Autor Tópico: Ensaio Família LifeStyle - Ajuda!  (Lida 1123 vezes)

rkline

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 28 de Agosto de 2014, 01:00:20
Boa noite galerinha,

       Chegou minha hora de pedir a ajuda de vocês.


Já faz um bom tempo que me cadastrei no fórum, e desde então estou sugando tudo que posso daqui e de livros que adquiri até o momento.

Como muitos aqui, estão começando na fotografia, e comigo não é diferente. Pretendo realizar um ensaio LifeStyle da família de um amigo para construir meu portfólio, e gostaria de dicas de composição, lugares para que a mãe, pai, a filhinha se posicione nas fotos a serem feitas. Alguns exemplos: Mãe com filhinha no colo sentadas no sofá, papai segurando filhinha, e por ai vai.

Alguém que já tenha feito esses ensaios poderia passar mais dicas baseadas em suas experiencias pessoais tanto para as fotos, quanto para o tratamento das imagens.

Desde já agradeço a todos.


ps.: Fiz pesquisas aqui no fórum e não achei nenhum tópico mais específico para o tema. Caso tenha algum, gentileza indicar.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2014, 03:35:17
Se vc quer montar um portfolio vc deveris usar conhecimentos que ja possui, afinal eh essa a proposta do portfolio (teoricamente ). Se vc precisa perguntar o que, como, onde fazer, vc nao tem o que mostrar ou o que dizer.

Quer dizer, vc pode mostrar que vc tem conhecimento de iluminacao e sobre os aspectos tecnicos do manuseio de camera e luz. Mas isso esta longe de ser o suficiente para se montar um portifolio sobre temas que vao alem de mero aspectos tecnicos de vamera e iluminacao.

A minha dica eh fotografar o quanto mais puder, estudar as suas proprias imagens, e se precisar de inspiracoes existem de sobras nas bancas de revistas e museus. E esquecer a palavra portfolio.

Uma hora vc vai sentar e olhar para as suas fotos, e assim perceber que vc tem o que transmitir, o que dizer e o que mostrar ( sem precisar perguntar a ninguem como transmitir, dizer e mostrar) de maneira coerente e logica. Entao, vc pode selecionar as fotos que vc ja fez que deem para construir um livro interessante, ou criar algo interssante particularmente para esse seu livro.



edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2014, 23:19:15

Bom, no pouco que sei, seguem minhas dicas:

1 - A família só estará a vontade se o ensaio respeitar o estilo da mesma...assim as fotos transmitirão uma harmonia maior
2 - Pesquise muito referências levando em consideração o ítem 1, e leve as fotos com você num tablet
3 - Sempre que postar uma pergunta, dê mais detalhes, como a idade dos filhos e seu estilo de ensaio, tipo, com baixa luz ou um ensaio externo  mais comercial.
ex:
Father & Son by Extra Medium, on Flickr

family shoot preview by David M. Zuber, on Flickr

Esteja preparado e neste ensaio, concentre-se em fazer algo impecável em nitidez e qualidade de imagem, com o tempo vc vai arriscando a inovar. Faça o simples e bonito.


rkline

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2014, 15:18:27
Edugandolfe,

    Obrigado pelas dicas. Estou estudando muito antes do ensaio. Este será o meu primeiro.

O ensaio será na residência dele, pretendo usar apenas luz ambiente. Se tiver um espaço aberto (terraço, jardim ou coisa parecida) na casa dele, pretendo aproveitar o ambiente também). Ele tem uma filhinha de 2 anos, e os participantes serão, ele, a esposa e a filhinha. Ainda vou fazer uma reunião com eles sobre o ensaio e marcar a data.


Jansen Bispo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
  • Eu sou diferente, igual à todo mundo!!
    • Jansen Bispo - Lifestyle Photography
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2014, 01:36:27
Olá, rkline. Tudo bem?

Procurando mais informações sobre lifestyle encontrei o seu post.
Gostaria de saber o resultado, suas impressões, dificuldades e do que gostou.

Compartilha com a gente o que achou.

Obrigado, abraço!
Jansen Bispo
Canon 6D | 600EX II-RT
EF 50mm 1.8 II  |  EF 85mm 1.8  |  EF 24-105mm 4.0
flickr.com/jansenbispo  | jansenbispo.com | @jansenbispo