Autor Tópico: É tão difícil diferenciar MAS x MAIS ?  (Lida 16700 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 02 de Setembro de 2014, 23:15:39
Com certeza o erro mais comum na escrita informal do dia a dia (fórum, emails, etc) seja realmente a pontuação e concordância na frase. Tem vários foristas que erram grave nesse sentido mas tem um jovem forista (polêmico e que usa Nikon analógica) que ganha disparado. Para o meu olho isso incomoda demais.

Fiquei feliz com esse tópico por causa de duas coisas:
a. Descobri que tem outros chatos como eu
b. Mais uma revelação da vida do Humberto
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2014, 23:17:56
Fiquei feliz com esse tópico por causa de duas coisas:
a. Descobri que tem outros chatos como eu
b. Mais uma revelação da vida do Humberto


"Mais" uma?! Que outras revelações já vazaram por aqui?! Rsrs. Thales, essa não vale porque já tinha revelado em outro tópico sobre erros de português, ahahah.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2014, 03:17:24
[...] mas tem um jovem forista (polêmico e que usa Nikon analógica) que ganha disparado. Para o meu olho isso incomoda demais. [...]



Quem sabe em uma proxima vida serei perfeito em tudo...

Enquanto isso vc tera que aguentar o ignorante aqui.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2014, 03:24:28 por C R O I X »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Setembro de 2014, 04:57:23
Galera, eu sou tão chato com português. Sempre fui por causa da educação dos meus pais e sempre tive bons professores de português e redação.
Português é com maiúscula:
A palavra português, na acepção de idioma, deve grafar-se com inicial minúscula: «Ele é estrangeiro, não percebe português.»
Na acepção de nome étnico (que designa raças, povos, habitantes de um lugar), ainda merece a maiúscula inicial: «Os Portugueses deram novos mundos ao Mundo.» Mesmo metonimicamente, a maiúscula mantém-se: «O Português é, por natureza, mais sisudo que o Brasileiro.»
Quando se refere à nacionalidade, já é a minúscula que leva a melhor: «Eu sou português, tu és brasileiro.»
Quando se trata de um curso ou de uma disciplina acadé[ê]mica, já torna a merecer a maiúscula: «Tive boa nota no exame de Português.»


 :assobi: :assobi: :assobi:
« Última modificação: 03 de Setembro de 2014, 05:01:52 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Setembro de 2014, 06:31:30

Quem sabe em uma proxima vida serei perfeito em tudo...

Enquanto isso vc tera que aguentar o ignorante aqui.

Pois é,  não dá pra ser perfeito em tudo,  tem gente que nem sabia o que é Velvia  :hysterical: :hysterical:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 03 de Setembro de 2014, 07:10:36
Cêis acha que aqui tá ruim?

Vai trabalhar consertando viola e recebendo mensagem da caipirada dos Brasil inteiro! rs..
« Última modificação: 03 de Setembro de 2014, 07:11:20 por Luciano.Queiroz »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #21 Online: 03 de Setembro de 2014, 07:53:24
Croix, não é você. O Souto estava falando do Vincent hahaha
D600 - E-M10


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #22 Online: 03 de Setembro de 2014, 08:45:25
Acredito que as redes sociais (principalmente Face e Twitter), contribuem para a idiotização do povo. Claro, me refiro a popularização dos erros graves de gramática. Um erro aqui e outro ali, nada contra. Eu tbm cometo.

MAS, a diferença entre "mais" e "mas" conheço perfeitamente. Um dia postei isso no meu Face, e recebi várias críticas.  :doh:


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #23 Online: 03 de Setembro de 2014, 08:46:22
Acredito que as redes sociais (principalmente Face e Twitter), contribuem para a idiotização do povo. Claro, me refiro a popularização dos erros graves de gramática. Um erro aqui e outro ali, nada contra. Eu tbm cometo.

MAS, a diferença entre "mais" e "mas" conheço perfeitamente. Um dia postei isso no meu Face, e recebi várias críticas.  :doh:

As pessoas te criticaram achando que vc estava errado?  :shock:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #24 Online: 03 de Setembro de 2014, 08:58:42
Croix, não é você. O Souto estava falando do Vincent hahaha

 :eek:

CreiomdeuspaitodopoderosocriadordoceuedaterraCreiomdeuspaitodop oderosocriadordoceuedaterraCreiomdeuspaitodopoderosocriadordoce uedaterraCreiomdeuspaitodopoderosocriadordoceuedaterraCreiomdeu spaitodopoderosocriadordoceuedaterra

Repete isso não amigo  :eek: :eek: :eek:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 03 de Setembro de 2014, 09:27:45
Acho que o erro que vi que mais doeu foi: "Isso é assim deis de 2008"
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 03 de Setembro de 2014, 10:11:35
Esse mesmo assunto surgiu em outro site e eu repito algo aqui.

O que eh certo hoje ja foi errado um dia, e so eh certo hoje pq foi como as pessoas em geral preferiram, se acostumaram ou acharam mais facil de se comunicar.

O Portugues no Brasil de hoje eh o Portugues Arcaico errado. E a Lingua portuguesa eh o Galego falado errado. E o galego eh o Latin do povao falado errado. E o latin do povao eh o latin dos politicos romanos (e mais tarde do clerigo) falado errado. E o latin eh um outro dialeto existente antigamente em roma falado errado.

Nao ha nada de mal as pessoas falarem e escreverem errado, desde que a comunicacao entre elas as fazem se entenderem.

No nordeste toda vogal iniciada com E tem som de É. Por exemplo éscada, élevador, élefante, éstatua, etc...

E no Rio o S tem som de SH.

Em muitos estados o R apos vogais nao sao pronunciados.

Em Sao Paulo muitos intercalam plural com singular "os mano", "os papo", etc, influencia dos imigrantes italianos falando errado, pq na lingua italiana o plural nao eh marcado com S no final das palavras.

E em Sao Paulo o TI tem som de TSCHI. No lugar de Tio falam Tschio, no lugar de Tinta falam Tschinta. Tambem influencia do imigrante italiano falando errado.

E as pessoas adoram ficar apontando um para as outras que o jeito delas falarem eh a certa e a do outro estado e a errada. Mas a verdade ehnque ninguem esta errado. Sao apenas Portugueses diferentes. E quem sabe um dia se tornarao outras linguas independente do Portugues, com regras proprias.

Da mesma forma que existe o Portugues da internet que tambem ja tem suas regras proprias (vlw, flw, MAS, :), .|. , etc...)

Isso so mostra que a lingua esta viva e dinamica.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #27 Online: 03 de Setembro de 2014, 10:36:59
Diferenças de pronúncia não são a mesma coisa que erros de ortografia e gramática. No dia em que "menas" for admitido como correto eu mudo de país.

Isto posto, concordo com o CROIX que o importante é a comunicação efetiva. E a linguagem abreviada do "vc", "flw" e "blz" tem seu espaço.

Mas acontece que a vida demanda um domínio da língua formal. Aqui no fórum não há prejuízo algum em se dizer "menas" ou "perca". Mas se a pessoa colocar isso num currículo, numa redação de vestibular, ou num orçamento para um cliente, aí sim vamos ver que não basta transmitir a ideia, mas sim saber se comunicar em nível aceitável e com eficiência.

Tem gente que escreve aqui quase uma redação sem nenhum ponto ou vírgula. Até o Saramago é complicado de entender quando faz isso, imagina o cidadão que diz "Mim ajuda aí quero comprar uma câmera mas tem que ser boa barata e chique bem sabe como é as mina pira né então o que vocês sugere não me vem com coisa cara só quero buoke eu vi uma tekpix que estar com preço muito bom vale a pena"
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 03 de Setembro de 2014, 10:52:01
E o entendeu, alguém já viu?

Você explica algo para a pessoa e pergunta, entendeu?
E a pessoa responde, entendeu.

Na primeira vez que vi esta expressão achei que a pessoa tava zombando de mim...  :D
W. Jesus - Flickr


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #29 Online: 03 de Setembro de 2014, 11:15:22
E o entendeu, alguém já viu?

Você explica algo para a pessoa e pergunta, entendeu?
E a pessoa responde, entendeu.

Na primeira vez que vi esta expressão achei que a pessoa tava zombando de mim...  :D
- Tarzan entendeu?
- Sim, Tarzan entendeu!

Tendeu?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube