Autor Tópico: Qualidade profissional!  (Lida 4947 vezes)

Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 18 de Agosto de 2014, 13:43:21
Vou discordar de voce meio que concordando.....

Qualidade é sim subjetiva... isso que voce fez foi colocar o que é qualidade para voce...
Voce deixou claro que para voce qualidade é balanço de branco correto, enquadramento bem pensado, exposição correta..

Para muita gente qualidade são outras coisas, como por exemplo, a simples quantidade de fotos no album ou que constem fotos em determinadas ocasiões, poses, cenas... e só..

Voce pode pegar uma foto que tecnicamente é perfeita mas que não tem o menor apelo para a pessoa.... para ela a qualidade dessa foto é baixa...

Ao mesmo tempo voce pode pegar fotos com foco fora do tema principal, subexpostas, sem nitidez com wb errado e a pessoa amar a foto por que nela tem algo com o qual ela se relaciona, então para ela a foto é de alta qualidade.. mesmo que tecnicamente um fotógrafo a considere uma porcaria... como voce mesmo apontou, para uma pessoa pode bastar tem uma foto registrando o buque da noiva, ou o arranjo de mesa e pouco importa se o wb está exato...

Duvido que nunca tenha acontecido com ninguém aqui de ter feito fotos de algum evento ou viagem profissionalmente ou não, ter gastado tempo na montagem da foto e depois no processamento para no final uma foto de celular borrada que alguém tirou fazer mais sucesso...
Como eu disse antes, trabalho em outro mercado completamente diferente de fotografia e esse é o conceito de qualidade q me é comum...
Qualidade tem q ser definida, pq é diferente para cada um...

Eu concordo, mas poxa, não é possível que nesse ramo não existam níveis básicos de qualidade. Só porque o leigo é leigo, isso quer dizer que a qualidade que o profissional fica obrigado a alcançar é a qualidade do nível leigo?
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #31 Online: 18 de Agosto de 2014, 14:14:17
Eu não lido com Direito do Consumidor há algum tempo, mas desconfio que isso não seja legal, essa estória de proibir as pessoas de levarem câmera. Eles podem até colocar no contrato, mas essa seria uma cláusula abusiva e totalmente desconsiderada judicialmente, afinal fere um direito constitucional previsto no inciso II do artigo 5º: "II – ninguém será obrigado a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".

Não sou advogado, mas em tópicos anteriores já se comentou que essa cláusula, se existir no contrato, é inválida. Já tive problema em função disso, levei minha câmera na formatura do meu cunhado, tirei algumas poucas fotos sentado na minha cadeira e sem flash, e depois da formatura fiz algumas fotos no hall de entrada com minha esposa e a mãe dele. Fui abordado pelos seguranças e a organizadora do evento disse que não entregaria as fotos nem o filme do meu cunhado porque ele teria "quebrado o contrato" ao permitir que eu levasse a câmera. Eu saí da festa e já entrei o contato com meu advogado e ele na segunda feira ligou para a produtora avisando que se por qualquer motivo as fotos e os filmes não fossem entregues, eles seriam acionados juridicamente. Na mesma hora o dono da agência disse que tinha sido um "mau entendido". Me arrependi de não ter metido no pau do mesmo jeito, tanto ele quanto eu tivemos um final de semana péssimo em função disso.

Já um amigo levou a câmera (uma T3i) para a formatura da filha e foi literalmente impedido de fotografar pelos seguranças, que ameaçaram retirá-lo do salão a força caso ele insistisse em tirar fotos. Ele não fotografou mas entrou na Justiça e ganhou uma bela grana de indenização.

« Última modificação: 18 de Agosto de 2014, 14:15:12 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #32 Online: 18 de Agosto de 2014, 14:30:12
Eu concordo, mas poxa, não é possível que nesse ramo não existam níveis básicos de qualidade. Só porque o leigo é leigo, isso quer dizer que a qualidade que o profissional fica obrigado a alcançar é a qualidade do nível leigo?

Acho que na verdade tem quer ser o nível combinado/pago.....

Mas isso se aplica em todas as profissões/mercados... a gente só fica assim com relação a fotografia por ter relação com esse mundo...

Até pra biscoito isso deve valer.... deve ter um monte de biscoito ai mequetrefe no mercado feito do jeito mais porco custando a maior grana, mas como não somos apreciadores/fabricantes de biscoito, nem desconfiamos... e ainda achamos gostoso....


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 18 de Agosto de 2014, 15:31:06
Eu concordo, mas poxa, não é possível que nesse ramo não existam níveis básicos de qualidade. Só porque o leigo é leigo, isso quer dizer que a qualidade que o profissional fica obrigado a alcançar é a qualidade do nível leigo?

Isso eh comum em inumeras industrias...

