Autor Tópico: Canon 17-55mm f/2.8 x Sigma 18-35mm f/1.8  (Lida 1458 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Online: 22 de Agosto de 2014, 21:43:13
Tenho pensado em comprar uma lente com abertura maior do que a da minha zoom atual - 18-135 STM. É para uso geral em uma APS-C, mas para fins de análise podemos considerar que o uso principal seria festas infantis. A qualidade da imagem da minha lente atual me atende perfeitamente, só busco mesmo é a abertura maior. O autofoco rápido é essencial para contornar a baixa qualidade daquela pecinha que fica atrás do visor, por isso não estou a princípio pensando na Tamron.

Não tenho visto ninguém tratando estas duas lentes como concorrentes, mas o preço é praticamente o mesmo, ambas são para APS-C e têm a reputação de ótima qualidade ótica.

Então na minha indecisão fico no seguinte dilema: Canon com range maior, Sigma com abertura maior.

Gostaria de ouvir as opiniões dos colegas.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2014, 22:23:07
Essa exata comparação está sendo discutida bastante ultimamente. Lembro-me de ter participado já de 3 ou 4 tópicos onde, talvez não tivesse sido já aberto com esse nome, como você fez, mas que acabou se discutindo a respeito.

Acho que, apesar de válido ouvir mais opiniões, trata-se de uma decisão muito particular: pra mim o range melhor da Canon é extremamente útil. Vai desde angular até uma meia-tele retrateira. Nunca tive a Canon em mãos, mas tinha quase o mesmo range na Tamron, então para mim, acho que seria difícil abrir mão dessa flexibilidade, a menos que se trabalhasse com duas câmeras, aí a 18-35 numa e uma 50 ou 85 noutra cairia como uma luva. Outra vantagem da Canon que muitos se esquecem é o baixo nível de distorção que ela gera em todo o range, contra algo mais pronunciado na Sigma. Como a nitidez é a menina dos olhos da maioria, estes outros pontos acabam em segundo plano.

De resto, pode ter certeza que com qualquer uma das duas estará muito bem servido.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2014, 23:13:34
Valeu pela análise Elder. Esqueci de mencionar que não é para trabalhar, só uso pessoal mesmo.

Outras opiniões serão bem vindas.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2014, 01:21:22
RafaZ, já tive a Canon e já testei a Sigma. Resumidamente: Sigma mais nítida e com construção melhor, Canon com bokeh ligeiramente melhor, AF um tiquinho mais rápido. Além das coisas óbvias, ou seja, Sigma com abertura maior, Canon com range maior e IS. Muita gente releva, mas eu acho o IS muito útil para qualquer comprimento focal.

A escolha acaba sendo muito pessoal mesmo. Nunca tive que fazer essa escolha quando usava cropadas, mas com FF eu já por 2 vezes troquei a 24-70/2.8L pela 24-105/4L IS... Mas muita gente prefere mesmo a abertura maior ao range maior + IS.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2014, 01:49:35
Se for a Sigma 18-35 1.8 "A", não tem nem o que pensar, pelo que um amigo meu me contou. Segundo ele foi a melhor zoom de grande abertura que ele já usou na vida, e olha que ele é bem chato quanto a esse tipo de coisa.

Pretendo comprar uma em breve, só não sei se será para Pentax ou Sigma SA. To pensando ainda  :shock: