Autor Tópico: Qual é a melhor opção de Scanner de negativo na relação custo-beneficio  (Lida 31027 vezes)

Fernando Amazônia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Bom dia

Preciso comprar um Scanner com o proposito de digitalizar meus negativos. Quero Gasta no máximo 700,00.  Fiz várias pesquisas e cheguei nas seguintes opções:
1.   Scanner Epson V330, Scanner Epson V370 e Scanner Epson V600.
PERGUNTA: Qual é diferenças entre esses três em relação a qualidade?
Encontrei os melhores preço nesse endereço, mas tenho dúvida nem sempre o que é mais caro é melhor para este caso específico (digitalização de negativos). 

2.   Wolverine Super F2D 4-in-1 Film to Digital Converter F2D20SUPER – 20MP.
PERGUNTA: Alguém conhece esse produto, saberia me dar alguma informação sobre o mesmo?

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1018538-REG/wolverine_f2d20super_super_f2d_4_in_1_film.html

3.   Iphotojet Smartphone Foto E Scanner Negativo Para Iphone. Com um Smartphone Samsung Galaxy S III Duos GT-I8262B  de 5 Mega pixel.  Ficará em torno de 900,00 reais, com a vantagem que no final do escaneamento terei o Smartephone para uso diário.
PERGUNTA: Alguém conhece esse produto, saberia me dar alguma informação sobre o mesmo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576139771-iphotojet-smartphone-foto-e-scanner-negativo-para-iphone-5-_JM.

OBS. Alguém pode me dar uma orientação. Grato 


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Ano passado eu comprei na B&H um "parente" desse scanner Wolverine, o ImageBox Plus da Pacific Image. Esses scanners não fazem milagre, ou seja, a nitidez e a faixa dinâmica são alteradas mesmo. Não será uma perfeita cópia do que vc vê em seu slide, mas uma "foto" do slide ou negativo obtida com uma boa câmera point&shoot.

Eu o uso para digitalizar minha coleção de slides antigos, coisa totalmente sentimental onde reprodução exata da nitidez e da faixa dinâmica não importam. Entranto, eu antes usava um bom scanner de mesa HP com máscara para slide, e os resultados eram os mesmos do ImagePlus.

Ou seja, se quer digitalizar slides excelentes para fins profissionais ou de amador entusiasta, tem que partir para scanners dedicados de melhor qualidade, como os Plustek acima de $250. Para o que quero  o ImageBox resolve perfeitamente.

 :ok:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Bom dia

Preciso comprar um Scanner com o proposito de digitalizar meus negativos. Quero Gasta no máximo 700,00.  Fiz várias pesquisas e cheguei nas seguintes opções:
1.   Scanner Epson V330, Scanner Epson V370 e Scanner Epson V600.
PERGUNTA: Qual é diferenças entre esses três em relação a qualidade?
Encontrei os melhores preço nesse endereço, mas tenho dúvida nem sempre o que é mais caro é melhor para este caso específico (digitalização de negativos). 

2.   Wolverine Super F2D 4-in-1 Film to Digital Converter F2D20SUPER – 20MP.
PERGUNTA: Alguém conhece esse produto, saberia me dar alguma informação sobre o mesmo?

http://www.bhphotovideo.com/c/product/1018538-REG/wolverine_f2d20super_super_f2d_4_in_1_film.html

3.   Iphotojet Smartphone Foto E Scanner Negativo Para Iphone. Com um Smartphone Samsung Galaxy S III Duos GT-I8262B  de 5 Mega pixel.  Ficará em torno de 900,00 reais, com a vantagem que no final do escaneamento terei o Smartephone para uso diário.
PERGUNTA: Alguém conhece esse produto, saberia me dar alguma informação sobre o mesmo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576139771-iphotojet-smartphone-foto-e-scanner-negativo-para-iphone-5-_JM.

