Autor Tópico: Dúvida - Filme com ISO 100, configuração ISO 100?  (Lida 10526 vezes)

Braga.SP

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Resposta #15 Online: 22 de Agosto de 2014, 12:45:27
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RafaZ

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Resposta #16 Online: 22 de Agosto de 2014, 14:37:00


É o que to fazendo.. hehe
Já achei alguns sites e o fórum aqui já me ajudou bastante...

No caso da minha máquina então, esses valores é o da exposição mesmo? Em lugares fechados ou pouco mais escuros devo adicionar valores neles? Lembrando que minha máquina dá prioridade à abertura e a única outra opção que tenho seria mexer nesses valores. Mas existe a opção "Auto" também...

-Desculpem por tantas perguntas. To estudando sobre fotografia numa máquina de filme e o feedback só será no momento da revelação. Aí quanto menos erros eu cometer por besteiras, ouvindo a voz da experiencia melhor... hehe valeu pessoal, tão me ajudando bastante.

Vamos lá.

Exposição é a medida de quanta luz vai ser registrada pelo filme ou sensor.

É controlada basicamente por ISO, abertura e tempo de exposição. Na câmera de filme, você não controla o ISO. ISO é uma característica do filme que estiver usando. Algumas câmeras têm um seletor de ISO, mas ele serve apenas para você dizer para a câmera qual filme está sendo usado. Algumas câmeras mais avançadas detectam automaticamente o ISO, outras mais básicas (sem fotômetro) não tem nada relacionadas a ISO.

Na sua câmera, especificamente no modo de prioridade de abertura , você informa o ISO, escolhe a abertura e a câmera ajusta a velocidade para obter uma exposição correta. Correta de acordo com o sistema de medição dela. Que não é infalível. O seletor de -2 a +2 serve para você discordar da decisão da máquina, aumentando ou diminuindo o valor da exposição (EV), em até 2 pontos para mais ou para menos.
Na prática, se usar um valor negativo, a foto vai sair mais escura, e sairá mais clara com um valor positivo.

Eu recomendaria não mexer com isso até você ter estudado um pouco mais, queimado aí uma dúzia de rolos e estar entendendo melhor do assunto.

Estude bastante, leia e releia o manual infinitas vezes, é continue participando do fórum!





E a coisa é tão mais séria do que parece ser, a ponto de existir câmeras "mais sérias" que permitem que se faça o ajuste MANUAL do balanço de branco. Isto porque o software ali instalado não faz milagres, ou seja, há situação que ele não entende que o branco deve ser mesmo branco (falando dos pré sets que já vem com a câmera). Dos profissionais de fotografia que conheço, aqueles que realmente se preocupam – e cuidam! – com esse assunto, sempre "batem o branco" antes de iniciar qualquer trabalho. Manualmente!



Meu parco entendimento é que não faz diferença ajustar o balanço de branco na câmera para quem vai tratar os arquivos RAW posteriormente.
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Braga.SP

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Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2014, 20:21:23
Meu parco entendimento é que não faz diferença ajustar o balanço de branco na câmera para quem vai tratar os arquivos RAW posteriormente.

Sim, senhor!!! Eu concordo contigo integralmente!

E, digo mais. Aliás, não digo, transcrevo, o que um grande amigo disse a respeito desse assunto. Aí vai: "(...) Capturar em JPEG em uma DSLR ou uma mirrorless mais parruda é como comprar um Troller, colocar pneus de perfil baixo e usar apenas para levar o filho no colégio.".

Raciocínio ABSOLUTAMENTE pertinente, lúcido e coerente, cujo autor é o meu amigo Cássio. Aqui óh: CLIQUE NESSE LINK
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Resposta #18 Online: 28 de Agosto de 2014, 03:15:27

Aaah..  entendi. Não é minha ideia puxar o ISO então. Porque nas digitais eu vi que alguns optam por alterar o ISO em último caso, outros porque acham mais "fácil", digamos assim.
Mas sendo amador, não pretendo puxar o filme. Achei que alterar ISO era uma opção a mais pra ganhar luminosidade, mas já que o filme todo tem que ser puxado pra seguir o padrão que você cria fazendo isso, então em teoria não pode... hehe

já vi que só posso alterar WB e abertura com essa camera hehe
Valeu pessoal.
Puxar o ISO nao tem muito a ver com ser profissional ou amador. Nao eh algo tao logico e preciso como a medida de distancia (km), temperatura (grau celcius), pressao, etc...

