Autor Tópico: Qual equipamento usar ? - Blog Dicas de Fotografia  (Lida 4788 vezes)

marianoasa

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Outubro de 2014, 09:12:23
O bom equipamento somente facilita as coisas, se o cara é ruim as fotos continuam ruim e o cara é fera as fotos vão ficar show.
Pode se tirar fotos maravilhosas com qualquer lente e câmera, mais vc ter na mão uma câmera e lente top facilita a arte aflorar. 
D800 + D7000 | SB's 600/900 | Ring Flash FC100 | Manfrotto 190XPROB + 804RC2
AF-S 35 1.8G | AF-S 50 1.4G | AF-S Micro 105 2.8G ED VR N 
Tamron 17-50 2.8 XR Di II | AF-S 70-300G ED VR | Kenko 1.4x


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Outubro de 2014, 11:16:31
equipamento e somente ferramenta.
compras qualquer um faz so precisa dinheiro
agora voce nao compra uma profissao.
Tudo tem seu tempo de desenvolvimento.
abs.

Disse tudo
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2014, 15:49:14
Ainda bem que tem pessoas que tem coragem pra afirmar que pensam assim.
Sempre fui contra essa história de que "pouco importa o equipamento".

Claro que de uma maneira geral vc pode ( e fará ) boas fotos com qualquer equipamento, porém existem funções, acessórios e aparatos que lhe darão
a chance de conseguir resultados muitas vezes impossíveis com um equipamento mais simples.

Ta errado o pensamento: -Nossa, que fotos lindas!...Bah, tbm com essa camera que vc tem.... - Sim, um grande equivoco, com certeza. Mas equipamentos melhores ajudam, sem titubear.

Fora que muitas vezes não é nem a câmera que faz a diferença, mas sim a lente. Cansei de tirar retratos com a minha 50 f/1.8 em abertura 2.2 e a pessoa adorar, e lançar aquela: -É, realmente a câmera faz uma diferença grande!

Putz!  :doh: O fotógrafo não conta nem um pouco não????  :assobi:
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2014, 02:45:01
Se equipamento não importasse eu não estaria com basicamente 03 câmeras e namorando a quarta já!

(sem falar das futuras lentes que tão na mira).
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2014, 12:07:05
Equipamento é tão importante quanto o fotógrafo...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 22 de Outubro de 2014, 09:26:51
Se equipamento não importasse eu não estaria com basicamente 03 câmeras e namorando a quarta já!

(sem falar das futuras lentes que tão na mira).
mas, vc e fotografo, ou colecionador?????, :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #21 Online: 23 de Outubro de 2014, 02:16:20
mas, vc e fotografo, ou colecionador?????, :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Fotógrafo. Ocorre que equipamento fotográfico é equipamento eletrônico e por isso aplico a mesma formula clássica que uso para tudo que coloca dinheiro no meu bolso:
"Quem tem um não tem nenhum!"

Preciso de outra fullframe o quanto antes, pois se a minha estragar eu to na merda pois perco as caracteristicas das lentes que possuo em razão do crop!
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, 02:17:08 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 23 de Outubro de 2014, 08:43:46
Fotógrafo. Ocorre que equipamento fotográfico é equipamento eletrônico e por isso aplico a mesma formula clássica que uso para tudo que coloca dinheiro no meu bolso:
"Quem tem um não tem nenhum!"

Preciso de outra fullframe o quanto antes, pois se a minha estragar eu to na merda pois perco as caracteristicas das lentes que possuo em razão do crop!
Isso e o correto, qualquer profissional,tem as ferramentas necessarias, no minimo 2 de cada.
Eu tambem tenho minha "coleçao"de equipamentos, nunca passei sufoco em nenhum evento em 20 anos de rua,
sempre temos que estar "armados",  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Outubro de 2014, 12:48:21
Ah tá. Quero ver o profissional fotografar animais selvagens com uma 10mm ou festa infantil com uma 400mm.  :D

Em qualquer profissão, o conhecimento é essencial, mas o equipamento auxilia muito. Será que o Pitanguy consegue operar usando faca de cozinha ? Sim, mas imagina a dificuldade ?

Acho essa discussão totalmente esclarecida.

