Autor Tópico: Dúvida - set de lentes  (Lida 2498 vezes)

baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 01 de Setembro de 2014, 14:33:47
Boa tarde pessoal,

Surgiu uma oportunidade pra dar um pequeno upgrade no meu humilde set de lentes (que tenho até vergonha de chamar de set, pois trata-se somente de uma 18~55mm + 50mm f/1.8).

Tenho uma T3i e gosto muito de fazer fotos com bokeh. Ultimamente, porém, tenho feito mais fotos de eventos, tipo palestra, onde geralmente uso o diafragma mais fechado pra deixar quase tudo em foco e tb me valho da versatilidade do zoom da 18-55mm, ainda que limitado. Basicamente são as situações que mais encontro na minha experiência como fotógrafo amador.

Com base nesse cenário, estou na dúvida entre 3 possibilidades de upgrade:

1) manter o meu set atual e comprar uma 85mm f/1.8 ou uma 100mm f/2
SET:
canon 18~55mm f/3.5~5.6
canon 50mm f/1.8
canon 85mm f/1.8 ou canon 100mm f/2

prós: maior abrangência de situações
contras: muitas lentes = ficar toda hora trocando. Pode ser fatal em eventos onde não se pode perder aquele momento.

2) vender o meu set atua e comprar uma tamron 17~50mm f/2.8 (acho que ela substitui a cinquentinha né?)
SET:
tamron 17~50mm f/2.8

prós: versatilidade tanto no bokeh como no zoom, ainda que limitado
contras: fico na mão dos 50mm pra cima

3) vender a lente do kit, mantendo a cinquentinha e comprar uma 20mm f/2.8
SET:
canon 20mm f/2.8
canon 50mm f/1.8

prós: bokeh garantido; dizem que as fixas tem melhor qualidade e/ou nitidez do que as zoom (pelo menos as zoom populares)
contras: troca de lente constante, o que pode comprometer nos eventos.

Tanto no 2º caso como no 3º, futuramente eu pretendo investir ou numa zoom 55-250mm ou numa fixa dos 85mm em diante

Se vcs q são mais experientes puderem me dar alguma informação a mais, ou simplesmente dizer qual das 3 opções seria melhor na opinião de vcs, eu agradeceria.

Valeu!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2014, 14:35:53
Se for pra acaber com seu dinheiro de vez :D eu sugiro:

17-50 f:2.8 + 85 f:1.8/100 f:2

Vai aí uns 2200~2500, mas está muitissimo bem servido. :ok:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2014, 15:06:15
Eu voto na opção 2, com futuro upgrade para a sugestão do Mike.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2014, 15:10:16
SET:
canon 20mm f/2.8
canon 50mm f/1.8
prós: bokeh garantido; dizem que as fixas tem melhor qualidade e/ou nitidez do que as zoom (pelo menos as zoom populares)
contras: troca de lente constante, o que pode comprometer nos eventos.

Esse é meu set atual.
Nem se preocupe que não tem essa troca toda de lentes.
Tipo num infantil, vc vai fazer fotos de detalhes da decoração com a 50mm e o resto todo do evento com a 20mm.

Num casamento dependendo do tamanho da igreja, da pra usar a 50mm do começo ao fim e deixar a 20mm para a recepção.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2014, 11:16:27
Ainda tenho tb a opção de comprar a 18-135mm canon e vender a minha 18-55mm

SET
canon 18-135mm
canon 50mm f/1.8

prós: bem servido de zoom (nada de ficar trocando de lente); gasto menos e sobra mais pra comprar outras coisas
contras: pouco bokeh; (vinheta nos 135mm?)
« Última modificação: 02 de Setembro de 2014, 11:17:33 por baseado em fotos reais »


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2014, 11:18:27
24-105 + 85mm 1.8!  :ok:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2014, 14:45:27
SET:
canon 20mm f/2.8
canon 50mm f/1.8
prós: bokeh garantido

Realmente se consegue bokeh com a 20mm?
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2014, 15:00:32
Realmente se consegue bokeh com a 20mm?

Muito difícil.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2014, 15:01:10
Realmente se consegue bokeh com a 20mm?

Dá, mas o bokeh utilizando uma grande angular é diferente de uma tele. Das teles é mais bonito.

E se optar pela 20mm, é meio restritivo em eventos apertados, pois deforma as pessoas e detalhes horizontais / verticais  não ficam "tão retas".



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2014, 15:27:32
Dá, mas o bokeh utilizando uma grande angular é diferente de uma tele. Das teles é mais bonito.

E se optar pela 20mm, é meio restritivo em eventos apertados, pois deforma as pessoas e detalhes horizontais / verticais  não ficam "tão retas".

A distorção de barril dela é super controlada e melhor que todas essas zooms citadas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2014, 15:42:00
Mas se o local for apertado e eu tiver com uma aps-c, não tem outra saída a não ser usar a do kit em 18mm ou, se eu tiver, a 20mm. Ou seja, não tem como fugir do barril.

Mas eu to descartando nesse momento a compra da 20mm pq bem ou mal eu já tenho a do kit q em 18mm me entrega f/3.5, que já é bem suficiente qto à luminosidade. Qto ao bokeh, como vcs mesmo já disseram, com uma DF curta nem rola muito.

Minha dúvida está entre:

canon 85mm f/1.8;

tamron 17-50mm f/2.8 (fiquei um pouco ressabiado por ter visto alguns comentários sobre o AF lento (sempre) e cego (com pouca iluminação)

canon 18-135mm (sei que essa é um pouco rejeitada por ser "do kit" mas me atenderia bem no zoom e na versatilidade, ainda gastando menos)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2014, 15:50:19
Mas se o local for apertado e eu tiver com uma aps-c, não tem outra saída a não ser usar a do kit em 18mm ou, se eu tiver, a 20mm. Ou seja, não tem como fugir do barril.

Mas eu to descartando nesse momento a compra da 20mm pq bem ou mal eu já tenho a do kit q em 18mm me entrega f/3.5, que já é bem suficiente qto à luminosidade. Qto ao bokeh, como vcs mesmo já disseram, com uma DF curta nem rola muito.

Minha dúvida está entre:

canon 85mm f/1.8;

tamron 17-50mm f/2.8 (fiquei um pouco ressabiado por ter visto alguns comentários sobre o AF lento (sempre) e cego (com pouca iluminação)

canon 18-135mm (sei que essa é um pouco rejeitada por ser "do kit" mas me atenderia bem no zoom e na versatilidade, ainda gastando menos)

Dos 18mm até os 35mm, a 18-135 is é pior que a 18-55.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2014, 16:17:50
Dos 18mm até os 35mm, a 18-135 is é pior que a 18-55.

Pior em que sentido? Qualidade de imagem?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2014, 16:58:54
Sim, é menos nítida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2014, 17:05:38

Minha dúvida está entre:

canon 85mm f/1.8;

tamron 17-50mm f/2.8 (fiquei um pouco ressabiado por ter visto alguns comentários sobre o AF lento (sempre) e cego (com pouca iluminação)


Quase todas as objetivas ficam "perdidas" quando estão diante de iluminação precária. Até as minhas 85mm e 100mm série L ficam "caçando" o foco quando estão nesta situação. Além disso, a  85mm f/1.2 tem AF lento e mesmo assim é uma das objetivas mais desejadas.
O AF da Tamron é lenta, mas atende muitos casos. Só não recomendaria se fosse tirar fotos de motivos em movimento e rápidos.
Se vai tirar fotos de motivos estáticos ou lentos, não vejo motivos para se preocupar tanto.