Autor Tópico: Autorização de uso de imagem  (Lida 11230 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 27 de Agosto de 2014, 14:21:13
Fiquei curioso, e o quarto item?  :ponder:  :D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:  :doh:

Bem notado!

Eu havia escrito o 4 e o 5, mas depois condensei no 5 e esqueci de renumerar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2014, 09:18:53
Alguns pontos que devem ser considerados...

1. O que for acordado entre as partes deve ser cumprido. Se a cliente solicita a retirada, ainda que o profissional tenha uma cláusula que lhe garanta a divulgação, acho de bom tom retirar imediatamente, sob pena de responder desnecessariamente a um processo e ter um IMENSO marketing negativo contra si.

2. Você pode perfeitamente atribuir valores diferenciados para serviços com ou sem cláusula de divulgação/portfólio/concursos. Mas nesse caso, acho absolutamente indispensável uma conversa prévia sobre esse ponto específico com a cliente, ainda que seja via e-mail mesmo. É preciso deixar claro que o preço distinto é em função da concordância em usar as fotos para divulgação/portfólio/concursos. Assim, se ela depois se queixar com você, você pode argumentar, além do fato da existência da cláusula em si, o fato do preço diferenciado. Contudo, continuo achando que para divulgação web é comprar briga por pouca coisa. Para caso de portfólio/concurso é de se pensar se vale a pena esfregar a cláusula na fuça da cliente ou não. Vai depender do caso concreto.

3. É fato que tem muita gente que não leem as cláusulas dos contratos. Ponto

5. É fato que tem um monte de gente que submete a si mesmo ou aos filhos à exposição na web, simplesmente para mendigar 'likes'. Ponto.

6. Clientes que não leem o contrato, solicitam a retirada das fotos de divulgação da página do fotógrafo e depois posta a foto sem o crédito é cliente mala. Eu mandava um post na foto "Que bom que ficou feliz com nosso trabalho. Sua princesa (príncipe) foi um super-modelo. Abçs," e esquecia a pessoa. Você cumpriu seu papel, recebeu sua remuneração, fez a divulgação indireta e acabou. Parte para outra.

Gostei das suas colocações.  :ok:


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 28 de Agosto de 2014, 09:24:07
Obrigada a todos por responderem!  :ok: :ok:

Estou pensando sobre dar desconto pra quem autorizar a publicação das fotos ou dar maior destaque nessa cláusula contratual, pra ninguém dizer que não leu. Também sou totalmente contra indispor com cliente, principalmente por meu público alvo serem as crianças. Quanto mais doce eu for melhor. E cliente mala sempre vai existir... tenho que me acostumar com isso.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #18 Online: 28 de Agosto de 2014, 09:59:32
Angelita, trabalho basicamente com crianças e já passei por esses questionamentos que voce está passando. Inclusive, já aconteceu comigo algo parecido. Na época, tinhamos conversado anteriormente com a cliente e tinhamos falado  especificamente dessa cláusula. Era logo nos primeiros meses de trabalho profissional. Acabamos que, no calor do ensaio, por inexperiencia, esquecemos de entregar o contrato pra cliente assinar. Ela aproveitou disso e pediu para que retirássemos as fotos do blog. Desde então, ficamos bastante atentos a essa questão. Não damos somente o contrato pros clientes assinarem. Alertamos especificamente sobre essa clausula pra evitarmos qualquer tipo de problema. Desde o inicio de nosso trabalho, marcamos um encontro anterior ao dia do ensaio, com isso, é mais simples falar sobre esses assuntos e outros que sejam importantes para o dia do ensaio.
Na época, lembro que conversei com alguns fotógrafos que diziam que colocavam no contrato a opção para o cliente marcar "sim" ou "não" nessa clausula. Como estavamos no inicio e precisávamos de portfólio, refletimos sobre o assunto e chegamos a conclusão de que não daríamos a opção ao cliente. Se ele quisesse fotografar realmente conosco, teria que assinar o termo de uso de imagem. Alguns pediam para não serem marcados no FB e a gente respeitava essa demanda. O uso comercial das imagens estava fora da clausula, ou seja, era de uso exclusivo para o portfólio. Com o tempo, o portfolio foi tomando consistência e o numero de clientes aumentando. Então, resolvemos tirar essa obrigatoriedade. Mesmo não tendo tido nenhum cliente que deixou de fechar com a gente por causa disso, achavamos que era uma imposição desnecessária a partir de então. Agora, se um cliente não quer aparecer, não me importo mais, pois haverá varios outros que não verão problema algum nisso.
Em relação às festas infantis e ao aparecimento de outras crianças. Num casamento, por exemplo, se pega a autorização dos noivos mas não dos convidados. Na festa infantil é a mesma coisa. É inviavel pedir a autorização de todos os convidados. O que eu procuro fazer é mostrar varias crianças juntas, evitando de colocar alguma, que não seja o aniversariante, em evidencia. Acho que isso pode evitar alguns problemas.
Já aconteceu de uma cliente pedir para não postar fotos de outras crianças que não seja o filho dela. Eu respeitei a demanda. Aliás, é sempre importante respeitar qualquer demanda em relação a isso. Mesmo depois da foto postada. No caso da cliente pedir pra retirar todas as fotos, é algo constrangedor pois a postagem já foi feita. Então, o importante é evitar o maximo que isso aconteça, conversando antecipadamente com os clientes, como te falei. No caso de um pai específico que veja a foto de seu filho e peça pra tirar, não há grandes constrangimentos para gente pois pode-se, por exemplo, substituir uma foto por outra na postagem. Isso ainda nunca aconteceu comigo.
Em relação a sua ideia de dar desconto, não acho legal não. Ou a pessoa não vê problema nisso ou vê. Acho meio ruim ter que monetarizar esse tipo de coisa. "Negociata" em excesso acaba atrapalhando o foco principal do trabalho.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Agosto de 2014, 12:41:52
Então, resolvemos tirar essa obrigatoriedade. Mesmo não tendo tido nenhum cliente que deixou de fechar com a gente por causa disso, achavamos que era uma imposição desnecessária a partir de então. Agora, se um cliente não quer aparecer, não me importo mais, pois haverá varios outros que não verão problema algum nisso.