PS. Estou inspirado nas comparações, putz.  :eek:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 23 de Outubro de 2014, 19:43:26
São os 2 extremos que temos, quem acha que equipamento n é nada e quem acha que é tudo. rsrsrsrs

Ou melhor, quem tem equipamento de menos e quem tem equipamento de mais.

O fato eh, para se fazer boas e belas fotos nao eh preciso muita coisa. Na verdade eh preciso muita pouca coisa: Uma camera simples e uma lente simples (nao precisam nem serem novas, podem ser velhas usadas mesmo). Isso eh absolutamente tudo que se precisa para se fazer boas e belas fotos e absolutamente mais nada.

E independente do equipamento que vc tiver, vc controe suas fotos, tecnicas, estilos e ate mesmo visao se adaptando ao que se tem.

E eu estou convencido que a diferenca estava no fato de fotografar sem se preocupar em fazer igual o que via na internet, livros, ou querer o que os demais querem ver, pq se vc for atras de querer fazer o que ve por ai, entao vc vai precisar sempre de mais e mais equipamentos e nunca tera equipamento suficiente. Pq as milhoes de imagens que vc ve por ai sao feitas por milhares de fotografos diferentes, que usam equipamentos diferentes uns dos outros, tecnicas diferentes uns dos outros, experiencias diferentes uns dos outros, etc... Entao chega o cara querendo iniciar na fotografia abocanhando tudo ao mesmo tempo (o que eh impossivel). Resultado: estara sempre "precisando de mais equipamentos" ou de "equipamentos melhores".

Pior ainda eh quando as pessoas passam mais tempo comparando seus equipamentos com os anuncios de lancamentos (mostrando os numeros a mais do outros equipamentos tem e que vc nao tem), como tambem comparando as fotos de milhoes de pessoas na internet com as suas. Entao vc passa deixar de criar para vc e se adaptar ao seu equipamento, para criar o que vc ve por ai e consequentemente querer adaptar o seu equipamento a para fazer o que os demais fazem. Exemplo: "Com essa nova camera Y eu posso fazer aquilo que vi na foto do fulano no site X".

Claro, se a pessoa tem apego a ferramentas e gosta de colecionar cameras, lentes e acessorios como hobby, que aproveite seu hobby. Mas isso eu considero um hobby a parte da atividade de "fotografar". Da mesma forma que tem pessoas que gostam de carros e de dirigir. E colecionam carros mas nao para dirigir, ate mesmo pq acaba nao tendo tempo para ficar dirigindo todos os carros que possuem. Colecionam carros pq gostam de ter a clecao na garagem como hobby, o que nao tem nada a ver com "preciso de um carro melhor para dirigir melhor".

Para dirigir, ou melhor, para se transportar no dia a dia, vc nao precisa mais do que um carro basicao. Claro que se vc comecar a ficar indo atras sobre o que as diferentes pessoas fazem com seus carros, trilhas em montanhas, alta velocidade em autodromos, combate de carros, rachas nas ruas, fazer o carro pular, etc, e for querer fazer igual, vc tambem ira sempre precisar de mais e mais carros. Nunca estara satisfeito.

E nao eh pq vc, ou muita gente, quer ter um carro potente que faca 0 a 100km/h em menos de 10 segundos e chega ate 300km na reta, que significa que todo mundo liga para isso, muito menos significa que todos que tem um carro basicao eh pq nao tem dinheiro para ter um carrao. Muita gente simplesmente nao liga para tais numeros e muito menos esta interessado em correr, fazer trilas, fazer o carro pular, etc. Mas simplesmente so querem ir de ponto A a ponto B sem frescuras, custos desnecessarios e demais ideias na cabeca.



Eu nao digo isso como forma de desculpa por nao ter dinheiro para comprar equipamento melhor, mas sim por experienciar esse meu discurso muito antes de imaginar que existia tal tipo de discurso, quando eu passei messes morando no oriente medio com uma camera de bolso, 3mp, 3 opcoes de zoom digital, 2 opcoes de ISO sem opcaos de controles manuais. Mas eu me adaptei tao bem a camera que entre as poucas e extremamente limitacas opcaos de ajustes, eu muito raramente mudava algum setting. Eu sempre estava atento as condicoes ideias de luz, distancia, angulo, momento para fazer boas fotos, que modestia a parte eram muito melhores e mais impactantes do que muitos outros fotografos que encontrei pelo caminho com cameras de ultima geracao e variadas opcoes de lentes na mochila, sem contar o o computador que tambem carregavam para dar o banho de beleza nas fotos. Enquanto eu so tinha uma mochila com algumas duzias de cueca, meias, camisetas e 2 jeans, minha camera no bolso do jeans e mais nada. Eu nem me chamava de fotografo na epoca.





