Autor Tópico: Olympus M-Zuiko Digital 25mm 1:1.8 - Primeiras Impressões  (Lida 3698 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Agosto de 2014, 07:59:57
Olá pessoal,

Estava querendo uma lente fixa (prime) para deixar na minha "Penzinha" o tempo todo, e que contemplasse os seguintes quesitos:

1) com ângulo "versátil";
2) pequena e discreta e com design "legal";
3) leve, mas com boa construção;
4) com abertura abaixo de f/2, para ambientes com pouca luz, com Dof "estreito", e Bokeh "pastoso";
5) com AF "super fast"...;
6) com qualidade ótica "boa" (nitidez, contraste, cores etc...);
7) e que não precisasse gastar uma fortuna....  ;)

Acho que consegui achar "a" lente...!!!  :D




Olympus M-Zuiko Digital 25mm 1:1.8 MSC


Anunciada no dia 29 de janeiro deste ano (2014), finalmente a Olympus disponibiliza uma "cinquentinha" que muitos provavelmente aguardavam!!
Ela segue a mesma linha das já famosas 17mm, 45mm e 75mm com abertura f/1.8, todas de excelente qualidade.

*     *     *

Aqui estão as especificações dela:

Principal specifications
Lens type                    Prime lens    
Max Format size    FourThirds    
Focal length            25 mm (50mm equiv.)   
Image stabilisation    No    
Lens mount            Micro Four Thirds    

Aperture
Maximum aperture    F1.8    
Minimum aperture    F22.0    
Number of
 diaphragm blades    7    
Aperture notes            Circular aperture diaphragm    

Optics
Elements                    9    
Groups                    7    
Special elements/
 coatings                    2 aspherical elements    

Focus
Minimum focus            0.24 m (9.45″)    
Maximum
 magnification            0.12×    
Autofocus                    Yes    
Motor type               Stepper motor    
Full time manual    Unknown    
Focus method              Internal    

Physical
Weight                    136 g (0.30 lb)    
Diameter                    56 mm (2.2″)    
Length                    41 mm (1.61″)    
Colour                    Black or Silver    
Filter thread            46 mm    
Hood supplied            Yes    
Hood product code    LH-49B

price                         399,00

*     *     *

A princípio eu estava querendo a zuiko 17mm 1.8; depois fiquei interessado na nova Pana-leica 15mm f1.7. Mas além de serem mais caras, eu teria que comprar outra fixa para complementar, provavelmente a 45mm 1.8. Então, apareceu essa nova 25mm 1.8... e fui pesquisar sobre ela.

Me "convenceram", rsss... já tinha usado a famosa Pana 25mm 1.4, que achei espetacular!! Mas além de ser mais cara tb, é bem maior com design de "botijão-de-gás", hehe.... achei interessante esse review do Steve (http://www.stevehuffphoto.com/2014/02/25/the-olympus-25-1-8-lens-review-on-the-e-m1/), que faz também uma comparação entre as duas 25mm (Oly vs. Pana).

*     *     *

AS FOTOS !!!

Vamos às primeiras fotos reais que fiz com ela, na minha PEN EP-5.

Todas em Jpeg, direto do cartão, sem nenhum tratamento.

1.



2.



3.



4.



5.



6.



7.


*     *     *

Fiquei satisfeito em todos os aspectos!!! Nada a reclamar, pelo contrário... somente elogios e alegrias!!!
Uma objetiva ESPETACULAR !!!!  :clap: :clap: :clap:   :worship:

Quem quiser olhar as imagens no tamanho original, podem ver aqui: https://www.flickr.com/photos/fkozu/sets/72157646299898757/

Quem é fã de "sharpness", vai ficar de queixo caído.... todas as fotos acima foram tiradas em f/1.8 - extremamente NÍ-TI-DA !!!!  :clap:

Um Bokeh maravilhoso, cores espetaculares, e na minha avaliação, não fica atrás da PANA 25mm 1.4.

Estou muito contente com esta lente!!!!  :D :D :D

Valeu pessoal !!!!

*     *     *

(...pra fechar, uma selfie, hehe...):  :ok: :ok:

Sony A5100 + 16-50mm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2014, 08:55:25
Parabéns pela aquisição. Com certeza essa lente tem o pedigree da 45 1.8 (lente que eu tive e adorava).

