Autor Tópico: Sony RX100 mk3: impressões de uso...  (Lida 16033 vezes)

Murilo_mms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Agosto de 2014, 23:40:10
efilho,

Obrigado. Mais alguns detalhes por favor:

Quando você está filmando e dá zoom, o autofoco continua funcionando?

Ele crava rápido quando muda o objeto a ser focado?

Quando vc está filmando ficam os quadradinhos o tempo todo sobre o rosto das pessoas? (Face detection)
- 5D MKIII + grip // 135mm 2L
- 24-105mm 4L IS // 50mm 1.8 STM

https://www.flickr.com/photos/murilomms/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 27 de Agosto de 2014, 01:36:58
Citar
Quando você está filmando e dá zoom, o autofoco continua funcionando?
Ele crava rápido quando muda o objeto a ser focado?
Quando vc está filmando ficam os quadradinhos o tempo todo sobre o rosto das pessoas? (Face detection)

O autofoco permanece o tempo todo, mas o resto depende da cena, dos motivos que se superpõem e roubam o foco, a velocidade que o motivo está em relação à câmera etc. É boa mas não faz milagre, obviamente. Não posso dar mais informação sobre isso pq usei de forma simples e foi muito satisfatório: fechando o diafragma com esse sensor pequeno fica tudo em foco praticamente, e para mim a estabilização é o principal...  :ok:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 27 de Agosto de 2014, 02:11:00
Se chegar essa mk3 no Paraguai eu acho que faço uma bobagem...   :assobi:

Realmente todos nós, as vezes,  fazemos bobagens, mas que podem ser evitadas quando refletimos bem antes de agir, e a ideia desse post é contribuir nesse sentido.. Sem dúvida a RX100 III é uma compacta da mais alta qualidade, batendo seus concorrentes diretos na categoria (mesmo tamanho de sensor e inferiores), mas nao deixa de ser uma compacta amadora, mesmo sendo  a mais sofisticada. Nesse sentido  nao entendo como os moderadores não moveram o tópico  para a área que lhe é adequada, a não ser que  cameras amadoras com lentes nao intercambiáveis  farão,  ou já fazem,  parte  da categoria de "Cameras Digitais SLR e Mirrorless" aqui do fórum. Na categoria se enquadram as DSLRs padrão, as mirrorless APS-C e as m4/3, além das Nikons 1 de lentes intercambiáveis, essa ultima de mesmo tamanho do sensor da RX100 III, o que gera duvidas. Estaria essa câmera, por sua qualidade de imagem, na categoria mencionada?  Para tanto faço a pergunta:  um fotógrafo que preza qualidade, mas também portabilidade,  utilizaria a RX100 III em algum trabalho profissional, ou mesmo a Nikon 1 V3? A resposta para a primeira é fácil, mesmo sem  testes, por quem conhece o mercado e o publico alvo dessa indústria,  mas e no caso na Nikon 1 (V3..), que carrega uma áura? Pode até ser,   em alguns casos de apaixonados pela marca que a tenham a tiracolo,  pelo fato de ter alguns recursos atraentes, lentes intercambiáveis, acessórios como handgrip, vídeo HD full HD 60p, apesar de sabidamente ser  bastante limitada para situações de baixa luz e landscapes,  devido ao tamanho reduzido do sensor, ou seja, muito pouco provável, mas não absurdo... Aqui mesmo no fórum percebe-se que usuários avançados, proprietários de DLSR,  até gostariam de ter uma delas para o dia a dia, ou seja, parece que faz algum sentido ela estar enquadrada na categoria "Cameras Digitais SLR e Mirrorless" . Apesar do elevado preço da RX100 III, que a coloca a par de câmeras com sensores maiores, seriam essas câmeras concorrentes de mercado, isto é, direcionadas ao mesmo  públicos alvo? Resposta: não! Os fabricantes sabem muito bem que essa câmera é dirigida para o segmento amador, os testes abaixo comprovam  o óbvio, sem querer desmerecer a RX100 III mas apenas  situa-la adequadamente e, principalmente, comparativamente com outras câmeras da mesma categoria de preço. 
 Concordo que suas caracteristicas são bastante atraentes para o usuário amador (que também sou),  mas com o potencial para belas fotos, limitado aos  padrões de exigência do amador leigo, ou seja, do tipo de qualidade que  se vê  em telas de computador e TV.
Para confirmação, basta conferir   testes práticos e confiáveis como os do Dpreview,  item 12 (Studio Comparison) em  http://www.dpreview.com/reviews/sony-cybershot-dsc-rx100-m3/12 e comparar com as “concorrentes” (no ponto de vista do preço e compaticidade) como a Lumix GM1 com objetiva de Kit,  câmera que custa menos (abaixo de 750 dólares) mas bate a Sony em nitidez, ruídos, etc.. em praticamente toda a faixa de ISO. Se compararmos em ISO 800  a diferença salta aos olhos, simplesmente não dá para comparar.. A vantagem da objetiva  mais clara da RX100 III é facilmente vencida pela resolução bem superior em ISOs mais altos da GM1, lembrando  que sua lente também é estabilizada (opticamente).   Em termos de “concorrência”, é bom lembrar  que será lançada na Photokina a GM2, seguramente com muito mais recursos (4K, estabilizador no corpo, provavelmente, etc..) e na mesma faixa de preço (em torno dos 800 dólares).  Outro comparativo,  que me interessa particularmente,   seria  com a Olympus E-PM2, maquineta que se consegue por até  1/3 do preço da Sony nos states (saiu de linha), pequena e que fica muito compacta com a zoom da GM1, Oly 14-40mm EZ  pancake ou Lumix 14mm f2.5. No Dpreview não tem o modelo, mas tem da E-M5 que usa o mesmo sensor, mesmo OS: o resultado é que o desnível é incomparável em termos de qualidade de imagem, mesmo a E-PM2 não tendo  Wifi e algumas frescuras, o que se explica, principalmente, e provavelmente,  pelo tamanho do sensor (225mm2 X 116mm2) mesmo sendo utilizadas as objetivas do Kit no teste (as mais baratas e de simples construçao);  imagino como ficaria com as Primes pancakes, tipo Lumix 20mm f1.7..  O conjunto câmera-lente das m4/3, como as mencionadas,  atendem perfeitamente em  street photos, viagens urbanas (pelo tamanho e discrição)  e outdoor (leveza e tamanho) em longas travessias, escaladas  e atividades do genero. Sem mencionar ainda outro exemplo, na mesma categoria de preço e minimamente maior: a Olympus E-M10, com muito mais recursos do que todas citadas e com o sensor m4/3 da E-M1, custando o mesmo preço da RX100 III ,  leve (466g c/ a 12-32mm contra 290 g da Sony),  pequena e que fica ainda mais  compacta com uma pancake como a Lumix 14 f2.5. Se for considerar corpo e pancakes, a Sony A6000 é outra excelente alternativa, com igual vantagem para qualidade (sensor APS-C) e versatilidade de poder usar várias objetivas  de acordo com a situaçao e necessidade.
Enfim, particularmente eu não faria esse downgrade de sensor de forma alguma, pois  implica diretamente em um downgrade muito perceptível de qualidade da imagem.  Mesmo se câmera custasse 200 dólares,  eu preferiria comprar uma objetiva qualquer para as minhas m4/3...  Agora, se,  e quando,  lançarem uma compacta com sensor de 1” ou menor, que tenha qualidade igual ou superior a dos padrões existentes (m4/3, aps-c), por um preço competitivo, seguramente irei considerar, mas esse dia parece distante..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Murilo_mms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 27 de Agosto de 2014, 09:53:48
efilho,

Obrigado, vou procurar mais informações no youtube e reviews, sobre a parte de vídeo.


angelone,

Entendo o seu ponto de vista, mas creio ser muito difícil que um usuário de DSLR compre a RX100 esperando ter o mesmo desempenho. Todos sabem que vão ter menos, mas procuram outra coisa: portabilidade.

