Autor Tópico: Entrar no mundo do médio formato  (Lida 6757 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 27 de Agosto de 2014, 11:25:07
Senhores,

Juntou a curiosidade que sempre tive sobre o médio formato e a vontade de fotografar em filme.
Estou querendo comprar uma câmera mas sou um completo ignorante sobre os 2 assuntos.
Li alguns tutorias sobre câmera de médio formato em sites gringos, mas queria saber qual a realidade no Brasil.

Quanto custa o kit mais barato com uma objetiva? 
Essas câmeras ainda são produzidas?
Qual a mais popular aqui?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2014, 20:58:49
O mundo das câmeras médio formato é bastante amplo. Há opções para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Eu ousarei, não necessariamente responder, mas comentar as suas indagações.

Quanto custa o kit mais barato com uma objetiva?
Depende! (continue lendo até o fim)

Essas câmeras ainda são produzidas?
Sim, inclusive há médio formatos digitais no mercado.

Qual a mais popular aqui?
Sei lá, no Brasil, talvez as mais famosas sejam Pentax 67 e Hasselblad (as 500 C e C/M; as 501C e CM).

Ao comentar aqui que esse mundo é amplo, quero com isso dizer que as opções são muitas.

Tipos de lentes

Existem câmeras de objetivas fixas e muitas outras de objetivas intercamviáveis.

Tipo de câmeras

Nesse segmento das Médio Formato, existem câmeras do tipo:
  • TLR (Rolleiflex, Yashica, etc.)
  • Folding (uma infinidade de marcas)
  • Rangefinder (Mamiya 6, Mamiya 7, etc.)
  • SLR (Pentax 67, Hasselblad, Mamiya RB67 ou RZ67, entre outras)
  • DSLR (Pentax 645D, Hassel, e outras)

Tipos de formato

Existem câmeras: 6x4.5, 6x6, 6x7, 6x8, 6x9, 6x12, 6x17, e não pára por aí, tem mais. Todas elas usam filme 120 e ainda assim são consideradas Médio Formato.




Ditas essas coisas babacaninhas, eu penso que se vc der um rumo mais evidente das suas intenções e interesses, talvez hajam respostas interessantes. Do jeito que está, receio que falte algo para continuar o papo.

Ajudei?! Se sim, vamos em frente. Se não, me perdoe e ignore o que eu disse.




-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2014, 21:01:15
Coincidência!!! Hoje há uma 6x17 à venda na B&H.

CLIQUE AQUI
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2014, 21:38:02
Pra quem não conhece, olha que belezinha, olha que brinquedão interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=N2jvuRfJRXM
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2014, 21:49:26
E aqui, um 6x7 (híbrida, pois tb faz 6x6), do tipo rangefinder. Existe pra comprar, câmeras novas, na cx., zero quilômetro.

Pessoalmente, confesso, um sonho de consumo. Ela ou na Fuji GF670 que é construída na mesma plataforma, e, se não me engano, pelo mesmo fabricante. Será a Cosina? Creio que sim.

http://www.youtube.com/watch?v=uP1KHyFn1ew
« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, 21:50:28 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2014, 01:18:01
Eu gosto muito das foldings antigas como a Zeiss Ikonta e Voigtlanders 6x6 e 6x9. São baratas e dão uma imagem excelente. Além disso cabem no bolso (literalmente). Não gosto muito das TLR, acho um saco visor invertido, mas as Yashicas Mat são excelentes e bem baratas. As 6x6 Seagull são boas também. Fora isso, eu curto muito as Fuji e as Mamiya 6 x 4.5

Se quiser mesmo objetivas intercambiáveis, o preço sobe, e muito. Aí tem as Mamiya, Hassels, Rolleis, Bronicas e as Pentax.




Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2014, 01:54:15
Eu gosto muito do "sistema" PENTAX 67. Acho que tem boa relação CUSTO/BENEFÍCIO.

Mas, claro, nem tudo são flores. Como qualquer outra, ela tem lá suas vantagens, mas também desvantagens. Jogando tudo na balança, na minha opinião, é uma boa câmera com um set de lentes bastante completo e de ótima qualidade ótica.
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2014, 11:33:25
Eu gosto muito do "sistema" PENTAX 67. Acho que tem boa relação CUSTO/BENEFÍCIO.

Mas, claro, nem tudo são flores. Como qualquer outra, ela tem lá suas vantagens, mas também desvantagens. Jogando tudo na balança, na minha opinião, é uma boa câmera com um set de lentes bastante completo e de ótima qualidade ótica.


