Autor Tópico: Sony RX100 mk3: impressões de uso...  (Lida 16030 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Agosto de 2014, 10:53:10
Olá,

Achei que poderia ser interessante postar minha opinião sobre a Sony RX100 mk 3, ou RX100 III, que comprei recentemente para uso em viagem.

Usabilidade é algo totalmente pessoal mas, embora reclamem de falta de "pega", achei-a fantástica justamente pelo tamanho e "arredondamento": entra e sai do bolso da calça jeans sem problemas e, passando a alça no pulso, ela nunca caiu de minha mão... Tem o tamanho de um maço de cigarros, display LCD totalmente basculante (como a NEX-5), excelente EVF pop-up como o flash (que bascula para bounce) e lente 24-70 equiv. f/1.8-2.8, muito luminosa. O sistema da Sony de estabilização em 5 eixos (como as Oly OMD, alegam), realmente proporcionou a firmeza necessária para foto e vídeo, panoramas padrão NEX-6... Imagem excelente (para mim)... O flash fill-in é muito bom, mas não se compara ao da X100s...  Em resumo, é uma "micro-NEX 6" com display totalmente basculável e metade do tamanho...  :clap:

Em termos de uso para fotos de paisagens, locais bacanas e até "selfies" de alto padrão (20 Mpxl), das 600 fotos que fiz com ela:

60% na distância focal menor (24mm equivalentes)
10% na faixa entre 28mm e 35mm
30% dos 35mm até 70mm

Em aberturas:
20% de f/2.8 para maior
20% até f/4.0
60% acima de f/5.6

Conclusão: em viagens, sempre fico nas distâncias focais menores, e uso pouquíssimo tele. Sempre acho que estou usando toda a faixa do zoom, mas ao chegar a casa vejo que foi enquadramento em volta das baixas distâncias focais. Também achei que, por entrar em lugares escuros como museus, exposições etc., fosse usar bastante diafragma aberto, mas a necessidade de grande profundidade de campo fez com que eu fechasse até onde possível e compensasse na velocidade. Afinal, em viagem eu quero mostrar tudo e não deixar o fundo desfocado, na maioria das vezes, e compenso alterando o enquadramento para o motivo não "brigar" com o fundo... O RAW foi corrigido corretamente para distorção no DXO Optics Pro 9, JPEG a câmera faz tranquilo, claro. A câmera foi substituta perfeita para a Olympus E-PL5 que eu estava levando com as Fuji: excelente imagem em boa luz, absolutamente portátil nas saídas à noite ou qdo vc não queria dar na pinta de turista, e os selfies mais bacanas que já fiz e vídeo com estabilização excelente...

A câmera é carinha, um pouco delicada, mas vale muito. Boa análise em:

http://www.dxomark.com/Reviews/Sony-Cyber-shot-DSC-RX100-III-sensor-review-Better-by-design

Alguns poucos exemplos simples para dar uma ideia das imagens (não da qualidade do usuário), RAW tratado sem grandes mudanças no DXO Pro 9...  :ok:











Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2014, 10:59:20
Bacana pelo relato. Com certeza esse sensor de 1" faz um ótimo trabalho.
Mas ainda prefiro a X100S.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2014, 11:17:53
Bem interessante pela portabilidade e qualidade de imagem.  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2014, 11:24:50
Bacana pelo relato. Com certeza esse sensor de 1" faz um ótimo trabalho.
Mas ainda prefiro a X100S.

Obrigado, Souto, eu também, mas é uma proposta diferente: por exemplo, na sua viagem a NYC, se vc tivesse além de sua X100s uma câmera no fundo do bolso do jeans que fizesse selfie, vídeo com estabilização de Olympus OMD E-M5, EVF e flash com bounce, sairia à noite até para um evento mais formal todo equipado sem ter que carregar nada. Da mesma forma como a X100s não pode se comparar à sua inigualável 6D... Aliás, como o pessoal se mata carregando DSLR para fazer foto de lembrança de família, incrível... Em Paris eu só usei a RX100: as Fuji ficaram para lugares que realmente pedem coisa melhor, como o interior do país... Sabemos como o vídeo das Fuji é ruinzinho, e para fotos de família posando nos lugares até o iPhone se sai ótimo. Das minhas 2700 fotos, 1500 foram com as Fujis, 500 com a Sony (comprei no final) e 700 com o iPhone!!!! Depois aposentei o iPhone para selfies e ficou a RX100 direto... :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2014, 11:26:15
Legal, fico cada vez mais interessado em pegar uma dessas RX100. A III ainda está bem carinha, mas a II já está em um preço bem aceitável...


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2014, 11:32:17
Legal, fico cada vez mais interessado em pegar uma dessas RX100. A III ainda está bem carinha, mas a II já está em um preço bem aceitável...

Pois é, mas vale a pena pagar um pouco mais: além da estabilização de imagem permitir fechar em baixa luz para ter boa profundidade de campo (para ter bom foco eu fiz quase 70% das fotos de f/5.6 para cima), essa Zeiss 24-70 f/1.8-2.8 é muito útil para a maioria das aplicações que aceitem essa qualidade de imagem... Para mim, atualmente, essa é a câmera para ficar no bolso que faz tudo. Lembro como eu gostava da NEX-6 e só queria algo menor: não adianta corpo mínimo com "lentão"...  :)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2014, 11:34:40
efilho, mas quais as maiores diferenças da II pra III? Eu sei que da I pra II tiveram diferenças bem significativas, mas pra III não consegui ver direito...


