Autor Tópico: Empresa de fotografia deve indenizar em R$ 10 mil cliente insatisfeita  (Lida 6740 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #60 Online: 22 de Agosto de 2014, 10:32:13
Então, concordo perfeitamente com sua colocação e com a do Hyde.
O que (EU) percebo é que a grande maioria das pessoas vai para a fotografia um tento que a reboque da situação... aí o cara tem que fazer grana pra pagar as contas do mês... muitas vezes ele até investiu tudo que tinha pra comprar equipamento depois de sair de outra atividade... então estudo, preparo e estrada essa pessoa não possui. Ela vai fazer sempre mais do mesmo, que é o que se comercializa, que tem maior "liquidez" por assim dizer.
Creio que esse cara passa por 3 estágios:
1 - entrar no mercado e sobreviver
2 - se estabelecer no mercado (estabilizar... fazer um "pé de meia", viver de fotografia)
3 - arriscar a sobreviver artisticamente, selecionando clientes que estejam dispostos a comprar o seu estilo... e isso demora pra caramba.

Então, é difícil o cara arriscar tento que fazer grana pra comer.
Eu já acho que isso é muito mais uma questão pessoal do que de mercado. Acredito que os fotografos que se destacam hoje (falando de fotografia comercial) já começaram, de certa forma, arriscando e ousando. E eles também possuem contas pra pagar. Aliás não é só o fotografo que age dentro da casinha (parafraseando meu amigo hyde :) ) que tem que pagar as contas. Acho que não se trata de etapas mas de escolhas e caminhos distintos. Tem gente que é mais ousada, mais inquieta, mais criativa. E tem gente que prefere a segurança e prefere não pensar demais.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 22 de Agosto de 2014, 10:32:50
Existem médicos aqui no MF e me corrijam se eu estiver enganado, por favor!

Medicina em geral não é profissão fim e sim profissão meio. Não se pode garantir resultado final CURA, mas garantir TRATAMENTO.
Mas no ramo de cirurgia plástica é diferente. Ela é garantidora de um resultado final estético previamente combinado. Se o cirurgião ao atender a paciente diz que pode deixá-la com o nariz igual ao da Gisele, ele vai ter que entregar um nariz de Gisele à paciente. Diferentemente, se nas consultas preliminares ele percebe que, dada a anatomia (ou sei lá o quê), ele não pode entregar Gisele, mas pode entregar Ana Lima e combina Ana Lima com a paciente, ele vai entregar Ana Lima.

Com fotografia é a mesma coisa... Se no briefing o fotógrafo percebe que as condições de captura vão estar muito fora do ideal, ele tem que alertar os clientes e colocar isso em contrato. Isso exime ele de responsabilidade.
Diferentemente de, se ele no portfólio apresenta fotos feitas na igreja 'A' e é contratado para cobrir um casamento na mesma igreja, porque ele não vai conseguir entregar fotos no mesmo nível de qualidade?? Ele tem o dever profissional de conseguir repetir as fotos que ele fez naquele dia do portfólio.

Uma coisa é ele não ter as mesmas condições de captura. Isso exclui a responsabilidade.
Outra coisa é ele não conseguir repetir seu portfólio e procurar pelo em ovo para justificar sua inconsistência.

Não podemos ficar pensando nas exceções previamente. Temos que nos conscientizar que devemos ter a obrigação de conseguir repetir a qualidade um dia obtida, todas as vezes (claro, nas mesmas condições).  :ok:

O cirurgião plástico que garante o resultado final ou é louco ou é larápio. Assim como a medicina é profissão de meio, a de cirurgião plástico também é. O que o cirurgião se compromete é fazer de tudo para atingir o resultado, no caso o nariz igual da Gisele, mas não garante o resultado. Pode pegar qualquer contrato de cirurgião plástico que estará desta forma. Repito, quem faz diferente, é louco ou larápio.

Reforço meu entendimento de que o profissional da fotografia deve agir desta mesma forma, garantindo que fará de tudo para atingir o resultado esperado, que é a qualidade igualável ao portfólio, e NÃO IGUAL, já que, no meu entender, é impossível. Uma fotografia nunca é igual à outra, mesmo considerando ambientes idênticos.

Mesmo nível de qualidade do portfólio eu concordo, de fato o fotógrafo deve manter o mesmo nível de qualidade, mas não um resultado igual. E isso nada mais é que um contrato de MEIO. Assim como ocorre com o médico, dentista, advogado... Todos estes profissionais devem agir com a mesma qualidade técnica inicialmente oferecida, mas nunca garante-se um resultado igual, mesmo que as condições sejam exatamente as mesmas.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2014, 10:33:05 por jesusbft »
W. Jesus - Flickr


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #62 Online: 22 de Agosto de 2014, 10:36:17
Só completando...

Sua fotos (spiderman) tem sabidamente um estilo completamente diferente da maioria dos fotógrafos de casamento por aí.. seja por enquadramento, tratamento, etc...

Agora, você acha que se entregasse um album pra um cliente que nunca viu um portfolio seu, ele iria abrir uma ação judicial porque não concorda com o que recebeu? ou até mesmo que um juiz daria ganho de causa pro cliente e contra você?

Acho isso muito improvável.
Hoje, talvez isso seja pouco provável porque não virou moda. Se isso vira moda, o que pode realmente acontecer, salve-se quem puder  :shock:
Além disso, voce está pensando sob a sua ótica. Voce, como cliente e como juiz. Mas, felizmente, as pessoas pensam diferente umas das outras. E é aí que mora o perigo.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #63 Online: 22 de Agosto de 2014, 11:06:30
Só pra exemplificar o que eu estou falando, olhem o comentário da angelita nesse post: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=104709.0;topicseen

Provavelmente, pelo sorriso no fim, acredito que foi uma brincadeira. Mas só usei a titulo de exemplificação. Não duvido que tem gente que confunde, por exemplo, as fotos do patagonico com as do Adams.

Só pra deixar claro, não estou diminuindo o trabalho de ninguem. É só pra mostrar como dois estilos totalmente distintos podem ser visto como iguais, parecidos.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya