Autor Tópico: Qual equipamento usar ? - Blog Dicas de Fotografia  (Lida 4729 vezes)

rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Agosto de 2014, 18:38:56
Pois é galera, hoje eu tava dando uma ''surfada'' na internet e me deparei com esse artigo, que no fim das contas me interessou.  :ponder:
Eu, como amador/iniciante que sou, tinha esse pensamento até entrar aqui no fórum, e aos poucos fui vendo que eu não precisava de muito mais do que eu tinha, por enquanto.
Como gostei do artigo, venho publica-lo pra vocês

http://www.dicasdefotografia.com.br/vamos-falar-de-novo-sobre-como-equipamentos-nao-sao-importantes
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2014, 19:39:18
Confesso que já estou um pouco cansado dessa conversa de que equipamento não é nada, a arte é tudo rsrsrs Claro que fotografia é muito mais que o equipamento.

Mas equipamento faz parte do hobby também. É bacana falar sobre eles e tal.

Acho que o importante é não achar que mudar de equipamento fará a pessoa tirar fotos melhores. Melhorar a técnica é o principal para tirar fotos melhores. Mas falar de equipamento também é legal.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2014, 19:39:54 por Kokimoto »
D600 - E-M10


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2014, 19:47:20
Confesso que já estou um pouco cansado dessa conversa de que equipamento não é nada, a arte é tudo rsrsrs Claro que fotografia é muito mais que o equipamento.

Mas equipamento faz parte do hobby também. É bacana falar sobre eles e tal.

Acho que o importante é não achar que mudar de equipamento fará a pessoa tirar fotos melhores. Melhorar a técnica é o principal para tirar fotos melhores. Mas falar de equipamento também é legal.

Com certeza Kokimoto.
Acho que realmente, o grande problema, são alguns caras que dizem que sem tal equipamento, você não terá fotos boas e/ou profissionais, quando na verdade, tudo depende do seu objetivo.

É claro, como ela mesmo diz, que muita gente quer um equipamento melhor e tudo mais, mas até quanto isso é realmente necessário em acordo com o que você faz ?
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2014, 20:11:45
sinceramente? Eu concordo que equipamento é uma ferramenta, que um bom equipamento nas mãos de quem nao faz ideia do que esta fazendo é a mesma coisa que nada... porém, para um profissional, que quer ganhar dinheiro e VIVER de fotografia, ter bons equipamentos é sim ESSENCIAL! Quem se preocupa com a qualidade que o seu trabalho final terá, com o look, com a perfeição e com detalhes, se destaca, quem acha que tudo ta bom, nao tem as mesmas chances!
@jacobfotografiacriativa


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2014, 06:51:56
Tem que tomar cuidado pra esse discurso do equipamento não faz falta, não ser um discurso enrustido de quem não tem dinheiro pra comprar coisa melhor do que tem...

Técnica e equipamento sempre andam juntos pra uma boa fotografia. Um não adianta muito sem ter o outro. E além disso, tudo ainda depende do propósito que ser quer com a fotografia.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2014, 06:53:48 por Luciano.Queiroz »


FNemer14

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2014, 17:03:57
Se equipamento não fosse importante não teríamos modelos diferentes para necessidades diferentes. É lógico que eles tem sua parcela de relevância. Principalmente para quem é profissional, que vive de fotografia.
Nikon D7000
Nikon 35mm 1.8G + AF 50mm 1.8D + AF 85mm 1.8D + Nikon 135mm 2.8 AI


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2014, 18:27:05
São os 2 extremos que temos, quem acha que equipamento n é nada e quem acha que é tudo. rsrsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2014, 01:11:32
O bom equipamento auxilia o bom profissional. :snack:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2014, 11:43:24
O bom equipamento auxilia o bom profissional. :snack:

Exato. Equipamento é ferramental sem o qual a foto não se faz.
Tente passarinhar com uma objetiva wide? Dá para fazer fotos com uma??? Dá sim, e se pode fazer fotos bem bacanas. Mas aí dos 2, 1: ou você chega bem perto do pássaro e pega ele numa revoada (como pombos, p. ex.) ou você coloca uma armadilha gatilhada no laser para fotografar na passada da ave.
Acaso uma das 2 hipóteses não seja o teu objetivo, aí não tem jeito, vai precisar tirar o escorpião do bolso e comprar uma boa tele.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


patriciapadua

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Feminino
  • "Sem pressa, nem pausa..."
Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2014, 11:18:21
Se equipamento não é tudo, ele é 50% então.  ;)
Antes eu usava uma 18-55mm do kit e quando passei a usar a 24-105mm f4 L, minhas fotos deram um salto em qualidade! :D

O bom equipamento auxilia o bom profissional. :snack:
Gostei dessa frase! É isso aí!  :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2014, 15:57:00
Ainda bem que tem pessoas que tem coragem pra afirmar que pensam assim.
Sempre fui contra essa história de que "pouco importa o equipamento".

Claro que de uma maneira geral vc pode ( e fará ) boas fotos com qualquer equipamento, porém existem funções, acessórios e aparatos que lhe darão
a chance de conseguir resultados muitas vezes impossíveis com um equipamento mais simples.

Ta errado o pensamento: -Nossa, que fotos lindas!...Bah, tbm com essa camera que vc tem.... - Sim, um grande equivoco, com certeza. Mas equipamentos melhores ajudam, sem titubear.



PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2014, 16:01:14
Na verdade todo mundo que o melhor equipamento que o mercado tem para oferecer, agora, compramos o que temos condições, custo x benefício.



Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2014, 16:21:52
Dá para fazer muita coisa com equipamento ruim, desde que se tenha conhecimento. Mas o equipamento bom, vai te poupar trabalho.

É como colocar um cara, que tirou carteira de motorista agora, dentro de um Lamborghini Murciélago SV, para correr contra um piloto profissional guiando um Gol. Aposto todo o meu dinheiro que o Gol ganha a corrida. O novato, no mínimo vai se arrebentar na primeira curva (isso se ele conseguir tirar o carro do lugar). Mas aí pergunte para o piloto profissional, com qual dos dois carros ele teria mais eficiência...

Vai fotografar com iluminação diferente, cenas rápidas... com uma câmera sem botões de atalho. Com certeza vai perder muitas fotos, porque teve que ficar entrando em menu, e o momento do clique já era.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2014, 16:23:20 por Márcio A.A. »
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2014, 18:38:26
Comparo essa (velha) questão com o seguinte raciocínio:

Sebastian Vettel e Fernando Alonso seriam campeões pilotando um carro da Marussia ou Catherham?
Como disseram acima, o bom equipamento auxilia o bom profissional.

Obviamente que existem poucas pessoas que conseguem tirar "leite da pedra". Mas como eu disse, são poucos...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 12 de Outubro de 2014, 20:22:27
equipamento e somente ferramenta.
compras qualquer um faz so precisa dinheiro
agora voce nao compra uma profissao.
Tudo tem seu tempo de desenvolvimento.
abs.