Autor Tópico: Câmeras de bolso de alto desempenho - Opções de compra  (Lida 17246 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 25 de Setembro de 2014, 10:29:50
Ola rodpp, infelizmente nesse forum não dá para alterar as coisas passada algumas horas depois que posta. O que o pessoal faz é deixar as indicações nas proprias respostas assim como vc já fez.  :ok:

Sem dúvida, Vinicius, mas não se pode confundir as coisas. O título do seu tópico é: Câmeras de bolso de alto desempenho. Não sei se estas Fujis com sensorzinho de 2/3 se enquadrariam neste conjunto. Ou, em outras palavras, não creio mesmo que estas Fujis possam ser classificadas como Compactas Premium, que em teoria seriam câmeras de alto desempenho.

Alguem lá atrás falou que você havia esquecido de todas as Olys. Ora, quais Olys poderiam ou deveriam ser classificadas como câmeras de bolso de alto desempenho? Vale o mesmo critério. Claro que se pode conseguir (e se consegue) excelentes imagens com câmeras compactas comuns, como a Oly XZ2, Panas, etc, mas estas são o que se poderia chamar apenas de compactas comuns, e não compactas de alto desempenho.

Pessoalmente acho que o alto desempenho está diretamente relacionado ao tipo e/ou tamanho do sensor e IMHO qualquer compacta com sensorzinho de 2/3 ou 1/7 não se enquadra no grupo. E também, como bem disse a Helena em outro tópico, há de se considerar tecnologia embarcada no sensor, no software de processamento interno da câmera e na qualidade da objetiva.

Ah, mas alguém vai dizer, eu consigo imagens maravilhosas com minha compacta XPTO com sensor 2/3 ou 1/7, vá lá no meu Flickr e veja você mesmo. E eu responderia: parabéns! Suas fotos realmente são maravilhosas e isto só demonstra o quão bom fotógrafo você é, porque consegue imagens lindas com uma compacta comum com sensorzinho de 2/3. Parabéns! A câmera NÃO É DE ALTO DESEMPENHO, mas sim você.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2014, 10:39:37 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #46 Online: 25 de Setembro de 2014, 10:56:50
O greatwalker esta acrescentando na primeira postagem!
D600 - E-M10


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 25 de Setembro de 2014, 13:39:57
O greatwalker esta acrescentando na primeira postagem!

Que bom! isso sim é Moderador dedicado :D eu nem percebi, vou dar uma checada.

É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #48 Online: 26 de Setembro de 2014, 15:02:27
Sem dúvida, Vinicius, mas não se pode confundir as coisas. O título do seu tópico é: Câmeras de bolso de alto desempenho. Não sei se estas Fujis com sensorzinho de 2/3 se enquadrariam neste conjunto. Ou, em outras palavras, não creio mesmo que estas Fujis possam ser classificadas como Compactas Premium, que em teoria seriam câmeras de alto desempenho.

Alguem lá atrás falou que você havia esquecido de todas as Olys. Ora, quais Olys poderiam ou deveriam ser classificadas como câmeras de bolso de alto desempenho? Vale o mesmo critério. Claro que se pode conseguir (e se consegue) excelentes imagens com câmeras compactas comuns, como a Oly XZ2, Panas, etc, mas estas são o que se poderia chamar apenas de compactas comuns, e não compactas de alto desempenho.

Pessoalmente acho que o alto desempenho está diretamente relacionado ao tipo e/ou tamanho do sensor e IMHO qualquer compacta com sensorzinho de 2/3 ou 1/7 não se enquadra no grupo. E também, como bem disse a Helena em outro tópico, há de se considerar tecnologia embarcada no sensor, no software de processamento interno da câmera e na qualidade da objetiva.

Ah, mas alguém vai dizer, eu consigo imagens maravilhosas com minha compacta XPTO com sensor 2/3 ou 1/7, vá lá no meu Flickr e veja você mesmo. E eu responderia: parabéns! Suas fotos realmente são maravilhosas e isto só demonstra o quão bom fotógrafo você é, porque consegue imagens lindas com uma compacta comum com sensorzinho de 2/3. Parabéns! A câmera NÃO É DE ALTO DESEMPENHO, mas sim você.

Olá Diogenes,

Concordo que o tamanho do sensor é um dos principais fatores na qualidade de imagem. E os sensorezinhos de 2/3" ou 1/1.7" não entregam a mesma qualidade de um sensor 1" ou 4/3". E estes por sua vez também são muito pequenos perto dos sensores full frame.

A questão é ser uma Câmera de Bolso. Tenho uma Fuji X100 com sensor APS-C, mas definitivamente não a considero uma câmera de bolso, a não ser que seja o bolso de uma jaqueta que não tem como usar aqui no Rio!

Se excluírmos as câmeras com sensorezinhos de 2/3" e 1/1.7", as câmeras de bolso que sobram são as Sony RX100 que reinaram sozinhas até agora e a recém lançada Canon G7 X. Mas o preço é salgado.

Se o preço não for problema, e não formos exigentes demais com o tamanho, a Sony RX1 deve ser considerada. Possui sensor Full Frame e é menor do que a DP2 Merril que você citou. Mas é maior do que as RX100.

Então, pensando nas câmeras realmente portáteis, teríamos somente as RX100 e a nova Canon G7 X com sensores de 1". As demais são câmeras maiores.

Então acho válido considerar as câmeras com sensores 2/3" e 1/1.7" porque elas atendem o quesito de portabilidade/câmera de bolso sem ter os sensores minúsculos 1/2.3" das outras câmeras que atendem ao quesito de portabilidade.

Considerando estas câmeras realmente portáteis, as RX100 e a G7 X estariam sem dúvidas no topo com um preço mais alto, seguidas pela Fuji XQ1 e Canon S120 em um valor mais acessível por exemplo.

Aumentando um pouco o tamanho, teríamos a RX1 como líder absoluta seguida de longe por outras concorrentes.


EDIT: Os sensores de 1" são 100% maiores do que os sensores de 2/3". Os sensores 4/3" são 94% maiores do que os sensores de 1". E os sensores Full Frame são 129% maiores do que os sensores APS-C.

Ou seja as diferenças de tamanho entre 2/3" e 1", bem como entre 1" e 4/3", são bem menores do que a diferença entre APS-C e Full Frame.

EDIT2: Comparei agora o tamanho da Sony RX1 com a RX100 e certamente cabe mais uma "categoria" entre elas. Apesar do corpo ser pequeno, a lente para o sensor Full Frame é bem grande né.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2014, 15:25:58 por rodpp »


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 26 de Setembro de 2014, 16:06:45
Olá Diogenes,

A questão é ser uma Câmera de Bolso. Tenho uma Fuji X100 com sensor APS-C, mas definitivamente não a considero uma câmera de bolso, a não ser que seja o bolso de uma jaqueta que não tem como usar aqui no Rio!

Então, pensando nas câmeras realmente portáteis, teríamos somente as RX100 e a nova Canon G7 X com sensores de 1". As demais são câmeras maiores.


Com ctz a X100 é maior que RX100, mas como na vida tudo depende... algo que pode ser grande demais para uns para outros pode ser pequeno.

Algumas pessoas não vão achar nada pratico carregar uma cameras mirrorless + pancake nas quais citei... enquanto outras irão discordar... tudo depende.

Quando você diz "realmente portatil", vc está falando praticamente da classificação que criei "Bolso da calça". E realmente uma câmera de alto desempenho que seja igual ou acima de 1' e que caibam no bolso da calça existem poucas opções mesmo... pode botar aí na sua lista a Coolpix A.

Falei em "alto desempenho" pensando em opções de 1' pra cima. Mas quem for menos exigente pode classificar cameras de 1' pra baixo, tudo depende do seu nível de exigência, não vejo problemas com isso.

Não vale a pena criar caso pra classificar o que é "alto desempenho" se tudo depende de pessoa para pessoa.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #50 Online: 26 de Setembro de 2014, 16:59:30
Com ctz a X100 é maior que RX100, mas como na vida tudo depende... algo que pode ser grande demais para uns para outros pode ser pequeno.

Algumas pessoas não vão achar nada pratico carregar uma cameras mirrorless + pancake nas quais citei... enquanto outras irão discordar... tudo depende.

Quando você diz "realmente portatil", vc está falando praticamente da classificação que criei "Bolso da calça". E realmente uma câmera de alto desempenho que seja igual ou acima de 1' e que caibam no bolso da calça existem poucas opções mesmo... pode botar aí na sua lista a Coolpix A.

Falei em "alto desempenho" pensando em opções de 1' pra cima. Mas quem for menos exigente pode classificar cameras de 1' pra baixo, tudo depende do seu nível de exigência, não vejo problemas com isso.

Não vale a pena criar caso pra classificar o que é "alto desempenho" se tudo depende de pessoa para pessoa.

Concordo, são restrições confitantes!

Se você tiver um nível alto de exigência de tamanho vai sacrificar a qualidade.

Se você tiver um nível alto de exigência de qualidade vai sacrificar o tamanho.

E a câmera de maior qualidade não substitui a portátil porque você não terá a facilidade de andar com ela a todo momento. E a câmera portátil obviamente não substitui uma câmera de qualidade.

Eu, aí já é uma questão pessoal, contornaria o problema tendo duas câmeras. Por exemplo uma das Sony RX100 para atender ao tamanho (mas nunca substituirá a qualidade de uma APS-C muito menos FF) e uma RX1 para atender a qualidade (que não atenderia o quesito portabilidade do bolso da calça!). Além de um kit com lentes intercambiáveis. O problema é que não tenho grana para estas câmeras todas!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #51 Online: 26 de Setembro de 2014, 17:15:50
Por isso que o pessoal gosta tanto das mirrorless, seja com sensor MFT ou APS-C. Tem-se uma qualidade próxima às de uma full-frame - o que nas mãos dos mais talentosos já é mais do que suficiente - e tamanho próximo aos de uma compacta, em alguns casos, ou no mínimo menores do que os de uma reflex. É aquela velha discussão de que o meio termo pode ser bom ou ruim, dependendo do ponto de vista e da necessidade.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:08:27
Duas perguntas aos colegas não tão amadores como eu, ou mesmo para estes.

1) Qual a diferença entre a Sony RX-1 e Sony RX-1R ?

2) Qual a real diferença de qualidade entre uma imagem registrada em determinado local/horário com uma FF qualquer de entrada (ex. D610) e uma Sony RX-1 (ou RX-1R), feitas pelo mesmo profissional ? Supor que ambas estejam com lentes semelhantes de maneira que a imagem seja feita na mesma DF.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #53 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:18:39
Diogenes, a R nao tem filtro AA.

Acho que a diferenca na foto sera justamente o que a presenca do filtro AA causar na foto da d610. De resto, acho q nada!
D600 - E-M10


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 02 de Outubro de 2014, 16:29:33
Diogenes, a R nao tem filtro AA.

Acho que a diferenca na foto sera justamente o que a presenca do filtro AA causar na foto da d610. De resto, acho q nada!

Legal, Kokimoto

Obrigado pelas respostas.

Eu já externei aqui minha opinião em alguns tópicos, sobre levar equipamentos grandes em viagem. E, claro, nem todos pensam como eu. Ainda bem que seja assim. E neste momento estou aqui ruminando e ruminando até onde convém manter toda a tralha que mantenho, pela quantidade de fotos que tenho feito. Independente de estar por aqui ou viajando, o equipamento tem ficado a maior parte do tempo no armário...ou tomando banho de sol, para evitar fungos. Sei lá...tô aqui ruminando se não valeria a pena pegar uma bichinha pequena com sensor grande, no lugar da tralha toda. Pro meu uso, acho que seria mais do que suficiente. Sei lá...

Em tempo: se tenho lido que tirar o tal espelho low pass é o que todos deveriam fazer, é de se supor que a RX-1r deva ser melhor que a RX-1?
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 16:38:16 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #55 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:02:04
Diogenes, estou contigo. Se a rx1 tivesse uns conversores para 28 e 50 como a x100s, eu abraçava facil um conjunto desses!

Quanto ao filtro, nao entendo muito, mas parece q a R tem um pouco mais de resolucao. Mas eh mais propensa ao tal do moire. Mas posso estar falando bobagem.
D600 - E-M10


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:08:22
É isso, Kokimoto.

Vamos ver se aparece mais alguém por aqui, pra palpitar.

A verdade é que eu trabalho pra Karal*&¨%$#@, e portanto sobra pouco tempo pro lazer.

