Autor Tópico: Sony HX400V x Nikon P600??  (Lida 10816 vezes)

bonilha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 29 de Agosto de 2014, 15:53:55
Sou iniciante na área mas me interesso pelo assunto, gostaria de saber qual das duas é melhor?

Acho que vou de sony pelo fato do f2.8 onde conseguiria fotos melhores a noite e fazer melhores fotos desfocando o fundo, isso é verdade?

gostaria de opiniões

Obrigado


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2014, 16:35:39
Não gosto de nenhuma das duas. Em geral essa área de compactas - onde também se enquadram essas câmeras "bridge", com corpo que parece uma DSLR porém sensor igual ao daquelas compactas de bolso comuns - é dominado por Panasonic e Canon. Digo, dominado no sentido de oferecer melhores produtos, não que isso reflita necessariamente em quais são as mais vendidas. Inclusive tem bastante indicação de modelos concorrentes a estes dois que está pesquisando, basta dar uma olhada nos outros tópicos aqui da sessão de compactas...

Quanto a máxima abertura do diafragma, sim, em geral quanto menor esse número f/2.8, f/2, f/1.4 etc, maior é a abertura do orifício onde a luz irá passar e, consequentemente, mais luz o sensor pode captar. Entretanto, a diferença para outras câmeras semelhantes é muito pequena e o simples fato do sensor deste segmento ser minúsculo não as torna melhores para fotos noturnas.

O mesmo se aplica à questão do desfoque do fundo. É uma complexa relação entre tamanho do sensor, abertura do diafragma, comprimento focal e distância da câmera ao objeto e do objeto ao fundo ou ao plano a ser desfocado. Pesquisa mais a respeito de profundidade de campo, ou em inglês, DOF. Se fosse pensar apenas pela abertura de f/2.8, realmente, com um sensor grande isso já geraria uma profundidade curta. Mas novamente, não são estes f/2.8 da Sony que farão algum milagre num sensor tão pequeno.

Para entender essa questão do tamanho do sensor: http://cameraimagesensor.com/size/#237,158,10,14,a
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


bonilha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2014, 18:42:24
Mas qual Panasonic vc recomendaria nessa linha?

Meu problema é que uma profissional sairia caro pelas lentes e tal, já essas tem um zoom significativo.

Iria iniciar com essas semi.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2014, 19:14:12
O problema dessas câmeras no estilo do que você está querendo, que chamamos por aqui de "bridge", é justamente o apelo de marketing que fazem para vendê-las. No Brasil inclusive criou-se este termo de "semi-profssional". Ora, o que é ela tem que uma outra compacta daquelas comunzinhas não tenha? Ou melhor, o que é uma câmera profissional? Enfim, este termo simplesmente não existe! E é por isso que sempre questiono aos que querem comprar algo neste sentido o porque de optar por este tipo de equipamento. Só porque tem o formato do corpo de uma DSLR? Se for isso, não se engane. Mas OK, não é só o corpo da câmera. Algumas bridges dessas trazem algumas funções a mais que as compactas comunzinhas, em especial alguns comandos manuais, estabilização de imagem, zoom gigantesco, etc... E aí entro na outra pergunta: você precisa deste zoom imenso? Vai fotografar algum safári na África? Passarinhos bem de longe? Enfim, é algo muito específico e que acaba prejudicando a qualidade óptica (quanto maior a relação de zoom, mais difícil é construir uma lente boa, tanto é que nas DSLR usamos muito lentes fixas, sem zoom!).

Enfim, tendo tudo isso em mente, e entendendo o que vai comprar, as opções mais recomendadas aqui no forum são as linhas da Canon, como a SX50, SX510, etc... e a linha FZ da Panasonic, como a FZ200, FZ150, etc...

Agora, se resolver que talvez um equipamento que possa trazer melhor qualidade de imagem em troca de um zoom menor for mais interessante, poste aí quanto quer gastar que lhe indicamos outros modelos. Você consegue hoje DSLRs de entrada por pouco mais de 1000 reais, ou usadas abaixo dos 4 dígitos. Tem mirrorless como as da série NEX da Sony ou algumas micro 4/3 da Olympus e da Panasonic por 700 ~ 800 reais que dão show. Enfim, é questão de pesquisar e definir o que é mais importante para você.

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


bonilha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2014, 20:12:25
Obrigado pela ajuda, vou ver esses modelos...

Então gosto de viajar bastante logo quero boas fotos rs, mas minha ideia é: Gosto de tirar fotos de noite(pouca luz) e quero aprender  a usar mais a parte de focar e desfocar o fundo e tal (por isso que gostei mais da HX400v que tem foco manual), em viagens é complicado andar com tripé, então achei importante a parte do estabilizador principalmente a noite que qualquer movimento já borra tudo. O zoom realmente não preciso de 50x ou 60x mas acho útil alguma coisa, nem que fosse metade disso.

Hoje em dia uso uma Canon powershot sx210IS mas a lente foi riscada e anteriormente tinha um sony simples, achava que a noite a sony se saia melhor mas isso faz anos, posso estar errado por falta de conhecimento....

Esses dois modelos que falei estão entre 400 e 500 dolares, irei gastar nessa faixa pois comprarei nos Estados unidos.


bonilha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2014, 20:17:03
Dependendo da situação poderia no max mais 100 usd em cima do que falei, se realmente valer...


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2014, 21:00:25
Como disse anteriormente, não é apenas questão de foco manual que desfoca o fundo. Quanto maior o sensor, mais fácil é este desfoque. Ou então uma combinação das outras variáveis: diafragma bem aberto, comprimento focal alto (zoom no máximo, no caso de lente incorporada à câmera), e distância entre a câmera e o objeto bem próxima.

