Autor Tópico: Cabaré de garimpo  (Lida 6990 vezes)

mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Agosto de 2014, 09:33:10
Caros amigos,

Em um hostil e remoto vilarejo amazônico, um dos lugares mais acolhedores é "o brega". Os frequentadores são garimpeiros e "derrubadores", trabalhadores arregimentados pela imensa indústria do desmatamento.

1.
11082014-DSC_3881 by mautorre00, on Flickr

2.
11082014-DSC_3901 by mautorre00, on Flickr

3.
11082014-DSC_3905 by mautorre00, on Flickr

4.
11082014-DSC_4022 by mautorre00, on Flickr

5. Um garimpeiro se aproxima e pede para me mostrar algo, um "nada consta" em relação a processos contra ele. Demonstro admiração e ele comenta, "sou um homem muito bem documentado, não sou?".
11082014-DSC_4112 by mautorre00, on Flickr

6. Num mundo de padrões bastantes mais flexíveis e permissivos, o cabaré hospeda um culto evangélico.
13082014-DSC_4270 by mautorre00, on Flickr

7. Num mundo de padrões bastantes mais flexíveis e permissivos, o cabaré hospeda um culto evangélico.
13082014-DSC_4280 by mautorre00, on Flickr


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2014, 09:56:48
Excelente! A 5 foi fenomenal, especialmente pela estória que a foto embarca... Gostei do P&B!
W. Jesus - Flickr


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2014, 10:00:38
Oi Maurício! Que lugar... coragem para andar à noite.

Gostei da documentação do lugar e das pessoas. 3, 4 e 5 são excelentes.

Só 2 detalhes de enquadramento: na 1, acho que teria ficado mais interessante se tivesse girado a câmera um pouco para baixo, reduzindo o espaço sem informação do céu e pegando mais do chão. E na 2, muito boa a foto, mas acho legal atentar para detalhes, se possível: o corte das garrafas e do cartaz do exame de vista poderia ter sido evitado e acrescentaria ainda mais informação e qualidade ao enquadramento.

Muito bom!!!  :clap:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2014, 10:03:11
É um Brasil que grande parte dos brasileiros desconhece.

Já estive em regiões de garimpo de Goiás/Mato Grosso/Pará e o ambiente é este mesmo. O Brega é o ponto mais movimentado das corrutelas. Parabéns pelas fotos. Prefiro os Retratos em P&B nas 3, 4 e 5  :ok:
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 10:04:11 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2014, 10:06:26
Ah! Galera querida do MF... vale a pena entrar no flickr do Maurício e ver as outras fotos da sequência... pois formam uma sequência mesmo... muito boas! ;)

Ah! E as dos pescadores no rio... as 2... que maravilhas!  :worship: :worship:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2014, 10:09:37
lindas imagens!!!

A 3 tá fantástica! A únbica ressalva que eu me atreveria a fazer sobre ela é que teve um execesso de recuperação das altas luzes na lâmpada, e ela tá cinza. Acho que ali caberia um estouro branco sem problemas..

A 5 também está fantástica, ainda mais com a história por trás dela!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 10:09:51 por Luciano.Queiroz »


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2014, 10:17:14
O ambiente hostil pode ter sido o "ohhhh que fotos", porém a única que gostei foi a 4.

A 1 está tremida, a 3 está sem foco e as demais , na minha opinião, são só registros. Não encontrei qualidade técnica nelas.

Danilo
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2014, 10:38:52
Alex e jesusbft, muito obrigado pelo comentário. Como gosto muito do que vcs produzem, o retorno que recebo de vocês é muito importante.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 10:40:05 por mautorre »


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2014, 10:51:47
Oi Maurício! Que lugar... coragem para andar à noite.

Gostei da documentação do lugar e das pessoas. 3, 4 e 5 são excelentes.

