Autor Tópico: Fotografia de Moda  (Lida 43863 vezes)

LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:55:38
Citar
Acho que você está vendo a coisa por um lado "romântico" que eu, aliás, concordo. Mas quando você está escolhendo uma modelo para um anúncio não interessa se a foto é do grande K7 ou foi feita pelo vizinho com o celular. Você está atrás das expressões da pessoa, não apenas da sua beleza. isso que as agências nnao entendem e só socam fotos tipo editorial de moda nos books.

  É, realmente eu tenho essa mania de olhar com "romantismo" a parte da fotografia. Não sei até que ponto isso é bom ou ruim.
  Será mesmo que não importa quem fez a foto, não o nome do fotógrafo, mas se foi feita com um celular com cores horriveis mas com uma boa expressão ou com um fotógrafo que obteve uma imagem de qualidade e que também conseguiu a tal expressão. Eu acredito que a qualidade da foto interfira sim na hora da escolha, quem faz o casting pode não pensar que liga, mas uma bela imagem vai causar uma impressão muito melhor da modelo, realmente isso não deve ser procupação de quem escolhe, mas sim de quem quer ser escolhido. Marketing pessoal, blá, blá, blá...

 Mais modelos e agências poderiam se sair melhor nessa história de seleção natural.

Citar
Uma revista desse tipo custa, na parte de impressão, entre 15 e 20 mil reais.
 Só isso??? São 10.000 exemplares com 160 páginas, R$1,50 ou R$2,00 por revista?!?!
  Só pra constar o valor de tabela para anúncios é de R$30.000,00 para pag simples e R$55.000,00 para dupla.

 
São Paulo - SP


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #106 Online: 06 de Agosto de 2007, 16:10:16
Citar
É, realmente eu tenho essa mania de olhar com "romantismo" a parte da fotografia.

Não perca isso pois é um dos motores para a sua evolução - achar que dá pra fazer melhor, querer fazer melhor e FAZER melhor. É fundamental.
Tem muita gente que já se acha porque sabe mais do que os outros ou conseguiu chegar um pouco mais longe dos que a maioria e estanca, acreditando que já é alguma coisa de sensacional. É preciso ter humildade para saber que nunca se é o máximo.

Citar
Será mesmo que não importa quem fez a foto, não o nome do fotógrafo, mas se foi feita com um celular com cores horriveis mas com uma boa expressão ou com um fotógrafo que obteve uma imagem de qualidade e que também conseguiu a tal expressão. Eu acredito que a qualidade da foto interfira sim na hora da escolha, quem faz o casting pode não pensar que liga, mas uma bela imagem vai causar uma impressão muito melhor da modelo, realmente isso não deve ser procupação de quem escolhe, mas sim de quem quer ser escolhido. Marketing pessoal, blá, blá, blá...

Olha, em propaganda, por incrível que pareça, a gente ousa mais e está mais aberto a novidades que em muitas editoras. Por isso, foto com celular, granulada ou fora de foco pode ser vanguarda. E quando eu estou selecionando modelos, o meu foco está na expressão facial e corporal. Um book com fotos mais transadas - de vanguarda (aí as fotos "erradas" podem somar) a bem cuidadas, bem produzidas, para mim reflete profissionalismo da modelo - interesse dela na profissão dela, então ela já deve ter algo de diferente. Acho que não se deve ter só fotos de celular, mas se numa delas a expressão for fantástica, está valendo.


Citar
Só isso??? São 10.000 exemplares com 160 páginas, R$1,50 ou R$2,00 por revista?!?!
  Só pra constar o valor de tabela para anúncios é de R$30.000,00 para pag simples e R$55.000,00 para dupla.

Pois é... mesmo que os meus valores estejam muito desatualizados, dá pra perceber que alguém está ganhando bastante dinheiro. Aí entra a conclusão de Alan Greenspan sobre o que está f... o mundo: a ganância desenfreada. Alguém que está embolsando 60 mil reais por mês ou mais vai querer embolsar "só" 30 e investir o resto em qualidade subjetiva - fotografias melhores - pra quê, se a revista está "funcionando" do jeito que está? Que se dane, até porque esse mercado já é saturado, eu quero mais é embolsar o meu e ficar cantando de galo com meu carro importado, minhas viagens ao exterior, meus relógios, apartamento, vinhos, champagnes, mulheres e mais mulheres! Viva o luxo!! O deles, claro...

Eu acho uma pena que isso aconteça pois só prejudica a todos nós "românticos" que temos a ambição de fazer as coisas melhores. O mercado não evolui, favorece apenas os picaretas que entram no esquema desses "publishers" e a m* bate no ventilador e espalha cada vez mais, criando uma cultura de que o bom é isso. A m* passa a ser a referência do que é bom para as novas gerações.

