Autor Tópico: Flash: Ou estoura, ou subexpoe!  (Lida 4402 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #15 Online: 27 de Março de 2005, 22:19:58
Nossa Leo, agora voce tem que concordar comigo: Tremendo pecado usar o flash no manual tendo uma maq. i-ttl! :)

Vou testar o flash no manual.

Voce acha que valeria no futuro o pensamento de troca numa Nikon?

 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #16 Online: 28 de Março de 2005, 00:28:37
Ahhh fernando não sei viu, pq mesmo subexpondo vc consegue recuperar bem as luzes.
:)

quanto ao flash estourar no manual vc tem que ajustar a abertura de acordo com a distância e o número guia do flash.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #17 Online: 28 de Março de 2005, 00:32:39
Legal.

Na realidade estou bem satisfeito com Canon. Acho que esses fatos, a medida que se acostuma com o equipamento, vão sendo atenuados pelas habilidades no Ps em recuperar as fotos. Tenho pensado sim na possibilidade de fotos em RAW para eventos, mesmo sofrendo com seu tamanho.

Obrigado pelos toques!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


jando

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
    • http://www.jando.hpg.com.br
Resposta #18 Online: 29 de Março de 2005, 08:19:54
Ohhh Grande Leo!!!

Cara me ajuda, gostaria de entender melhor o que é o Balanço de Branco, pra que serve e como se usa direito... Tipo eu tenho uma ideia do que seja mas gostaria de entender certinho....
Estou para comprar um flash em breve, penso em pegar o 420 EX, ele é bom? Quais os problemas que vou encontrar usando ele na minha rebel????
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 29 de Março de 2005, 10:27:18
O balanço de branco serve para vc definir na camera qual cor ela deverá mapear como branco em suas imagens e desta forma definir um balanço de cores adequado, se vc tiver como ir ao curso em SP em Abril acho uma boa, isso é explicado detalhadamente no workshop de introdução a fotografia.

Com relação ao 420EX além dos problemas citados acima vc irá ter a restrição de ser obrigado a usar somente o flash em modo automático (o flash não opera com carga fixa em manual), este sigma que o Fernando tem tem um ótimo custoxbenefício, ele tem recursos identicos aos 580EX e custa praticamente o preço de um 420EX :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


aefgalvao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
    • http://
Resposta #20 Online: 29 de Março de 2005, 10:39:15
Citar
O balanço de branco serve para vc definir na camera qual cor ela deverá mapear como branco em suas imagens e desta forma definir um balanço de cores adequado, se vc tiver como ir ao curso em SP em Abril acho uma boa, isso é explicado detalhadamente no workshop de introdução a fotografia.

Com relação ao 420EX além dos problemas citados acima vc irá ter a restrição de ser obrigado a usar somente o flash em modo automático (o flash não opera com carga fixa em manual), este sigma que o Fernando tem tem um ótimo custoxbenefício, ele tem recursos identicos aos 580EX e custa praticamente o preço de um 420EX :)
Tenho uma EOS 300D com a lente 18-55 e utilizo o Flash Canon 420 EX, tenho notado em algumas situações que em uma mesma posição se tiro a foto no modo grande angular a fotometria é normal, mas se utilizo o zoom a foto tende a ficar escura. Tendo o 420EX zoom observei que quanto utilizo por exemplo a lente em 55mm que na verdade equivale a 88mm o flash identifica 50mm, será que isto pode ser causa do problema ?
Antônio Eustáquio F. Galvão
aefgalvao@uol.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 29 de Março de 2005, 11:04:46
Esse é um fator interessante a ser observado, nunca tinha feito este comparativo entre o uso de GA e meia tele na 300D, mas esse problema de subexposição com flash é normal em todas as Canon.
Pessoal que tem Canon podia testar se existe essa consistência no problema, que se houver essa consistência pode ser interessante usar sempre pequenas distâncias focais.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #22 Online: 01 de Abril de 2005, 01:39:46
B) Bem Fernando quero passar umas dicas de luz rebatida que aprendi apanhando em casamentos(usando negativo me beneficio da latitude mas acho que as dicas ajudam no digital tmb). Vc perde pelo menos uns dois pontos de luz ao rebater no teto, por isso cuidado pois as cores ficam mais suaves mas não podem ficar sem vida pois perde toda beleza e fica muito diferente de alguma foto com luz direta feita no mesmo evento(neta hora uma objetiva fixa clara faz diferença--com uma 28 vc obteria um angulo próximo ao de uma normal) ; se for fotografar a menos de tres metros do assunto (angulo de 50mm), esqueça, vai dar sombra nos olhos, nariz e pescoço e vc pode ter a metade superior da foto bem exposta e a metade inferior subexposta; uso o Sigma 500(mais simples que o seu) mas ele falta potencia para rebater no teto em alguns casos, por isso uso o Premier 100(antigão pendurado do lado) ligado na entrada pc para reforçar a luz rebatida; às vezes ponho o Sigma direto e o Premier pro teto, só a prática vai te dar o instinto(lá trás tá um Metz 45 CL1 pra garantir a luz de fundo); cuidado com teto colorido ou com sanca e lustres atrapalhando o caminho da luz, teto de lambri nem pensar.
 A qualidade ótica da objetiva faz uma diferença danada com relação à luz. Vc fotografa com uma Zeiss de Hassel a f:16 com luz direta e obtém uma imagem linda, suave, que os americanos chamam de creamy. Ao fazer o mesmo com uma Nikkor 50 1.4 fica uma foto seca, dura, horrível. O tamanho do filme faz muita diferença mas a ótica tmb faz. Por isso o pessoal usa luz direta com cameras 120 e o pessoal do 35mm tem que rebater para ter uma imagem suave.
Creio que essa suavidade o digital tem com mais facilidade, até mesmo por causa do pós processo, já as altas luzes estourando só com rebatedor, difusor na cabeça do flash e/ou luz pro teto.
Bye
« Última modificação: 01 de Abril de 2005, 01:46:56 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #23 Online: 01 de Abril de 2005, 12:15:09
Zeiss,

Bem legal seus toques. Acredito que vou precisar de muito treino pra chegar nesses efeitos. Seus toques são ótimos! Agora falta uma oportunidadezinha pra testa-los.

Eu não gostei muito das fotos que eu tirei rebatida. Achei que ficaram sem vida como voce disse.  
Voce costuma fazer casamentos com frequencia?? Me manda algumas fotos pra eu dar uma olhada!

Abraço,
Fernando
 
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #24 Online: 01 de Abril de 2005, 19:05:42
B) Bem Fernando, devo confessar que tenho sido desleichado e não tenho buscado serviço ultimamente, feito só o que vem a mim. Os motivos vão desde o fato de não estar vivendo de foto, de ter trabalhado muito às sextas e aos sábados nos plantões do meu emprego(o dia que tem mais eventos) e por ainda não estar manipulando no Photoshop, fato que pretendo reverter nos próximos meses.
Os clientes perguntam logo se é digital, pois acham que só ser digital é tudo, daí a convence-los é um longo caminho. Não tenho fotos de casamentos scaneadas, apenas um mostruário com fotos tiradas de tres casamentos e encadernadas na Alpha's, as quais mostram a qualidade geral do serviço(tem fotos de cerimônia, noiva, noivos). Eu tenho cuidado ao copiar foto alheia ou por na net sem permissão do fotografado e ainda vou cuidar nisso. Daqui ao fim do ano espero estar com um estilo de trabalho bem mixado, usando filme e manipulando o que for possível para não ficar muito distante do que o pessoal oferece em toda esquina. Afinal uma manipulação bem feita  e de bom gosto é algo belíssimo.
Se vc vier tomar um sol em Fortaleza a gente vai trocar muitas idéias.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #25 Online: 02 de Abril de 2005, 01:08:49
Zeiss,

Cada dia que passa eu vejo o quanto eu preciso evoluir. Hoje veio um cliente aqui para escolher as provinhas. Na hora que eu estava mostrando eu vi que várias fotos precisavam de uns retoques melhores (antes de apresentar para o cliente, todas as fotos passam por um pos processo básico para melhorar a foto, depois trato especialmente as que eles escolheram).
Todos os dias eu reservo um tempo para visitar sites de fotografos. E tenho estado feliz com as coisas que eu analiso e aprendo.

Mas eu também preciso melhorar muito meu pos processo. Um cara que eu gosto muito do trabalho é o JeanPaulo que é do forum aqui e do BrFoto também. Ele faz otimos trabalhos com o PS.

Estou com vontade de fazer uns cursos (principalmente de uso do Flash da camera, que acredito ser uma arma fundamental para o fotografo de eventos sociais). Acho que pode acrescentar mto nos meus conhecimentos. Acho que esse assunto é bem especifico e dificil de explorar  na Net.

Se tiver a oportunidade de tomar um sol em Fortaleza, vamos com certeza bater ótimos papos! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 02 de Abril de 2005, 12:08:43
Fernando eu vou ainda mais longe, acho que o uso do flash e o controle da luz artificial é importante D+ para TODOS os fotógrafos, quem sabe não vira a gente fazer um workshop específico disso mais para frente.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #27 Online: 02 de Abril de 2005, 16:43:56
Hey Leo! Gostei da idéia! Acho que caberia bem um curso de flash externo / iluminação artificial.

Eu já vi uns cronogramas e achei interessante.

Voce topa dar um curso desses também?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!