essa eh a relacao que a maioria das pessoas tem com a fotografia. Eh um mero passa tempo e diversao para os finais de semana, ou uma forma de parecer cool.

Por isso que eu sempre repito aqui, que estudar livros e obras relacionado com a arte eh melhor do que estudar - somente - a fotografia vazia de cursos que se resumem em regras de composicao e ferramentas de photoshop. Pq estudando arte eh mais facil de compreender que nao eh preciso uma camera com sensor de ultima geracao full frame para se conseguir maior escala dinamica, mas sim explorar melhormo amgulo e jogo de luzes do que se fotografa.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2014, 13:56:03
Mesmo as pessoas nao se interessando ou nao sabendo sobre o aspecto teorico artistico, elas sentesm.

As pessoas falam "eu gosto de fotos preto e branco pq eh mais artistico", mesmo nao sabendo dizer o que ha de "mais artistico". Mas as fotos em preto e branco evidenciam mais esse aspecto luz/sombra e sua transicao e textura.

A mesma coisa wuando falam sobre imagem com "forte contraste de luz", que em outras palavras significa com sombras mais fortes e evidentes.

No mais, a grande maioria dos praticantes da fotografia e ate muitos profissionais, nunca pararam para estudar ou se interessar nisso. Se interessam se a fotos esta "bem exposta ou muito clara/escura", em como dar mais contraste no LR, em tornar a fotos em preto e branco para ficar "mais artistico".

Em outras palavras, fazem o que eh ditado e repetido por pessoas iguais com iguais interesses fotograficos. Nada de errado nisso. Mas isso explica pq as pessoas costumam procurar o entendimento da luz e esquecer, ou nao se atentar, da relacao que as combras tem com a luz.

Nao que seja necessario entender a teoria para se fazer boas fotos. Pode sim se usar da intuicao mesmo nao tendo ideia o que na teoria significa. Mas buscando maior conhecimentos srtisticos teoricos, ajuda a ampliar os horizontes. Na minha opiniao.

Eu acho que ja contei aqui sobre a vez que tentei mostrar a um flatmate, que se mostrava muito interessado em fotografia, em como medir a luz natural primeiro e depois adicionar a luz artificial para ambas ficarem bem expostas, como tambem a relacao do shutter speed no controle da luz natural e da lente no controle da luz artificial. Expliquei de maneira basica e clara... Depois da explicacao deixei ele fotografar a vontade e ele ate mostrou para a namorada na Internet ele mesmo fotografando em estudio. Depois, quansonfui confirmar se ele tinha entendido tudo e tirar duvidas, eu vi que ele mal prestou atencao no que eu disse. Ele estava mais preocupado em fotografar do que realmente em como runcionava certos aspectos tecnicos. O que tirou completamente o meu tesao em dar atencao ao interesse dele pela fotografia. E essa eh a relacao que a maioria das pessoas tem com a fotografia. Eh um mero passa tempo e diversao para os finais de semana, ou uma forma de parecer cool.

Por isso que eu sempre repito aqui, que estudar livros e obras relacionado com a arte eh melhor do que estudar - somente - a fotografia vazia de cursos que se resumem em regras de composicao e ferramentas de photoshop. Pq estudando arte eh mais facil de compreender que nao eh preciso uma camera com sensor de ultima geracao full frame para se conseguir maior escala dinamica, mas sim explorar melhormo amgulo e jogo de luzes do que se fotografa.

Sim isso é tudo verdade, mas como a fotografia é muito abrangente em seu aspecto social.

Eu não pretendo mudar meu foco sobre o que estudei, mas vou acrescentar isso a minha paleta de conhecimentos, eu achei muito importante ver isso. :ok:
Fábio Pedro.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2014, 15:19:45
Acabei falando um monte mas o que eu queria mesmo era apenas palpitar que talvez usando apenas 1 objeto, 1 fonte de luz e mais nada, ou seja, o basico do basico, e ir tentando adcionar mais elementos e fontes de luzes depois, seja mais faxil do que ja comecando com 2 objetos, etc...

So isso o que eu queria sugerir.  :D