Com os anos eu fui aprendendo que, no trabalho, a gente deve fazer o melhor possível até onde dá, evitando atritos e contribuindo para que tudo saia no prazo. Já o melhor possível, a gente deve fazer para as nossas coisas pessoais. Sempre que eu entro no site de um fotógrafo, a primeira seção que eu procuro é a de trabalhos pessoais. É ali que está o verdadeiro fotógrafo. o resto, geralmente, é trabalho por encomenda, cheio de dedos dos outros.

Outra coisa que aprendi é insista sempre no que você acredita. Uma hora alguém vai sacar o que você está falando. não brigue com ninguém, mas a cada book, mostre o que você gosta de fazer para a modelo e pro pessoal da agência. Faça exercícios pessoais (sem sacanagem...) com a modelo. Leva tempo, mas pensando positivo, é até uma oportunidade para amadurecimento de idéias, conceitos. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Abraços,

José Azevedo


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #107 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:17:14
Citar
Olha, em propaganda, por incrível que pareça, a gente ousa mais e está mais aberto a novidades que em muitas editoras. Por isso, foto com celular, granulada ou fora de foco pode ser vanguarda. E quando eu estou selecionando modelos, o meu foco está na expressão facial e corporal. Um book com fotos mais transadas - de vanguarda (aí as fotos "erradas" podem somar) a bem cuidadas, bem produzidas, para mim reflete profissionalismo da modelo - interesse dela na profissão dela, então ela já deve ter algo de diferente. Acho que não se deve ter só fotos de celular, mas se numa delas a expressão for fantástica, está valendo.

 E esse tipo de foto não seria tão bem vista para uma pessoa que está fazendo casting para editorial. Já que em geral a modelo fica "engessada" dentro da roupa. Claro que estou citando os editorias e catálogos "comuns" também.
 Vendo por esse lado talvés a agência não está tão errada em ter esse tipo de book já que acredito ser o tipo de trabalho mais fácil de conseguir.

Citar
Com os anos eu fui aprendendo que, no trabalho, a gente deve fazer o melhor possível até onde dá, evitando atritos e contribuindo para que tudo saia no prazo. Já o melhor possível, a gente deve fazer para as nossas coisas pessoais. Sempre que eu entro no site de um fotógrafo, a primeira seção que eu procuro é a de trabalhos pessoais. É ali que está o verdadeiro fotógrafo. o resto, geralmente, é trabalho por encomenda, cheio de dedos dos outros.

Outra coisa que aprendi é insista sempre no que você acredita. Uma hora alguém vai sacar o que você está falando. não brigue com ninguém, mas a cada book, mostre o que você gosta de fazer para a modelo e pro pessoal da agência. Faça exercícios pessoais (sem sacanagem...) com a modelo. Leva tempo, mas pensando positivo, é até uma oportunidade para amadurecimento de idéias, conceitos. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

 Resumindo o jeito é ir "comendo pelas beiradas". Também já tinha entendido isso. :(
São Paulo - SP


Thiago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • PIXEL Imagem Digital
Resposta #108 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 12:32:24
***UP*** :D

Bah, faz muito tempo que eu não posto nada no fórum, graças a deus nem tenho tido muito tempo! Mas hoje tava fuçando por aqui e caí nesse tópico e li as mensagens que eu escrevi em 2004! uma viagem saber que se passaram quase 4 anos, já passei por muita coisa como fotógrafo nesse tempo, é legal retornar e ver o que os outros usuários, com o Léo Terra (que é tri ativo por aqui) andaram fazendo! ehehehhe

Buenas, pelo que andei lendo, o assunto ficou mais na questão de mercado, o que é um tema que sempre dá pano pra manga. Aqui no sul a coisa é bem complicada pra quem quer começar. Eu tenho quase 4 anos de estúdio, me considero iniciante ainda, mas no mercado de book até que consegui me tornar referência. Pelo que sei hoje, dos estúdio de Porto Alegre que fazem books para as agências daqui, são o meu e o do Eduardo Carneiro. Mas não, eu ainda não ganho dinheiro com isso, não tenho volume bom de trabalho, enfim, dá pra reclamar bastante! :aua: eheheheh
Meu trabalho começou mais com moda (leia-se books e editoriais) e hoje se divide com publicidade (still e também moda),que é o que vem sustentando o estúdio atualmente.

Mas acho que seria massa se discutir um pouco da técnica em foto de moda também! Trocar experiências, sei lá.

Bom, pra não me alongar muito, queria ver do pessoal que tem mais experiência na área, o que estão utilizando de luz de estúdio, geradores, flashes, essas coisas.