O ISO eh estabelecido a partir de testes feito em uma certa condicao, para uma certa estrategia de avaliacao de exposicao em laboratorio e de revelador. Mas nao quer dizer que seja o ISO certo para a sua tecnica de fotometria , condioes de luz e revelacao.

Um mesmo filme tera o ISO ideal diferente com diferentes tipos de reveladores.

Ate mesmo pq tem filmes que na caixa diz um ISO que nao eh realmente o ISO do filme, mas sim a tolerancia do filme, como o Delta 3200 que tem como real ISO 1600 para a maioria dos reveladores. Mas na caixa usam 3200 como forma de marketing para demonstrar que eh um filme que pode ser puxado, tolerante.

O Fomapan que a maioria das pessoas acham muito escuro pq seguem o ISO da caixa, mas o filme na verdade eh bem claro com sobras bem detalhosas quando acertado o ISO apropriado para a revelacao que se faz.

Em resumo, todo filme novo que vc for usar vc primeiro faz fotos de testes padrao para descobrir o quanto de mais claro ou mais escuro vc acha que a foto fica ideal para a sua tecnica de medicao de luz e revelador/laboratorio.

E se vc revela o filme em casa vc tambem pode fazer testes para descobrir qual revelador combina melhor com o filme para dar o resultado que vc mais gosta. E se vc for mais chato e detalhosta, buscar o metodo de agitacao e descanco do filme durante a revelacao, para o resultado que mai te agrada.


Braga.SP

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Resposta #19 Online: 28 de Agosto de 2014, 08:52:55

(...)

Em resumo, todo filme novo que vc for usar vc primeiro faz fotos de testes padrao para descobrir o quanto de mais claro ou mais escuro vc acha que a foto fica ideal para a sua tecnica de medicao de luz e revelador/laboratorio.

(...)


 :clap:  :clap:  :clap:

Tudo o que o Marcio disse é mesmo muito importante e eu concordo integralmente com ele. Principalmente no trecho em destaque aí em cima. E que, aliás, me fez lembrar o que um amigo meu fazia.

É o Edson, mora em Santa Catarina e trabalhou boa parte de sua vida com fotógrafo. Hoje ele tá mais sossegado, se limita a fazer poucos trabalhos esporádicos e sua produção agora está voltada para o "autoral". Puta fotógrafo, conhece muito do assunto.

Pois bem, o Edson me disse que quando ele ia adquirir filme, comprava de caixa fechada e SEMPRE filmes do mesmo lote de fabricação. O que é bem fácil de identificar, pois na embalagem vem escrito no número do lote.

E qual a razão disso? Ora, muito simples. Para tudo o que se fabrica em série, no mundo inteiro, por qualquer empresa, tem uma coisa chamada: TOLERÂNCIA. Ou seja, a tal da margem de erro aceitável, a partir de uma especificação previamente definida. Por exemplo, a gente vai comprar 100 (cem) parafusos de 6mm. Se pegarmos um paquímetro e formos medir, um a um, veremos que existe uma variação e esta deverá estar dentro de uma TOLERÂNCIA ACEITÁVEL de +/- 0,5mm (½ milímetro pra mais ou pra menos). É impossível fabricar 100% do lote com 6mm absolutamente "cravados" nessa medida.

Vamos pensar um pouco. Com filme fotográfico será que isso seria diferente?! Resposta: DEFINITIVAMENTE, NÃO!!!! Há, sim, uma variação na emulsão química que posta sobre o acetato. Isto, claro, pensamento num filme fabricado hoje, se comparado com uma produção do ano passado, por exemplo. Obviamente, o rigor no quesito Qualidade de uma Kodak da vida, de uma Fuji da vida, é inquestionável que os caras conseguem coisas malucas em termos de uniformidade no processo produtivo. Mas não nos esqueçamos que a variação é uma, digamos, "lei da física" ou qualquer coisa parecida.

O que o Edson fazia era absolutamente lógico (claro, ele era chato demais com isso, PQP... vá ser perfeccionista assim lá na China). Ele testava uma amostra de cada lote: fotografava um cartão cinza 18% variando a exposição em um f/stop para cada frame. Sempre com o mesmo revelador, mesma temperatura, mesmo tempo, mesmo TUDO, e depois ele analisava o resultado com um densitômetro. A partir daí ele definia qual o ISO a ser usado. Numa etiqueta que ele mesmo colocava, a informação ficava assim: ISO/EI. O que significava dizer que ISO é ISO, e EI era Exposure Index.

Conversando um dia com ele, o Edson me falou que o filme mais uniforme que ele já usou era o Kodak Tri-X 400 cujo resultado sempre estava muito próximo do ISO real 320. Então: ISO 400/EI 320.

