Autor Tópico: Flash YN 465 não dispara  (Lida 12931 vezes)

123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Online: 23 de Agosto de 2014, 22:58:14
Pessoal,

Quando comprei minha primeira dslr, há mais ou menos 1 ano e meio atrás, adquiri junto um flash YN. Usei esse flash no máximo umas 4 vezes.

Hoje, ao colocar o mesmo na sapata da câmera (Canon 70D), para minha surpresa, a câmera identifica o mesmo em modo TTL, reconhece a potência quando aumento, contudo, o flash não reconhece a distância focal da lente nem dispara. :/

Não entendo nada de flash, mas será que esse já era??  Ou pode ter alguma outra justificativa pra isso?


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2014, 12:08:46
Desculpem mas informei o modelo do flash errado. Na verdade é o YN468-II.

Engraçado porque a luz auxiliar funciona, hoje já reconheceu a distância ok, mas a luz não dispara. Será que queimou?


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2014, 13:43:29
Dá uma limpada nos contatos, passa uma borracha na sapata da camera, talvez o pino não esteja se comunicando com a camera. :ok:


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2014, 13:46:42
Gabriel, estou achando uma coisa estranha. Já até postei lá no clube da 70D. O normal é ter só um pininho preto desse? Porque do outro lado não tem. Nunca tinha reparado nisso. Não sei se pode ser esse o problema.



Já limpei os contatos da sapata com cotonete mas nada. :/


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2014, 14:12:51
Mais uma informação... Uso pilhas Eneloop de 1900mah. Li em um fórum na Internet que isso é fraco para flash. Contudo, antes delas, já tinha usado dessas pilhas que vendem em supermercado e estava funcionando ok.

Li também em outro fórum um usuário dizendo que usava essas pilhas mais fracas e que isso ocasionou a queima dos circuitos da sapata porque forçava muito quando do disparo (de acordo com ele essa foi a resposta dada para a solução do problema pela autorizada). Isso é possível mesmo??


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2014, 15:23:41
Mais uma informação... Uso pilhas Eneloop de 1900mah. Li em um fórum na Internet que isso é fraco para flash. Contudo, antes delas, já tinha usado dessas pilhas que vendem em supermercado e estava funcionando ok.

Li também em outro fórum um usuário dizendo que usava essas pilhas mais fracas e que isso ocasionou a queima dos circuitos da sapata porque forçava muito quando do disparo (de acordo com ele essa foi a resposta dada para a solução do problema pela autorizada). Isso é possível mesmo??

Balela, tudo "achismo" do pior nível, precisamos "filtrar" o que lemos na internet.

Os flashes da "era digital" são preparados para trabalhar com baterias recarregáveis, não há nenhum problema nisso.

Quanto a queimar a sapata, simplificando a explicação, isso só acontece com flashes antigos, fabricados para câmeras analógicas, pois quando carregados apresentam voltagens muito altas na sapata (até 350V). Isso não causava problemas nas analógicas, pois o disparo era basicamente mecânico (basta "aterrar" o pino central da sapata para provocar o disparo), mas o circuito de disparo usado hoje em dia nas câmeras digitais não suporta nada acima de 6-12V.

« Última modificação: 24 de Agosto de 2014, 15:24:19 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2014, 15:38:58
Também achei muito estranha essa história. Mas vai saber... Obrigada pela explicação, DMZamora!


Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2014, 18:25:27
Nem com o botão de teste ele dispara? :ponder:


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2014, 18:33:14
O botão de teste é o pilot, não é?  Se sim, não. Se for problema só do flash tranquilo. Meu medo é de poder ser na câmera :(

E esse pininho preto da sapata, é suposto ter apenas um mesmo?
« Última modificação: 24 de Agosto de 2014, 18:33:55 por 123_enic »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2014, 18:50:34
O botão de teste é o pilot, não é?  Se sim, não. Se for problema só do flash tranquilo. Meu medo é de poder ser na câmera :(

E esse pininho preto da sapata, é suposto ter apenas um mesmo?

É comum nessa série um defeito no capacitor de "trigger", que é um pequeno componente responsável pelo pulso inicial que ioniza a lâmpada, "abrindo as portas" para o disparo principal. O conserto é simples e barato, mas exige algum conhecimento em eletrônica. Pode ser lâmpada queimada também, mas isso é bastante raro. Nesse caso é possível utilizar a lâmpada do Canon 430EX II, amplamente disponível no mercado.

Não tenho uma 70D para analisar, mas creio que existe somente um pino na sapata, não faz muito sentido haver dois. O "buraco vazio" possivelmente é apenas consequência do fato de existir um modelo único de sapata para diversos modelos de câmera, podendo ser usado o pino à direita ou à esquerda, onde for mais conveniente para a construção da câmera.

É fácil saber se o pino e a microchave associada a ele estão funcionando: com o flash montado na sapata, a câmera deve liberar o menu de configuração de flash externo. Sem o flash, o menu deve ficar inibido.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2014, 18:53:21 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2014, 18:54:14

É fácil saber se o pino e a microchave associada a ele estão funcionando: com o flash montado na sapata, a câmera deve liberar o menu de configuração de flash externo. Sem o flash, o menu deve ficar inibido.

Sim, DMZamora! Quando coloco ele na sapata e ligo, o menu é liberado, no lcd da câmera aparece o valor da compensação, ele reconhece a distância focal, abertura, a luz vermelha aciona certinho, só não dispara. Já o flash embutido da câmera funciona tudo ok.

Se for algo simples posso até pensar em mandar para conserto. Será que vale a pena?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2014, 19:03:19
Sim, DMZamora! Quando coloco ele na sapata e ligo, o menu é liberado, no lcd da câmera aparece o valor da compensação, ele reconhece a distância focal, abertura, a luz vermelha aciona certinho, só não dispara. Já o flash embutido da câmera funciona tudo ok.

Se for algo simples posso até pensar em mandar para conserto. Será que vale a pena?

Se for o capacitor, o custo é ridiculamente baixo (menos de 2 reais) e qualquer eletrônica minimamente competente é capaz de fazer a troca em 10 minutos, só é preciso desmontar a cabeça do flash. A lâmpada já é mais cara, em torno de R$ 45, e a troca mais complexa (exige desmontar também o refletor) mas mesmo assim vale a pena.

Não sei qual é a sua cidade, mas se estiver próxima de Brasília, posso diagnosticar o problema e fazer o conserto, se for um desses dois casos.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2014, 19:06:50 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2014, 19:42:52
Estou em MG. :/ Amanhã vou ver se levo em alguma loja para verificarem isso. Muito obrigada, DMZamora! :)


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2014, 19:49:03
Estou em MG. :/ Amanhã vou ver se levo em alguma loja para verificarem isso. Muito obrigada, DMZamora! :)

É interessante levar este vídeo para o cara ver e não fazer bobagem ao abrir seu flash:

https://www.youtube.com/watch?v=sa_1NV9D1jk

 É para o 460, mas tanto a abertura quanto a localização do capacitor no 468 são muito semelhantes :ok:
« Última modificação: 24 de Agosto de 2014, 19:49:26 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2014, 20:18:56
Caso seja apenas o capacitor, sabe me dizer mais ou menos qual é o preço de mercado cobrado para conserto? Gosto de ter uma idéia porque sabe como é... Cada um dá um orçamento diferente.