Aqui no estúdio a gente tá com um ATEK 1200 antiguinho que já tá "dando os doces" mas apesar disso acho que a gente conseguiu extrair o máximo dele, agora estamos pensando em renovar o equipamento e talvez trocar de marca. Temos as 3 tochas pro gerador, mais um compacto 200 da atek tb. Ah, compramos  um ring flash também, desses da atek, mas tá meio longe do que eu esperava... Queria saber opiniões de quem usa Mako e se alguém já teve oportunidade de trabalhar com as marcas gringas como Profoto, Broncolor, Elinchrom.

Se quiserem dar uma espiada, meu trabalho está disponível no flickr!

Grande abraço a todos! :ok:


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #109 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 02:40:40
Queria saber opiniões de quem usa Mako e se alguém já teve oportunidade de trabalhar com as marcas gringas como Profoto, Broncolor, Elinchrom.

eu uso Profoto. O que vc quer saber?


Thiago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • PIXEL Imagem Digital
Resposta #110 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 10:32:19
Tu já teve equipamento de outra marca antes da Profoto? Se sim, que diferenças sentiu e se tu acha que vale o quanto custa.
Qual equipamento tu usa? Já teve problemas, já deu pau?
Dizem que a qualidade da luz dos equipamentos gringos são bem melhores, mas como nós brazucas aqui temos a cultura de achar que tudo que vem de fora é melhor, fico com pé atrás.
Tu usa o ringflash da profoto? li pela internet que é um dos melhores. Eu tenho um meia boca da atek e a mako nem fabrica pelo que sei.

Abraço!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #111 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 10:50:29
Thiago eu já usei o Broncolor e já tive Atek, Soft light, etc...
Broncolor é um tremendo flash, mas os Atek não perdem em nada para ele.
Mako eu tive menos oportunidade de usar, porque eu nunca tive, só usei em estúdio de colegas, os Mako me parecem ser muito bons também, antigamente diziam que eles eram melhores do que os Atek, hoje já não dá mais para dizer isso, eles estão bem equiparados.
Honestamente eu não vejo porque usar marcas importadas, temos ótimas marcas nacionais por aqui, dos importados o único que me tentaria seria mesmo o Profoto (que na minha opinião é o único importado que se destaca em relação aos nacionais) apesar de eu só ter usado ele em estúdios de colegas também.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Thiago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • PIXEL Imagem Digital
Resposta #112 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 12:34:11
Legal!
Entre atek e mako eu ainda pensaria em migrar pra mako, o acabamento dos materiais da atek na minha opinião estão muito ruins, andamos comprando uns softs e vieram cheio de "vazados" na parte prata interna, tivemos que trocar mas mesmo assim não me parece de muita qualidade...o ringflash funciona bem, mas o material dele me parece meio tosco também, acho que nisso a mako ainda é melhor.
E vem cá, luz de cinema pra fotografar moda, vocês usam?
Eu já fiz umas fotos com luz de cinema e me apaixonei, pena que é tão caro  :(


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #113 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 12:38:06
Já trabalhei com Dyna Lite, bastante com os Profoto, e tenho Alien Bees. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas os 3 são bastante confiáveis e de ótima qualidade. Se vc vai comprar importados no Brasil, a melhor recomendação é que seja uma marca que tenha boa assistência técnica e facilidade de peças de reposição. Aqui nos EUA os Profoto são no geral mais caros, mas as tochas tem o " zoom reflector"  que só eles tem, e isso é muuuuito bom prá controlar a luz, principalmente no background. Os modelos de bateria deles tb são maravilhosos e extremamente seguros. Os Dyna Lite ( os monolights R250 ) tem uma  das menores durações de flash do mercado, o que é fundamental prá quem faz fotos com maior velocidade, tipo splash de água . Nessa linha tb ótimos são os Bowen, mas mesmo nos EUA não são tão comuns, não sei se tem por aí. Elinchron, Broncolor e Norman são marcas bem conhecidas , mas nunca usei.
()s

