Autor Tópico: Câmeras de bolso de alto desempenho - Opções de compra  (Lida 17245 vezes)

vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Agosto de 2014, 17:09:07
Antes de mais nada, quero deixar claro que irei classificar como "câmera compacta" uma câmera que caiba no bolso de sua calça jeans e no máximo no bolso de uma jaqueta, seja a câmera, um mirrorless intercambiável ou uma compacta premium. Caso alguém ache que este não é o espaço correto, não precisa escrachar o topico, contate o modedador e peça p/ move-lo.

-A ideia de compacta aqui é que vc possa leva-la consigo guardado em algum bolso e não numa bolsa.
-Vou citar algumas câmeras (n todas) especificando lente/viewfinder/sapata/Tipo de Bolso, pois são itens que as pessoas levam mais consideração
-Lógico que há mais diferenças significantes, seja de apetrechos, seja na qualidade de imagem, essa lista serve como base de pesquisa
-Imagens de intercambiaveis não estão com a lente pancake... as fotos são meramente ilustrativas.
-Preferencia para cameras que não sairam de linha
-Preços retirado do site da B&H pois nos USA geralmente os preços são tabelados
-Para cameras com lentes intercambiaveis a preferencia é comprar apenas o corpo + lente pancake, caso não venda somente o corpo vai a camera com kit mesmo
-Estabeleci o limite do sensor de 1 polegada para cima, por que não tenho tempo e porque quero manter uma qualidade de imagem excelente.
-Quando digo "bolso da calça" digo o bolso de trás que é mais folgado... ao menos que vc seja mulher aí não existe bolso folgado... Tudo é meio relativo não levem a medida tipo de bolso a serio, ok ?  :ok:


--------------------------------------------------------------------
Cameras com Sensor APS-C
--------------------------------------------------------------------

Nikon Coolpix A (U$1,096.95)
Viewfinder: Vendido separadamente - Nikon DF-CP1 (U$396.95)
Lente: Fixa  18.5mm F2.8
Sapata: Sim
Tipo de Bolso: Bolso da calça




--------------------------------------------------------------------

Sony NEX-5 / A5000 + Lente do Kit (U$498.00) + Lente SEL16F28 16mm f/2.8 (U$248.00)
Viewfinder: Não
Lente: Intercambiavel
Sapata: Não
Tipo de Bolso: Bolso da jaqueta




--------------------------------------------------------------------

Sony A6000  (U$798.00) + Lente SEL16F28 16mm f/2.8 (U$248.00)
Viewfinder: Sim
Lente: Intercambiavel
Sapata: Sim
Tipo de Bolso: Bolso da jaqueta, pode ser que fique apertado




--------------------------------------------------------------------

Fujifilm XM-1 (U$499.95) + Lente XF 27mm f/2.8 Lens (U$299.95)
Viewfinder: Não
Lente: Intercambiavel
Sapata: Sim
Tipo de Bolso: Bolso da jaqueta




--------------------------------------------------------------------

Fujifilm XE-1 (U$799.95) + Lente XF 27mm f/2.8 Lens (U$299.95)
Fujifilm XE-2 (U$499.00) + Lente XF 27mm f/2.8 Lens (U$299.95)
Viewfinder: Sim
Lente: Intercambiavel
Sapata: Sim
Tipo de Bolso: Bolso da jaqueta, pode ser que fique apertado




--------------------------------------------------------------------

Fujifilm X100S (U$1,299.00)
Viewfinder: Sim
Lente: Fixa - 35mm F2.0
Sapata: Sim
Tipo de Bolso: Bolso da calça, pode ser que fique apertado




--------------------------------------------------------------------

Canon EOS M (U$311.00) + Lente Canon EF-M 22mm f/2 STM (U$119.00)
Viewfinder: Não
Lente: Intercambiavel
Sapata: Sim
Tipo de Bolso: Bolso da jaqueta




--------------------------------------------------------------------

Comparativo de tamanho das cameras APS-C, na mesma sequencia acima
http://j.mp/1wJEkuP





