Autor Tópico: Empresa de fotografia deve indenizar em R$ 10 mil cliente insatisfeita  (Lida 6689 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:06:48
Do artigo:

Citar
A Flash Tape alegou que a noiva contratou os serviços apenas para fotografar e filmar toda a cerimônia religiosa e fazer algumas fotos junto à mesa do bolo no local da recepção. Segundo a empresa, também não havia no contrato a previsão para acompanhar a noiva se preparando para a cerimônia.

Isso realmente existe? Tem que estar em contrato todo tipo de foto que será feita?
Ou foi apenas uma defesa da empresa por não ter feito as fotos dos preparativos da noiva?
Quanto às outras falhas, a empresa nem se defendeu, pelo artigo.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


annii

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
  • I Really Don't Care
    • http://500px.com/anapaulasantosphoto
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:12:50
Minha irmã casou e contratou um "fotografo" que mora no nosso bairro ( olha que o cara é super procurado para eventos, casamentos e afins). Não vou postar as fotos nem o video do casamento porque seria antiético. As fotos que os convidados tiraram ficaram mais bonitas que a do cara. Sem criatividade nenhuma o álbum dela, eu acho que ela deveria pedir indenização tbm kkkkk.

Por isso acho super legal essa história de ensaio antes do casamento, assim vc conhece o trabalho do fotografo.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:14:30
Do artigo:

Isso realmente existe? Tem que estar em contrato todo tipo de foto que será feita?
Ou foi apenas uma defesa da empresa por não ter feito as fotos dos preparativos da noiva?
Quanto às outras falhas, a empresa nem se defendeu, pelo artigo.

Não faço casamentos não saberia dizer como é redigido esse contrato, mas acredito que pelo menos o roteiro deveria estar redigido no contrato, ai quem saberia dizer são os colegas que trabalham na area... mas de qualquer forma não justifica o péssimo trabalho descrito  :no:

Pelo visto são os mesmos desse anúncio http://www.groupon.com.br/ofertas/juizdefora/Flash-Tape/6998296
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:19:24
Do artigo:

Isso realmente existe? Tem que estar em contrato todo tipo de foto que será feita?
Ou foi apenas uma defesa da empresa por não ter feito as fotos dos preparativos da noiva?
Quanto às outras falhas, a empresa nem se defendeu, pelo artigo.
Se os noivos não quiserem cobertura integral da festa, é só colocar no contrato.

As vezes acontece de pegar casamentos mais simples, onde a recepção vai ser em chácara, ou num restaurante, por adesão, por exemplo. Aí os noivos dizem que não precisa ir e tal, eu escrevo em contrato TUDINHO o que eu vou fazer, o que eu não vou, aí não tem perigo.

Minha irmã casou e contratou um "fotografo" que mora no nosso bairro ( olha que o cara é super procurado para eventos, casamentos e afins). Não vou postar as fotos nem o video do casamento porque seria antiético. As fotos que os convidados tiraram ficaram mais bonitas que a do cara. Sem criatividade nenhuma o álbum dela, eu acho que ela deveria pedir indenização tbm kkkkk.

Por isso acho super legal essa história de ensaio antes do casamento, assim vc conhece o trabalho do fotografo.

Mas pra isso tem o portfólio e as indicações.  :ok:


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:21:07
Não faço casamentos não saberia dizer como é redigido esse contrato, mas acredito que pelo menos o roteiro deveria estar redigido no contrato, ai quem saberia dizer são os colegas que trabalham na area... mas de qualquer forma não justifica o péssimo trabalho descrito  :no:

Pelo visto são os mesmos desse anúncio http://www.groupon.com.br/ofertas/juizdefora/Flash-Tape/6998296

Tanto que não há, pelo menos nesse artigo, questionamentos da defesa deles de que o serviço foi bem feito, portanto até eles reconhecem a qualidade ruim do trabalho deles.

Do anúncio deles no Groupon:
Citar
Oferta 2: ensaio fotográfico com 100 fotos + DVD + 3 ampliações + 20 fotos impressas, de R$ 450,00 por R$ 39,90.

 :ponder:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


annii

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Feminino
  • I Really Don't Care
    • http://500px.com/anapaulasantosphoto
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:24:15
É aquele negócio, muitas vezes quem não conhece o que é fotografia vai pelo preço e não pela qualidade. tsc tsc

Minha melhor amiga acabou de contratar uma equipe pro casamento dela, onde a fotografa incluiu o ensaio, para que eles vissem como seria o resultado das fotos. Vai pagar 5 mil dilmas pelo ensaio, fotos do casamentos e a filmagem. Acho que vai pelo cliente também, muita gente vai lá no google e pesquisa "fotos para casamento baratas" ai se depara com isso, não vai atras do histórico da empresa e depois acha ruim quando contrata porcaria.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:32:35
Por isso que eu não quero nem saber de casamentos! Só vou ajudar amigos, casamento é a cirurgia plástica da fotografia. Fotografia barata os clientes e fotógrafos se incomodam!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2014, 10:24:01
Só viajando aqui nos meus pensamentos... talvez alguém que entenda de leis possa dar um retorno.

Portfolio serve pra isso, como já disseram... mas meu questionamento é para o lado da empresa:
Se eles demonstrarem que o que foi entregue é o "padrão" de serviços que eles oferecem ("teoricamente" ruim, diga-se de passagem) eles podem ser processados?
Se os clientes viram portfolio, site, outros eventos e aquele é o padrão, então o ônus de contratar um serviço ruim é do cliente, não?

Creio que há duas situações:
1 - a empresa mostra o portfolio que NÃO condiz com o trabalho que executa (um fake, como já vimos que existem quem se apropria de imagem alheia) - aí ok, concordo com a punição

2 - Mas se o resultado é o espelho real dos trabalhos que entregam, e o cliente viu isso, EMHO, não caberia condenação... o cliente contratou o padrão apresentado... embora seja muito subjetivo, há argumentos para isso.
O que me dizem?

Claro que não estou defendendo serviço ruim... mas as vezes cabe a questão do querer pagar muito barato...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2014, 10:31:57
Tb fico nessa duvida do Paulo, se o cliente foi enganado com um portfólio bom (q inclusive poderia até entrar no caso de roubo de imagens) é uma coisa, mas se o cliente foi pelo preço, sem nem ao menos consultar a qualidade, caberia o processo da msma maneira? :ponder:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2014, 10:38:05
Tb fico nessa duvida do Paulo, se o cliente foi enganado com um portfólio bom (q inclusive poderia até entrar no caso de roubo de imagens) é uma coisa, mas se o cliente foi pelo preço, sem nem ao menos consultar a qualidade, caberia o processo da msma maneira? :ponder:

O pior é se o cliente foi só pelo preço, já tendo conhecimento da qualidade....


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2014, 10:39:14
Se a moda pega...
Mas eu acho que se o resultado for o apresentado pelo Portfólio, não tem o que reclamar! Bem como não tem como reclamar dos caras não irem na cerimônia, está no contrato...
Já pensou o cara contrata o Negueba e processa o cara porque ele não joga como o Neymar?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2014, 10:46:31
Tem mais uma possibilidade: o portfólio é da empresa mesmo, porém foi feito com muito mais capricho. Como é empresa, pode muito bem ter o portfólio feito por um frila top, e mandar um frila maomeno pros trabalhos mais baratos.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2014, 11:00:15
Não sei também como fica a questão legal da coisa, mas acredito que tudo tem que ser baseado no portfolio mostrado aos clientes na hora da contratação do serviço... Pois afinal, gosto é subjetivo, então nada impede de um cliente mal caráter venha a reclamar da qualidade das fotos depois, mesmo que sejam ótimas e totalmente condizentes com o portfolio apresentado...

Mas sei lá, não parece ser o caso, acho que ou os clientes contrataram o serviço sem ver o trabalho anteriormente, ou a empresa mostrou um portfolio não condizente mesmo.

No meu contrato não coloco tão detalhado tudo o que vou fotografar, mas sempre deixo bem claro se vai ter ou não cobertura da preparação, e como sempre fico até o final da festa, também coloco isso no contrato. Se um dia um casal me contratar para apenas uma parte do casamento, certamente vou deixar isso bem claro em contrato.


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2014, 11:08:02
Creio que o contrato de fotógrafo é de meio, não de resultado, pelo menos deveria ser (vai depender do que estiver escrito no contrato)

Ou seja, o fotógrafo se compromete a fazer o melhor que lhe é possível dentro de suas limitações, que basicamente é uma qualidade próxima ao seu portfólio, mas NÃO GARANTE O RESULTADO.

O que quero dizer é que o fotógrafo não tem obrigação de que as fotos saiam maravilhosas sob pena de indenização, já que muitas coisas interferem no resultado que o fotógrafo não pode garantir, como a feiura dos noivos, mal humor do sogro :), decoração feia, entre outros...

Assim, a não ser que as fotos sejam de péssima qualidade comparada ao portfólio, não vejo porque a empresa indenizar não...
W. Jesus - Flickr