GuiGui  :)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #114 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 13:16:57
Olha eu já usei Mako e não tem muita diferença para os Atek modernos não viu? O acabamento e etc é muito parecido, eu uso Atek atualmente, mas os Mako também são ótimos.
Eu já usei luz de cinema, Em termos de efeito é parecido com o flash com os devidos refletores, com a diferença que você já vai ver o que está montando, o flash precisa pensar rs... A questão ai é que não só o custo de compra é alto, como o custo de manutenção também. Para fazr o trabalho de um flash de 200W você vai precisar de uns 4000W, o que certamente vai te render um belo consumo de energia e vai esquentar bastante o ambiente de trabalho.
Guigui eu sou apaixonado pelos Profoto, o problema aqui no Brasil é conseguir acessórios e etc, acaba tendo que importar tudo, ai fica salgado $$$, mas eu os acho espetaculares em recursos, dos importados são os que mais me tentam... :)
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2008, 13:18:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #115 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 14:26:03
É sim, Leo, acho que os Profoto são os que tem a linha de acessórios mais criativa e variada. São realmente espetaculares.
Os Alien Bees que eu tenho são bem confiáveis tb, e apesar de não terem uma linha muito grande, aceitam muitas coisas dos Dyna Lite.
Fiz uns testes entre Profoto e meus Alien Bees - o chromazone, conhece ? não sei como se chamaria isso em português. É nada mais que fotografar com gel, umas 6 ou 7 cores diferentes, numa parede branca, 5 exposições diferentes, em filme. Fiz com os dois, sem perder uma foto, e todas tiveram uma consistência incrível de cores . A única coisa é que se vc fotografa com as lâmpadas transparentes, pode ter uns hot spots, o que não acontece com as leitosas. Mas prá isso chegar `a ser um problema, o fotógrafo tem que ser muuuuuiiito chaaato !!! rsrsrrss... :)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #116 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:46:41
Guigui se não me engano o Carlos usa o Alien Bees... Eu nunca usei eles, mas dizem que são bons, aqui no no Brasil também temos equipamentos muito bons para estúdio, muito bem feitos e consistentes, não devem nada para os importados que eu já usei, no geral esses flashs bons são todos ótimos para uso, mesmo para o exigente,salvo o Profoto que realmente é acima da média.
O que você chama de hot spots?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #117 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:50:03

O que você chama de hot spots?

Quando vc ilumina uma parede lisa dá prá notar ,,, a luz tem irregularidades de intensidade, não se espalha por igual.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #118 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 16:54:33
Ahhhh sim...
Rs... Ok.... Ok....
Nossa isso pode ser causado por tanta coisa.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #119 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 20:35:32
Tu já teve equipamento de outra marca antes da Profoto? Se sim, que diferenças sentiu e se tu acha que vale o quanto custa.
Qual equipamento tu usa? Já teve problemas, já deu pau?
Tu usa o ringflash da profoto? li pela internet que é um dos melhores. Eu tenho um meia boca da atek e a mako nem fabrica pelo que sei.

Ja tive Frata, Speedotron, Norman, Pro Light (nacional), e agora uso Profoto. Tenho um 7b com ring e 1 tocha, zoom reflector, sombrinhas, hazy, etc etc. Uso também 4 SB-800s com Blackboxes do Al Jacobs e 2 SB-600 (que quero trocar por SB-800s, é um saco ter duas interfaces diferentes).

Ja usei Mako, Profoto (compactos, acute, etc.), Broncolor, Lumedyne, Dedolights, Arri e pencas de Viv283s com quantum.

Meus amigos que tem Atek (ring) dizem que fica mais tempo na assistencia técnica que no estudio. Eu vi na feira Photo IB e achei o acabamento tosco e o sistema de montagem pior ainda. Se é pra usar algo tosco melhor comprar uns Fratas que não quebram e aguentam o tranco. Não confio.

Alguns estudios que locamos tem luz Mako. Funciona bem e acho que tem um acabamento muito superior aos Atek que tive contato..

Os Pro Light que eu tive eram excelentes, 2 x 400w + 2 x 800w. Nunca me deixaram na mão, mas trocamos todo equip compacto por equipamento para locação com bateria. Para fotos com demanda menor, usamos SB-800s, disparados ou via SU-800 ou via Pocket Wizards.  Para fotos com volume maior, grupos grandes, ou pauleira extended, Profoto (+sbs se necessário).

Profoto é o padrão global para equipamento de luz para locação, você pode alugar em qualquer grande cidade do mundo, e simplesmente funciona. A qualidade de luz é superior, a consistência é sem igual.
Não dá pau. Se tiver algum problema há assistência no Brasil (SP), mas simplesmente não quebra. O nosso Profoto se pagou no primeiro job. É caro? É. Mas trata-se de um SISTEMA, não um monte de capacitor com uma panela prateada. Para quem não precisa de autonomia máxima a linha Acute vai bem. Para quem quer gastar menos recomendo SBs com Blackboxes do Al Jacobs ou baterias Powerex (usamos ambos).

Alienbees são uma otima opção apesar do acabamento inferior e muito plástico, o serviço/assistência (nos estados unidos) é excelente. Ja no Brasil acho roubada.

Já para quem dinheiro não é um problema Briese é o que há :

http://www.solalights.com/home.html

Melhor que ficar falando é mostrar situações reais de uso, sem 'achismos':

SB-800s + SB-600s editorial para Rolling Stone:

http://www.lost.art.br/autoramas.htm

Profoto:

http://www.lost.art.br/volcom.htm


abrazos, ig