Autor Tópico: Fotografia de Moda  (Lida 43819 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2004, 00:36:02
Primeira dica que vou lhe dar, se acostume a trabalhar com texturas, vc vai precisar de um equipamento que lhe de definição de texturas e habilidade de trabalhar com a luz para preservar as texturas. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bruno Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://www.flickr.com/photos/auto_photo
Resposta #16 Online: 14 de Novembro de 2004, 00:41:12
então desligar tds os recursos que diminuam ruidos da cam né? a vezes eles podem sumir com as texturas...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 14 de Novembro de 2004, 00:56:16
Isso é um começo.
:)
Qual cam vc tem? O ideal é ter uma que gere pouco ruído e procurar fotografar em RAW. Tome cuidados tbm com a fotometria, eu sugiro trabalhar com fotometria por luz incidente para roupas pretas e coloridas e fotometria spot para roupas brancas. :) A fotometria mal feita acaba com as texturas tbm.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bruno Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://www.flickr.com/photos/auto_photo
Resposta #18 Online: 14 de Novembro de 2004, 01:10:41
meu equipamento é bem simples ainda...uma minolta Z2


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 14 de Novembro de 2004, 11:58:53
Hummm. É mais complicado, vc tem que ter em mente que o fundamental da moda são as texturas, seus concorrentes irão trabalhar com poderosas câmeras de médio formato que possuem uma ótima capacidade de preservação de texturas, uma coisa é fazer Book, outra é partir para catálogos e fotos de moda realmente, como editoriais, etc. A Preservação de texturas nesse tipo de imagem é fundamental, sugiro que você faça fotos em RAW e tente trabalhar com sub exposição pode ser que isso lhe ajude a preservar mais texturas, porém você terá uma perda significativa nos tons de pele..
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bruno Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://www.flickr.com/photos/auto_photo
Resposta #20 Online: 14 de Novembro de 2004, 14:31:58
pelo nick não estava reconhecendo,agora pelo avatar estou reconhecendo,vc é o culpado pela minha escolha da Z2,realmente foi a melhor escolha na faixa de preço que poderia pagar... eu comprei essa camera para poder arrumar mais trabalhos,simples ainda,para ai sim poder levantar um dinheiro e comprar uma camera prof. qual a melhor entre as de preço razoavel?apesar que ainda vou demorar um pouco para realizar essa compra


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 14 de Novembro de 2004, 14:42:04
Citar
pelo nick não estava reconhecendo,agora pelo avatar estou reconhecendo,vc é o culpado pela minha escolha da Z2,realmente foi a melhor escolha na faixa de preço que poderia pagar... eu comprei essa camera para poder arrumar mais trabalhos,simples ainda,para ai sim poder levantar um dinheiro e comprar uma camera prof. qual a melhor entre as de preço razoavel?apesar que ainda vou demorar um pouco para realizar essa compra
Hoje ainda está meio difícil definir a melhor opção de sistema, a Photokina mudou muita coisa no mercado e a PMA tbm deve mudar muita coisa agora em fevereiro.
Sugiro que vc aguarde um pouco o mercado se definir para escolher.
Eu hoje, para a área de moda, a Nova Fuji S3 me parece a melhor opção, devo micgrar todo o meu sistema para ele em breve, mas é uma câmera um pouco mais cara, pelas minhas contas um bom sistema montado com base nela sai uns US$ 5000,00 para começar. Acho que em categorias mais básicas devem ter opções bem interessantes em breve.

Fico feliz que tenha gostado da Z2, essa série da Minolta é muito interessante. :)



 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bruno Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://www.flickr.com/photos/auto_photo
Resposta #22 Online: 14 de Novembro de 2004, 15:10:50
é vou ter que fazer muito book então...hehehe
mas nessa parte de books não acho que vai ser dificil eu arruamr trabalha,eu faço alguns trabalhos como modelo, o fotografo que vez as minhas fotos tinha um sr. estudio,belo equipamento e as fotos ficaram horriveis, vi mais uns 3 books de outros fotografos com outras modelos,fotos muito mal fotografados,coisas como colocar um modelo com roupa preta com um fundo preto e não usar nenhum luz de fundo para desgrudar a modeo do fundo... mesmo eu que não tenho experiencia,ainda não comecei o curso e não tenho os equipamentos para fazer isso não cometo esse tipo de falha tão grosseira