--------------------------------------------------------------------
Cameras com Sensor 4/3 e 1.5'
--------------------------------------------------------------------



Panasonic Lumix DMC-GM1 + Lente do Kit 12-32mm (U$747.99) + Lente Olympus M.Zuiko Digital ED 14-42mm f/3.5-5.6 EZ (U$349.00)
Viewfinder: Não
Lente: Intercambiavel
Sapata: Não
Tipo de Bolso: Bolso da calça, pode ser que fique apertado




--------------------------------------------------------------------

Canon PowerShot G1 X Mark II (U$799.00)
Viewfinder: Vendido separadamente - EVF-DC1 (U$240.86)
Lente: Fixa - 24-120mm F2.0-3.9
Sapata: Sim
Tipo de Bolso: Bolso da jaqueta, pode ser que fique apertado




--------------------------------------------------------------------

Olympus E-PL5 (U$599.00) + Lente Olympus M.Zuiko Digital 17mm f/2.8 ($299.00)
Viewfinder: Vendido separadamente - VF-4 (U$279.00)
Lente: Intercambiavel
Sapata: Sim
Tipo de Bolso: Bolso da jaqueta




--------------------------------------------------------------------

Comparativo de tamanho das cameras 4/3 e 1.5', na mesma sequencia acima
http://j.mp/1wJED95





--------------------------------------------------------------------
Cameras com Sensor de 1
--------------------------------------------------------------------

Sony RX100 III (U$798.00)
Viewfinder: Sim
Lente: Fixa - 24-70mm F1.8-2.8
Sapata: Não
Tipo de Bolso: Bolso da calça




--------------------------------------------------------------------

Sony RX100 II (U$648.00)
Viewfinder: Vendido separadamente - FDAEV1MK (U$448.00)
Lente: Fixa - 18-100mm F1.8-2.8
Sapata: Sim
Tipo de Bolso: Bolso da calça




--------------------------------------------------------------------

Nikon 1 J4 + Lente 10-30mm f3.5-5.6 Lens(U$596.95) + Lente Nikon 1 Nikkor 10mm f/2.8 Lens (U$246.95)
Viewfinder: Não
Lente: Intercambiavel
Sapata: Não
Tipo de Bolso: Bolso da calça, pode ser que fique apertado




--------------------------------------------------------------------

Comparativo de tamanho das cameras com sensor de 1', na mesma sequencia acima
http://j.mp/1zMxW2f





--------------------------------------------------------------------
Futuras Opções
--------------------------------------------------------------------

-Fujifilm X100T
-Panasonic Lumix DMC-GM2

Sugestões de outras câmeras, erros no texto, ou de valores, corrija vc mesmo na respondendo abaixo.  :ok:
« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, 14:24:33 por Elder Walker »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2014, 17:23:40
Muito bom o tópico.

Um excepcional resumo do que pode ser classificado como compacta premium ou qualquer outra denominação que seja, que qualifique a câmera com sendo COMPACTA e que produza imagens de qualidade, para o fim que se destina.

Agora sim, quem estiver procurando uma compacta de qualidade, tem uma lista bem boa para comparar e de acordo com os gostos individuais, comprar.

Parabéns pela iniciativa.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2014, 17:28:44
Excelente iniciativa. Tem algumas coisas que podem ser padronizadas/corrigidas, mas já foi um baita trabalho. O principal que eu percebi é que algumas distâncias focais das lentes, sejam elas fixas ou intercambiáveis, não seguem o padrão de DF real ou equivalente. Mas, novamente, são detalhes que podemos ir acrescentando neste excelente apanhado.

Particularmente, acho que poderia incluir os principais modelos das compactas premium com sensores de 2/3" (como as Fuji X20, X30, etc) e de 1/1.7" como Pana LX7, Canon G15, Oly XZ-2, etc... perde-se em qualidade de imagem, porém somam-se mais opções de "bolso de calça" que você bem definiu.