O que estou tentando lhe propor é que pesquise e entenda essas variáveis, especialmente se está disposto a a usar os recursos da câmera e aprender a extrair mais dela, como disse no penúltimo post. E neste sentido, uma superzoom dessas, definitivamente não é a melhor opção. São justamente o oposto disso: para quem quer tirar fotos sempre no "automático" e eventualmente querer controlar algo ou usar os modos pré-definidos.

Com 500 dólares você compra uma Canon T5 com lente do kit + uma lente "com mais zoom", como essa daqui: http://www.bhphotovideo.com/c/product/1070989-REG/canon_eos_digital_rebel_t5_18_55_55_250mm.html.

Ou pegar apenas a 18-55 do kit e com os outros 100 dólares extras pegar uma 50mm f/1.8 que facilitaria bastante a sua vida na parte de desfocar o fundo. Ou ainda um kit equivalente da Nikon, como uma D3200: http://www.bhphotovideo.com/c/product/856049-REG/Nikon_25492_D3200_DSLR_Camera_With.html

Ou uma Sony tipo essa, mais compacta: http://www.bhphotovideo.com/c/product/1022331-REG/sony_ilce_5000b_k_alpha_a5000_mirrorless_digital.html

Enfim, aí cairia naqueles exemplos de sensores muito maiores que mencionei na primeira resposta.

Mas se quiser ficar nas superzoom, essa é a melhor opção que vejo: http://www.bhphotovideo.com/c/product/880958-REG/Panasonic_dmc_fz200k_Lumix_FZ200_Digital_Camera.html



Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2014, 22:38:33
É bom lembrar também que por causa do tamanho pequeno do sensor o f2.8 que está escrito a HX400 equivale na verdade a f15.7, comparando com um sensor full frame.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2014, 09:20:05
É bom lembrar também que por causa do tamanho pequeno do sensor o f2.8 que está escrito a HX400 equivale na verdade a f15.7, comparando com um sensor full frame.

Isso é se a lente pudesse sair da camera e fosse encaixada numa full frame, como a lente foi projetada pra a "bridge", entao ela tem mesmo f2.8

Nesse esquema de camera zoom eu iria de Panasonic FZ70 ou Canon SX50... a Panasonic leva vantagem por ter a lente mais clara, o foco ser mais rapido e ter um excelente microfone, ser maior porque facilita a pegada alem de ter a maior grande angular da categoria, 20mm


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2014, 13:20:59
Isso é se a lente pudesse sair da camera e fosse encaixada numa full frame, como a lente foi projetada pra a "bridge", entao ela tem mesmo f2.8

Me refiria a profundidade e campo.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2014, 13:21:16 por Sunriser »


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2014, 17:38:01


bonilha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2014, 15:35:15
Valeu pelas dicas vou refletir já que não vou comprar nesse mês de setembro....

Dessas de zoom alto vc recomendou a  Panasonic, algum motivo em especial? pq notei que o sensor é do mesmo tamanho que todas as outras bridge né...

Em relação as outras que vc colocou como faz pra saber a distancia de zoom? pq elas ficam em "mm" tipo 18-55mm. ou to fazendo confusão com o foco....

resumindo, mesmo elas sendo f3.5 e as bridges f2.8, o fato do sensor das DSLR serem mt maior isso é muito mais importante nessa situação, certo?


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2014, 19:43:23
....

resumindo, mesmo elas sendo f3.5 e as bridges f2.8, o fato do sensor das DSLR serem mt maior isso é muito mais importante nessa situação, certo?

Deixando meus 0,02 cents...

 Se isso é uma pergunta, serve como resposta. É isso mesmo.
E quanto ao 'zoom', é só dividir o maior pelo menor que terás o zoom.
Massss.. o ideal é usar o range, ou zoom, como queira, em milímetros.
Por ex. uma lente 70-200 tem menos zoom que uma 18-55, mas tem bem mais alcance...
 Na verdade, o termo zoom foi "incrementado" na fotografia amadora, para facilitar o marketing ao dizer, "minha câmera tem mais zoom que a concorrente"
« Última modificação: 05 de Setembro de 2014, 19:47:14 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


marciosan23

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2014, 08:20:29
Adquiri a Sony HX400v ha uns 20 dias com o nakamura, e estou bem contente com ela.. em breve estarei postando um pequeno review  com suas principais qualidades.. defeitos etc. algumas fotos. A princípio o que deixa a desejar é o EVF e por não fotografar em raw. Somente estou esperando chegar um powerbank Xiaomi de 10400 mAh (50 reais) para fazer alguns testes (pois a bateria carrega na propria camera via micro usb), mas acredito que funcione (ainda mais se carregar a 2A), será uma mão na roda para quem gosta de sair e fotografar sem precisar se preocupar com tomada ou baterias extras (caríssimas)
Marcio San

Canon S95
Sony HX400v


Bugonildo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2014, 11:29:23
Olá Senhores, sou novo aqui no fórum e leigo no mundo da fotografia e aproveitando este tópico aberto pelo colega, gostaria de saber quais seriam alguns modelos de câmera que poderia comprar, adequados pra minha necessidade conforme segue: Uso - fotos da familia durante viagens (praia ou campo) e encontros com amigos em casa; Gasto previsto 1300 a 1500 reais, Aspectos que julgo importante - Alimentação por bateria, Visor grande móvel, possuir visor menor, wi-fi. Estava interessando pela Nikon Coolpix P600, mas pelo que li neste tópico posso até achar uma câmera mais adequada por um preço menor. Vi também a citaçãpo em outros tópicos que há algumas pessoas que vendem máquinas pelo ML e estão inscritas neste fórum. Seria possível passar o contato do email. Se alguém puder me ajudar agradeço bastante.