Autor Tópico: G1X ou G1X Mark II  (Lida 5661 vezes)

patriciapadua@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Online: 19 de Agosto de 2014, 15:50:37
Senhores,

Tenho uma DSLR Canon T4i, e agora me apareceu uma oportunidade de adquirir uma compacta avançada e me decidi por uma G1X.  A minha dúvida é se vale a pena pegar uma G1X ou uma G1X Mark II. A G1X primeira versão sai por R$ 1560,00 e a Mark II por R$ 2220,00, ambas com cartão 16gb e bolsa.
A diferença de recursos entre as duas é muita que justifique pegar  a mais cara? Sei que a a Mark II tem touch screen e Wifi integrado, mas não tem viewfinder, o que gosto muito...
 O objetivo dela para mim é servir de câmera para o dia a dia, sem  precisar carregar aquelas lentes pesadas. Quando tiver um evento programado eu usarei a T4i, mas para carregar comigo todo dia eu preciso de uma boa câmera menor, que nãodeixe a desejar em qualidade de imagem.
Qual a opinião de Vcs?
Canon EOS 650D T4i + 55-250mm + 24-105mm f4 L + 50mm 1.8 / Canon EOS 500D T1i + 18-55mm + 35-135mm / Canon G1X


patriciapadua@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2014, 15:55:59
Ah, e a Mark II tem uma lente de 24-120mm f2-3.9 contra 28-112mm f2.8-5.8 da primeira versão
Preciso decidir até quinta feira...  :ponder:.
Canon EOS 650D T4i + 55-250mm + 24-105mm f4 L + 50mm 1.8 / Canon EOS 500D T1i + 18-55mm + 35-135mm / Canon G1X


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2014, 15:59:06
Tive com uma G1X (1a) por um tempo e achei a câmera bem legal, e concordo com você. O visorzinho, embora meio vagabundo salva a pátria quando tem muito sol. Wifi em câmera para mim é completamente dispensável e eu odeio solenemente interface de toque, ficar com a tela toda dedada me irrita profundamente. Basta o meu celular.

A imagem da G1X é muito boa, especialmente se fotografar em RAW e tratar direito depois. Achei o vídeo dela mais ou menos.

Eu iria na versão antiga.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2014, 16:10:05
Tive com uma G1X (1a) por um tempo e achei a câmera bem legal, e concordo com você. O visorzinho, embora meio vagabundo salva a pátria quando tem muito sol. Wifi em câmera para mim é completamente dispensável e eu odeio solenemente interface de toque, ficar com a tela toda dedada me irrita profundamente. Basta o meu celular.

A imagem da G1X é muito boa, especialmente se fotografar em RAW e tratar direito depois. Achei o vídeo dela mais ou menos.

Eu iria na versão antiga.

concordo... também tenho uma.

2 coisas não gosto nela, e não sei se foi resolvido na versão nova... Acho o foco meio lento, e a lente tem uma nitidez mediana, longe de ser excelente. Eu só trocaria pela MarkII se pudesse testar e achasse melhor esses 2 pontos, porque outras inovações dela não me agradam, como touchscreen, falta de visor ótico (que é uma porcaria mas quebra o galho em algumas situações) e principalmente falta de botões dedicados a funções como tem na 1º versão..

Decisão meio difícil ganha-se numas coisas eperde em outras... no geral, acho que iria na 1º mesmo!

Se comprar a 1º, uma dica... A questão do foco ser meio lento, melhorou no meu caso ativando a função de deixar o foco trabalhando continuamente, e não somente na hora que pressiona o botão obturador.. gasta um pouco mais bateria, mas achei que fica mais rápido.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2014, 16:16:30 por Luciano.Queiroz »


patriciapadua@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2014, 23:18:55
concordo... também tenho uma.

2 coisas não gosto nela, e não sei se foi resolvido na versão nova... Acho o foco meio lento, e a lente tem uma nitidez mediana, longe de ser excelente.
...
Se comprar a 1º, uma dica... A questão do foco ser meio lento, melhorou no meu caso ativando a função de deixar o foco trabalhando continuamente, e não somente na hora que pressiona o botão obturador.. gasta um pouco mais bateria, mas achei que fica mais rápido.

Confesso que fiquei preocupada com esse foco. Vi alguns review que falavam sobre isso.
Mas é tão lento assim? Eu gosto de fotografar retratos e expressões, e se o foco for muito lento eu acabo perdendo o momento...
Uma G15 não seria uma solução melhor ? Fico com receio de perder na qualidade devido ao sensor menor...
« Última modificação: 19 de Agosto de 2014, 23:25:00 por patriciapadua@gmail.com »
Canon EOS 650D T4i + 55-250mm + 24-105mm f4 L + 50mm 1.8 / Canon EOS 500D T1i + 18-55mm + 35-135mm / Canon G1X


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2014, 23:23:22
Mas esse foco é tão lento assim? Eu gosto de fotografar retratos e expressões, e se o foco for muito lento eu acabo perdendo o momento...
Uma G15 não seria uma solução melhor ? Fico com receio de perder na qualidade devido ao sensor menor...

