Autor Tópico: Sony RX100 Mark III ou Canon G1X Mark II  (Lida 7349 vezes)

andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Online: 23 de Agosto de 2014, 09:08:10
Olá, amigos.

No próximo mês irei a Orlando (1ª viagem internacional) e pretendo comprar uma câmera por lá. Em princípio, estou entre a RX100 MIII ou a G1X MII (mas, até lá, pode surgir alguma outra no páreo).

Normalmente uso para:
-Cotidiano (família, amigos, crianças na praça ou parque etc.)
-Gosto de fotos macro, mas não tenho tido muita oportunidade para fotos interessantes.
-Apresentações de minhas filhas na escola. Costumam ser num auditório, com iluminação artificial razoável, em que ficamos um pouco longe das crianças.

Atualmente tenho uma Canon 70D e uma Canon S120. Tenho utilizado muito mais a S120 por ser uma compacta que posso carregar com muito mais facilidade para praticamente qualquer lugar.

A G1X MII tem um sensor maior. Tem também monitor sensível ao toque, recurso que considero bem interessante, para fotos do cotidiano.

A RX100 MIII tem mais megapixels e o EVF já incorporado. E também é menor, em relação à G1X MII.

Qual das duas oferece uma melhor qualidade de imagem? A Canon tem sensor maior, porém a Sony possui mais megapixels.

O fato de o monitor da sony não ser sensível ao toque prejudica um pouco na hora de compor fotos com pessoas, principalmente crianças?

Outra dúvida, o EVF da Sony possui o recurso de focar rostos das pessoas automaticamente?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2014, 11:42:08
A qualidade de imagem da G1X é muito superior, dado o sensor quase do tamanho de um APS-C, aquele mesmo da sua 70D. O problema é que o tamanho dela também é quase o de uma DSLR! Particularmente, não vejo muito propósito em se ter uma DSLR e uma G1X, as duas serão um trambolho e oferecerão qualidade semelhante.

Já a RX100 é realmente pequena, do tamanho de qualquer compacta daquelas de 300 reais. Cabe mesmo em um bolso de jeans! Essa mark III é ainda mais bacana que as anteriores pois oferece visor articulável em até 180º, EVF pop-up, lente mais luminosa, entre outras coisas. Sou suspeito para falar, mas é meu sonho de consumo esse brinquedinho.

Se fosse como câmera única, sim, talvez a G1X fosse a escolha perfeita para quem não quer sistema intercambiável de lentes. Mas se quer algo compacto para não ter que usar a DSLR e carregar num bolso, a RX100 é de longe o melhor que seu dinheiro pode comprar. Ou se não quisesse gastar, ficar simplesmente com sua S120, que também é uma câmera muito bacana.

Quanto aos pixels, estude um pouco mais à respeito. Isso diz respeito apenas à resolução da imagem, não de sua qualidade. Na verdade se essa mesma RX100 tivesse o mesmo sensor de 1" porém com menos MPx, seria ainda mais interessante, pois talvez conseguisse melhor retenção de detalhes e menor ruído devido a menor densidade de pixels.

Comparação de tamanho entre RX100 e G1X: http://camerasize.com/compare/#555,257

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2014, 13:18:26
Pouca coisa ou quase nada a acrescentar. Greatwalker já falou praticamente tudo que você deve considerar.

Grande por grande, fique com sua maravilhosa DSLR e não gaste mais dinheiro.

Quer algo menor, fácil de carregar e que te entregue imagens de qualidade, RX-100 sem pensar. Corra, vá lá e compre agora!

Quando você fala entretanto em megapixels, o conceito é exatamente o oposto, ou seja, se esta Sony, exatamente como é, com seu sensor de 1", tivesse menos megapixels, seguramente seria ainda melhor. Não se iluda portanto com a quantidade de pixels pois uma foto com 12 megapixels é mais que suficiente para o dia a dia de 99,9% de usuários e você entupir um sensor com muitos pixels tem efeito contrário.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2014, 14:28:13
Coloquei algumas impressões sobre meu uso da RX100 mk III aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=104609.0

Estou muito impressionado coma qualidade, a portabilidade e a usabilidade da câmera, que cabe no bolso da calça jeans... :)
« Última modificação: 23 de Agosto de 2014, 14:29:34 por efilho »


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2014, 16:29:46
Obrigado, amigos.

Parece-me que aqui a Sony está dando de pau na Canon.

Vou acabar optando pela Sony mesmo e, quem sabe, trago uma boa lente para minha 70D.



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2014, 17:43:06
Veja que nenhum dos comentários disse que a qualidade de imagem, as funções, a robustez ou algo assim da Sony é melhor que da Canon. Apenas a proposta dela parece ser muito mais viável para quem viaja e especialmente para você que já possui um equipamento maior e de maior "poder de fogo".
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2014, 07:53:17
Parece que o grande diferencial da Canon seria a melhor qualidade de imagem em relação à Sony (e também o touchscreen).

Para uma festinha casual de parentes ou amigos em que não se quer levar o trambolho da 70D, mas se requer uma melhor qualidade de imagem, seria uma melhor opção do que a Sony, talvez.



Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2014, 11:24:11
Parece que o grande diferencial da Canon seria a melhor qualidade de imagem em relação à Sony (e também o touchscreen).

Para uma festinha casual de parentes ou amigos em que não se quer levar o trambolho da 70D, mas se requer uma melhor qualidade de imagem, seria uma melhor opção do que a Sony, talvez.

Sabe aquela história que "gosto não se discute, lamenta-se'? Pois é, brincadeiras à parte, pessoalmente não gostei de tela touchscreen. Fica toda lambuzada o tempo todo. Sendo assim, o que pra uns pode ser um diferencial positivo, pra outros não.

E quando se fala em qualidade de imagem a discussão fica ainda mais difícil porque o que é qualidade de imagem? De outra forma, como você conseguiria medir uma diferença de qualidade de imagem entre estas duas câmeras? Também na minha opinião, NUNCA. Você o faria apenas se levasse pra um monitor super hiper máster plus regulado ou fosse ampliar suas fotos em tamanhos grandes (1 metro x 1 metro talvez), para aí sim conseguir enxergar alguma diferença. Nas fotos normais, em monitores normais, as imagens das duas serão praticamente iguais.

Portanto, isto posto, a Sony vai ganhar disparada, pela sua portabilidade magnifica, entre outros atrativos.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2014, 11:25:09 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


patriciapadua@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:28:07
Sabe aquela história que "gosto não se discute, lamenta-se'? Pois é, brincadeiras à parte, pessoalmente não gostei de tela touchscreen. Fica toda lambuzada o tempo todo. Sendo assim, o que pra uns pode ser um diferencial positivo, pra outros não.

E quando se fala em qualidade de imagem a discussão fica ainda mais difícil porque o que é qualidade de imagem? De outra forma, como você conseguiria medir uma diferença de qualidade de imagem entre estas duas câmeras? Também na minha opinião, NUNCA. Você o faria apenas se levasse pra um monitor super hiper máster plus regulado ou fosse ampliar suas fotos em tamanhos grandes (1 metro x 1 metro talvez), para aí sim conseguir enxergar alguma diferença. Nas fotos normais, em monitores normais, as imagens das duas serão praticamente iguais.

Portanto, isto posto, a Sony vai ganhar disparada, pela sua portabilidade magnifica, entre outros atrativos.