Só 2 detalhes de enquadramento: na 1, acho que teria ficado mais interessante se tivesse girado a câmera um pouco para baixo, reduzindo o espaço sem informação do céu e pegando mais do chão. E na 2, muito boa a foto, mas acho legal atentar para detalhes, se possível: o corte das garrafas e do cartaz do exame de vista poderia ter sido evitado e acrescentaria ainda mais informação e qualidade ao enquadramento.

Muito bom!!!  :clap:


Pris, coragem tem que ter é pra andar de dia. O brega é tranquilo, terrível é a legião de madeireiros que são de uma truculência sem tamanho.

Olha, muito obrigado mesmo pelos comentários. Principalmente os detalhes apontados. Sabe, sou muito lento e pra conseguir registrar momentos como o da senhora de costas acabo não conseguindo atentar a coisas básicas como o enquadramento.

Mais uma vez, agradeço muito.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2014, 11:02:33
Gostei da proposta!!

Preferidas: 4 e 5
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2014, 11:13:26
lindas imagens!!!

A 3 tá fantástica! A única ressalva que eu me atreveria a fazer sobre ela é que teve um execesso de recuperação das altas luzes na lâmpada, e ela tá cinza. Acho que ali caberia um estouro branco sem problemas..

A 5 também está fantástica, ainda mais com a história por trás dela!

Luciano, super bem observado. Sou meia boca pra caramba na pós produção. Tentei corrigir isso e acho que, ao menos um pouco, a coisa andou. Veja se agora tá um pouco melhor. Obrigado e um abraço.

3. Editada
11082014-DSC_3905 by mautorre00, on Flickr
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 11:37:56 por mautorre »


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2014, 11:13:40
Muito bom! Parabéns pelos registros.

Esse é o tipo de fotografia que desagrada mesmo quem busca apenas perfeição técnica. E a minha preferida da série é justamente a 3.

---
EDIT: na verdade é a 4, mas a 3 é mais rica em detalhes.  :ok:
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 11:14:50 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 20 de Agosto de 2014, 11:19:09
Luciano, super bem observado. Sou meia boca pra caramba na pós produção. Tentei corrigir isso e acho que, ao menos um pouco, a coisa andou. Veja se agora tá um pouco melhor. Obrigado e um abraço.

8.


Melhorou sim, Maurício! :ok:


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Agosto de 2014, 11:25:23
O ambiente hostil pode ter sido o "ohhhh que fotos", porém a única que gostei foi a 4.

A 1 está tremida, a 3 está sem foco e as demais , na minha opinião, são só registros. Não encontrei qualidade técnica nelas.

Danilo

Danilo, muito, muito obrigado pelos apontamentos. É exatamente isso que espero quando ponho uma foto aqui. Críticas como a sua me ajudam muito a tentar não cometer os mesmos erros.

Na verdade, fotografo muito pouco e, talvez pela falta de treino, sou lento e acabo preterindo muita coisa em função do registro. Ainda mais numa situação como aquela, em que a luz era muito pouca e o auto foco fica ruim, a velocidade fica no limite mínimo do possível (ou do tremido), tudo se move (e se perde) muito rápido etc.

Acato e concordo com todas as suas críticas e, mais uma vez, agradeço muito por tê-las feito.

Abraço.


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2014, 11:35:43
Excelente! A 5 foi fenomenal, especialmente pela estória que a foto embarca... Gostei do P&B!

jesusbft, acho esta 5 uma das fotografias mais significativas que tirei na vida (o que não quer dizer muito, diga-se). O valor que dou não é pela foto em si, mas pelo contexto que a envolve, pelo que ela fala de uma classe pra quem uma "ficha limpa" é condição de sobrevivência.

O garimpeiro "muito bem documentado" pediu que o fotografasse com a certidão. Logo que dei um passo atrás para enquadrá-lo, seus amigos ao redor, imediatamente, aproximaram-se num feliz alinhamento. Todos com um ar de solenidade que o registro do importante documento pede, à exceção da moça à direita que não focou a câmera, mas lhe dirigiu um olhar tb muito interessante.

Muito obrigado pelo comentário e um abraço.