Principalmente na balança né... A Pentax 67 pesa pra caramba  :D


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2014, 16:39:33
No ultimo ano eu "passei"  pelas seguintes máquinas:

- Yashica Mat G
- Pentax 67 II com 3 lentes
- Mamiya 645 Pro com 4 lentes
Ao mesmo  tempo que a Mamiya,  uma Hasselblad 503 e uma Hasselblad 903

Fui vendendo uma pra comprar a outra.

De todas essas acabei optando ficar apenas  na Mamiya. Para mim, as grandes vantagens são : custo baixo para montar um bom set; possibilidade de trocar o back de filme sem precisar esperar acabar o rolo; peso suportável.
A Pentax tem uma ótica excelente mas é muito pesada e só posso usar um filme de cada vez.
A Hasselblad é um sistema Muito caro. Com o preço de uma lente dela compro 4 da Mamiya e ainda sobra.
A Yashica é bacana, mas limitada.

Tenho ainda 4 de fole (2 seagull, 1 Bessa e uma Agfa Record III que está para chegar), mas essas não entram na conta acima, são xodó, não vendo, não empresto,  não dou, rs
« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 16:40:13 por sri_canesh »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2014, 17:06:04
Eu achava a Yashica Mat uma porcaria. dificilmente o que eu via prestava. Até eu ver umas fotos lindas feitas com ela. Ai tive a certeza de que o problema não está nela. Aliás, a gente tem o costume de jogar a culpa nas coitadas, mas o problema geralmente está naquele que carrega a camera. Ou até mesmo no processo de revelação/digitalização.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2014, 18:42:01
Eu achava a Yashica Mat uma porcaria. dificilmente o que eu via prestava. Até eu ver umas fotos lindas feitas com ela. Ai tive a certeza de que o problema não está nela. Aliás, a gente tem o costume de jogar a culpa nas coitadas, mas o problema geralmente está naquele que carrega a camera. Ou até mesmo no processo de revelação/digitalização.

A qualidade dela é excelente, eu que não expliquei direito minha opinião, rs. Eu acho ela pesada e desajeitada para se carregar por ai para ter uma única distância focal. Custo vs Benefício (para mim)


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2014, 18:46:59
Sou fã de MF.
A recomendo sempre Mamiya, por sua qualidade de Construção  e Ótica soberba.
A Mamiya 645 é encontrada num preço justo e, mesmo apenas com a 80mm do kit vai dar muita alegria ao dono.
Podendo gastar mais, a Mamiya RB. Papa Fina.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2014, 18:49:18
Eu achava a Yashica Mat uma porcaria. dificilmente o que eu via prestava. Até eu ver umas fotos lindas feitas com ela. Ai tive a certeza de que o problema não está nela. Aliás, a gente tem o costume de jogar a culpa nas coitadas, mas o problema geralmente está naquele que carrega a camera. Ou até mesmo no processo de revelação/digitalização.
O interessante é que eu tenho uma Tia Chica (635) e tive uma Rollei.
Decidi ficar com apenas uma e nem pensei duas vezes em ficar com a Tia Chica.
É daquelas máquinas que competem contra o Nome das demais mas, na prática, não lhes deve nada.  8-)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 30 de Agosto de 2014, 18:50:47
O interessante é que eu tenho uma Tia Chica (635) e tive uma Rollei.
Decidi ficar com apenas uma e nem pensei duas vezes em ficar com a Tia Chica.
É daquelas máquinas que competem contra o Nome das demais mas, na prática, não lhes deve nada.  8-)
Gostei do "tia chica"  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 30 de Agosto de 2014, 21:32:11
Na verdade, sendo de um bom fabricante, é difícil uma MF ruim. Só não aconselho comprar as cegas sem pegar em mãos e ver como está o estado. É super comum anunciarem com "precisa de uma leve limpeza" e quando você vê, está com os elementos da objetiva totalmente detonados. Super comum com as fabricadas antes de 1950.

Tem umas marcas alternativas boas, obviamente quando a câmera foi bem mantida:

- Iskra I e Iskra II (cópia da Agfa Super Isolette), para mim a melhor MF produzida na ex-URSS, muito boa  mesmo
- Seagull, chinesa. Bem legal
- Agfa Isolette , vários sub modelos, todas excelentes
- Moskva I a IV, são cópias descaradas das Zeiss Ikonta, se der sorte de pegar uma boa, vale a pena.
- Kiev 6 e 60, são cópias da Pentacon-6, tipo SLR, pesadas pra caramba, o fotômetro é muito ordinário.

Não recomendo as Salyut e as Kiev 88 são cópias muito limitadas das Hassel, a mecânica é horrivel.