Até hoje ele nunca usa o fotômetro da câmera, mas sempre um fotômetro de mão. E o cara é especialista em fotometria, conhece pra cacete desse assunto.

Para esse nível de exigência, é claro que esse trabalho todo só faz sentido se pessoa cuida de todas as etapas do processo, desde a captura da imagem (nesse momento ela já está imaginando COMO vai ser a revelação, etc.) até a ampliação final.

Encerrando, então. Para o modus operandi do meu amigo, levando em conta todo o processo de revelação dele próprio, o tal Tri-X tinha ISO 320.

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dimigobbo

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Resposta #20 Online: 28 de Agosto de 2014, 09:05:30
Pow... essa história eu não conhecia!

Abcs
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RTFM


Braga.SP

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Resposta #21 Online: 28 de Agosto de 2014, 09:22:37
Ler nunca é demais, aprender nunca é demais. Para muita gente isto é um saco, mas é preciso quebrar essa barreira sempre.

Vai a pena perder (eu digo: GANHAR) um tempinho na leitura do link abaixo (e, lógico, pesquisar mais acerca deste tema):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensibilidade_fotogr%C3%A1fica
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, 09:24:48 por Braga.SP »
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Resposta #22 Online: 28 de Agosto de 2014, 14:36:40
Eh uma boa historia Braga.

Lembrando que fotometria de filme eh diferentebda fotometria de digital.

Com filme, se fotometra para os tons escuros e revela paranos tons claros.

Com digital, se fotometra para os tons claros e trabalha no raw ou pos edicao os tons escuros.

Em uma descricao bem geral mesmo.


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Resposta #23 Online: 28 de Agosto de 2014, 14:42:55
Era aqui que estavam tambem falando de Balanco de Branco nao eh?

Outra coisa que tambem eh legal de se lembrar, eh que com filme colorido, a velocidade idealmpara se conseguir as cores mais fieis do filme em relacao as cores do ambiente eh em 1/125. Mais longo ou mais curto, o ecesso ou falta de tempo ideal da luz atingindo o filme tendem a interferir um pouco nas cores.


bjorn

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Resposta #24 Online: 19 de Setembro de 2014, 22:59:06
Falando exclusivamente de filme SIM voce pode puxar o ISO do filme ate 4x , sem fazer NENHUMA ALTERAÇÃO na camera . POREM , ao envia-lo ao laboratorio DEVERA colocar nas instrucoes .... FILME PUXADO PARA ISO .... e coloque quantas vezes vc o puxou . Cansei de fazer isso nos bons tempos com TriX 400 usando em 1600 , e outros mais . Infelizmente os resultados nao foram bons quando o puxei para baixo ... ISO 100 usando em 25 .... nao foram de todos ruins mas estiveram abaixo das espectativas , mas para cima SEMPRE ficaram excelentes . Os laboratorios costumavam cobrar uma taxa pelo servico , mas nada que invibilizasse meus servicos . Usei demais esse recurso . Um abraco .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


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Resposta #25 Online: 19 de Setembro de 2014, 23:00:54
Na camera coloque APENAS o ISO que vc deseja ... se for 400 selecione 400 e nenhum outro ajuste so isso  :snack:
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Resposta #26 Online: 20 de Setembro de 2014, 05:02:06
Falando exclusivamente de filme SIM voce pode puxar o ISO do filme ate 4x [...]

Lembrando que nao eh qualquer filme. O melhor eh se informar sobre o filme ou fazer seus testes.

Tem filmes que nao sao la muito tolerantes como os Deltas da vida, o PanF da Ilford, Acros da Fuji e principalmente os de formulas mais antigas. Os com maior densidade tonal costumam ser mais tolerantes como o os graos T e HP5 por exemplo.

Mas tambem o revelador faz diferente, alguns permitem que certos filmes sejam puxados mais alem e outros nao. O kentmere 400 eu consigo expor a ISO 3200 sem diferencas drasticas no resultado. E consigo ir ate ISO 6400. Mas so com o revelador Ilfotec ate o momento.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, 05:03:58 por C R O I X »


Belchior Franco

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Resposta #27 Online: 29 de Dezembro de 2014, 19:11:46
Meu deus pessoal o garoto ta começando vcs só vão confundir ele com essa conversa toda :shock:.

Leandro vou tentar passar uma ideia básica pra vc sobre filme, que é o que tu vai usar agora começando nessa vida, não que eu eu seja o cara pois acredito muito naquele velho dito em fotografia: "quem acha que sabe tudo, na verdade não sabe nada!" e sei que muitos entendem a verdade absurda dele contida.