Mais tarde, quando eu me fixei em uma moradia com internet, vendo pessoas querendo mostrar seuas fotos, seus equipamentos, falar de numeros, etc. Foi quando eu pensei em levar a fotografia mais a serio e investir em uma camera mais "seria". Na epoca eu poderia ter comprado uma camera nova, com melhor e mais opcoes de ISOs, pontos de foco, foco automatico mais rapido, mais fotos por segundos em sequancia, mais mega pixels, mais e mais... Dinheiro nao era problema.

Mas ainda bem eu nunca me apeguei muito a numeros, anuncios de cameras, etc... E no lugar de comprar a camera nova com "mais e mais" eu achei na loja uma camera usada, com uns 5 ou mais anos de idade na epoca (ja considerada velha para uma camera digital), tecnologia ultrapassada, um pouco mais de 6mp (quase 7mp), ISO maximo ate 1600 e minimo ate 200. Eu optei por ela. A camera era a Nikon D70s

Entao vc me pergunta "pq se vc comprou uma camera usada, ultrapassada, inferior, se vc tinha dinheiro de sobra para comprar uma camera fudencia na epoca?". E a resposta eh pq essa camera velha e ultrapassada tinha 2 grandes vantagens sobre as demais cameras novas, mais fudencias e mais caras. Ela tenha o sync speed 1/500 e ela tinha tinha indicador de aviso de sub ou extra exposicao nas partes das imagens na tela, sem precisar ficar olhando o historiograma. E isso era tudo o que eu precisava para fazer as fotos que eu estava em busca, que era moda, retratos e afins, e fotos casuais de viagens. O resto eu absolutamente nunca precisei. Tanto eh que nunca me preocupei em comprar outra camera mais nova, e dinheiro eu tinha de sobra.

Quando comprei uma segunda camera digital, nao foi por estar procurando subistituir a primeira ou algo melhor, mas por obrigacao, para ter uma camera reserva caso a minha D70s falhasse. E a camera reserva que comprei foi a D90. E eu fiz de tudo com essas duas cameras. Nunca senti que precisei de "equipamento melhor".


Mais tarde, quando comecei a fotografar nu e paisagens, senti que seria melhor em investir em algo que me oferecesse grandes impressoes com qualidade e cameras mais pesadas e instaveis, foi quando eu comecei a pensar em comprar uma FF. Ate que nas minhas pesquisas eu cruzei com as cameras de formato medio de filme, que na epoca as digitais ainda nao chegavam tao perto em certos aspectos de qualidade. Acabei comprando uma medio formato de 20 anos de idade que uso ate hoje para minhas fotos em estudio. E gostei tanto de trabalhar com negativos que comprei depois mais 2 35mm e mais tarde outra medio formato. Logo passei a fotografar 99% com filme e digital apenas para auto retratos e fotos de ferias e festas pessoais.


Hoje, com a D800 e a Pentax medio formato digital, chegando a uma qualidade de imagem super alta e a precos super baixos, so nao tem cameras "tops" de ultima geracao quem nao quer ou quem eh muito pobre. Mesmo assim, muita gente ainda nao compra pq realmente nao ve necessidade. Da mesma forma que muitas pessoas em paises onde carros potentes sao muito mais acessiveis a familias de classe media, tambem nao compram tais carroes, mesmo tendo dinheiro, pq nao ve nescessidade em gastar mais em potencias e demais aspectosque nao precisam.

Mas sim, tem tambem quem nao tem dinheiro e usa o discurso "eu nao tenho pq nao quero" para nao assumir que nao tem dinheiro para comprar. Principalmente em culturas como a do Brasil, onde o preconceito social eh extremamente alto e o tratamento e julgamento daspessoas eh muito influenciado pelas suas "posses", fazendo com que muita gente compre carros, eletro domesticos, etc a prestacoes a perder de vista e ate mesmo gastando mais do que tem, para investir na imagem pessoal perante as pessoas em sua volta (e ao conforto pessoal perante aos olhares julgamentosos dos demais).

Por isso, enquanto tem pessoas que nao tem dinheiro mas dizem que nao compram equipamento por nao recisar. Tem muitas outras pessoas exibindo equipamento caros e posando de "Bacana" sendo que tem muito, mas muito menos dinheiro e conforto financeiro do demosntram ter.

E eu conheco muito bem essa realidade, pq eu trabalhava em um escritorio industrial em Sao Paulo recebendo clientes dos mais variodos tipos. E apareciam muitos clientes muito mais pobres que favelados dirigindo super carros. Um deles apareceu duas vezes com 3 super carros, terno italiano, correntes de ouro, saindo do carro na compania de japoneses, chineses, holandeses com um chofer abrindo a porta para eles (so faltava mulheres de biquinis abrindo champagne para completar), fazendo proposta de negociacao milhonarias... Mas nos que ja conheciamos o cara sabiamos que era tudo faixada. O cara nao comprou nada daquilo. Era tudo adquirido em base de dividas que nunca seriam pagas, impressionando e enganando pessoas para pegar dinheiro deles, e depois sumirem do pais por alguns anos e voltarem fazendo exatamente o mesmo.

E muitos pessoas fazem isso. Nao no mesmo nivel, mas algo parecido em nivel menores. Acumulando dividas, prestacoes, etc, para mostrar "equipamentos". Nao por precisarem deles, mas sim para se sentirem confortaveis aos olhares julgamentosos alheios alheios.


Mas no fundo, o outro nao interessa. Os equipamentos dos outros nao interessam. O que os outros tem a dizer sobre o que nao eh deles nao interessa. Se a pessoa gosta de colecionar ferramentas, que seja feliz com sua colecao. Se gosta de ir atras de um pouco de tudo e precisa de variadas ferramentas para isso, que seja feliz indo atras. Se a pessoa gosta apenas de fotografar aquilo que esta focado em fazer e nao precisa de mais nada alem da camera do celular, que seja feliz com a camera do celular. E ninguem tem nada a ver com isso.

Se a pessoa tiver alguma foto inspiradora, inovadora, bem executada, ou alguma curiosidade sobre certos equipamentos, legal, vamos trocar informacoes. Mas querer impurrar equipamentos, julgamentos e metodos para cimados outros. Ate mesmo para quem mente para nao assumir que nao pode ou mostra uma faixada falsa, eh perca de tempo.

A mentira alheia tambem nao interessa.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 25 de Outubro de 2014, 07:27:32
Ah tá. Quero ver o profissional fotografar animais selvagens com uma 10mm ou festa infantil com uma 400mm.  :D

Em qualquer profissão, o conhecimento é essencial, mas o equipamento auxilia muito. Será que o Pitanguy consegue operar usando faca de cozinha ? Sim, mas imagina a dificuldade ?

Acho essa discussão totalmente esclarecida.

PS. Estou inspirado nas comparações, putz.  :eek:
para de beber tanto que faz mal, :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Obviamente se trata de usar a ferramenta adequada para cada trabalho, :eek: :eek: :eek:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 31 de Janeiro de 2015, 19:32:43
Existem alguns trabalhos que demandam mais equipamento do que outros. Objetivas específicas, câmeras com determinadas características, etc.

O importante é entender que a demanda pelo equipamento não está relacionada à qualidade do fotógrafo e sim a características da fotografia pretendida.

Agora, quando entramos no hobby fotografia, o equipamento é parte da diversão, da terapia, do passatempo, ninguém tem obrigação de justificar a posse de uma câmera top de linha só porque não fototografa tão bem quanto o Sebastião Salgado.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, 19:33:13 por Claudio Rombauer »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 10:08:35
Existem alguns trabalhos que demandam mais equipamento do que outros. Objetivas específicas, câmeras com determinadas características, etc.

O importante é entender que a demanda pelo equipamento não está relacionada à qualidade do fotógrafo e sim a características da fotografia pretendida.

Agora, quando entramos no hobby fotografia, o equipamento é parte da diversão, da terapia, do passatempo, ninguém tem obrigação de justificar a posse de uma câmera top de linha só porque não fototografa tão bem quanto o Sebastião Salgado.

