Autor Tópico: Live View + flash externo  (Lida 6452 vezes)

Fernando Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 03 de Setembro de 2014, 12:25:54
Atualmente possuo uma T5i, e parece ser impossível conectar um flash externo e ativálo fotografando com o Live View. Li sobre ser um problema relacionado ao Silent Shooting não poder ser desativado nesse modelo.
Devido ao meu alto grau de miopia, não posso fotografar sem o Live View, com óculos no visor fica ruim de enxergar o quadro e sem óculos nem com o grau da cãmera no máximo consigo foco.
Quais alternativas sugerem? Uma câmera nova que tenha a função? Algum acessório pra míopes?
Li um pouco sobre o firmware customizado Magic Lantern, mas ainda está em versão beta pra T5i, e não sei se ele consegue driblar essa limitação.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:23:23
Nem o flash no modo manual n funciona?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Fernando Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2014, 15:09:08
Não estou usando speedlight, mas sim um flash de estúdio conectado por adaptador e cabo ou um adaptador de rádio. Nenhuma das 2 alternativas funcionou.

Speedlights da Canon funcionam normalmente.
Ouvi dizer que a câmera precisa detectar o flash, então penso se um adaptador da Canon resolveria o problema.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2014, 15:10:12 por Fernando Costa »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2014, 17:43:17
Fernando, o ajuste de dioptria funciona para poucos que tem médio grau para mais, astigmatismo praticamente não resolve. Eu levaria a camera junto no meu oftalmologista para fazer um óculos ou lente especial.


Fernando Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2014, 23:21:24
Como assim óculos ou lente especial? Nunca ouvi falar.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2014, 09:30:42
Como assim óculos ou lente especial? Nunca ouvi falar.

Exatamente como eu coloquei no meu post. Oftalmo esta lá para te ajudar com estes problemas, isso se for um bom.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2014, 10:02:38
Só fotografo usando lentes de contato.


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2014, 10:03:27
Só fotografo usando lentes de contato.

2x
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


Fernando Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2014, 10:15:12
Vou ligar pro meu oftalmo e perguntar.
Também estou pensando em usar lentes, apesar de não corrigirem 100% do meu grau, que é alto.

Obrigado.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2014, 10:17:12
Eu uso óculos para fotografar e pra mim é tranquilo.

Na minha T2i o flash também não dispara com o LiveView ligado. Não sei do que se trata.

Dica: construa a foto no liveview e, na hora do click, desligue o liveview. Ou use o EOS Utility.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Fernando Costa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2014, 12:42:01
Prefiro ser mais cuidadoso na composição, mas nem sempre podemos tomar o tempo que achamos necessário pra uma foto, muito menos ajustar tudo com tripé.

O negócio do flash no live view é devido ao silent shooting. Só em alguns modelos é possível desabilitar pra poder usar flash com live view.


samuelmoreiraphotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2022, 14:13:27
Atualmente possuo uma T5i, e parece ser impossível conectar um flash externo e ativálo fotografando com o Live View. Li sobre ser um problema relacionado ao Silent Shooting não poder ser desativado nesse modelo.
Devido ao meu alto grau de miopia, não posso fotografar sem o Live View, com óculos no visor fica ruim de enxergar o quadro e sem óculos nem com o grau da cãmera no máximo consigo foco.
Quais alternativas sugerem? Uma câmera nova que tenha a função? Algum acessório pra míopes?
Li um pouco sobre o firmware customizado Magic Lantern, mas ainda está em versão beta pra T5i, e não sei se ele consegue driblar essa limitação.

Olá, também tinha esse problema com a minha Canon 6D e acabei de encontrar a solução. O problema estava nas configurações. Existe um menu onde você deve encontrar uma opção Disp. VD silenc. (no caso da canon 6D, para outros modelos o menu pode mudar). No meu caso, estava selecionada a opção modo 1, eu mudei para a opção Desactivar e resolveu. Faz isso e tenta clicar com o flash, utilizando o LiveView.

Espero que tenha ajudado.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2022, 14:55:18
Olá, também tinha esse problema com a minha Canon 6D e acabei de encontrar a solução. O problema estava nas configurações. Existe um menu onde você deve encontrar uma opção Disp. VD silenc. (no caso da canon 6D, para outros modelos o menu pode mudar). No meu caso, estava selecionada a opção modo 1, eu mudei para a opção Desactivar e resolveu. Faz isso e tenta clicar com o flash, utilizando o LiveView.

Espero que tenha ajudado.

Exatamente como ele falou.. pelo menos nas dois dígitos D (40D, 60D...) vem por padrão um modo que não dispara o flash. No menú em ingles, é  Silent Shoot./ Mode 1, Mode 2 e Disable... o disable que funciona.
Dá uma procurada, eu tive a T3i, acho que tinha essa função, será que não?

Senão vc vai ter que por no LV, compor e rapidamente mudar para o Viewfinder e clicar... era o que eu fazia até descobrir que era isso.
« Última modificação: 02 de Maio de 2022, 14:56:52 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2022, 18:44:10
Bom que apareceu uma solução. Mas notem que o tópico é de 2014.