OBS. Alguém pode me dar uma orientação. Grato

Fernando, muito provavelmente voce deve ficar decepcionado com esses scanners. Pelos reviews que li a qualidade deixa bastante a desejar, apesar de resoluçao óptica parecer alta (se é que é verdadeira).
Esse é um aspecto, o outro relaciona-se a quantidade de slides que voce pretende digitalizar: se forem muitos, prepare-se para uma maratona de  semanas de trabalho (ou meses..). O tempo de escaneamento de cada slide em alta resoluçao é de vários minutos por slide, nao tem milagre. Imagine se voce tiver várias centenas ou milhares.. Outro item muito importante na digitalizaçao, principalmente se for de material  armazenado, é o Digital ICE, recurso de hardware e software que automaticamente remove defeitos na superficie do slide, como pó, riscos e mesmo marcas de fungos, atraves de escaneamento com infra-vermelho e posterior correçao via software, o resultado é, em geral, muito bom. Tenho um PowerSlide da Pacific Page (comprado na BH) com o recurso: o tempo que me poupou para escanear e tratar mais de 4.000 slides foi inestimável, considerando que tinha slides com muito fungo que normalmente seriam inaproveitáveis, pois a limpeza fisica só é eficiente qdo o fungo é superficial. Outra qualidade desse escaner é a capacidade de escanear até 100 slides automaticamente (via carrossel do tipo projetores antigos da Kodak).
Resumindo: se a idéia é escanear alguns poucos filmes  que voce queimou recentemente, até vale a pena ter um desses scanners para testes, caso voce nao seja exigente. Dentro desses flatbed scanners, eu iria de Epson. Se a quantidade é grande, centenas ou milhares, certamente demandará muiiito do seu tempo, prepare-se, ou, veja se nao compensa pagar alguém para fazer o trabalho. Se voce nao fotografa com filmes, considere também que o aparelho nao será mais utilizado, portanto, vale a pena pesquisar  bem possíveis alternativas...
Por fim, um  detalhe importantissimo é o software de tratamento, os que vem com esses aparelhos são fraquíssimos, péssimos em geral.. O melhor custo beneficio é o VueScan q tem uma versão completa com atualizaçao vitalicia por 80 dólares, que é bem barato pelo que  oferece. É um excelente programa,  que entre inumeras vantagens permite saida em RAW (tiff nao comprimido, +- 110 megas por slide) para posterior tratamento e vários outros formatos, entre outras vantagens muito interessantes. O resultado é uma imagem de altíssimo nível, nada deixando a desejar em relaçao ao original, posso afirmar com segurança!

p.s: tenho também um flatbed de 3200dpi optico, que originalmente escaneia slides e negativos, mas o resultado é uma imagem infinitamente inferior a original..
« Última modificação: 22 de Agosto de 2014, 20:59:00 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Fernando, por quanto você achou os epson?

A vantagem de alguns da epson é que servem para alguns formatos além do 35mm.
Tem um da hp que o pessoal usa que deve ser nessa faixa também.

Abs



l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
eu estou pensando em comprar um V600, mas vi que as especificações técnicas dele são muito similares às especificações do V550 e até mesmo do V500, que são modelos um pouco mais baratos.

alguém poderia me dizer qual é a diferença prática entre estes três modelos?
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Tiago C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
Tenho o Epson V330 e o considero um ótimo custo/benefício, apesar dele já ter saído de linha. É um scanner para uso amador, mas dá conta do recado e tem a qualidade muito boa. Veja algumas fotos no meu Flickr.


carloselv

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Tenho o Epson V330 e o considero um ótimo custo/benefício, apesar dele já ter saído de linha. É um scanner para uso amador, mas dá conta do recado e tem a qualidade muito boa. Veja algumas fotos no meu Flickr.

O scanner que utilizo também é o Epson V330. O recurso de Digital ICE faz falta para negativos antigos, mas nada que não seja possível de tratar com o software.
Também concordo que para uso amador e uma quantidade razoável ele atende bem.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Estava vendo a qualidade do scan do V330 e não gostei muito não, hoje em dia qual utilizam? Me parece que só temos EPSON como opção no Brasil ou caçar scanners antigos que inevitavelmente podem dar problemas e vão pro lixo.


Num lab aqui perto de casa tem um scanner de rolo que eu particularmente achei muito bom, pago R$30,00 no scan e revelação (em baixa resolução) e as fotos ficam muito boas, mas já fiz as contas e se passar a usar apenas o minilab eu gastarei muito dinheiro, então já penso em revelar e escanear meus próprios filmes pois com apenas 20 rolos de filme eu já pagaria o valor de um scanner.


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Estava vendo a qualidade do scan do V330 e não gostei muito não, hoje em dia qual utilizam? Me parece que só temos EPSON como opção no Brasil ou caçar scanners antigos que inevitavelmente podem dar problemas e vão pro lixo.