Hobbista/colecionador, nao tem nenhum tipo de pressao, tudo e so alegria.
Quando comprei minha primeira F4, eu nao vivia da fotografia,nem sei para que comprei aquilo,
no ano seguinte do lançamento, ao começar a trabalhar ninguem tinha F4, eu era uma rarirade,
historinhas do tunel do tempo, :hysterical: :hysterical: :hysterical:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 20:01:39
Caro CROIX, compartilho e muito do que escreveu acima, demais colegas... meus comentários:

1- Hobby não precisa de explicação, é prazer, é tesão... não há o que se discutir... se pode comprar e te dá satisfação, ok....

2- A grande questão é que eu e a imensa maioria dos fotógrafos profissionais ou amadores, não são assim tão afortunados, então estabelecemos um equilíbrio, limites, dentro do que é possível...

3- É evidente que equipamentos são importantes e necessários para a função: wide para paisagens, tele para animais, pássaros, etc...

4- Alguns necessitam de funções específicas.... velocidade de foco, iso elevado, etc...

5- É natural querer um equipamento que facilite a sua vida, encurte caminhos e faça você atingir resultados mais rápidos e de forma mais objetiva....

6- O que percebo, porém, é a inversão das coisas - sem ofender ninguém vejo exemplos aqui no fórum de colegas que trocam de equipamentos a cada 3-4 meses (para mim não deu nem tempo de acostumar com a câmera), a ansiedade e GAS para a troca pois teremos um lançamento com 0,5% mais DR ou auto foco 2% mais rápido, e assim vai.... para quem não tem limitações financeiras, sem problema - compra, troca, vende, etc.... mas para quem está começando e que vê as coisas postas desta forma vem apenas a insatisfação, crença de que não consegue fotos melhores pois não tem aquele equipamento, etc...

Somente minha opinião, em um mundo onde a maioria de nós não imprime em grandes formatos, onde as fotos não são apresentadas em full (100%), e em que as máquinas cada vez mais diminuem a diferença entre o "manual" e o "automático" o que sobra é a captura do momento, a composição, o registro do olhar, do sorriso, das cores da natureza, etc.... como exemplo para mim é o salutar acompanhamento do tópico da 5D clássica - as fotos e momentos registrados com a obsoleta - decretada pela indústria......
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2015, 20:03:22 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 21:20:22
Alem de tudo qualidade eh relativa. Muito relativa.

Eu estava lendo sobre super computadores em outro forum, e o papo acabou indo para a questao de qualidade, tecnologia, eficiencia, etc.

Por exemplo. Ate hoje, sao usados 486 ou ate mesmo computadores inferiores para navegacao de avioes modernos. Como tambem usado ate hoje no Aviao Espacial da NASA.

Entao vc se pergunta, pq nao usam computadores mais modernos, mais rapidos, com mais memorias, mais numeros para todo o lado, mais tudo? A resposta eh pq nao precisam.
Entao vc se pergunta, e se esses computadores antigos derem pau, travarem, derem erro? E a resposta eh que eles nao travam, nao dao pau e nao adusam erros. Ao dontrariondo seu computador moderno que tende a dar problemas.

Como isso? Tais ferramentas sao usadas para uma funcao, uma operacao, objetivo definido. Por isso nao precisam de mais memorias, nao precisam serem mais rapidos e nao criam conflitos de dados. Ou seja, a qualidade desses computadores antigos, sendo udados objetivamente, eh superiro para o trabalho que desempenham do que o seu computador ultra moderno com um sistema operacional instalado para multiplas funcoes.


Voltado para o aspecto das cameras. Arquivos grandes, ultra nitidez, lentes com distancia focal que vai de super wide ate super telefoto, camera pesada e grande, etc, etc. pode tanto ser qualidade quanto o completo oposto de qualidade.

Como regra geral mas nao universal, quanto mais dedicado uma ferramenta melhor para o profissional ou para quem leva o resultado a serio, mesmo que a primeira vista pareca haver limitacoes. Quanto mais multiplas funcoes tornando a ferramenta boa para o uso geral, apesar de apresentar inumeras facilidades para inumeras situacoes e usos, tambem vai trazer desqualidades em um determinado uso que eh qualidade em outro tipo de uso.


Eu nunca tive apego por equipamentos. Pelo contrario, eu nunca gostei de ter muitas coisas. E eu so descobri o motivo recentemente quando eu li um artigo falando pq pessoas como Obama, steve Jobs, entre outras pessoas conhecidas e bem sucedidas, sempre usam a mesma roupa. O motivo de muitos eh pq a roupa faz parte do marketing. Mas para muitos outro, o motivo de usar sempre a mesma cor, o mesmo tipo de camiseta, o mesmo tipo densapato, o mesmo tipo de gravata, tudo igual todos os dias, eh para ter distracoes a menos e eliminar tomadas de decisoes menos importantes,mprincipalmente para quem passa o dia focado em tomadas de decisoes. Adordar de manha e naonter que se preocupar com o que vai vestir, ajuda a comecar o dia de maneira mais efetiva.

Pessoalmente, ferramentas fotograficas eh a mesma coisa. Eu sempre eliminei tudo que achava ter em ecesso. O fato de ter que ricar pensando em qual lente usar, qual camera colocar na mala, que acessorios eu possa querer usar, eh contra produtivo para mim.

Eu tenho sim diferentes cameras e lentes, mas voltado ao assunto inicial, todas a minhas cameras teem suas funcoes em especificas. Eu nao tenho ferramenta para diferentes usos ou casos. Ou ate tenho, mas quase nao uso, eh uma camera digital apenas para fotos casuais sem importancia ou testes.

Cameras oficiais sao 4. Eu nao preciso parar para pensar em qual ferramenta usar. Se para fazer retratos em estudio uso a camera 6x4.5 1/500 sync speed lente para retrato que eh a unica dessa camera. Fotos de natureza, paisagem e cidade, tambem tenho uma camera 6x7 e lente wide so para isso. Fotos de rua, tambem tenho uma camera 35mm e uma lente 50mm e outra 28mm so para isso. A ultima camera eh tambem uma 35mm que uso para retratos fora de estudio e uma lente 85mm.

O interessante eh que eu nunca planejei assim, eu so descobri o motivo de eu fazer assim lendo esses artigos que mencionei acima. Mas o real motivo eh que eu nunca me interessei por equipamento. Meus equipamentos oficiais sao todos velhos, maniais, analogicos, sem muitas funcoes ou opcoes de uso. E pq eu nao invisto em algo melhor? Eh pq nao tenho dinheiro? De fato, eu sou pobre hoje, mas esse nao eh mo motivo. O real motivo eh pq nao sinto necessidade, ou nao preciso.

Na verdade, recentemente eu fiz um update melhor. Vendi a minha Pentax 6x7 e a lente que eu usava para paisagem. Subistitui ela por uma pinhole 4x5in grande formato. O que eh muito melhor do que a Pentax no meu, caso.

A pentax era um tanque, parecia que eu estava carregando um tijolo grande na mochila. Alem de pesada ela era muito grande para o formato dela. Com minha camera ponhole na mochila, parece que a mochila esta vazia. Tambem tem a vantagem de nao ter lente (para mim eh uma vantagem oq eu nao gosto de acumular coisas). Para fotos de paisagem e urbanismo nao teve melhor opcao para mim, foco infinito e negativo grande formato. A camera ponhole, apesar de ter um formato maior, ocupa o mesmo espaco da Pentax na mochila. Alem de tudo, eu gosto do foco macio das pinholes. Nao gosto de fotos com muita nitidez, tentando copiar ou se assemelhar a realidade.

Ou seja, eu vejo mais qualidade em uma camera pinhole, que nada mais eh do que uma caixa vazia, com um orificio minusculo na frente e um filme no fundo, do que uma SLR ou um DSLR.

E se eu conseguir realisar meu projeto de usar essa pinhole para retratos. A minha Bronica tambem sera aposentada. Meu desejo, se realisado, eh ter apenas uma SLR para fotos de rua, uma pinhole para retratos e uma pinhole (panoramica) para paisagem e cidades. E isso eh tudo.

Ter menos equipamentos e equipamento mais simples, para mim eh uma vantagem tremenda. Pelo menos para trabalhos dedicados/focados em um resultado desejado.