Autor Tópico: Qual é a melhor opção de Scanner de negativo na relação custo-beneficio  (Lida 31029 vezes)

l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Estou procurando algum scanner na faixa do V550...

Voltei a fotografar com filme e gostaria também de scannear alguns negativos antigos caseiros.

Arrisco ou é perda de dindin? Qual outro recomendariam na faixa dos R$ 1.500,00 ?

Também usaria esse scanner para digitalizar fotos antigas impressas (não tenho o negativo mais)...

Grato por qualquer ajuda!!

se tu tiver paciência e saco de ficar procurando dá pra achar um Plustek usado nessa faixa de preço (só que aí vai ser só para 35mm)
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 16 de Janeiro de 2018, 22:56:31
Tirando o tópico das cinzas.

Hoje eu vi um aparelho da Kodak Scanza que se propõe a transformar negativos em arquivos JPEG.
Não é caro, custa US$169 na Amazon.com.

Na busca eu terminei encontrando um outro mais barato ainda. Da marca Jumbl - com uma tarja - Best seller.

Alguem já usou algum deles ou conhece? Fiquei muito curioso. Tenho alguns negativos antigos que valem a pena recuperar.

Vejam o link:

https://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=kodak+scanza
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 16 de Janeiro de 2018, 23:29:48
Tirando o tópico das cinzas.

Hoje eu vi um aparelho da Kodak Scanza que se propõe a transformar negativos em arquivos JPEG.
Não é caro, custa US$169 na Amazon.com.

Na busca eu terminei encontrando um outro mais barato ainda. Da marca Jumbl - com uma tarja - Best seller.

Alguem já usou algum deles ou conhece? Fiquei muito curioso. Tenho alguns negativos antigos que valem a pena recuperar.

Vejam o link:

https://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=kodak+scanza


Já. É um lixo para uso profissional e mesmo amador avançado. Isso é uma câmera compacta vagabunda adaptada para fotografar o filme. Como brincadeira bem amadora, vale.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2018, 23:30:20 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 31 de Janeiro de 2018, 11:10:18
Pessoal, indo para o mais básico possível já que pelo que li as linhas de entrada são todos praticamente iguais o Epson V19 seria uma boa pedida para escanear fotos já reveladas antigas e também alguns negativos? este scanner não tem suporte de negativo, como não conheço muito, se colocar o negativo na mesa de digitalização como se fosse um papel ele vai escanear de boa ou tem algum macete?

Em tempo, a ideia escanear e fazer um pós tratamento no LR para ajustes finos.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 10:26:58
Fabiano, não conheço especificamente esse modelo.

A principio, para escanear negativos, seria necessário que a fonte de luz estivesse do lado CONTRARIO ao sensor que capta a luz.

Outra coisa que considero importante em scanner de negativos, se for POSSIVEL, é o tal do ICE: é um pré escaneamento do infravermelho, que serve para "limpar" riscos e sujeira.

Há softwares que fazem isso, mas a imagem acaba sendo alterada.


Pessoal, indo para o mais básico possível já que pelo que li as linhas de entrada são todos praticamente iguais o Epson V19 seria uma boa pedida para escanear fotos já reveladas antigas e também alguns negativos? este scanner não tem suporte de negativo, como não conheço muito, se colocar o negativo na mesa de digitalização como se fosse um papel ele vai escanear de boa ou tem algum macete?

Em tempo, a ideia escanear e fazer um pós tratamento no LR para ajustes finos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 11:55:33
Pelo que vi esse V19 não tem backlight, então não serve para pelicula, só para fotos em papel. É uma jogada de marketing apenas.

O ICE não funciona com filmes PB, só para avisar.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 14:11:14
Tenho usado o v550 com resultados satisfatórios pra 35mm


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 14:32:05
Bem interessante Sosa.

Mas pela quantidade de negativos que tenho não valeria a pena comprar um scanner caro. Tenho muitas fotos impressas da família mas que menos da metade tem negativos, estes se perderam no tempo. Acho que valeria mais a pena ir para o lado da gambiarra com tubo de papel e câmera.

Agora uma curiosidade minha, você e o Shalders que se não me engano usam Filme, quanto custa para revelar o filme? atualmente só revelam e escaneiam ele em casa ou é como era antigamente, compra-se o combo revelação e impressão?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #38 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 15:01:42
Agora uma curiosidade minha, você e o Shalders que se não me engano usam Filme, quanto custa para revelar o filme? atualmente só revelam e escaneiam ele em casa ou é como era antigamente, compra-se o combo revelação e impressão?

PB eu mesmo revelo e depois escaneio. Colorido C41 se não me engano custava tipo uns 15 reais para revelar. A última vez que relevaram E6 para mim foi na casa dos 45.

C41 pode compensar pedir para imprimirem, depende da qualidade do laboratorio em questao.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2018, 15:03:24 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 17:51:33
Revelação e scan de coloridos C41 custa 20,50.

Só a revelação custa 10,50.

PB assim como o AF Shalders faço em casa, não leva muito tempo, em menos de 30m estão revelados, se você sabe fazer um macarrão, sabe revelar filmes.

Eu estou fascinado pelo mundo analógico, o scan se você for partir pra brincadeira é fundamental e se paga. V500 se for 135 e 120 e Plustek 8200i se for somente 135.

Hoje busquei um E6 revelado apenas, me custou R$30,00.

   


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #40 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 18:10:53
Revelação e scan de coloridos C41 custa 20,50.

Só a revelação custa 10,50.

PB assim como o AF Shalders faço em casa, não leva muito tempo, em menos de 30m estão revelados, se você sabe fazer um macarrão, sabe revelar filmes.

Eu estou fascinado pelo mundo analógico, o scan se você for partir pra brincadeira é fundamental e se paga. V500 se for 135 e 120 e Plustek 8200i se for somente 135.

Hoje busquei um E6 revelado apenas, me custou R$30,00.

   

Sosa vc revela onde aqui no RJ? Fiz um teste essa semana na Speedlab.
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 02 de Fevereiro de 2018, 19:18:02
Sosa vc revela onde aqui no RJ? Fiz um teste essa semana na Speedlab.
Digitall Photo e Vapt-vupt.

O Digitall é mais barato e a vapt-vupt melhor.

Mas somente Digitall e speed lab revelam cromos.