Pega a industria alimenticia por exemplo. A qualidade dos alimentos em geral eh de nivel leigo, baixissima, mas as embalagens e os dizeres contendo palavras como "nutritivo", "naturao" e "saudavel". Fazem as pessoas aceitarem a qualidade baixa e leiga dos alimentos mesmo que as informacoes nutritivas apontem alto teor de acucar, gosdura saturada, entre outras coisas que nao dizem como restos de animais, fertilizantes a base de combustivel fossil, entre outras coisas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 18 de Agosto de 2014, 15:40:25
Acho que na verdade tem quer ser o nível combinado/pago.....

Mas isso se aplica em todas as profissões/mercados... a gente só fica assim com relação a fotografia por ter relação com esse mundo...

Até pra biscoito isso deve valer.... deve ter um monte de biscoito ai mequetrefe no mercado feito do jeito mais porco custando a maior grana, mas como não somos apreciadores/fabricantes de biscoito, nem desconfiamos... e ainda achamos gostoso....

Hahaha eu quotei tambem falando de alimentos antes de ler o seu post. Foi coincidencia...

Mas o negocio vai muito, mas muito alem de biscoitos. Muitos poucos produtos industrializados sao de fato de qualidade. Inclusive os que se dizem naturais e saudaveis.

Comer carne eh ingerir coquitel de hormonios (bovinos) por exemlo, que injetam no animal para crescer mais. Se desenvolverr mais rapido, como tambem para gerar mais leite, por isso o leite tambem esta contaminado, e os produtos feito a base de produtos animais, fora outras as coisas artifcais que colocam no alimnto para dar mais gosto, sensacao de satisfacao, produtos quimicos que usam na lavoura, entre inumeras outras coisas.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 18 de Agosto de 2014, 15:52:26
Não entendi bem. Vocês querem dizer que deve-se considerar normal o fato de um fotógrafo fazer um trabalho "nas coxas" só porque uma multinacional imprime mentiras na embalagem do biscoito? Não entendi porque uma coisa deveria estar vinculada à outra.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 18 de Agosto de 2014, 16:16:21
Não entendi bem. Vocês querem dizer que deve-se considerar normal o fato de um fotógrafo fazer um trabalho "nas coxas" só porque uma multinacional imprime mentiras na embalagem do biscoito? Não entendi porque uma coisa deveria estar vinculada à outra.

2x
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #37 Online: 18 de Agosto de 2014, 16:21:49
Hahaha eu quotei tambem falando de alimentos antes de ler o seu post. Foi coincidencia...

Mas o negocio vai muito, mas muito alem de biscoitos. Muitos poucos produtos industrializados sao de fato de qualidade. Inclusive os que se dizem naturais e saudaveis.

Comer carne eh ingerir coquitel de hormonios (bovinos) por exemlo, que injetam no animal para crescer mais. Se desenvolverr mais rapido, como tambem para gerar mais leite, por isso o leite tambem esta contaminado, e os produtos feito a base de produtos animais, fora outras as coisas artifcais que colocam no alimnto para dar mais gosto, sensacao de satisfacao, produtos quimicos que usam na lavoura, entre inumeras outras coisas.

Hahahaha, muito boa a coincidência!

Não entendi bem. Vocês querem dizer que deve-se considerar normal o fato de um fotógrafo fazer um trabalho "nas coxas" só porque uma multinacional imprime mentiras na embalagem do biscoito? Não entendi porque uma coisa deveria estar vinculada à outra.

Acho que o que estamos tentando dizer é que o mercado fotográfico é um mercado como qualquer outro... existem produtos e profissionais para todos os tipos de bolsos, gostos e necessidades....

Deixa ver se eu consigo deixar mais claro o meu ponto de vista...

Voce vai na padaria e compra pão né? Digamos que pra vc tanto faz pão da padaria A, B ou C que tem perto da sua casa... pra vc todos eles tem qualidade... talvez com uma variação aceitável entre eles...

Agora pode ser que o mesmo pão que pra vc é de qualidade, pra mim seja uma porcaria, pelo simples fato de que eu faço pão em casa com fermentação natural e pra mim pão de qualidade é esse, por seus mil motivos....

Agora, digamos que comprar o pão na padaria A,B ou C custa 1 dinheiros, mas o pão de fermentação natural custa 10 dinheiros....
Pode ser que pra vc o fator de 10x no pão não se justifique... já que a qualidade não varia ou não se justifica....

To forçando a barra nas analogias hahaha


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 18 de Agosto de 2014, 16:43:31
Hahahaha, muito boa a coincidência!

Acho que o que estamos tentando dizer é que o mercado fotográfico é um mercado como qualquer outro... existem produtos e profissionais para todos os tipos de bolsos, gostos e necessidades....

Deixa ver se eu consigo deixar mais claro o meu ponto de vista...