Spider, me perdi aqui no raciocínio... vc tirou a obrigatoriedade de deixarem vc postar... aí vc garante o "não" postar... como vc pede a autorização para postar então? Verbalmente ou fazem um adendo ao contrato?
Abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 28 de Agosto de 2014, 13:49:46
Spider, me perdi aqui no raciocínio... vc tirou a obrigatoriedade de deixarem vc postar... aí vc garante o "não" postar... como vc pede a autorização para postar então? Verbalmente ou fazem um adendo ao contrato?
Abs.
Na verdade, caso a pessoa não queria, eu retiro essa cláusula do contrato dela.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #21 Online: 28 de Agosto de 2014, 14:45:23
Eu já deixo explícito no contrato que o direito autoral das fotos é meu. Caso o cliente não queira que elas sejam divulgadas, está descrito para que expressem por escrito no contrato no momento da assinatura.

Só que antes de chegar nesta cláusula, já adianto o assunto falando um pouco sobre as imagens, que esta é a forma que tenho de divulgar meu trabalho, que inclusive foi assim que o cliente chegou até mim.

Mesmo tendo no portifólio somente newborn, gestante e crianças, até hoje somente 1 (uma) cliente que não autorizou a divulgação das imagens, que eu acho que ela tem todo direito, já que se trata de seu filho e eu acatei numa boa. Não vou morrer por causa disto.

Ampliando um pouco a discussão, mas que aconteceu comigo, foi que a cliente pegou a foto que entreguei no DVD, divulgou no Instagram + Facebook + todas as redes sociais e colocou um daqueles filtros trash. Acabou com a foto. Nem precisa dizer o quanto fiquei "chateado" (pra não dizer palavrão) com a situação mas eu fiz o seguinte: Fiz um comentário na foto dizendo que tinha sido muito legal o ensaio com a gestante, bla, bla bla e que o filtro que ELA colocou, embora diferente do original, ficou legal. Depois disto, coloco no contrato uma cláusula onde eu cedo o direito de postagem das fotos ao cliente, desde que não sejam alteradas quaisquer características da mesma.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #22 Online: 28 de Agosto de 2014, 14:50:25
Achei bacana a colocação de vcs! Masss... pelo que eu sei, trabalho seu vc pode expor sem problemas! Não precisa autorização da pessoa... desde que não tenha fins comerciais... como portfólio!
Comecei a usar contrato a pouco tempo mais por essa questão de uso de imagem... Apesar que hoje em dia a grande maioria das pessoas adoram que postamos fotos delas em nossas páginas... Marketing gratuito!
No meu contrato, que é bem simples, até para ajudar a ler ele todo, está escrito assim:

Contratante desde já autoriza a utilização de sua imagem pelo Contratado em seu portfólio, exclusivamente para fins de divulgação de seu trabalho e sem fins comerciais(exceto concursos fotográficos). Essa utilização poderá ser feita em meios impressos (quadros, fotos, portfólios e flyers) ou virtuais (sites, blogs, fóruns ou redes sociais etc).