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2014, 12:22:54
efilho, mas quais as maiores diferenças da II pra III?

As diferenças da série estão aqui:

http://www.dpreview.com/reviews/sony-cybershot-dsc-rx100-m3

Mas, basicamente, é a lente zoom mais clara 24-70 (a II é 28-100), display LCD que bascula 180 graus, filtro ND e, mais bacana, o visor eletrônico pop-up... Para mim fundamental, pois detesto ficar olhando para display com vista já cansada...  :)

Esse visor, para mim, já fez com que eu ignorasse a RX100 modelo 2...  :)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2014, 12:34:29
É, as diferenças são maiores do que eu pensava (eu achava que o visor já vinha na II...). Realmente vale a pena o investimento a mais, mas o preço ainda está bem alto, vou aguardar mais um pouco pra ver se pego uma ou não. Obrigado pela ajuda, efilho!  :ok: :clap:


rilove

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2014, 13:18:09
 :snack:
Fuji XT-1  -  XF18 F2


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2014, 13:31:11
Eis um teto de igreja sem qualquer tratamento, RAW convertido em JPEG direto (sem tratamento para distorção, color fringing, essas coisas que a câmera faz automaticamente nos JPEG):

« Última modificação: 19 de Agosto de 2014, 13:33:00 por efilho »


Socó

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2014, 14:59:50
Boa tarde amigo,

Obrigado pelo post, estou interessado nessa camera e já estava ficando maluco catando depoimentos (fora matérias de revistas, blogs, etc.) de pessoas que já utilizaram.
As suas observações estão absolutamente coerentes com o que esta estava esperando da máquina, inclusive vou fazer todos os pós processamentos no DXO 9 também.

abs


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2014, 16:29:08
Pois é, a tecnologia avançou tremendamente, a ponto de podermos ter no bolso o que costumávamos carregar em uma sacola de tamanho razoável até pouco tempo atrás.

Quando clicar na foto ela vai mostrar distorções e aberração cromática, mas é JPEG convertido de RAW no iPhoto, sem qq correção, justamente para mostrar o original.  :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2014, 16:53:18
Sensacional. Eu sou fã descarado dessa série desde o lançamento da primeira RX100. A versão II quis dar uma profissionalizada na coisa com aquela sapata multi-uso, mas acho que logo viram não ser esse o foco de quem compra uma câmera assim. E a III ficou quase perfeita, com uma lente de range menor, porém mais rápida (f/2.8 em tele contra f/4.9 das anteriores), esse EVF pop-up que apesar de não saber como é na prática, é no mínimo instigante, o filtro ND e sim, a articulação do visor principal.

Também repito o comentário já feito em outros tópicos: se não for objetivo de impressão, precisa de mais qualidade de imagem do que isso? Falo sério, alguém consegue perceber diferença de qualidade nessas imagens em até 800 ou 1200pixels de altura comparando com outras câmeras melhores? Ou, mesmo que perceba, se a aplicação for web, será que precisa de mais do que isso? Eu APOSTO que se ocultasse o exif e visualizações em grande escala, e colocasse na galeria, muitos iriam perguntar qual equipamento foi, ou no mínimo jamais arriscariam uma compacta!

A comparação com a X100S mesmo... é evidente que um sensor maior e uma lente fixa fará a diferença a favor de IQ. Mas para publicar aqui na galeria e/ou facebook ou até mesmo impressões pequenas, particularmente acho que vale MUITO, mas muito mais mesmo uma RX100 da vida que levo no bolso, tenho "zoom", curto a viagem e não perco nenhum momento! E ainda faço as tais "selfies" com o visor articulado ou melhor, largo na mão de qualquer um no entorno que não vai se intimidar achando ser uma compacta qualquer.

Mais uma coisa: tem como compartilhar mais fotos? :D
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2014, 17:34:55
....esse EVF pop-up que apesar de não saber como é na prática, é no mínimo instigante, o filtro ND e sim, a articulação do visor principal.
....tem como compartilhar mais fotos?

Obrigado, foi uma escolha acertada. O EVF é como o de uma A6000 sem a proteção de borracha em volta, e é exposto da mesma forma que o flash, pressionando um botão ao lado. Assim que ele sobe vc já puxa a ocular para fora (é como uma ocular telecópica), coisa de 1 cm. Em cima dessa parte que é puxada fica uma pequenina alavanca onde se ajusta a dioptria. Tanto ele quanto o flash não prejudicam o passeio completo de 180 graus do display LCD, o que é ótimo. Acabou vc com o polegar empurra essa ocular para dentro e pressiona o conjunto para baixo, ficando tudo oculto, sem qq saliência.

Vou colocar o link para o Flickr dessa câmera assim que selecionar bem as fotos. E, mesmo no monitor de 27, todas as dessas câmeras se parecem, como vc e o CROIX já bem colocaram. Nenhum 'ohhh' ou 'ahhh', como era de se esperar com o estado atual da tecnologia: daqui pra frente só talento faz diferença mesmo... Mas eu gosto demais de tecnologia, portanto estou sempre paquerando o que aparece. E vendendo o upgraded para aliviar a paulada no cartão...   ;)
« Última modificação: 19 de Agosto de 2014, 17:40:24 por efilho »