Autor Tópico: Quanto custa uma limpeza de lente?  (Lida 45574 vezes)

Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Agosto de 2014, 20:26:58
(procurei mas não achei informaçã  sobre isso).

comprei hoje uma lente canon 28-135mm usada, entretanto, ela está com alguns pequenos pontos de fungo. realmente são muito pequenos, passei o dia usando a lente e não afetou em nada as minhas fotos, entretanto, quero ser precavido e acabar com o mal pela raiz de vez antes que ele se alastre e corroa o coating ou algo do gênero. As técnicas autorizadas realizam a limpeza da lente? Se sim, quanto custa aproximadamente uma limpeza dos elementos e quanto tempo demora? Alguém conhece alguém que faça este tipo de serviço próximo a Campinas-SP?

obrigado e abraços!


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2014, 20:44:06
(procurei mas não achei informaçã  sobre isso).

comprei hoje uma lente canon 28-135mm usada, entretanto, ela está com alguns pequenos pontos de fungo. realmente são muito pequenos, passei o dia usando a lente e não afetou em nada as minhas fotos, entretanto, quero ser precavido e acabar com o mal pela raiz de vez antes que ele se alastre e corroa o coating ou algo do gênero. As técnicas autorizadas realizam a limpeza da lente? Se sim, quanto custa aproximadamente uma limpeza dos elementos e quanto tempo demora? Alguém conhece alguém que faça este tipo de serviço próximo a Campinas-SP?

obrigado e abraços!

Liguei no último fds em duas lojas para limpar uma lente Canon 50 mm 1.8 na capital SP.

Namba AT Canon: mínimo de R$200,00;
Optisom AT em eletrônica: R$120,00.

Sua lente deve ser mais complicada a limpeza e montagem então não deve sair por menos de R$250,00 ...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2014, 20:45:47 por FFFBI »


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2014, 20:50:43
Liguei no último fds em duas lojas para limpar uma lente Canon 50 mm 1.8 na capital SP.

Namba AT Canon: mínimo de R$200,00;
Optisom AT em eletrônica: R$120,00.

Sua lente deve ser mais complicada a limpeza e montagem então não deve sair por menos de R$250,00 ...

poxa, bastante caro. 2 limpezas e é o preço da lente hehe (usada né. "nova" ja sai mais carinho). acho que fica pro mês que vem então. acho que vou usar a técnica do sol ou usar meus LEDS UV aqui para estagnar o crescimento até que eu possa limpa-la.


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2014, 20:55:09

poxa, bastante caro. 2 limpezas e é o preço da lente hehe (usada né. "nova" ja sai mais carinho). acho que fica pro mês que vem então. acho que vou usar a técnica do sol ou usar meus LEDS UV aqui para estagnar o crescimento até que eu possa limpa-la.

Eu estou nessa situação, tentando ao máximo não deixar a infestação aumentar com uma luminária básica. Mas eu prefiro gastar os R$120,00 do que comprar nova e juntar o restante e investir em outra lente melhor (só tenho essa).


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2014, 21:03:48
Eu estou nessa situação, tentando ao máximo não deixar a infestação aumentar com uma luminária básica. Mas eu prefiro gastar os R$120,00 do que comprar nova e juntar o restante e investir em outra lente melhor (só tenho essa).

você ilumina a lente com que frequencia? Eu estava trabalhando com uma doutoranda da Unicamp, a qual estava desenvolvendo um sistema de esterilização de frutas com LEDs ultravioleta. pensei em usa-los aqui, mas não sei se ele serve para os fungos (O compriento de onda do LED era próprio para matar uma bactéria especifica). sabes se ozônio ou algum gás também pode matar fungos?


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2014, 21:08:49

você ilumina a lente com que frequencia? Eu estava trabalhando com uma doutoranda da Unicamp, a qual estava desenvolvendo um sistema de esterilização de frutas com LEDs ultravioleta. pensei em usa-los aqui, mas não sei se ele serve para os fungos (O compriento de onda do LED era próprio para matar uma bactéria especifica). sabes se ozônio ou algum gás também pode matar fungos?

Olha esse assunto eu não faço idéia do que é bom ou as características técnicas ... Eu deixo a câmera e lente em um pote plástico com silica tomando luz natural ou ligo luminária ambos somente durante o dia.



Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2014, 21:31:04
Olha esse assunto eu não faço idéia do que é bom ou as características técnicas ... Eu deixo a câmera e lente em um pote plástico com silica tomando luz natural ou ligo luminária ambos somente durante o dia.

bom, como físico eu posso dizer que esta lâmpada é a menos eficiente para tal finalidade. Essa lâmpada fluorescente tem o pozinho branco por dentro que é um composto de fósforo. ele serve justamente para o ultravioleta NÃO passar (ele absorve o ultravioleta emitido pelo gás dentro da lâmpada e re-emite ele como luz visivel não nociva). se você quer uma fonte de ultravioleta, use uma lâmpada incandescente. se puder use uma lâmpada halógena. As lâmpadas halógenas funcionam em uma temperatura maior que a incandescente e, portanto, produzem mais ultravioleta. Eu memso ja vi em lojas de construção lâmpadas halógenas com soquetes de lampadas normais. Só mantenha a distância dela pois as halógenas esquentam MUITO.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2014, 22:53:49
Se tem pontos de fungos, melhor é levar para a assistência e pedir para limpar (claro, dependendo da lente).
Mesmo pontos pequenos, se deixar por muito tempo, esses fungos produzem uma substância ácida, que acaba com o revestimento (multicoated). Isso vai afetar a qualidade futuramente, podendo "infectar" a câmera e outras lentes. Isso é um fato.

Sobre a luz UV, alguns experts dizem que a lâmpada fluorescente libera pequenas quantidades de raios UV, q não foram barradas pelo composto de fósforo. Mas se a quantidade de raios for muito grande, acaba reagindo com o oxigênio do ar, formando ozônio, q degrada as borrachas. Sobre isso, não posso dar certeza que é real, pois li algumas matérias a respeito.


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Agosto de 2014, 11:06:36
Se tem pontos de fungos, melhor é levar para a assistência e pedir para limpar (claro, dependendo da lente).
Mesmo pontos pequenos, se deixar por muito tempo, esses fungos produzem uma substância ácida, que acaba com o revestimento (multicoated). Isso vai afetar a qualidade futuramente, podendo "infectar" a câmera e outras lentes. Isso é um fato.

Sobre a luz UV, alguns experts dizem que a lâmpada fluorescente libera pequenas quantidades de raios UV, q não foram barradas pelo composto de fósforo. Mas se a quantidade de raios for muito grande, acaba reagindo com o oxigênio do ar, formando ozônio, q degrada as borrachas. Sobre isso, não posso dar certeza que é real, pois li algumas matérias a respeito.

Eu mesmo já botei lâmpadas em um espectrômetro para ver suas componentes espectrais e não em recordo se passa luz UV por ela. a lâmpada incandescente e halógena tenho 100% de certeza que produz UV, mesmo que um pouco. Vou vascular meus dados aqui e ver se encontro.

já procurando aqui na wikipedia, encontrei varios espectros de lampadas fluorescentes. http://en.wikipedia.org/wiki/Fluorescent_lamp . O ultravioleta que realmente esteriliza é aquele com menos de 300-200nm de comprimento de onda. nenhum destes espectros passa disso. a lâmpada de filamento produz nesta faixa, mesmo que pouco.

sobre infectar a câmera, há perigo disso ocorrer? eu ja ouvi falar de fungo de lente para lente, mas lente para câmera desconheço. acho que vou separar as lentes em um saquinho plástico, então, já que tipicamente guardo tudo na mesma bolsa.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2014, 16:14:03
Existe uma lâmpada própria para eliminar microorganismos, e emite uma luz negra. O grande problema é que destina-se a uso profissional e tbm difícil (e perigoso) de ser utilizado em casa.
A grande maioria das pessoas utilizam apenas a luz do sol e basta. Eu só utilizaria lâmpadas se não tivesse outra alternativa.

Quanto ao risco de espalhar fungos na câmera, sim, é real. Mas a preocupação é maior pq a câmera fica com resíduos (esporos) vindos da lente infectada, e quando trocar as objetivas, ocorre a contaminação da outra.



Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2014, 18:16:48
fui em uma loja aqui e orçaram a limpeza da lente entre 180 e 250 reais. não foi tão caro quanto eu esperava. o problema é que ela fica no minimo 15 dias na loja.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2014, 21:37:54
Acompanhando :assobi: :