Voce vai na padaria e compra pão né? Digamos que pra vc tanto faz pão da padaria A, B ou C que tem perto da sua casa... pra vc todos eles tem qualidade... talvez com uma variação aceitável entre eles...

Agora pode ser que o mesmo pão que pra vc é de qualidade, pra mim seja uma porcaria, pelo simples fato de que eu faço pão em casa com fermentação natural e pra mim pão de qualidade é esse, por seus mil motivos....

Agora, digamos que comprar o pão na padaria A,B ou C custa 1 dinheiros, mas o pão de fermentação natural custa 10 dinheiros....
Pode ser que pra vc o fator de 10x no pão não se justifique... já que a qualidade não varia ou não se justifica....

To forçando a barra nas analogias hahaha

Cara...essas analogias a essa hora está dando fome!
Biscoitos, pães, ainda bem que ninguém falou de picanha e cerveja!
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 18 de Agosto de 2014, 20:36:32
Não entendi bem. Vocês querem dizer que deve-se considerar normal o fato de um fotógrafo fazer um trabalho "nas coxas" só porque uma multinacional imprime mentiras na embalagem do biscoito? Não entendi porque uma coisa deveria estar vinculada à outra.

Nao, eu nao quero dizer que "deve ser considerado normal" mas sim que "eh normal". Em outras palavras, nao ha motivos para que isso surpreenda. O que tambem nao quer dizer que deve ser aceito. Mas por ser algo tao recorrente nao deveria ser uma surpresa.

A mesma coisa politico ladrao, cigarro que causa cancer, entre outras coisas...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 18 de Agosto de 2014, 20:45:21
Cara...essas analogias a essa hora está dando fome!
Biscoitos, pães, ainda bem que ninguém falou de picanha e cerveja!

Cerveja tambem eh outro otimo exemplo.
Brasileiros adoram cerveja e tomam muita, mas a cerveja no brasil quase nao eh cerveja. Deve ter mais milho Ou soja e outros igredientes do que cervada. Podemos assim dizer que a cerveja no Brasil eh de qualidade de leigo, baixa, se comparada com as cervejas Alemas (profissionais caseiras) que por lei nao podem ter mais do que 4 igredientes em sua formula. Ou seja, por lei tem que ser cerrveja e nao outra coisa.

Mostarda e catchup sao outros exemplos.

Nao vou nem falar das latas nas ruas brasileiras que no Brasil chamam de carro.

Exemplos eh que nao falta...

Nada disso deve ser aceito como normal. Eu nao aceito como normal. Mas sei que eh normal. Por isso nao me causa surpsa.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #41 Online: 18 de Agosto de 2014, 20:52:50
A empresa impôs pacote. Festa, churrascos, jantar e baile e fotografia!
O que consta no contrato é explícito que não poderíamos levar câmeras profissionais (Dslr) ou Mirroless. Kkkkk isso mesmo, Mirroless. Só aí já dá para perceber a preocupação deles.

Pelo menos as prosumers top como a Fuji X-S1 e a Lumiz FZ1000 assim como as compactas avançadas estariam liberadas.  :D


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #42 Online: 18 de Agosto de 2014, 21:06:06
Cerveja belga tem outros ingredientes e tem umas excelentes.

Essa comparação não é muito válida. Foto ruim é foto ruim. Principalmente de formatura. As pessoas acabam aceitando não porque consideram essa uma qualidade "normal", mas sim por ser um registro de um momento importante é único.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 18 de Agosto de 2014, 21:53:03
Cerveja belga tem outros ingredientes e tem umas excelentes.

Essa comparação não é muito válida. Foto ruim é foto ruim. Principalmente de formatura. As pessoas acabam aceitando não porque consideram essa uma qualidade "normal", mas sim por ser um registro de um momento importante é único.

Seja o que for, as pessoas aceitam.

Ninguem precisa de album de fotos do evento de comemoracao da formatura. Um bom unico retrato bem feito com aquela roupa e chapeu que nao sei o nome e o canudo na mao eh de longe mais do que o suriciente. Pode ser feito tanto em frente ao predio da faculdade quanto em estudio. E talvez uma foto extra com os pais ou familiares importante.

Curta a festa de formatura e esqueca as fotos, pq uma boa historia para ser contada e repetida varias vezes aos amigos, familiares e filhos vale muito mais e eh mais interessante do que fotos mal feitas sem narrativas. Apenas aparencias.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 21 de Agosto de 2014, 14:44:52
Ainda bem que a justiça não leva em consideração a qualidade de nossos biscoitos, carnes e cervejas ao julgar um caso como esse.

Empresa de fotografia deve indenizar cliente insatisfeita: http://tj-mg.jusbrasil.com.br/noticias/134631284/empresa-de-fotografia-deve-indenizar-cliente-insatisfeita
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px