A velocidade do AF não é adequada a esportes ou fotografar crianças correndo, mas na minha opinião, perfeitamente adequada para uso normal.
Usei a G15 e a G1X é muito superior.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2014, 07:04:13
A velocidade do AF não é adequada a esportes ou fotografar crianças correndo, mas na minha opinião, perfeitamente adequada para uso normal.
Usei a G15 e a G1X é muito superior.

cara.. eu tive a G12, e ou é impressão minha ou a G12 era mais rápida.. pode ser que tenha ficado encucado com isso à toa mesmo, sei lá..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2014, 07:05:55
Confesso que fiquei preocupada com esse foco. Vi alguns review que falavam sobre isso.
Mas é tão lento assim? Eu gosto de fotografar retratos e expressões, e se o foco for muito lento eu acabo perdendo o momento...
Uma G15 não seria uma solução melhor ? Fico com receio de perder na qualidade devido ao sensor menor...

Acho ele lento realmente, mas não a esse ponto de perder momento em retratos, pessoas, paisagens, lugares, etc..... o que você perde são assuntos rápidos, como o Shalders já citou..

Comentei de ter impressão da G12 ser mais rápida.. não vou afirmar com certeza porque nem tenho como comparar agora. Não usei as sucessoras da G12... mas se vc pensa em pegar a G1x, não acho que vale a pena pensar nas G15/16... a qualidade é diferente sim, apesar de serem ótimas câmeras...
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 07:08:15 por Luciano.Queiroz »


patriciapadua@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2014, 16:13:20
AFShalders e Luciano Queiroz, obrigada pela grande ajuda. Já resolvi: vou de G1X primeira Versão! Vai chegar na segunda-feira.
Eu queria muito o WIFI e o AF melhorado, mas o visor ocular e mais controles por botões na G1X pesaram mais. O touch da Mark II tb pesou negativamente, pois tenho uma T4i e não gosto muito de usar os controles pelo display , e a Mark II possui menos controle por botões e muita coisa no touch.

Já estou ansiosa! Quando eu tiver a Câmera nas mãos e fizer uns testes volto para postar os comentários.

Valeu!
Canon EOS 650D T4i + 55-250mm + 24-105mm f4 L + 50mm 1.8 / Canon EOS 500D T1i + 18-55mm + 35-135mm / Canon G1X


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2014, 16:21:01
Depois vc compra um case de couro desse pra ela que melhora bastante a pegada, já que fica mais gordinha: http://instagram.com/p/c7XuWuK1z6/?modal=true

e ajuda a proteger o corpo dela contra qualquer pancada..
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 16:22:31 por Luciano.Queiroz »


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2014, 09:50:35
Eu tenho uma G11 pifada e se o visor ótico da G1X for igual, creio que ele e nada é quase a mesma coisa, pois não mostra dados de fotometria (abertura, velocidade, iso etc.) o que, numa fotografia em modos Tv, Av ou M, torna-se essencial. Estou certo?

Mas, por outro lado, comparando com a G1X MII, o fato de a G1X possuir o disco frontal e o disco traseiro para alterar abertura e velocidade no modo Manual parece ser interessante.

Na G1X MII, parece que esses ajustes são feitos pelo anel que fica em volta da lente. Pelo tamanho da câmera e o fato de ser um único anel para os dois ajustes, não sei se isso é suficientemente prático e funcional. Alguém que tenha a G1X MII pode tirar essa dúvida?






patriciapadua@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2014, 16:21:07
Então pessoal, minha G1X chegou a exatos 9 dias atrás.  Esperei um pouco para escrever aqui pois queria brincar um pouco com ela primeiro.
Estou adorando essa câmera.  :clap:
A imagem é realmente excelente, os controles manuais são muito práticos.
No início, achei um pouco pesada, mas nada que a gente não se acostume... já nem sinto o peso dela mais!  O tamanho está excelente para mim, já que tenho certa dificuldade com essas câmeras muito pequenas devido minha mão um pouquinho grande   ;) . Mas ela é bem menor, discreta e mais portável que a minha T4i (ainda mais com a lente 24-105mm L).  Claro que não vou abandonar minha T4i, que tem usos específicos, mas para o dia a dia, e para levar a todo lugar, a G1X me atende melhor.
Já a levei para festa de aniversário, churrasco, sítio, meio do mato.  Suas dimensões não atrapalharam em nada.
Estou tendo dificuldade com fotos noturnas, mas ainda vou me aperfeiçoar.
Ainda estou estudando o manual da minha G1X, e cada dia me deparo com uma surpresa agradável que ela me oferece com seus recursos.

Canon EOS 650D T4i + 55-250mm + 24-105mm f4 L + 50mm 1.8 / Canon EOS 500D T1i + 18-55mm + 35-135mm / Canon G1X


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2014, 10:48:58


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2014, 22:09:23
Gostei das fotos.
Algum tratamento?

Nenhum tratamento. Direto da câmera para o Instagram. Apenas o corte na foto que o Instagram exige na publicação.
 :)