Autor Tópico: Pós-Produção vs técnica.  (Lida 5768 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #30 Online: 30 de Janeiro de 2015, 12:23:27
(...)
PS: E não existe apenas UM fazer fotográfico. Eles são múltiplos e cada um cria o seu e, se vive bem com ele, isso basta. Não importa se nesse fazer a pós é simples ou altamente complexa. Basta que o cara esteja feliz e em paz com sua fotografia.

EU já fiz tudo quanto é tipo de manipulação. Não ligo se me chamarem de outra coisa. Não preciso do título de fotógrafo.

É isso!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 30 de Janeiro de 2015, 12:25:09
Eu uso os 2. Estudo sem parar fotografia, invisto pesado em luz e técnicas, da mesma forma que invisto pesado em manipulação.

Até porque gosto de surrealismo. Tudo depende do que busco em uma imagem. Umas são pouco retocadas, outras são extremamente retocadas, não pra corrigir o que errei na técnica, mas sim pra buscar os limites da minha criatividade.
Sony A7II - Nikon D810


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #32 Online: 30 de Janeiro de 2015, 13:10:22
Eu uso os 2. Estudo sem parar fotografia, invisto pesado em luz e técnicas, da mesma forma que invisto pesado em manipulação.

Até porque gosto de surrealismo. Tudo depende do que busco em uma imagem. Umas são pouco retocadas, outras são extremamente retocadas, não pra corrigir o que errei na técnica, mas sim pra buscar os limites da minha criatividade.

Concordo.

EU já fiz tudo quanto é tipo de manipulação. Não ligo se me chamarem de outra coisa. Não preciso do título de fotógrafo.

Ta certo.

Concordo Raphael.. Mas depende do objetivo da tua fotografia, não acha? Se tu vai fazer uma foto publicitária externa de um prédio, e tem pressa, e o dia ta nublado.. porque não enxertar um céu bonito em cima do prédio?
Como minha "arte", meu hobby, concordo e faço como você falou.. Não gosto de enxertos não. Já em outro contexto, vale e muito... E nesse caso, do prédio, deixa de ser uma foto?? Quem faz esse tipo de foto, não é fotógrafo? Seria um "artista digital"?  :ponder:

A propósito, ponderem meus comentários como alguém que não trabalha com fotografia.. posso estar falando várias asneiras aqui, tendo em vista que sou bastante amador.

Sim, tens toda a razão.

E esse assunto é f*da, pois tem muito curso e faculdade repetindo que imagem manipulada não é foto.
Eta assuntinho...hehe


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 30 de Janeiro de 2015, 13:20:38
Vejo que o pessoal tem várias opiniões sobre o assunto, mas quase todos concordam que cada um utiliza do recurso que achar melhor para produzir sua imagem (também concordo com isso).

Mas independente de o resultado será imagem ou fotografia (que acho que cada um terá uma opinião) o problema que vejo é o seguinte:

     Consideremos que hipoteticamente eu vá para uma escola de fotografia estudar, minha intenção será aprender fotografia.
     Se durante a aula constantemente ouvir que eu não preciso aprender uma determinada pois poderei corrigir na pós, sinceramente eu deixo o curso.
     Se fui aprender fotografia quero aprender técnicas de fotografia, e não ouvir que posso corrigir via software. Diferente seria se fosse para uma aula de produção de imagem para propaganda (nem sei se esse é o termo correto); dai concordo que o que me será ensinado é a melhor forma de produzir a imagem, e não fotografar.

Com essa ideia que não acho correto ensinar alguém que a técnica de fotografia para alcançar um resultado será a edição via software, se a pessoa gostaria de saber como fazer para fotografar corretamente e me disponho a ensinar, remunerado ou não, vejo que tenho que lhe passar uma técnica fotográfica, podendo lembrar que pode ou não ser mais fácil corrigir na pós, mas não deixar a impressão que a pós é a única saída.

PS. Só queria deixar claro que não vejo que pessoa alguma tenha a obrigação de seguir esta ou aquela linha de raciocínio, mas apenas discutindo pontos de vistas para gerar conhecimento.  :ok:


fabiomoreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #34 Online: 30 de Janeiro de 2015, 14:10:11
Gostei do tópico. Ótima discussão.  :ok:

:

Uma máxima que usávamos muito nas agências de publicidade em que trabalhei era que "efeitos não substituem conceitos".
Perfeito Armando! :clap:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 30 de Janeiro de 2015, 16:48:18
Resumindo, assim como outros colegas aqui, eu não sou um fotógrafo, sou um profissional imagético que volta e meia pratica o ato de fotografar.

 :ok:


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 30 de Janeiro de 2015, 17:29:50
Resumindo, assim como outros colegas aqui, eu não sou um fotógrafo, sou um profissional imagético que volta e meia pratica o ato de fotografar.

 :ok:

Percorri pela sua galeria do Flickr quase toda, e achei seu trabalho excelente.  :worship:

E para seu trabalho ficar pronto é necessário você fotografar e trabalhar a imagem o necessário para ficar da forma que você queira apresentar seu produto, acredito que ambós têm igual importância.

Não sei se você é auto didata, mas imagina se quando você perguntasse sobre determinada técnica para quem estivesse te ensinando e a resposta fosse para corrigir na pós? Provavelmente seu trabalho não teria a mesma qualidade ou demoraria mais tempo para ser feito com a mesma qualidade não é?

Eu considero isso frustrante.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 30 de Janeiro de 2015, 17:44:43
Não sei se você é auto didata, mas imagina se quando você perguntasse sobre determinada técnica para quem estivesse te ensinando e a resposta fosse para corrigir na pós? Provavelmente seu trabalho não teria a mesma qualidade ou demoraria mais tempo para ser feito com a mesma qualidade não é?


Obrigado pela gentileza. Fico agradecido pela visita.

Mas olha, eu ja fiz (e ainda faço) muita foto ruim, mas por muito tempo eu achava que daria pra resolver as coisas depois, como sou um designer que fotografa para servir de suporte, minha origem é do design, eu tratava imagens muito antes de começar a fotografar, e isso tornou meu aprendizado um pouco difícil, com o tempo eu fui percebendo o que eu poderia adiantar na pré produção. Mas no início eu fui muito desleixado e realmente aprendi com os erros.

Hoje fotografei pipocas caramelizadas para uma embalagem, antigamente eu faria um monte de pipocas e jogaria um molho qualquer, faria umas 200 fotos com a camera na mão, todas ficariam uma porcaria, usaria várias aberturas, vários pontos de vista, nenhuma foto realmente pensada. Hoje eu fiz 5 fotos de cada sabor, todas do mesmo ponto de vista, com a mesma abertura, câmera no tripé, tehering, minha produtora de alimentos caramelizou as pipocas uma por uma, usou um secador para perolizar a cobertura, etc., fizemos de tudo para que a inserção no arquivo da embalagem seja o mais rápido e demande o menor tratamento possível. Como fazemos as embalagens aqui, quanto menos horas trabalhando, mais lucro. Mas isto realmente não é uma fotografia, é um processo de criação de uma imagem que servirá para a composição de um trabalho gráfico.

Se me soltar na rua pra eu fotografar um evento de carnaval, por exemplo, eu farei um péssimo trabalho. Não tenho nenhuma vocação para este tipo de fotografia, como vários colegas aqui tem.

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2015, 17:45:43 por Claudio Rombauer »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 30 de Janeiro de 2015, 18:58:02
Obrigado pela gentileza. Fico agradecido pela visita.

Mas olha, eu ja fiz (e ainda faço) muita foto ruim, mas por muito tempo eu achava que daria pra resolver as coisas depois, como sou um designer que fotografa para servir de suporte, minha origem é do design, eu tratava imagens muito antes de começar a fotografar, e isso tornou meu aprendizado um pouco difícil, com o tempo eu fui percebendo o que eu poderia adiantar na pré produção. Mas no início eu fui muito desleixado e realmente aprendi com os erros.

Hoje fotografei pipocas caramelizadas para uma embalagem, antigamente eu faria um monte de pipocas e jogaria um molho qualquer, faria umas 200 fotos com a camera na mão, todas ficariam uma porcaria, usaria várias aberturas, vários pontos de vista, nenhuma foto realmente pensada. Hoje eu fiz 5 fotos de cada sabor, todas do mesmo ponto de vista, com a mesma abertura, câmera no tripé, tehering, minha produtora de alimentos caramelizou as pipocas uma por uma, usou um secador para perolizar a cobertura, etc., fizemos de tudo para que a inserção no arquivo da embalagem seja o mais rápido e demande o menor tratamento possível. Como fazemos as embalagens aqui, quanto menos horas trabalhando, mais lucro. Mas isto realmente não é uma fotografia, é um processo de criação de uma imagem que servirá para a composição de um trabalho gráfico.

Se me soltar na rua pra eu fotografar um evento de carnaval, por exemplo, eu farei um péssimo trabalho. Não tenho nenhuma vocação para este tipo de fotografia, como vários colegas aqui tem.

 :ok: :ok:


Nicholas Anibal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 31 de Janeiro de 2015, 19:48:34
Eu aprecio ambos os processos, o de fotografar e o de editar. Contudo, devo admitir que muitas vezes tento "salvar" uma foto que saiu ruim na pós-produção. Também confesso que essa etapa de salvar uma foto é muito agradável (pelo menos para mim, por ser hobbista).
Geralmente mexo na exposição, contraste, correção de cores etc. Não gosto dos desfoques digitais, e evito ao máximo usar vinhetas e bordas.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #40 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 19:33:13
Eu aprecio ambos os processos, o de fotografar e o de editar. Contudo, devo admitir que muitas vezes tento "salvar" uma foto que saiu ruim na pós-produção. Também confesso que essa etapa de salvar uma foto é muito agradável (pelo menos para mim, por ser hobbista).
Geralmente mexo na exposição, contraste, correção de cores etc. Não gosto dos desfoques digitais, e evito ao máximo usar vinhetas e bordas.

como diversao de hobbista e otimo usar pos!!!!!
para pro e uma ferramenta necessaria
abs