E pronto... Se estou certo ou não, não sei! Mas acho que a partir daí não iriam pedir para remover a publicação... e mesmo assim no final do ensaio, evento, sempre pergunto novamente da postagem!
Claro que se alguém falar algo e dizer que não quer que poste, não posto! Acho que não vale a pena arrumar encrenca por isso.... todos que estavam no evento firam vc fotografando.... O arquivo digital entrego com meu logo.. todos vão saber que foi vc que fez o trabalho... e a chance do cliente te indicar ou voltar a te procurar é muito maior se vc não tiver atrito com ele! ;)
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 28 de Agosto de 2014, 15:20:51
Achei bacana a colocação de vcs! Masss... pelo que eu sei, trabalho seu vc pode expor sem problemas! Não precisa autorização da pessoa... desde que não tenha fins comerciais... como portfólio!
Comecei a usar contrato a pouco tempo mais por essa questão de uso de imagem... Apesar que hoje em dia a grande maioria das pessoas adoram que postamos fotos delas em nossas páginas... Marketing gratuito!
No meu contrato, que é bem simples, até para ajudar a ler ele todo, está escrito assim:

Contratante desde já autoriza a utilização de sua imagem pelo Contratado em seu portfólio, exclusivamente para fins de divulgação de seu trabalho e sem fins comerciais(exceto concursos fotográficos). Essa utilização poderá ser feita em meios impressos (quadros, fotos, portfólios e flyers) ou virtuais (sites, blogs, fóruns ou redes sociais etc).

E pronto... Se estou certo ou não, não sei! Mas acho que a partir daí não iriam pedir para remover a publicação... e mesmo assim no final do ensaio, evento, sempre pergunto novamente da postagem!
Claro que se alguém falar algo e dizer que não quer que poste, não posto! Acho que não vale a pena arrumar encrenca por isso.... todos que estavam no evento firam vc fotografando.... O arquivo digital entrego com meu logo.. todos vão saber que foi vc que fez o trabalho... e a chance do cliente te indicar ou voltar a te procurar é muito maior se vc não tiver atrito com ele! ;)

Sua cláusula está melhor redigida do que a minha, posso copiar?  :D


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 28 de Agosto de 2014, 15:21:48
Eu já deixo explícito no contrato que o direito autoral das fotos é meu. Caso o cliente não queira que elas sejam divulgadas, está descrito para que expressem por escrito no contrato no momento da assinatura.

Só que antes de chegar nesta cláusula, já adianto o assunto falando um pouco sobre as imagens, que esta é a forma que tenho de divulgar meu trabalho, que inclusive foi assim que o cliente chegou até mim.

Mesmo tendo no portifólio somente newborn, gestante e crianças, até hoje somente 1 (uma) cliente que não autorizou a divulgação das imagens, que eu acho que ela tem todo direito, já que se trata de seu filho e eu acatei numa boa. Não vou morrer por causa disto.

Ampliando um pouco a discussão, mas que aconteceu comigo, foi que a cliente pegou a foto que entreguei no DVD, divulgou no Instagram + Facebook + todas as redes sociais e colocou um daqueles filtros trash. Acabou com a foto. Nem precisa dizer o quanto fiquei "chateado" (pra não dizer palavrão) com a situação mas eu fiz o seguinte: Fiz um comentário na foto dizendo que tinha sido muito legal o ensaio com a gestante, bla, bla bla e que o filtro que ELA colocou, embora diferente do original, ficou legal. Depois disto, coloco no contrato uma cláusula onde eu cedo o direito de postagem das fotos ao cliente, desde que não sejam alteradas quaisquer características da mesma.

Essa questão de filtro nunca aconteceu comigo, mas vou pensar em incluir isso no contrato também.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Agosto de 2014, 15:32:12
Essa questão de filtro nunca aconteceu comigo, mas vou pensar em incluir isso no contrato também.

Emho, se já é difícil proibir que a contratante poste a foto... muito mais difícil inibir o uso destes filtros que pipocam por todos os lados.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #26 Online: 28 de Agosto de 2014, 16:03:16
Sua cláusula está melhor redigida do que a minha, posso copiar?  :D

Claro... Fique a vontade!
Dos filtros... tbm não curto nada o cliente usar, mas acho que não podemos exigir isso do cliente... ele pagou pelo trabalho...
E outra, quem vê a foto com um filtro tosco, sabe que não foi o fotógrafo que colocou! ;)
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #27 Online: 28 de Agosto de 2014, 16:55:15
Claro... Fique a vontade!
Dos filtros... tbm não curto nada o cliente usar, mas acho que não podemos exigir isso do cliente... ele pagou pelo trabalho...
E outra, quem vê a foto com um filtro tosco, sabe que não foi o fotógrafo que colocou! ;)
Justamente é aí que está o problema, já que as fotos que vão pra internet tem o logo do fotógrafo estampado na foto. Quem vê não sabe se ela foi manipulada pelo cliente ou pelo fotógrafo.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, 16:55:46 por danilo.durigan »
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 29 de Agosto de 2014, 06:39:02
Ao frequentar um supermercado, vc gostaria que usassem a sua imagem da camera de vigilancia para usar como forma de divulgacao da empsa onde vc eh cliente? Ao postar as suas fotos no Instagram, facebook, etc, vc gostaria que essas suas fotos fossem usadas como forma campanha comercial de tais midias sociais, mesmo estando na clasula do contrato que nos todos aceitamos? Se isso, acontecesse ou acontecer, vc sem exaltar um minuto ja ficaria irritado e pensanso sobre vias de como entrar com uma acao judicial e como conseguir uma compensacao financeira por ter sua imagem usada para fins comerciais.

Na minha opiniao, vc pode muito bem divulgar o seu trabalho sem misturar seus clientes com campanha de marketing. Pq divulgacoes de imagens de trabalhos em midias sociais nao eh portfolio mas sim marketing.

E vc pode muito bem respeitar a imagem de seus clientes, que procuram fotografos e pagam esses fotografos para produzirem um trabalho para eles particularmente (e nao para o fotografo usar a imagem deles posteriormente).

O que nao falta no mercado sao modelos, atores e modelos aspirantes querendo fazer parte de uma campanha de marketing cobrando valores bem amigaveis, quando nao cobram nada para colocarem o primeiro pa na carreira.

Ja se as fotos fossem realmente usadas para portfolio, ou seja um livro dando prova do trabalho contendo uma narrativa visual, para serem mostradas aos clientes em potenciais que batem em sua porta, tenho certeza que absolutamente ninguem se importaria.

Mostrar fotos nao eh a unica forma de se promover em midias sociais, vc pode blogar textos sobre aspectos de seus trabalhos ou alguns trabalhos especificos, vc pode postar fotos dos bastidores que nao precisa ser necessariamente dos clientes, vc pode falar e mostrar projetos pessoais. Ou fazer campanha de imagens que nao envolva a imagem de seus clientes. Pelo menos nao as dos clientes que nao querem.

Afinal de contas, vc nao esta sendo pago para produzir para vc, mas sim para quem te paga.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 29 de Agosto de 2014, 06:54:55
Cliente postou uma foto que vc fez sem dar credito?

Sim, o correto seria dar credito em termos gerais... Mas eu nao me preocuparia com isso, pq a grande maioria das pessoas hao leem os creditos. A maioria dos que leem sao apenas os demais fotografos. E os raros que leem esquecem do nome que leram em menos de 30 segundos (a nao ser que vc ja tenha um nome de destaque no mercado).

Eh como ler o nome de alguem em uma pichacao na parede da cidade. A maioria a maioria nao le mesmo sendo um grafite gigante. Quando le logo esquecem do nome que leram. E os poucos qe leem sao os demais grafiteiros. Faria apenas diferenca se o que vc lesse fosse "Banksy" ou o nome do seu filho.

Nao se preocupem que nao eh o nome nos creditos que atrae clientes. Eh somente o fato de algum conhecido da pessoa saber que contratou um fotografo e se um dia esse conhecido estiver em duvida onde conseguir um fotografo ja sabe a quem perguntar. Ninguem vai ficar indo atras de nomes em creditos nas fotos, vao logo contactar o conhecido e pedir o telefone ou site.

Tanto eh que ja esta mais do que provado que fazer trabalho de graca em troca de creditos em publicacoes, eh a maior furada.