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 02 de Julho de 2007, 23:46:22
:up:  :up:  :up:  :up:  :up:

Ressucitando um tópico antigo.. hehehehe

Um problema que estou tendo ultimamente é para encontrar uma equipe realemente boa e acessivel financeiramente para não tornar o serviço muito caro.
Gostaria de saber se alguém tem alguma dica pra facilitar na hora de formar uma boa equipe, viver atrás de free lancer e trocar muito as pessoas com quem trabalha acaba interferindo no resultado né!!!
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 03 de Julho de 2007, 11:06:31
É LEandro, esse é um problema geral.
Bons profissionais acabam cobrando caro e quando todos são bons e cobram caro o produto que você vende acaba ficando caro também.
A questão toda é que profissionais caros vendem menos mas agregam mais valor, ai você precisa decidir se quer trabalhar com escala ou com valor agregado, ambos vão dar $$$, mas de forma diferente.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 03 de Julho de 2007, 12:06:11
Leo,

Bem, se depender somente da minha escolha é claro que irei prefirir um trabalho com a maior qualidade possível.

Só não sei ao certo se "dá pra sobreviver só vendendo produto classe A", tenho lá minhas dúvidas se não é meio que inviável ter produtos a partir de R$900,00* por exemplo.
Claro, vai ter um bom maquiador, um produtor, assistente, locação, etc,etc,etc... Mas vou fazer quantos desse por mês? Quanto vou ter que gastar com divulgação (tempo/dinheiro)

Daí tem o outro lado, que se criar um tópico no orkut vendendo "buk" de cem "real" vai chover cliente e vou ter que tirar o telefone da tomada pra poder durmir. (Tá exagerei um pouco...rsrs)

Estava querendo encontrar um consenso, uma forma de ter um produto com qualidade mas que seja mais acessível. Por que sabe mais que ninguém que não é toda modelo que pode pagar quase R$1000,00 pelo book.

Como vc faz com a equipe? É fixa? Free-lancer? Tem reservas pra caso alguem da equipe tenha algum serviço no mesmo dia que vc iria precisar dele?

Até mais...
 
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 03 de Julho de 2007, 16:23:15
Leandro se o seu produto for realmente classe A dá para viver dele sim, o que não dá é para tentar vender produto classe B como se fosse classe A, ai você não terá mercado mesmo..
Uma coisa que aprendi em minha faculdade de administração e com o tempo de vida.
Quem trabalha com produto classe A vende menos e depende mais de um número muito menor de clicentes, então o risco é maior, você tem que saber gerenciar, haverão muitas entredas em poucos períodos e assim você irá trabalhar menos para ganhar o mesmo tanto, mas estará vivendo de altos e baixos (tem que ter a cabeça no lugar para lidar com isso, não pode empolgar), quem trabalha com escala opta por trabalhar mais, mas sempre ter $$$ entrando, então a primeira coisa é definir se o seu produto é realmente classe A e não é vc que define isso, é o público consumidor que vai analisar se o que você está vendendo vale ou não o que você está pedindo.
Tendo isso em mente ai você pode escolher se prefere a segurança de ter sempre um pingando ou trabalhar menos com entradas mais aleatórias, no final acaba sendo uma opção pessoal, mas com uma certa dependência da opinião do mercado, principalmente para quem opta por maior valor agregado. :)


Eu lido com equipe freela.... Eu prefiro mas eles me dão preferência....

Quanto ao preço... R$ 1000,00 é absurdo para um book nos dias de hoje. Produto de primeira (como Felipe Lessa) está sendo vendido por volta de R$ 600,00 a R$ 700,00 e o cara é uma estrela na fotografia de Book, é o grande favorito da maioria das agências. Os books mais básicos chegam a ser vendidos por R$ 250,00 ou até menos (se bem que os de menos nem dá para chamar de book). Operar em R$ 1000,00 seria coisa para muito pouca gente no mercado, se seu preço para operar com "qualidade" está chegando a esse valor você precisa dar uma revisada nos seus processos ou se tornar o maior nome da fotografia nacional meio rápido, senão vai vender pouca coisa mesmo... :D
« Última modificação: 03 de Julho de 2007, 16:26:16 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 03 de Julho de 2007, 17:22:38
Citar
Eu lido com equipe freela.... Eu prefiro mas eles me dão preferência....
   
