Autor Tópico: Fotografia low key  (Lida 3507 vezes)

Sa Algebaile

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 27 de Agosto de 2014, 15:28:24
Boa tarde. Estou aprendendo ainda fotografia e gostaria de uma ajuda para saber como fotografar em low key com fotômetro zerado, ou seja, exposição correta.

Obrigada


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2014, 15:36:59
Boa tarde. Estou aprendendo ainda fotografia e gostaria de uma ajuda para saber como fotografar em low key com fotômetro zerado, ou seja, exposição correta.

Obrigada

Boa tarde, não existe exposição correta, a exposição sugerida pelo fotômetro é a média. Por coincidência pode ser esta a que voce escolha e considere correta para o caso, mas na maioria das vezes, uma interferência no fotômetro é necessária, nem que seja de uma fração de ponto.

O fotometro zerado significa que sua imagem será registrada com tom médio e pra configurar um "low key" só vai ocorrer se seu sujeito for predominantemente claro, ou seja, sua cena for acima do cinza médio. Mas acredito que o lowkey tradicional seja feito a partir de um sujeito cinza escuro.

Uma imagem low key de um sujeito predominantemente cinza escuro, necessariamente precisa de sub exposição, uma vez que o fotômetro "zerado" tenta transformar tudo em cinza médio, seja branco, seja preto.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2014, 15:40:56 por Claudio Rombauer »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2014, 16:50:30
Respeitosamente, sugiro que antes de tudo estude muito sobre exposição.
Depois do assunto bem assentado, basta escolher qual exposição quererá dar à parte iluminada da cena (conforme explicado pelo Claudio) e depois subexpor o fundo em 2 pontos ou mais a depender da latitude da câmera, de quão escuro quererá o fundo, se há vazamento de luz para o fundo, do esquema de iluminação montado, etc...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2014, 19:43:39
Não faz sentido zerar fotometro em low key se usar medição matricial.
Se usar medição pontual, fotometrando na parte clara do sujeito, pode até funcionar zerando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


TalesPSG

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2014, 21:12:41
Boa noite.
Eu adoro Low Key.

Retirei um trecho do site Dicas de Fotografia para colar aqui para você.
Mas aconselho ler direto na fonte.

"Algumas sugestões para conseguir fotos neste estilo:

Utilizar fundo escuro ou com pouca luz
Usar uma luz bem contrastada
Ao usar flash concentrá-lo em poucas partes do assunto
Ao usar luz natural colocar o assunto aonde tem mais luz e deixar o resto na sombra
"

Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fotografia-lowkey
Nikon D610 + Nikon D7000 + Nikon D5200 / Nikkor: 50mm 1.4G + 50mm 1.8G + 35mm 1.8G + 70-300mm 4-5.6G VR + 18-105mm 3.5-5.6 + 50mm 2.0 AI-S /Sigma 24-70mm 2.8 / Tamron 17-50mm 2.8 (não VC) / Sb-900 + YN460 + YN460


Welbi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • 摄影就是把目标,头脑,眼睛和心放在同一条线上。
Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2014, 14:47:25
No início eu só "zerava" o fotômetro depois que li e reli o "O negativo" do Ansel Adams, minha vida fotográfica mudou muito, para muito melhor, esse livro me ensinou quase tudo sobre a fotometria!!!!!
É por essas e outras que eu não troco a minha Pinhole feita da caixa de sapato (Berluti Rapiécés Reprisés) do meu avó, por nada ! Hahaha!
我可以排一张你的照片吗?
我可以跟你合照吗?
你可以帮我(们)拍张照片吗?


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2014, 20:06:52
No início eu só "zerava" o fotômetro depois que li e reli o "O negativo" do Ansel Adams, minha vida fotográfica mudou muito, para muito melhor, esse livro me ensinou quase tudo sobre a fotometria!!!!!

Assunto importante, e muitas vezes subestimado. E o livro é sensacional!
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2014, 09:26:30
Assunto importante, e muitas vezes subestimado. E o livro é sensacional!

Verdade!

Infelizmente não li 'O Negativo' (preciso preencher essa lacuna na minha formação), mas li EXPOSIÇÃO PERFEITA - GUIA PROFISSIONAL PARA FOTOGRAFIAS DIGITAIS INCRÍVEIS, Michael Freeman, e é excelente. Recomendo para quem quer aprofundar em exposição.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2014, 11:05:15
Verdade!

... EXPOSIÇÃO PERFEITA - GUIA PROFISSIONAL PARA FOTOGRAFIAS DIGITAIS INCRÍVEIS, Michael Freeman, e é excelente. Recomendo para quem quer aprofundar em exposição.

Valeu pela dica, mais um pra lista!!  :assobi:

No geral, vejo uma despreocupação em relação a exposição.

Acho que estão muito disseminados a utilização de ajustes pré-definidos e automáticos, além da segurança de uma possibilidade de ajuste e 'correção' no pós (uma das 'promessas' dos arquivos raw...). De certo modo, acho que tudo isso acaba inferiorizando a importância do assunto.

A correta fotometria e a exposição possibilitam resultados muito superiores aos dos trabalho de ajustes e recuperação, por mais cuidadoso e meticuloso que seja.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2014, 14:15:36
quando voce fala de fotometro e lowkey, suponho que esteja se referindo a um fotometro de mao e nao ao fotometro da camera, até pq normalmente para este tipo de foto utilizamos flash e o fotometro da camera se torna inutil.

Bom, low key é basicamente uma imagem onde há a predominancia de tons escuros ou baixas luzes, nao necessariamente é uma imagem sub exposta



Esta foto minha por exemplo, o EXIF foi f/8, 1/125, ISO 100, uma fotometria bem padrao para quem trabalha em estudio, afastei um pouco mais o fundo, usei uma luz mais direcionada e fotometrei na crianca com um sekonic.

Se queres trabalhar com estudio, é ideal utilizar um fotometro de luz incidida, nao usei por muito tempo e me arrependi!
@jacobfotografiacriativa