Essa RX100 M3 realmente parece ser uma excelente câmera. Eu queria ter uma em mãos para comparar com a minha G1X que chegou a exatos 9 dias atrás, e que eu estou adorando!
Esse lance de uma câmera ser melhor que a outra, dentro de um mesma categoria, é muito relativo e pessoal. Depende do que cada um quer e espera do equipamento escolhido.
 Eu optei pela G1X primeiramente pela qualidade de imagem. Sem comentários... :clap:    É excelente mesmo!
Segundo, por ela não ser tão pequena (  : o ), pois tenho certa dificuldade com essas câmeras muito pequenas com a minha mão um pouco grande. A empunhadura é ótima, e como eu não costumo colocar nada em bolso de calça, o seu tamanho não me atrapalha em nada. E ela é bem mais discreta e portável que uma DSLR...
O terceiro ponto da minha decisão foi por ela possuir todos os controles físicos (ISO, abertura, velocidade, etc) não exigindo configuração via display touch, o que é muito prático para mim.
Enfim, ainda estou estudando o manual da minha G1X, e a cada dia  fico mais feliz com tantos recursos que ela me oferece.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2014, 15:30:23 por patriciapadua@gmail.com »
Canon EOS 650D T4i + 55-250mm + 24-105mm f4 L + 50mm 1.8 / Canon EOS 500D T1i + 18-55mm + 35-135mm / Canon G1X


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2014, 16:15:04



Essa RX100 M3 realmente parece ser uma excelente câmera. Eu queria ter uma em mãos para comparar com a minha G1X que chegou a exatos 9 dias atrás, e que eu estou adorando!
Esse lance de uma câmera ser melhor que a outra, dentro de um mesma categoria, é muito relativo e pessoal. Depende do que cada um quer e espera do equipamento escolhido.
 Eu optei pela G1X primeiramente pela qualidade de imagem. Sem comentários... :clap:    É excelente mesmo!
Segundo, por ela não ser tão pequena (  : o ), pois tenho certa dificuldade com essas câmeras muito pequenas com a minha mão um pouco grande. A empunhadura é ótima, e como eu não costumo colocar nada em bolso de calça, o seu tamanho não me atrapalha em nada. E ela é bem mais discreta e portável que uma DSLR...
O terceiro ponto da minha decisão foi por ela possuir todos os controles físicos (ISO, abertura, velocidade, etc) não exigindo configuração via display touch, o que é muito prático para mim.
Enfim, ainda estou estudando o manual da minha G1X, e a cada dia  fico mais feliz com tantos recursos que ela me oferece.

Patricia, você está com toda a razão.

Entretanto minha colocação, se você olhar o tópico desde o início, foi no sentido de que o autor informa já ter uma DSLR, aliás, uma das melhores do mercado. Então, pra quem já tem uma BOA câmera grande, não me pareceu fazer sentido comprar outra câmera grande (ainda que ligeiramente menor que uma DSLR), já que o propósito era de uma câmera portátil.

Neste sentido, sugeri que ele mantivesse sua DSLR e partisse para uma RX-100, que apesar de ter um sensor menor (1") em relação ao APS-C da G1X, ele teria (como de fato terá) imagens praticamente iguais para 99,99% de seu uso. E sendo menor, muito menor que uma G1. 

Claro que seu caso parece ser diferente. Se você tem apenas uma câmera, e não está procurando portabilidade, a G1 é a melhor escolha.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2014, 16:18:25 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


patriciapadua@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2014, 16:30:21
...
Claro que seu caso parece ser diferente. Se você tem apenas uma câmera, e não está procurando portabilidade, a G1 é a melhor escolha.

Diogenes,

A G1X não é minha única câmera.  Eu tenho uma Canon T4i, que uso com as lentes Canon EF 24-105mm L (minha paixão!!! a G1X é a segunda paixão agora...  :D ), Canon EF-S 50-250mm e uma Canon 50mm 1.8.  A T4i tem usos específicos e eu estava achando inconveniente e não muito portável carregar toda a tralha comigo para todo lugar que vou.  Então pensei numa câmera para o dia a dia, menor (mas não muito pequena), mas com uma qualidade excelente de imagem.  E optei pela G1X, pelas razões que já escrevi acima.
A G1X já foi comigo para aniversário, churrasco, sítio, meio do mato... e suas dimensões não atrapalharam em nada para mim.
Mas quando tiver uma oportunidade, quero conhecer e testar essa RX100 M3 !!! Pelo que já pesquisei sobre ela, é uma câmera muito TOP também !
Mas por enquanto vou me encantando aqui com minha poderosa G1X !  :worship:


Canon EOS 650D T4i + 55-250mm + 24-105mm f4 L + 50mm 1.8 / Canon EOS 500D T1i + 18-55mm + 35-135mm / Canon G1X


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2014, 16:42:53
Diogenes,

A G1X não é minha única câmera.  Eu tenho uma Canon T4i, que uso com as lentes Canon EF 24-105mm L (minha paixão!!! a G1X é a segunda paixão agora...  :D ), Canon EF-S 50-250mm e uma Canon 50mm 1.8.  A T4i tem usos específicos e eu estava achando inconveniente e não muito portável carregar toda a tralha comigo para todo lugar que vou.  Então pensei numa câmera para o dia a dia, menor (mas não muito pequena), mas com uma qualidade excelente de imagem.  E optei pela G1X, pelas razões que já escrevi acima.
A G1X já foi comigo para aniversário, churrasco, sítio, meio do mato... e suas dimensões não atrapalharam em nada para mim.
Mas quando tiver uma oportunidade, quero conhecer e testar essa RX100 M3 !!! Pelo que já pesquisei sobre ela, é uma câmera muito TOP também !

Mas por enquanto vou me encantando aqui com minha poderosa G1X !  :worship:


 :ok:
« Última modificação: 04 de Setembro de 2014, 16:43:20 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2014, 10:27:29
Amigos, o dia da viagem está chegando.
No momento estou mais propenso em pegar a G1X mark II, basicamente pelo sensor maior (melhor qualidade de imagem) e pelo touchscreen.
Como minhas fotos são mais do cotidiano (adultos e crianças), e sendo uma câmera pequena (não DSLR), considero a opção de focar utilizando a função touchscreen bastante interessante. Eu não me preocupo tanto com o LCD ficar engordurado, pois se não é ele, serão os botões que ficarão engordurados, e esses também fazem parte da câmera. Basta passar um pano e está tudo resolvido.
Na minha pequena Canon S120 uso muito a função touch para focar os objetos e o foco costuma ficar cravado. Acho mais prático e eficaz do que ficar focando e recompondo.
Minha Canon 70D também possui o recurso de touchscreen, porém uso mais raramente, pois, sendo uma câmera grande, é mais usual tirar fotografias pelo visor ótico. Mas, em algumas ocasiões, o recurso do touchscreen também mostrou-se bastante prático e útil.
É uma pena terem tirado o botão de comando da parte frontal da câmera, pois deveria ser mais prático do que o controle giratório ao redor da lente.
Mas, enfim, não descartei totalmente a RX100 III. Se tiver oportunidade por lá de ver as duas em mãos, será melhor para decidir.
Vai que dá uma doida e trago as duas. rsrssss...





efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2014, 10:46:52
...estou mais propenso em pegar a G1X mark II, basicamente pelo sensor maior (melhor qualidade de imagem) e pelo touchscreen...

Fiz uma pequena comparação de imagens JPEG/RAW entre RX, G1X, 70D e E-M10 na DPReview, valhe a pena dar uma olhada, para ver como os resultados estão parecidos hoje em dia, e a usabilidade se torna o grande diferencial (até certo ponto, claro):

http://www.dpreview.com/reviews/image-comparison?attr18=daylight&attr13_0=canon_g1xii&attr13_1=sony_dscrx100m3&attr13_2=canon_eos70d&attr13_3=oly_em10&attr15_0=jpeg&attr15_1=jpeg&attr15_2=jpeg&attr15_3=jpeg&attr16_0=200&attr16_1=200&attr16_2=200&attr16_3=200&normalization=full&widget=1&x=0&y=0

 :ok:


Robson Calixto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2016, 01:55:38
Boa noite a todos!Curto e objetivo, Eu já tive uma Sony Rx 100 M2 e gostei mais agora optei pala Canon Gx1 M2 e falo por experiencia a GX1 M2 é muitooooo superior a Sony Rx !!