Autor Tópico: Complicado  (Lida 2782 vezes)

poxaale

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Online: 05 de Setembro de 2014, 01:48:40
Olá!!!
Então, preciso de opiniões, estou terminando o ensino médio (esse ano), bom não sei que faculdade que eu vou fazer, mas meu sonho é fazer de fotografia pois é a unica coisa que eu realmente gosto, mas n sei como é essa profissão, já li um monte de artigo mas eles falam só por alto, n se aprofundam, enfim, deve haver algum fotografo profissional aqui, como é ser fotografo? o mercado é bom? fotografos não precisam necessariamente abrir seu próprio negocio, certo? eles podem trabalhar para empresas e tals, preferem faculdade ou um curso? sério, tô perdida, se puderem dá mais informações, eu agradeço.  :(


{n sei se coloquei no topico certo, eu achei esse o mais adequado D: }
bjsss, obg c:


ngbrito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fuji XE2S + 35mm 1.4 + 18mm 2.0
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2014, 09:35:03
Bom dia!

Eu sou programador e estou me movimentando para mudar de área. Quero mesmo trabalhar com fotográfia por que, além de ser uma mudança, é uma bela ajuda para a minha depressão.
Quanto ao curso, no próximo semestre, vou fazer Escola Panamericana de Artes lá tem um curso de fotográfia que é muito bem avaliado pela galera. Eu já poderia ter começado mas, fiquei enrolando e as vagas se esgotaram agora, tenho que esperar até o ano que vem.
Quanto a abrir o próprio negócio, ainda não defini mas, acho que é justamente para onde eu vou e para onde a maioria vai. Só o fato de vc não ter um patrão é uma grande vantagem. Acredite.

Espero ter ajudado de alguma forma.
You Better not look down \ If you want to keep on flying \ Put the hammer down
Keep it full speed ahead \ Better not look back \ Or you might just wind up crying
You can keep it moving \ If you don't look down


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2014, 09:42:00
Qual o seu nível de conhecimento em fotografia poxaale?
Em qual área da fotografia você pensa em trabalhar?
Tem equipamento?

Eu sou programador e estou me movimentando para mudar de área. Quero mesmo trabalhar com fotográfia por que, além de ser uma mudança, é uma bela ajuda para a minha depressão.
Você sou eu?  :D
« Última modificação: 05 de Setembro de 2014, 09:44:53 por Hoogle »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2014, 10:30:29
Olá!!!
Então, preciso de opiniões, estou terminando o ensino médio (esse ano), bom não sei que faculdade que eu vou fazer, mas meu sonho é fazer de fotografia pois é a unica coisa que eu realmente gosto, mas n sei como é essa profissão, já li um monte de artigo mas eles falam só por alto, n se aprofundam, enfim,

Esses artigos são tão vagos quanto falar em preço aqui no fórum: Sempre a mesma ladainha, "verifique seus custos, da sua cidade, o valor do seu trabalho, mimimi"
Normalzíssimo. As pessoas tem receio em falar de valores.

deve haver algum fotografo profissional aqui, como é ser fotografo?
Tem muitos fotógrafos profissionais aqui. Eu entre eles. :D
Ser fotógrafo é como ser qualquer outra coisa. Tem suas vantagens, suas desvantagens, etc...

A profissão de fotógrafo tem muitas variantes. Vc pode fotografar eventos, esportes, cobertura jornalística, arquitetura, e muitas outras. Será preciso definir o que vc quer da sua vida. A imensa maioria dos jovens pensa em ser fotógrafo por causa do glamour, da "arte", das festas, enfim. Mas aquela vida de champagne, ficar na piscina o dia todo, fazer meia dúzia de fotos e montar uma grande exposição, nananinanão... Fotógrafo só é badalado na novela,  :D :D Se bem que tem uns aqui no fórum assim  :hysterical: :hysterical:

Olá!!! o mercado é bom? fotografos não precisam necessariamente abrir seu próprio negocio, certo? eles podem trabalhar para empresas e tals, preferem faculdade ou um curso?[/i] sério, tô perdida, se puderem dá mais informações, eu agradeço.  :(
Vou falar da área em que atuo: Eventos e famílias.
É muito bacana, poder eternizar momentos importantes nas vidas das pessoas, os casamentos, nascimentos dos filhos, enfim... É uma grande honra, pelo menos pra mim.

Eu não fiz faculdade de fotografia. Aliás, só tenho o ensino médio. Mas tive a sorte de entrar como office-boy na empresa de fotografia mais antiga da minha cidade, que foi fundada em 1951 e existe até hoje.
Naquela época cursos de fotografia não são como hoje, fáceis, baratos, e disponíveis na internet... Eu comecei indo nos eventos como cabo-man, depois passei a auxiliar de fotógrafo, até aprender a fotografar de verdade.
Só que hoje está tudo diferente. A curva de aprendizado está mais rápida. Bem mais rápida.

O caminho que eu aconselho a todos que querem trabalhar com isso, é:

1-Faça o curso básico do SENAI. Vai te ensinar o que é a camera, as definições, funções, etc...

2-Tenha uma câmera pra praticar. Uma DSLR básica vai te atender plenamente.