Num lab aqui perto de casa tem um scanner de rolo que eu particularmente achei muito bom, pago R$30,00 no scan e revelação (em baixa resolução) e as fotos ficam muito boas, mas já fiz as contas e se passar a usar apenas o minilab eu gastarei muito dinheiro, então já penso em revelar e escanear meus próprios filmes pois com apenas 20 rolos de filme eu já pagaria o valor de um scanner.

nunca usei, mas de fato imagino que os V330 tenham um resultado bem ruim.

o V600/V550 apresentam um resultado "ok" para médio formato e para 35mm eles são o suficiente para mandar as imagens nas interwebs, mas se você quer imprimir aí já não sei se o resultado deles é muito aceitável...

para 35mm muita gente que conheço recomenda o Plustek Optifilm 8100 e pelo oq vejo por aí de fato o resultado é bem satisfatório até mesmo para impressões médias.

já para MF o que vejo por aí como o melhor custo x benefício é o Epson V700.

mas por outro lado tem MUITA gente que consegue bons resultados refotografando os filmes com DSLRs e boas lentes macro, só que o pessoal geralmente reclama que isso dá um trabalho bem maior do que usar um scanner.

Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Estava vendo a qualidade do scan do V330 e não gostei muito não, hoje em dia qual utilizam? Me parece que só temos EPSON como opção no Brasil ou caçar scanners antigos que inevitavelmente podem dar problemas e vão pro lixo.


Num lab aqui perto de casa tem um scanner de rolo que eu particularmente achei muito bom, pago R$30,00 no scan e revelação (em baixa resolução) e as fotos ficam muito boas, mas já fiz as contas e se passar a usar apenas o minilab eu gastarei muito dinheiro, então já penso em revelar e escanear meus próprios filmes pois com apenas 20 rolos de filme eu já pagaria o valor de um scanner.

em tempo:

tem muita gente que usa um scanner antigo da Kodak, o Pakon.

ele é difícil de encontrar por que é muito cobiçado.

reza a lenda que entrega arquivos muito bons e tem uma velocidade de digitalização que poucos scanners conseguem fazer frente.

e além do Pakon, outro scanner antigo e que ainda continua "no páreo" é o Plustek Optifilm 7400...

Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
em tempo:

tem muita gente que usa um scanner antigo da Kodak, o Pakon.

ele é difícil de encontrar por que é muito cobiçado.

reza a lenda que entrega arquivos muito bons e tem uma velocidade de digitalização que poucos scanners conseguem fazer frente.

e além do Pakon, outro scanner antigo e que ainda continua "no páreo" é o Plustek Optifilm 7400...


Tá difícil de achar algo que atenda impressões e não prejudique meu bolso!


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
uma dica de saite bem completo sobre scanners/digitalização de filmes: http://www.filmscanner.info/en/FilmscannerTestberichte.html
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
em tempo:

tem muita gente que usa um scanner antigo da Kodak, o Pakon.

ele é difícil de encontrar por que é muito cobiçado.

reza a lenda que entrega arquivos muito bons e tem uma velocidade de digitalização que poucos scanners conseguem fazer frente.

e além do Pakon, outro scanner antigo e que ainda continua "no páreo" é o Plustek Optifilm 7400...


Tem duas versões do Pakon, uma vai só a 1200 dpi e a mais recente , a plus, faz 2000 x 3000 dpi
O problema é que se quebrar vai pro lixo, e é bem caro, mesmo usado.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
nunca usei, mas de fato imagino que os V330 tenham um resultado bem ruim.

o V600/V550 apresentam um resultado "ok" para médio formato e para 35mm eles são o suficiente para mandar as imagens nas interwebs, mas se você quer imprimir aí já não sei se o resultado deles é muito aceitável...

para 35mm muita gente que conheço recomenda o Plustek Optifilm 8100 e pelo oq vejo por aí de fato o resultado é bem satisfatório até mesmo para impressões médias.

já para MF o que vejo por aí como o melhor custo x benefício é o Epson V700.

mas por outro lado tem MUITA gente que consegue bons resultados refotografando os filmes com DSLRs e boas lentes macro, só que o pessoal geralmente reclama que isso dá um trabalho bem maior do que usar um scanner.


Fotografar com dslr é muito, muito trabalhoso, se quiser fazer direito. O alinhamento perfeito é bem dificil de conseguir, e tem um outro problema. Dependendo da quantidade de "scans"que for fazer, tua contagem de obturador vai para as nuvens. E a macro usada tem que ser muito boa.

O problema maior  de todos os epson é a porcaria do suporte de filme. Ele não tem ajuste fino de altura e o foco não fica cravado. Existem suportes com altura regulavel mas são bem caros.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Pelo visto terá de ser ou o HP4050 lixoso ou o Epson V5500.

Achei um Plustek novo pra venda, mas custa apenas 2.200,00 reais!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro