Autor Tópico: Fotografia de Moda  (Lida 43772 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 04 de Julho de 2007, 09:47:31
Léo não é idêntica não. O sensor e o sistema de processamento são totalmente diferentes e isso influencia muito no resultado final da imagem.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 04 de Julho de 2007, 11:21:30
Citar
Um fotógrafo de book de qualidade e preços medianos com uma escala legal faz pelo menos uns 4 ou 5 books por dia, um classe A com o preço acertadinho faz pelo menos 1 ou 2 por dia.

  Preciso realmente rever meus conceitos, acho que 2 por dia é uma quantidade muito alta, não sei se conseguiria dar conta de fazer dois books bem produzidos num dia, levando em condideração também a parte do "pós-ensaio"
  Se for nesse sitema de preços medianos então, só se for pra juntar as 5 modelos pra fotografar. Usando a mesma locação. Meio que um trabalho em série que eu não sei se vai agradar os clientes. Penso (posso estar errado), que quem contrata um fotógrafo pra fazer um book quer uma certa exclusividade.

  Não sei se eu sonho demais, mas acho muito pouco um book "classe A" por R$700,00. Talves seja por causa dos preços que os free-lancers me passaram que foram muito altos.
 

Citar
Eu não tenho idéia de quanto o Lessa gasta de equipe em um book, mas o trabalho dele e da equipe é muito bom.

  Também não sei, mas ele pagar pra equipe de acordo com os orçamentos que eu fiz com alguns free-lancers ele está dando tiro no próprio pé, considerando que, como você disse, ele é um fotógrafo de nome e prefirido por várias agências.
  Tem um tópico sobre fotografia institucional em que o Guto Marcondes passou uma base de preço de cerca de R$3000,00 para entregar 15 fotos tratadas num CD com direito de uso de 24 meses, sem uso comercial. Tá bom, são áreas totalmente diferentes, mas o trabalho que dá fazer essas 15 fotos não é muito diferente do trabalho que dá organizar uma equipe, organizar um ensaio e fazer as fotos para um book. Não estou falando que dá certo cobrar R$3000,00 num book. Mas levando em consideração o tempo gasto com os dois serviços talvés então seja melhor fotografar formatura nessas empresas grandes. Vai lá bate um monte de fotos descarrega o cartão pra eles pega seus R$150,00, R$200,00 e tchau, nada de problema com o maquiador que não apareceu, a modelo que deu um cheque sem fundo, o produtor que quer receber mais...
 
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 04 de Julho de 2007, 11:31:43
Leandro a remuneração do trabalho nem é tão diferente, no clique são parecidos, mas institucionais e etc consomem um tempo bem elevado de pré-produção e pós-produção, eu particularmente acho que book dá bem menos dor de cabeça.
 Eu conheço fotógrafo que pega 10 books por dia em Sampa e conheço classe A que pega 4 a 5 por dia em Sampa, dá para fazer tranquilo e book não requer exclusividade não, é um material de apresentação, só precisa estar bem feito, muitos deles são feitos inclusive em estúdios com o mesmo fundo, só mudando um pouco da iluminação... Essas coisas variam muito, mas eu ainda acho que o ramo mais fácil para ganhar $$$ com fotografia é no ramo de social, os outros ramos todos exigem mais tempo e dão mais dor de cabeça... Não desmerecendo o pessoal de social, eles trabalham pra caramba, mas é que o mercado deles é bem mais amplo e isso possibilita que eles trabalhem muito mais, mesmo os classe A e mesmo os iniciantes têm muito mais chances de começar já tirando uns trocados do que nos outros ramos como glamour que é bem mais restrito. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 04 de Julho de 2007, 11:42:11
:denken:
Não tinha pensado em fazer uma coisa mais elaborada e ao mesmo tempo fazer "produção em massa", se dá certo fazer 4, 5 books de uma vez aproveitando a diária dos free-lancers e a mesma locação. Com certeza dá uma grande variação nos gastos.
Por outro lado conseguir conciliar horário de quase 10 pessoas é muito mais dificil do que conciliar com 5. Coisa pra se pensar...
:denken:  

Estou :wallbash: pra ver se sai alguma coisa boa. Já faz muuiiitooo tempo que quero fazer isso, mas sempre quis entrar no mercado com os dois pés direitos. Já poderia ter comprado dois flashes 160W e dizer que faço book faz tempo, mas nunca tive a certeza do modo certo de fazer, não quero arriscar entrar de qualquer jeito no mercado, oferecer produtos que não agradem e se queimar em 3 meses.

ôohh, vida... Ohhh céus.... :P
São Paulo - SP


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #34 Online: 04 de Julho de 2007, 13:00:43
Leandro, o Leo está certo... a pós produção de institucional é muito mais complicado. Primeiro porque TODAS as fotos serão e RAW. Depois que vc entrega em TIFF, alta e pronto para rodar... de acordo com a saída: RGB ou CMYK. E tem outra: 15 fotos intitucionais com certeza demoram mais do que um book para clicar... imagine para tratar. Dependendo da complexidade da foto você tem que fotografar o mesmo local em vários horários diferentes..... portanto vc fica à disposição do cliente por mais tempo.
 
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 04 de Julho de 2007, 13:43:30
Citar
Leandro, o Leo está certo... a pós produção de institucional é muito mais complicado. Primeiro porque TODAS as fotos serão e RAW. Depois que vc entrega em TIFF, alta e pronto para rodar... de acordo com a saída: RGB ou CMYK. E tem outra: 15 fotos intitucionais com certeza demoram mais do que um book para clicar... imagine para tratar. Dependendo da complexidade da foto você tem que fotografar o mesmo local em vários horários diferentes..... portanto vc fica à disposição do cliente por mais tempo.
Claro, concordo com tudo que disse.

Mas só acho que tem uma discreância muito grande entre R$3000,00 para um dia de serviço institucional e R$650,00 num book "Classe A". O trabalho chega a ser quase 5x maior acompanhando o valor?
São Paulo - SP


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #36 Online: 04 de Julho de 2007, 14:21:04
Leandro, R$3000 não é "para um dia de trabalho". É para um dia clicando........ Pense que um dia clicando um institucional dá para você fazer fácil 4 books... se for com bastante calma. Já fiquei 3 dias tratando fotos institucionais...... se vc demorar mais do que 3 horas para separar e tratar fotos para book tem coisa errada no seu workflow. Um book não vai muitas fotos tbm... pense nisso, mesmo tendo em mente que a sessão rende bastante. E tem outra.... book é relativamente a mesma coisa, com algumas variações. Ou seja, o resultado tende a sair mais linear com sua prática. Portanto o nivel de acerto e consequente diminuição de pós-processamento é notável. Já no institucional não adianta.... Sempre o pós-tratamento existe e é bem necessário. E institucional é muito ais difícil de fechar do que um book. Tem que contabilizar também no institucional a emissão de NF e pagamento de tributos, além do crédito em conta de 15 a 30 dias pós-serviço. Em book é grana na mão... e recibo. Tudo isso conta. Só manter o contador por mês é um salário mínimo. Custos... custos.... Empresa não aceita recibo..... 90% delas só pagam/contratam com NF. Enfim, é um conjunto de fatores.... não podemos apenas comparar os valores, entende ?
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 04 de Julho de 2007, 17:58:18
Citar
Pense que um dia clicando um institucional dá para você fazer fácil 4 books... se for com bastante calma. Já fiquei 3 dias tratando fotos institucionais...... se vc demorar mais do que 3 horas para separar e tratar fotos para book tem coisa errada no seu workflow.

 Claro que sei que não basta só clicar.
 Mesmo assim, se você for fazer 4 books num dia (não acho tão fácil assim, mas isso é outra história), e depois como você mesmo disse 3 horas de tratamento (entendi que é para cada book, certo?) já são 3x4=12h. Ou seja dois dias de trabalho, correto? Um pra fotografar e outro pra tratar. Daí 4x R$600,00= 2400,00
Tá bom, já chegou perto dos R$3000,00 do institucional. Mas os custos com a produção acredito ser maior em 4 books do que o gasto com 1 dia de institucional que se cobre R$3000,00.
 Da mesma forma, vc diz que já ficou 3 dias fazendo tratamento, acredito que não foram 15 fotos clicadas num mesmo dia. Correto?

 Não me ache um chato, apenas estou tentando ter uma visão clara do que acontece e tentando fazer um Benchmark entre duas áreas distintas da fotografia.
 Pelo menos pra mim essa discussão (no bom sentido) está sendo muito proveitosa.
   :thmbup:
 
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #38 Online: 04 de Julho de 2007, 18:43:56
Concordo plenamente contigo Guto...

Leandro 3 horas você trata 4 books para entrega, se você fizer o trabalho direito o book já sai quase pronto.
O segredo dos books é equipe e talento na hora do clique.
Se você souber otimizar você faz vários, eu gosto do número 4 para fazer um trabalho mais refinado... Pego 4 em um dia e vou gerenciando enquanto uma produz outra fotografa e por ai vai. Dá para fazer super tranquilo, eu normalmente fotografo a tarde e faço o tratamento de manhã.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #39 Online: 05 de Julho de 2007, 08:36:22
Citar
Citar
Pense que um dia clicando um institucional dá para você fazer fácil 4 books... se for com bastante calma. Já fiquei 3 dias tratando fotos institucionais...... se vc demorar mais do que 3 horas para separar e tratar fotos para book tem coisa errada no seu workflow.