    Talvez seja a melhor forma mesmo, basta convencer cada um dos profissionais a dar preferência. Vou tentar.. [:)]

Citar
Quanto ao preço... R$ 1000,00 é absurdo para um book nos dias de hoje. Produto de primeira (como Felipe Lessa) está sendo vendido por volta de R$ 600,00 a R$ 700,00 e o cara é uma estrela na fotografia de Book, é o grande favorito da maioria das agências.
 Os books mais básicos chegam a ser vendidos por R$ 250,00 ou até menos (se bem que os de menos nem dá para chamar de book). Operar em R$ 1000,00 seria coisa para muito pouca gente no mercado, se seu preço para operar com "qualidade" está chegando a esse valor você precisa dar uma revisada nos seus processos ou se tornar o maior nome da fotografia nacional meio rápido, senão vai vender pouca coisa mesmo..

  Ainda não defini valores, apenas dei um chute, meio alto, eu concordo. Mas pensando que bons profissionais custam caro, principalmente se tratando de free-lancers. Pelo menos se fosse pagá-los a quantia inicial que eles pedem os valores chegariam bem perto desse meu chute. Coisa de negociar é óbvio.

 A respeito do Lessa, quanto será que ele gasta com a equipe? Outro chute é que deve ser o que? uns R$250,00? Se for isso não acho que compense vender o produto por R$600,00.
 Claro, isso é um pensamento meu que facilmente pode estar errado, muito errado.
 Ainda sobre ele ou outros fotógrafos "Classe A", (sessão nostalgia: lembra do Esquadrão Classe "A", rsrs) não vou falar de mim. Mas quantos aqui do forum poderia chegar a fotos com a mesma qualidade que ele? Acho que não são poucos, não que ele fotografe mal, claro que não. Mas ultimamente não tenho visto muita coisa exepcional, inovadora, obra de mestre em fotos de moda. Vez ou outra aparece algo diferente. Mas no geral são fotos totalmente possíveis de serem feitas por fotógrafos anónimos com qualidade semelhante.

Talvés eu seja apredejado, mas eu acredito que essa faixa de preço 650, 700 era pra ser fato para books para se trabalhar com quantidade. Pois, ao meu ver, se for pra fazer como você diz e escolher uma área da fotografia pra se especializar e não fotografar de festa infantil a still e ter que trabalhar com pouca quandidade com um produto de R$600,00. Isso não me anima. Se fizer 3 no mês o retorno é pouco.

 Lembrando que tirei como base um gasto de R$250,00 que realmente eu não acho dificil de gastar.
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 03 de Julho de 2007, 18:01:48
MAs também não é tão pouco assim... Hehehehe, se você estiver fazendo 3 por mês ou o mercado é muito ruim ou ainda não o considera para pagar esse valor pelo que você oferece... Um fotógrafo de book de qualidade e preços medianos com uma escala legal faz pelo menos uns 4 ou 5 books por dia, um classe A com o preço acertadinho faz pelo menos 1 ou 2 por dia. Se estiver fazendo menos que isso ou você está em um mercado ruim ou está com o preço muito fora.

Eu gosto da idéia de calcular benefício, faça o cálculo de quantos você você vende a um preço mais baixo e de quantos você vende a um preço mais alto, veja como você fatura em cada opção e escolha a que melhor te atende. :)

Eu não tenho idéia de quanto o Lessa gasta de equipe em um book, mas o trabalho dele e da equipe é muito bom.
« Última modificação: 04 de Julho de 2007, 09:46:26 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Léo Guimarães

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 791
Resposta #29 Online: 04 de Julho de 2007, 09:25:57
Léo e Leandro,

Lendo o tópico de vocês, observei que para trabalhar com moda a textura
na foto é fundamental e também vejo a preferência por sistemas Fuji.
Então surgiram umas dúvidas:

- A S5 é idêntica a D200?
- A D200 também é uma boa escolha para fotografia de moda?

[]s
« Última modificação: 04 de Julho de 2007, 09:26:19 por Léo Guimarães »
Léo Guimarães
Belo Horizonte - MG
leoguimaraes.com