Felizmente entretanto, eu tenho algumas fontes de lazer que me ajudam a eliminar o stress. Todas me dão prazer e me divido entre elas. Moto, bike, eventualmente até vídeo game, fotografia, amigos e agora até um neto! Lá em casa estamos há 2 semanas praticamente só preparando a festinha de 1 aninho dele, já que minha filha está morando no Rio e vem pra Sampa só pra isto. É uma festa. Literalmente. Além disto, tenho 4 cams lá em casa. Veja que sobra pouco tempo pra D7000 e suas lentes...rs. To achando desperdício.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 17:10:50 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #57 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:22:24
Esse é um grande dilema pra qualquer amador Diogenes
Tenho uma 70D que adoro, com lentes ótimas como a Sigma 18-35 e Canon 50mm 1.4, sempre que posso fotografo no fim de semana com ela, mas sinto falta de portabilidade nos outros dias, uma walkaround para andar comigo no dia a dia, já que gosto de fotografar o tempo todo e não somente no fim de semana
Ainda estou me decidindo e aguardando novos lançamentos, estava querendo pegar uma Olympus OM-D EM10 com uma 14-42 pancake, mas o preço e tamanho do sensor não me agradam. Atualmente vi a EOS M com a 22mm pancake em promoção por 300 dolares, mas fico pensando se não sentirei falta do viewfinder. Enfim, é uma duvida complicada para todos, afinal gostaria de uma câmera tão boa quanto minha 70D, mas pequena como a RX100 :ok:
Até novembro devo decidir se pego a EOS M, msm com seus defeitos, para testar e ver se atende minhas necessidades do dia a dia. Se não for ela, devo aguardar mais um ano por novos lançamentos até decidir que segunda câmera pegar ou se me adapto a 70D e as 24mm e 40mm pancake como walkaround :D


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:30:15
Esse é um grande dilema pra qualquer amador Diogenes
Tenho uma 70D que adoro, com lentes ótimas como a Sigma 18-35 e Canon 50mm 1.4, sempre que posso fotografo no fim de semana com ela, mas sinto falta de portabilidade nos outros dias, uma walkaround para andar comigo no dia a dia, já que gosto de fotografar o tempo todo e não somente no fim de semana
Ainda estou me decidindo e aguardando novos lançamentos, estava querendo pegar uma Olympus OM-D EM10 com uma 14-42 pancake, mas o preço e tamanho do sensor não me agradam. Atualmente vi a EOS M com a 22mm pancake em promoção por 300 dolares, mas fico pensando se não sentirei falta do viewfinder. Enfim, é uma duvida complicada para todos, afinal gostaria de uma câmera tão boa quanto minha 70D, mas pequena como a RX100 :ok:
Até novembro devo decidir se pego a EOS M, msm com seus defeitos, para testar e ver se atende minhas necessidades do dia a dia. Se não for ela, devo aguardar mais um ano por novos lançamentos até decidir que segunda câmera pegar ou se me adapto a 70D e as 24mm e 40mm pancake como walkaround :D

Pois é Lucas, isso é pessoal pra caramba.

Eu, definitivamente, não ando com minha D7000 em qualquer lugar. Moro em São Paulo. Além disto, como tenho dito reiteradamente, qual a diferença de qualidade entre uma 70D, uma RX-100 (ou RX-1), uma Fuji destas novas com sensor trans, etc? Refiro-me pro meu uso e pra maioria, acredito eu, que tira trocentas fotos mas somente as vê num monitor (normalmente um monitor nota 6,5) e quando imprime (quando imprime, eu disse...) o faz uma vez por ano em tamanho 10X15.

A verdade então é que se fica procurando a qualidade absoluta, mas de fato esta qualidade absoluta além de ser relativa (pra uso não profissional), na maior parte das vezes é dispensável.

Como eu disse...sei lá...to aqui ruminando se mando tudo pro espaço e fico só com as pequenas.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 17:30:45 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 19 de Novembro de 2014, 13:57:23
A nx300 cabe fácil no bolso do meu casaco, tanto com a 30mm pancake quanto com a 16-50pz. E dá pra levar a outra lente no bolso externo do casaco.

Fica assim: https://flic.kr/p/q7spjX

Nx300 + 16-50pz: https://flic.kr/p/q7sLae

Nx300 + 30mm f2 pancake: https://flic.kr/p/q5xgcb
« Última modificação: 19 de Novembro de 2014, 14:17:56 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S