 Claro que sei que não basta só clicar.
 Mesmo assim, se você for fazer 4 books num dia (não acho tão fácil assim, mas isso é outra história), e depois como você mesmo disse 3 horas de tratamento (entendi que é para cada book, certo?) já são 3x4=12h. Ou seja dois dias de trabalho, correto? Um pra fotografar e outro pra tratar. Daí 4x R$600,00= 2400,00
Tá bom, já chegou perto dos R$3000,00 do institucional. Mas os custos com a produção acredito ser maior em 4 books do que o gasto com 1 dia de institucional que se cobre R$3000,00.
 Da mesma forma, vc diz que já ficou 3 dias fazendo tratamento, acredito que não foram 15 fotos clicadas num mesmo dia. Correto?

 Não me ache um chato, apenas estou tentando ter uma visão clara do que acontece e tentando fazer um Benchmark entre duas áreas distintas da fotografia.
 Pelo menos pra mim essa discussão (no bom sentido) está sendo muito proveitosa.
   :thmbup:
Leandro, no caso dos 3 dias de trabalho eram 7 fotos.....  :wallbash:
Mas uma destas fotos era para um painel... tinha que ficar impecável para ampliação grande formato. As outras eram para A3

Tinha clicado umas 70 fotos, todas em RAW...... Considerando que o RAW da S3 tem 25Mb, além das possibilidades de pixels S+R, converter corretamente cada foto é um tempo considerável. E na fotografia institucional há custos tbm, não é só chegar e clicar. Muitas vezes você precisa alugar equipamentos, andaimes, assistente, etc.
E não esqueça dos impostos e NF que eu te disse. Considerando 20% de imposto sobre 3000 vc chega nos 2400 do book.

O que tenho notado é que na verdade não existe área na fotografia onde se ganha mais com menos.... tudo depende de seu aproveitamento na hora do click, seu workflow, etc. Conheço fotógrafo de publicidade que faz uma foto por dia...... e cobra uma fortuna por isso. Mas tbm se de outros que fazem 20 fotos no mesmo estilo diariamente.... e ainda não conseguem lucro decente.
Se vc acha que fotografia institucional "dá dinheiro", vc nem imagina fotopublicidade, onde UMA foto chega a ser vendida por R$10.000,00. Mas voltamos aos problemas: o custo do estúdio, do equipamento fotográfico ( back digital ou cromo MF escaneado ), do assistente, do tratamento, etc....
Saber direcionar seu talento e seus recursos para o público alvo, o retorno vem independente da área.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


hakkinen

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 334
  • Sexo: Masculino
    • http://www.tr2fotografia.com
Resposta #40 Online: 05 de Julho de 2007, 09:09:09
Excelente tópico.

Desvirtuou um pouquinho do tema de fotografia de moda, mas a conversa está bastante educativa.
Rafael Ramos - tr² :: Fotografia


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 05 de Julho de 2007, 10:27:33
Citar
Concordo plenamente contigo Guto...

Leandro 3 horas você trata 4 books para entrega, se você fizer o trabalho direito o book já sai quase pronto.
O segredo dos books é equipe e talento na hora do clique.
Se você souber otimizar você faz vários, eu gosto do número 4 para fazer um trabalho mais refinado... Pego 4 em um dia e vou gerenciando enquanto uma produz outra fotografa e por ai vai. Dá para fazer super tranquilo, eu normalmente fotografo a tarde e faço o tratamento de manhã.
 Interessante Leo,

 Uma dúvida, geralmente como você faz com a agenda?
 Marca o ensaio com quanto tempo de antecedência +ou-? Depois de fazer as fotos você entrega o produto pronto quantos dias depois?
 
Citar
Leandro, no caso dos 3 dias de trabalho eram 7 fotos..... 
Mas uma destas fotos era para um painel... tinha que ficar impecável para ampliação grande formato. As outras eram para A3

  :doh: É, realmente demora...
São Paulo - SP


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 06 de Julho de 2007, 02:23:15
A agenda depende de disponibilidade, a agência liga com as propostas, se eu estiver livre eu pego. :) Agenda é algo pessoal, vc tem que organizar de acordo com os compromissos, eu só não pego coisas para amanhã porque ai não dá.... :) A chance de fazer besteira nesse caso é grande, prefiro ter mais tempo para organizar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #43 Online: 06 de Julho de 2007, 03:04:00
Aproveitando a onda da moda...

Alguém conhece um curso legal em Milão ou qualquer outra região da Itália?
Daqui a 3 anos eu me mudo pra lá e estou querendo fazer uns cursos quando chegar. Eu tenho uns links com os programas, querendo eu posto aqui.

A minha idéia inicial era ficar em Milão depois do curso, mas agora estou meio inclinado a ficar em Verona (terra de Romeo e Julieta).

Valeu! Abs!
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 10 de Julho de 2007, 17:01:58
Pessoal,

Vou fazer um curso de fotografia de moda/book aqui em Brasília no final de julho. Assim que concluir, pretendo tentar iniciar trabalho nessa área. Qual seria a dica para conseguir isso? Onde e como procurar?

Abraço


Gabriel
Gabriel Lima - Brasília/DF