Entre a Oly e Pana, sou mais essa da Oly.

A pergunta é: quanto tempo você irá ficar com essa lente.    Hehehehe
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rilove

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2014, 15:38:30
 :snack:
Fuji XT-1  -  XF18 F2


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2014, 20:08:17
Excelente, Fernando. Acho bacana ter essas impressões de usuários conhecidos.

Quanto a lente, difícil afirmar algo apenas olhando as fotos, ainda mais que são jpeg onde as configurações de saída (presets no menu da câmera) podem influenciar, mas enfim, achei ela bem "punchy" como diriam os reviews gringos, com muito contraste. E realmente é muito nítida!

A foto 4 mostra bem essa questão da nitidez quando olhamos a textura dos pelos do bichano, mesmo na parte mais externa do frame. Muito bom!

Já a foto 5 pecou pelo foco no olho no plano mais ao fundo, se tivesse no mais à frente seria melhor de avaliar o bokeh, mas ainda assim, bem interessante. Os highlights não ficam 100% circulares, mas não chamam tanto a atenção.

Por fim, também vou na do Thales: até quando vai ficar com esse equipo? hehe Ou melhor, qual é o set que vai ficar, já que dizia querer manter um só, e inclusive me perguntou sobre a T4i, SL1, etc...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2014, 08:03:45
Parabéns pela aquisição. Com certeza essa lente tem o pedigree da 45 1.8 (lente que eu tive e adorava).

Entre a Oly e Pana, sou mais essa da Oly.

A pergunta é: quanto tempo você irá ficar com essa lente.    Hehehehe

Obrigado Thales!!

Bom, a resposta é: não sei !!! Mas, de certa forma, pretendo ficar um tempo rasoável com a pen, então como gostei dessa lente, acho que ela fica junto...

Abraço!
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2014, 08:09:03
Excelente, Fernando. Acho bacana ter essas impressões de usuários conhecidos.

Quanto a lente, difícil afirmar algo apenas olhando as fotos, ainda mais que são jpeg onde as configurações de saída (presets no menu da câmera) podem influenciar, mas enfim, achei ela bem "punchy" como diriam os reviews gringos, com muito contraste. E realmente é muito nítida!

A foto 4 mostra bem essa questão da nitidez quando olhamos a textura dos pelos do bichano, mesmo na parte mais externa do frame. Muito bom!

Já a foto 5 pecou pelo foco no olho no plano mais ao fundo, se tivesse no mais à frente seria melhor de avaliar o bokeh, mas ainda assim, bem interessante. Os highlights não ficam 100% circulares, mas não chamam tanto a atenção.

Por fim, também vou na do Thales: até quando vai ficar com esse equipo? hehe Ou melhor, qual é o set que vai ficar, já que dizia querer manter um só, e inclusive me perguntou sobre a T4i, SL1, etc...

Opa Elder,

Legal!! Vou postando mais fotos por aqui, com essa 25mm... preciso fazer o teste de "rua" ainda com ela...

Aliás, este foi outro motivo por escolher este set pra ficar: um conjunto que não chamasse atenção nas ruas, na casa dos parentes, etc... gosto de ficar no meu cantinho, só de olho, sem ninguém percebendo o que estou fazendo, hehehe....

Vamos ver... eu acho que o Fernando K vai ficar mais tempo com esse set, rsss...!!! Vamos acompanhando os próximos capítulos dessa novela, que parece nunca ter fim...

Valeu, abraço!!
Sony A5100 + 16-50mm


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2014, 12:10:29
Eu tô babando pra adquirir essa lente... Só que minha esposa não deixa  :(. Até entendo as mulheres casadas com homens que curtem fotografia. Sofrem!  :D. Brincadeira a parte, essa lente é 399 na gringa. Vocês conhecem alguém (confiável, claro) que poderia trazê-la? Quanto é a taxa média que esse pessoal cobra? tks :ok:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2014, 21:48:06
Se eu soubesse que a oly ia lançar essa belezinha, não tinha comprado a 25mm pana, acho a olympus melhor, além de ser mais compacta.