Alguns pontos que devem ser considerados...
1. O que for acordado entre as partes deve ser cumprido. Se a cliente solicita a retirada, ainda que o profissional tenha uma cláusula que lhe garanta a divulgação, acho de bom tom retirar imediatamente, sob pena de responder desnecessariamente a um processo e ter um IMENSO marketing negativo contra si.
2. Você pode perfeitamente atribuir valores diferenciados para serviços com ou sem cláusula de divulgação/portfólio/concursos. Mas nesse caso, acho absolutamente indispensável uma conversa prévia sobre esse ponto específico com a cliente, ainda que seja via e-mail mesmo. É preciso deixar claro que o preço distinto é em função da concordância em usar as fotos para divulgação/portfólio/concursos. Assim, se ela depois se queixar com você, você pode argumentar, além do fato da existência da cláusula em si, o fato do preço diferenciado. Contudo, continuo achando que para divulgação web é comprar briga por pouca coisa. Para caso de portfólio/concurso é de se pensar se vale a pena esfregar a cláusula na fuça da cliente ou não. Vai depender do caso concreto.
3. É fato que tem muita gente que não leem as cláusulas dos contratos. Ponto
5. É fato que tem um monte de gente que submete a si mesmo ou aos filhos à exposição na web, simplesmente para mendigar 'likes'. Ponto.
6. Clientes que não leem o contrato, solicitam a retirada das fotos de divulgação da página do fotógrafo e depois posta a foto sem o crédito é cliente mala. Eu mandava um post na foto "Que bom que ficou feliz com nosso trabalho. Sua princesa (príncipe) foi um super-modelo. Abçs," e esquecia a pessoa. Você cumpriu seu papel, recebeu sua remuneração, fez a divulgação indireta e acabou. Parte para outra.