Autor Tópico: Olympus termina com a cobertura de assistência mundial  (Lida 1333 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Setembro de 2014, 16:00:14
Más notícias.

http://www.olympus.co.jp/en/support/imsg/digicamera/info/info20140828.cfm

Notice of termination of Worldwide warranty for Olympus Digital Cameras and Accessories


Aug 28, 2014

 
    
Olympus Imaging Corporation has been providing Worldwide warranty for digital cameras and accessories since April 1, 2004, except for some countries and regions.
However, the time has come to stop providing Worldwide warranty because of regulation by laws and differences in the infrastructure of the repair facilities in individual countries.
Please kindly be informed that Worldwide warranty will not be provided with most of our Micro Four Thirds System and compact digital camera products shipped after September of 2014.

The Worldwide warranty card you have, is currently still valid as long as it meets the conditions required for warranty repair. Also, the Worldwide warranty card enclosed with the new products which you purchase from now, is also valid. Local warranty card is valid only in the country where you purchase the product and all repairs undertaken in other countries will be a chargeable service.

For any questions please refer to the "Olympus Authorized Distributor List" and contact our Service Station or Distributor for assistance.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2014, 17:11:43
Nunca teve nada realmente decente por aqui mesmo, mas isso é mais um fator a considerar antes de investir na marca... Câmera cara para uso no Brasil só Canikon, Sony ou Fuji, em minha opinião... ;)
« Última modificação: 02 de Setembro de 2014, 17:13:17 por efilho »


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2014, 23:48:53
Péssima notícia. Vou viajar para fora este mês e pretendia comprar uma EM-1. Com essa decisão da Olympus preciso pensar melhor. É uma câmera muito cara, com pouco suporte aqui, mas que tinha a vantagem da garantia global. E ainda tem o problema do dial que foi reportado em outros posts.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2014, 12:17:36
No comunicado da Olympus a garantia mundial será valida para  produtos comprados até o mês de setembro, inclusive.
Realmente uma noticia muito ruim para usuários;  provavelmente a intençao foi brecar o mercado paralelo, sobretudo nos USA onde pequenas empresas de países asiáticos e importadores locais  vendem diretamente  ou no eBay/Amazon por preços menores do que os oficiais e usufruem da mesma garantia, uma questão realmente dificil de resolver em um mercado tão aberto como o  norte americano. Problemas alfandegários em remessas de peças e equipamentos certamente  geram altos custos para o fabricante, o que também deve ter pesado na decisão. Nao temos nada com isso e o fato é que os consumidores de países periféricos serão os mais prejudicados por essa politica; mas para a empresa, mesmo que nao consumamos mais os seus produtos o impacto na receita  será zero.  Particularmente isso nao vai me impedir de comprar seus produtos ou de outro fabricante qualquer no exterior. A vantagem de pagar um preço muito menor do que os praticados localmente, por um produto de qualidade que atenda meu gosto e necessidades, creio que  compensa o risco. Mas se outro fabricante oferece produto similar com garantia mundial, claro que passa a ser mais vantajoso (afinal, qual dos grandes ainda tem garantia mundial?).  Para os inseguros e que nao se importam em pagar os altos preços, que embutem gordas margens de lucros (tipicas no Brasil) e impostos sem fim, é o caso de comprar aqui no Brasil e usufruir da garantia (e posterior assistencia) com segurança, mas para nao teme riscos vale encarar, com alguns cuidados, a compra no exterior.  Entre os cuidados,  nao acho uma boa politica comprar lançamentos, que estão muito mais sujeitos a bugs, como vemos mais ou menos frequentemente. De qualquer forma, agora os produtos Olympus envolvem um pouco mais de risco, mas como  sao de boa qualidade, a probabilidade de problemas graves é baixa e na pior hipótese o jeito é recorrer à garantia dos USA.
Finalizando, alguns dizem que a garantia Olympus no Brasil para cameras mais sofisticadas, inexistia ou era ineficiente, mas isso é pura ignorancia, falta de informaçao, como foi relatado recentemente aqui no fórum. A "rede" de assistencia técnica padrão existente é somente para cameras compactas importadas e vendidas oficialmente no país. As m4/3 eram atendidas pelo SAC da Olympus e enviadas para a mesma empresa que dá assistencia às cameras sofisticadas Sony, que fica em Taubaté.

P.S.: lendo mais atentamente o comunicado, a Olympus diz que a garantia nao será válida para a MAIORIA dos produtos m4/3 e compactas, ou seja, faz todo o sentido que produtos de ponta como a E-M1 e objetivas PRO continuem tendo essa garantia, o que parece bastante provável e lógico. Ou seja, acabaram com a garantia mundial generalizada para seus os produtos, mas nao necessariamente para todos os produtos. Nao tenho dados, mas nao acredito que os grandes fabricantes tenham garantia mundial indiscriminada para toda a sua linha de produtos.. (quem tiver essas infos, favor informar-nos)
Citar
"Please kindly be informed that Worldwide warranty will not be provided with most of our Micro Four Thirds System and compact digital camera products shipped after September of 2014."
« Última modificação: 03 de Setembro de 2014, 12:46:51 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..