Sobre o ISO: vc compra um filme com um iso já definido, e isso não da para mudar! ele foi feito quimicamente para ter aquela sensibilidade a luz, portanto set sua câmera no iso do filme que vc comprou :ok:.
(O filme pode ser puxado em empurrado para isos diferentes do que fora feito, ex.: vc pode expor um filme iso400 como se ele fosse um iso3200, ai na hora que vc for revelar ele vc vai ter que compensar essa diferença, dificilmente labs que tem por ai fazem isso, portanto esquece isso por enquanto, ou acha um lab que faça isso e estude sobre o assunto.)

Sobre WB: os filmes tb já vem predefinidos geralmente filmes tem um balanço para luz do sol, ate mesmo os de isos mais altos tipo 400 800, só que são "rápidos" indicados na caixinha para esportes e tal, e para maquinas com objetivas que tem uma abertura pequena tipo f3.5 - 5.6 (as câmeras populares antigas, que não tinham objetivas claras, pois estas são caras com lentes grandes), tb existem filmes com WB definidos para luzes de tugstenio e ai por diante, com padrões de temperatura de cor diferentes.
(Sobre a regulagem do WB em filmes: você pode compensar a regulagem do WB do filme que está usando para a situação que vc esta fotografando, usando aqueles filtros coloridos que vão na frente da lente (azuis, amarelos e tal...), mas vc não vai usar isso agora provavelmente né..., se contente por enquanto a ajustar a temperatura no photoshop-lightroom ou em qualquer editor de imagem que vc for usar, e depois estude mais :))

Sobre Aquele +- 0.5 / 1 / 1.5 / 2.0: servem para vc compensar a cor do objeto que esta fotografando, seu medidor de luz "fotômetro" faz a medida entendendo que tudo que vê é da cor cinza médio, portanto se vc for fotografar um assunto que é da cor branca, obviamente ele é mais claro que cinza médio e vai dar excesso de luz no seu filme (ficará super exposto) dai vc faz sua câmera ler meio ou um ponto a mais de luz (vc vai ter que decidir o quanto compensar), e o oposto ocorre com um assunto da cor preta; Também pode usar essa ferramenta quando existe algum ponto muito claro na cena, o que fara que a medida média saia fora da medida correta do assunto principal, ai vc pode medir próximo ao assunto principal e depois vê a diferença que esta dando quando mede a cena completa, depois coloca no seu compensador de exposição quanto pontos a "menos" nesse caso para sempre expor sua cena com o assunto principal exposto corretamente).

Abraço bons estudos.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2014, 19:18:41 por Belchior Franco »


Belchior Franco

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Resposta #28 Online: 29 de Dezembro de 2014, 19:34:03
Sim, senhor!!! Eu concordo contigo integralmente!

E, digo mais. Aliás, não digo, transcrevo, o que um grande amigo disse a respeito desse assunto. Aí vai: "(...) Capturar em JPEG em uma DSLR ou uma mirrorless mais parruda é como comprar um Troller, colocar pneus de perfil baixo e usar apenas para levar o filho no colégio.".

Raciocínio ABSOLUTAMENTE pertinente, lúcido e coerente, cujo autor é o meu amigo Cássio. Aqui óh: CLIQUE NESSE LINK

Bem se vc for fotografar com uma full frame de 20 e poucos MP, vale lembrar que o tamanho do arquivo RAW vai lhe cobrar o espaço no cartão ai vai de vc saber quantas fotos vc vai tirar, conheço quem faz casamentos e prefere as vezes fazer o ajuste da temperatura antes e fotografar jpeg, pois não tem como bater mil e poucas fotos em raw e ter cartão pra tudo isso..., mas se tiver espaço nada melhor do que mandar RAW e arrumar depois; mas só para esclarecer que não é bem assim RAW sempre! existem outros fatores que influenciam essa escolha.

Abraço


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Resposta #29 Online: 29 de Janeiro de 2015, 18:06:09
Na verdade da para controlar o WB, mas para isso tem que conhecer muito bem o filme, se você quer um filme mais "quente" o Porta 160 é muito bom, já o Fuji H400 é mais "frio"; da mesma forma como o Kodachrome 64 era mais quente do o Velvia 50...
O mais importante depois de "puxar o filme é revelar de acordo com a puxada, ou informar pAra o laboratorista que o filme foi puxado e quanto!

Complementando, a sua resposta, tambem da para usar filtros.

Editado. So agora notei que o topico eh antigo e que eu ja participai dele antes. :D