Vou lhe dizer o que acontece comigo. Sou amador, minha profissão é outra. Mas eu curto muito fotografia com qualidade.

Pois bem, em outubro de 2012 fui para a Disney com a esposa e filha de 3 anos. Levei a Nikon D4 + 50mm 1.8G, + 28-300mm VR (ótima lente, por incrível que pareça) e lá comprei a 85mm 1.8G + 135mm 2.0DC. Claro que eu não ia aos parques com tudo isso, sempre levei no máximo duas das lentes, a depender do que iria fazer no dia.

Os resultados foram excelentes, não me arrependo de ter levado, mas deu um trabalhão, e por estar com criança pequena acabava não podendo pensar muito na hora do clique, então apesar das fotos terem ficado ótimas certamente ficaram abaixo do que eu conseguiria se não estivesse preocupado com a filha pequena. Vou repetir a experiência? Dificilmente.

Agora em novembro vamos voltar para a Disney, dessa vez a filha com 5 anos e a mais nova com quase 2 anos. Com duas crianças acho que não me atreverei a levar a atual 5D3 com duas lentes.

O trabalho e o peso extra não compensam. Quero curtir mais a viagem e me preocupar menos com fotografia. Por isso fui procurar uma compacta que me permita uma qualidade de imagem bem aceitável. Fiquei entre a Sony RX100 III e a Canon G1X II. A Canon me parece até ter um pouco mais de qualidade de imagem, mas é bem maior, e eu quero uma máquina que possa colocar no bolso da bermuda sem incomodar (por isso também descartei as M4/3).

Dito isso, tenho absoluta certeza de que as fotos em baixa luz dessa próxima viagem vão ficar piores, mas as fotos com boa luz nem tanto (e essas são a maioria). Ainda mais considerando que farei album na Blurb ou semelhante, onde as fotos ficam no máximo em tamanho A4.

A RX100 III vai ser usada somente nessas condições. Quando puder viajar somente com a esposa, como fizemos no começo desse ano, levarei sempre a DSLR e lentes, pois ai sim poderei ter tempo para fotografar.

Então, quem compra a RX100 eu creio que sabe muito bem o que está comprando: portabilidade com boa qualidade, mas sem querer igualar com DSLR. E justamente por isso a escolhe.

Em tempo: Concordo que a tópico está no lugar errado.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2014, 09:55:31 por Murilo_mms »
- 5D MKIII + grip // 135mm 2L
- 24-105mm 4L IS // 50mm 1.8 STM

https://www.flickr.com/photos/murilomms/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #34 Online: 27 de Agosto de 2014, 10:24:41
Ia responder a mesma coisa: acho que o público da RX100 é aquele que quer a máxima qualidade possível mantendo a portabilidade de uma "saboneteira". As mirrorless da Sony e da Fuji, juntamente com as M4/3 de Pana e Oly trazem sim mais qualidade, mas não são tão portáteis quanto a RX100. Para alguns já seria suficiente, poder carregar numa pequena bolsinha ou num compartimento da mochila, etc... mas outros, e eu me incluo neste time, querem realmente sair como se não tivesse carregando nada. Colocar seu shorts de praia e levar a câmera no bolso! Acredite, foi o que eu fiz em todas as minhas viagens, porém com uma saboneteira comum, infelizmente. Por isso o interesse numa RX100 da vida, ou outra compacta premium. São aqueles momentos em que não queremos perder nada da viagem e o registro mental é mais importante que o digital/impresso. E mesmo para este propósito, se formos pensar em lembranças digitais para compartilhar no facebook ou mesmo pequenas impressões, a qualidade de qualquer câmerazinha moderna com sensores acima dos de 1/1.7" já satisfaz, ou melhor, cumpre com o esperado para aquilo.

Por exemplo, na minha viagem para NY... eu não tinha uma DSLR. Até pensei "Putz, se tivesse teria feito a festa!". Mas na real mesmo, com o curto tempo que tive na cidade, acho que não sobraria muito para saídas fotográficas. Não ia querer levar um tripé para longas exposições. E não ia querer ficar esperando intermináveis minutos até que a composição correta ficasse livre de distrações de pessoas passando, carros, etc... Enfim, os registros que fiz sem tomar tempo com uma saboneteira tem enorme valor. Tive a liberdade de andar sem carregar nada. Apenas se pudesse melhorar um pouquinho a qualidade, seria ainda melhor. E aí entram as compactas premium da vida, que se comportariam exatamente igual minha HX20V na questão de uso e ergonomia, porém com um "plus" de qualidade.

AH, e mais um detalhe que só quem viaja sozinho ou em casal lembra: largar a câmera com um desconhecido para fazer uma foto sua. Se largar uma câmera cheia de recursos, pesada, com lente fixa etc, talvez o cidadão se intimide, não fique a vontade. Com uma compactazinha o camarada vai lá e tira sem pestanejar!

Enfim, para o MEU USO, e minha mentalidade HOJE, eu gostaria de ter uma DSLR para paisagens com mais tempo, para retratos com mais detalhes e para aprendizado em geral na fotografia... e de uma compacta premium para fotografar como "gente comum"! :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Murilo_mms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 27 de Agosto de 2014, 11:09:42
Elder,

A viagem que comentei do começo do ano, que fui apenas com a esposa, foi para NY também. Para lá levei a 5D com a 50mm, e aluguei uma 16-35mm 2.8 por uma semana. Valeu muito a pena e seria a típica viagem onde eu NÃO levaria a RX100, pois tive tempo para pensar em grande parte das fotos. Me diverti muito e ali a DSLR não foi nem de longe um incômodo.

Ah, sobre levar tripé em viagem, realmente é muito chato. Já levei uma vez e não mais farei. Muito trambolho. Mas ó, compre um Gorillapod que vai resolver muito, quase substituindo um tripé, e cabe na bolsa da máquina fotográfica. Ele me ajudou bastante na viagem para NY, principalmente para fotos onde eu queria aparecer com minha esposa. E ele segura bem mesmo, em qualquer lugar.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/821616-REG/Joby_GP3_BREN_GorillaPod_SLR_Zoom_Flexible_Mini_Tripod.html

Em vários momentos deixei a máquina meio assim :D

- 5D MKIII + grip // 135mm 2L
- 24-105mm 4L IS // 50mm 1.8 STM

https://www.flickr.com/photos/murilomms/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Agosto de 2014, 11:25:17
Muito boa essa Sony, meu irmão vai comprar uma. Ela é o maior equilíbrio entre qualidade e portabilidade entre as compactas, realmente compactas.

A única que chega perto é a Lumix GM1, que perde por conta do EVF, grande sacada da Sony.

Aqui, comparada com a versão anterior. Acredito que uma GM2 com EVF embutido e uma objetiva melhorada seja um próximo concorrente à altura.

http://www.digitalversus.com/digital-camera/camera-duel-sony-rx100-mk-ii-vs-panasonic-lumix-gm1-a1779.html
« Última modificação: 27 de Agosto de 2014, 11:26:56 por Claudio Rombauer »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 27 de Agosto de 2014, 12:58:07
Ia responder a mesma coisa: acho que o público da RX100 é aquele que quer a máxima qualidade possível mantendo a portabilidade de uma "saboneteira". As mirrorless da Sony e da Fuji, juntamente com as M4/3 de Pana e Oly trazem sim mais qualidade, mas não são tão portáteis quanto a RX100...

...AH, e mais um detalhe que só quem viaja sozinho ou em casal lembra: largar a câmera com um desconhecido para fazer uma foto sua. Se largar uma câmera cheia de recursos, pesada, com lente fixa etc, talvez o cidadão se intimide, não fique a vontade. Com uma compactazinha o camarada vai lá e tira sem pestanejar!

Enfim, para o MEU USO, e minha mentalidade HOJE, eu gostaria de ter uma DSLR para paisagens com mais tempo, para retratos com mais detalhes e para aprendizado em geral na fotografia... e de uma compacta premium para fotografar como "gente comum"! :D

Elder, uma pergunta: voce já pegou uma GM1 na mão? É minuscula, mesmo com a lente de kit 12-32mm,  menor e mais leve que a RX100 III, com o dobro de tamanho de sensor, podendo usar qualquer outra lente m4/3 e totas as manuais antigas disponíveis, ou seja, dá para usar em qualquer situaçao, com explanei anteriormente.
Muitas vezes eu também viajo sozinho, em condiçoes em que voce, talvez, nem imagine. Por exemplo, estive no Peru em julho para fazer montanhismo. Estava super receoso com as histórias de roubo por lá, por isso resolvi levar uma camera bem compacta, bem semelhante a essas que todo mundo usa nas ruas. Então levei uma Oly E-PM2. Na cidade,  com uma Lumix 14mm f2.5,  passa por uma singela compacta, ninguém dá bola, super discreta, apenas 274g, mas com a vantagem de ter uma qualidade bem acima das amadoras tradicionais, incluindo  as "premiuns", como mostram os testes anteriormente mencionados.
Na montanha, para paisagens precisei de outra camera? Absolutamente não: continuei a usar a E-PM2 com a 14mm e também uma Zuiko 25mm f1.8 e filtros;  atendeu perfeitamente mantendo portabilidade em excelente nível. Nao tinha a Lumix 12-32mm ou Oly EZ 14-40mm pancakes, que teriam sido bem uteis também, mas com as objetivas q levei, certamente obtive melhor qualidade; ainda bem q tinha boas opçoes..  Peso e tamanho para quem carrega tudo nas costas andando sempre acima dos 4000m, 8 horas por dias e dias seguidos,  faz toda a diferença, mas tem que ser equipamentos de de nível;  sao visuais unicos que dificilmente teria  oportunidade de rever. Creio que a qualidade das imagens nao perde para qualquer APC-S, breve postarei algumas delas no forum, sendo as diferenças mais relacionadas com o fotógrafo do que com o equipamento.  Já vi fotos excepcionais com essas cameras, se nao consegui semelhantes foi por limitaçao minha, nao do equipo. Pelo preço, tamanho, peso e qualidade, nao vejo vantagem alguma em "premiuns" como  RX100 III. Portanto, nao tenho a menor duvida que a E-PM2 (e até a 1), a GM1 e outras m4/3 batem essas "premiuns" com facilidade, imagino quando lançarem a GM2...
Em tempo: consegui tirar 625 fotos com uma unica carga de bateria na E-PM2, algo realmente surpreendente.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2014, 13:27:19 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #38 Online: 27 de Agosto de 2014, 13:34:03
Realmente, a GM1 bate de frente na questão de tamanho. Não sei com a lente montada (zoom do kit), mas apenas o corpo é minúsculo: http://camerasize.com/compare/#555,491

A única coisa é que, creio eu, a RX100 ainda é mais prática e fácil de usar. Primeiro porque a lente zoom dela parece realmente muito boa (especialmente nessa mk3), depois porque tem os controles mais amadores (como o zoom mecanizado junto ao botão de disparo), e especialmente pelo flash com o "bouce" que permite rebatê-lo para cima, algo que apesar de simples, é uma sacada e tanto da Sony. Isso sem falar no EVF pop-up, etc...

Mas sim, admito que não conhecia essa GM1 não. Fiquei igualmente interessado. Mas ainda acho que a Sony tem mais "frescuras" que me interessariam, num pacote só. AH, e evitaria que eu ficasse tentado a começar a investir em mais uma plataforma, já que ela permitiria comprar outras lentes etc... kkkk
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #39 Online: 27 de Agosto de 2014, 13:35:59
AH, e sobre essa discussão do que levar na viagem, realmente, acho que eu que comecei a botar pilha, mas é algo muito pessoal. Eu tento me desligar desse vício para tentar aproveitar mais o momento, fazer aquelas fotos mais descompromissadas mesmo, mas nada impede de tentar conciliar alguns minutos extras para fazer fotos mais interessantes...

Mas segue o tópico sobre a RX100 mesmo ;)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Murilo_mms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 27 de Agosto de 2014, 14:04:27
Muito interessante essa Panasonic GM1, vou dar uma pesquisada sobre ela.

Sobre a RX100 III como filmadora vou desistir dessa idéia. Ela deve quebrar um bom galho como filmadora, mas estava pesquisando agora e certamente não substitui uma camcorder dedicada, notadamente na questão do zoom, tracking de objetos em movimento e qualidade do áudio da gravação.

Vou manter a Sony SR-11 como camcorder e usar a RX100 para fotografia portátil. Bom, vou olhar essa GM1 também.
- 5D MKIII + grip // 135mm 2L
- 24-105mm 4L IS // 50mm 1.8 STM

https://www.flickr.com/photos/murilomms/


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 27 de Agosto de 2014, 14:21:33
A Sony leva vantagem em relação à olympus pelo menos em duas coisas, o EVF embutido, que é uma grande sacada da Sony, talvez o grande diferencial dela, e o tamanho que é praticamente equivalente à olympus sem a objetiva.

A olympus tende a ter uma imagem um pouco superior, por conta do sensor um pouco maior. Como sempre, cairemos na mesma discussão do quanto vale a pena sacrificar de qualidade de imagem em troca de portabilidade, ou do quando queremos levar peso e volume a mais em troca da qualidade.

Quando eu estava em Londres fotografando, vi um cara fotografando uma ponte com uma 5D e uma 17mm TS. Eu olhei pra ele com inveja e pensei, putz, eu deveria ter trazido a minha, nem é tão pesada assim. Mas ai ele me olhou e pediu pra ver a Em1 com a 9-18mm e falou, puxa, eu tenho que comprar uma dessas pra me livrar de todo esse peso. Cada um queria o equipamento do outro naquele momento.


Murilo_mms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 27 de Agosto de 2014, 14:41:04
Em uma rápida busca gostei um bocado dessa Panasonic GM1. No link abaixo tem um bom comparativo dela com a RX100 III:

http://www.cameradebate.com/2014/sony-cyber-shot-rx100-iii-vs-panasonic-lumix-gm1/

O problema é que se eu comprar a GM1 eu me conheço,  vou querer outras lentes e ai complica, pois o que seria para simplificar já não simplifica muito.

Interessante essa lente para ela:

http://www.amazon.com/Olympus-14-42mm-f3-5-5-6-Interchangeable-Panasonic/dp/B00HWMOZEG?tag=pilpilon-20&linkCode=ptl&linkId=ae674332cfc21ca17eb404202a6bf086

http://www.amazon.com/Panasonic-LUMIX-DMC-GM1-Digital-Camera/dp/B00I3KP33S/ref=sr_1_2?s=electronics&ie=UTF8&qid=1409161015&sr=1-2&keywords=panasonic+gm1+body+only
- 5D MKIII + grip // 135mm 2L
- 24-105mm 4L IS // 50mm 1.8 STM

https://www.flickr.com/photos/murilomms/


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Agosto de 2014, 16:15:41
Bem pequena essa Pana GM1, mas pra levar no bolso a RX100 III tem um pequena vantagem... será que essa vantagem faz diferença? Fica dificil saber só vendo a foto.. sem contar que na foto ainda falta a tampa da lente não?

Edit: Achei um video legalzinho aqui comparando a RX100 II e a GM1 inclusive com teste de bolso  ;)

http://www.youtube.com/v/fk8n-V1Afhw
« Última modificação: 27 de Agosto de 2014, 16:22:06 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 27 de Agosto de 2014, 16:20:35
Bem pequena essa Pana GM1, mas pra levar no bolso a RX100 III tem um pequena vantagem... será que essa vantagem faz diferença? Fica dificil saber só vendo a foto.. sem contar que na foto ainda falta a tampa da lente não?

Eu não compraria uma camera compacta sem EVF, eu sou dependente de olhar e apoiar a camera no rosto. Achei uma sacada genial e não demora muito já vem uma m43 assim.