E acho que o local é esse mesmo.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2014, 18:24:45
Na verdade, o que consideramos COMPACTAS, são as câmeras com sensor pequeno (até 1" pra mim, ainda dá pra considerar compacta, tipo compacta premium). Superzoons tbém são compactas, com corpos grandes. Pela classificação que usamos, nenhuma dessas é compacta... se eu ainda fosse modera, transferia o tópico para a sala certa, das reflex e mirrorless.  :ok:
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, 18:26:41 por Helena Bsb »


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2014, 18:41:06
Não adiantou pedir pra falar direto com o moderador caso entre nesse assunto.
Se a gente entrar no assunto sobre definição de câmeras vamos ficar discutindo isso por paginas e paginas.
Coloquei a definição de compacta lá em cima não interessa se esta certo ou errado a intenção é colocar a câmera no bolso.

Realmente Elder tem alguns errinhos principalmente sobre distancias focais equivalentes a35mm ou não. Mas acho que como inicio de pesquisa pra quem entra aqui ate que não esta tao mal... Se quiser fique a vontade pra editar :)
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2014, 18:45:41
Não adiantou pedir pra falar direto com o moderador caso entre nesse assunto.
Se a gente entrar no assunto sobre definição de câmeras vamos ficar discutindo isso por paginas e paginas.
Coloquei a definição de compacta lá em cima não interessa se esta certo ou errado a intenção é colocar a câmera no bolso.

Realmente Elder tem alguns errinhos principalmente sobre distancias focais equivalentes a35mm ou não. Mas acho que como inicio de pesquisa pra quem entra aqui ate que não esta tao mal... Se quiser fique a vontade pra editar :)

não é entrar no mérito da definição/classificação de câmeras. É entrar no tipo de classificação usada NO FÓRUM.   :ok:
Mas não está mais aqui quem falou. Não me meto mais aonde não for chamada.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2014, 19:17:55
Me desculpe Helena não quis ser rude.

Na definição de compacta na qual descrevi, não importa o tipo de câmera. Mesmo que exista uma lei que diz que  "câmera compacta" tem lente fixa, não estou falando desse tipo. Mesmo porque a definição de câmera compacta na wikipedia foi escrita por uma pessoa qualquer e não por um ser superior que define todas as coisas no mundo. Da mesma for que eu posso entrar no editor do Waze e corrigir o nome da minha rua, posso entrar na wikipedia e dizer que câmera compacta é uma câmera com definições menores pois as pecas alem de terem seu tamanho reduzida estão mais próximas umas as outras tornado assim bem menores que uma câmera convencional.

De qualquer forma compacta pra min é algo como descrevi a cima. Não importa o quanto eu esteja errado.

Sabia que misturar câmeras mirrorless com câmeras de lente fixa ia dar nisso... Justamente no assunto onde eu não queria chegar. Eu só queria compartilhar com vcs câmeras para levar no bolso. Pouco importa o lugar que eateja...
Elder joga pro papo furado que não tem erro.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2014, 19:24:21
Ou muda o título do tópico para "câmeras de bolso de alto desempenho" :assobi:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2014, 19:24:32
Vinicius,
para um bom entendedor, um risco é 'francisco'.
Muito bom o trabalho de garimpagem. Serve inclusive como fonte de pesquisa para a tradicional pergunta "Qual Câmera devo comprar"?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2014, 19:40:35
Calma lá, pessoal.

Em primeiro lugar, vamos esclarecer que essa foi uma ideia que pintou justamente para não desvirtuar outros tópicos mais específicos. Então o colega Vinicius teve essa ótima iniciativa de fazer esse trabalho de garimpo e organização e postou aqui, inclusive me mandando MP para avaliar se o local é o correto.

Quanto a organização na área correta do forum, realmente, a maior parte delas se encaixaria nas área das mirrorless, que por sua vez não tem bem uma sessão específica, mas sim junto com as DSLR ooooouuu separadas por marcas, o que não é o caso aqui, porque também temos compactas de lente fixa que se encaixam na descrição de compactas.

Creio que toda opinião seja bem-vinda, seja com relação ao conteúdo, seja com relação a organização. Vamos avaliar e, se for o caso, migramos o tópico. Mas por ora, acho que a área das compactas faz mais sentido visando a aplicação e o apelo de compra, ou seja, mesmo os modelos com lentes intercambiáveis estão sendo sugerido como walkarounds, não como entusiastas dos sistemas mirrorless.

Uma coisa que tenho pensado há tempos, inclusive por participar e ter interesse em compactas, seria um tópico parecido com este, mas ainda mais completo, tipo aqueles guias que traz os estilos de câmeras subdivididos em compactas e compactas avançadas, bridges, mirrorless e DSLR tanto de entrada quanto avançadas, e por aí vai... mas aí precisaríamos ir montando um time para compilar as ideias, organizar, formatar, etc... Até por isso que, mais uma vez, acho muito bacana esse pontapé feito aqui neste tópico.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2014, 21:41:51
Tá tudo bem. Tá tudo certo. Todos tem razão.

O que me parece entretanto é que o Vinicius pensou, pesquisou e colocou uma lista de câmeras que tem tudo a ver com zilhões de perguntas que surgem por aqui, minha inclusive por duas ocasiões, quando me propus a adquirir uma compacta. E ele, assim como eu, considera compacta uma câmera pequena, e pequena o suficiente para poder ser considerada compacta.

Toda vez que se procura algo compacto, parte-se do princípio que se esteja procurando algo pequeno, compacto mesmo. Esta foi a idéia e eu concordo integralmente com ela. Se há erro, não está nesta lista.

Não concordo com a Helena quando diz que super zoom também é uma compacta, porém em corpo grande. Ora, se é um corpo grande, pela própria definição, não é compacta.

Portanto gente, compacto é compacto, seja com espelho ou sem espelho, sem com lentes fixas ou não, seja com sensor de 1" ou 2/3. O que pode variar um pouco seria dizer que uma compacta com sensor de 1" é uma compacta premium e uma com sensor de 2/3 é uma compacta comum, ainda que ambas consigam entregar imagens com qualidade similar. Imaginem que se amanhã surgir uma DSLR do tamanho de uma RX-100, nem por isto ela deixará de ser compacta. Será uma DSLR compacta, porque é pequena.

Portanto o conceito de compacta é que está sendo considerado de forma errada quando falamos em câmeras, IMHO.

Câmera compacta é aquela que cabe no bolso da calça...ou no máximo no bolso da jaqueta, como bem definiu o Vinicius. Pelo menos foi este o conceito que ele considerou e utilizou.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, 21:44:47 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2014, 11:30:13
não é entrar no mérito da definição/classificação de câmeras. É entrar no tipo de classificação usada NO FÓRUM.   :ok:
Mas não está mais aqui quem falou. Não me meto mais aonde não for chamada.

Definir compacta pelo tamanho do sensor é equivocado demais.

O autor do tópico usou uma definição bem coerente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2014, 11:38:49
Faltou a Canon S120 aí.

 :assobi:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2014, 13:49:54
Definir compacta pelo tamanho do sensor é equivocado demais.

Afirmação subjetiva.

Na BestBuy classificam como "Compact System Camera". Coloquem essa compacta no bolso:

http://www.bestbuy.com/site/nikon-1-j4-digital-compact-system-camera-with-1-nikkor-10-100mm-f-4-5-6-vr-lens-white/6846064.p

No site da Canon (USA) não há nenhuma citação do termo "compacta".

No site da Nikon tem uma seção só para as "Compact Digital Cameras". As SZ estão lá também.

Em qual bolso cabe a P600?   :ponder:

==> http://www.nikonusa.com/en/Nikon-Products/Compact-Digital-Cameras/index.page

Se eu fosse abrir um tópico dessa natureza, eu escreveria "Câmera de bolso".  Pra quê complicar?  :no:
Essa discussão não vai chegar a lugar algum, pois como disseram, não há "leis" para essas classificações - que muitas vezes é feita pelo próprio mercado, por usuários ou então fabricantes. E nesse tipo de discussão vão (com razão) trancar mais um tópico...


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2014, 14:24:08
Perfeito. Vou alterar o tópico para câmeras de bolso onde se lê compactas...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C