3-Vá a empresas de fotografia, diga que gosta da área, quer aprender. Mas não cite que tem equipamento, etc... Peça vaga como assistente. Na minha opinião é um grande erro levar iniciantes a eventos já pra fotografar. Mesmo que seja como 10º fotógrafo, é um erro.
O bom fotógrafo conhece a luz. E nada melhor que ser assistente/iluminador, pra conhecer a luz. De onde ela vem, como ela vai, onde bate, onde ajuda, onde atrapalha, etc...

4-Trabalhe bastante nessa função de assistente. Isso vai te dizer se vc gostará ou não do ramo, antes de investir em equipamentos melhores. Assim, se vc ver que não é a sua, vc vende a sua camerazinha e fica com pouco preju, ou fica com ela pra fazer fotos particulares mesmo...

5-IMPORTANTÌSSIMO: Se vc conseguir alguma vaga como assistente, PELAMORDEDEUS, não fique atazanando a vida do fotógrafo com perguntas o tempo todo. De verdade. Isso irrita muito.
Vc estará na fase de querer aprender tudo de uma vez. É natural. Mas ninguém ensina tudo de uma vez. Ah, claro. Não fique importunando com perguntas toscas sobre equipamento. Equipamento ajuda muuuuito a fazer a foto desejada, mas vc aprenderá que a principal pecinha tá atrás da camera. :D

6-Quando começar a fotografar, vc poderá seguir a vida como:
-Funcionária de algum estúdio;
-Free lancer, que faz eventos pra bastante gente;
-Trabalhar por conta própria. Essa é a preferida dos iniciantes, que acham que a vida de fotógrafo é igual à da Marina, de "Em família"... MAs não é, principalmente no início. Vc vai ter que "fazer" portfólio, conseguir clientes, etc... No começo é tudo mais difícil.

Euzinho aqui, aconselho a quem quer iniciar que entre numa empresa de fotografia. Nem que seja num laboratório, como atendente. O convívio com pessoas experientes na área ajuda muito.
Se puder começar num estúdio, melhor ainda!

Espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas, não hesite.

Abraço, bom dia!


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2014, 10:49:59
Acompanhando.....sou engenheiro e estou na mesma situação dos amigos programadores aí de cima... :assobi:
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2014, 10:51:38
A resposta do M.I.K.E foi uma aula!!!

 :clap: :clap: :clap:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2014, 10:55:14
A resposta do M.I.K.E foi uma aula!!!

 :clap: :clap: :clap:

2x


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2014, 12:17:50
Essa resposta do Mike tem que ficar nos favoritos pra postar o link toda vez que fazem essa pergunta  :ok:


 :worship:


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2014, 13:18:34
Bom... eu sou só um entusiasta da fotografia. Fotografo há quase 1 ano e meio e tenho me dedicado cada vez a estudar e me aprofundar às coisas quem tangem a ela.

Por mais que eu não trabalhe com fotografia (acho que tô na mesma situação dos colegas programadores e engenheiros) gostaria de deixar como dia a leitura do blog do Leandro Neves: http://dofotografo.wordpress.com/page/11/

O link já direciona para a primeira página do blog. Como ele não manteve o blog por muuuito tempo dá para lê-lo em algumas horas.

Deixo, também, como recomendação (a todos, não apenas ao autor do tópico)) que escute três programas do podcast "Papo de Fotógrafo":

1º com o Leandro Neves http://papodefotografo.com.br/2014/02/fotografo-fotografo/
2º com o Renato Rocha Miranda http://papodefotografo.com.br/2014/07/i-love-my-job/
3º e com o Alexandre Urch http://papodefotografo.com.br/2014/08/ruas/

Recomendo que escute na ordem que passei, se vc ouvir todos e nesta ordem ao final talvez entenda o por que de tal recomendação.
E outra coisa: eu não curto muito os "âncoras" do Papo de Fotógrafo, acho que fazem uma piadas desnecessárias e tal... só respire fundo e siga em frente.
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2014, 13:30:46
 :snack:
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2014, 13:44:05
D600 - E-M10


ngbrito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fuji XE2S + 35mm 1.4 + 18mm 2.0
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2014, 14:20:54
Mike, obrigado pela aula.

Augusto, estou ouvindo os podcast. Animal! Recomendo!
You Better not look down \ If you want to keep on flying \ Put the hammer down
Keep it full speed ahead \ Better not look back \ Or you might just wind up crying
You can keep it moving \ If you don't look down


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2014, 19:00:08
Acho que uma faculdade de negocios (administracao, marketing, contabilidade) acaba sendo mais importante para quem quer ser fotografomprofissional do que uma faculdade de fotografia.

Faculdade de fotografia ehnigual faculdade de artes plasticas. Nao garante que vc tera o futuro na area. Em geral focam muito na parte da arte e esquecem do das areas que interessam e sao impostantes para quem quer trabalhar nessas areas. Entaonacabam sendo faculdades para quem gosta de se aprofundar nessas areas, por paixao, e nao como forma de aprender uma carreira e garantir um futuro.

Repito aqui que o negocio de servicos fotograficos nao eh diferente de nenhummoutro negocio. Nao basta apenas saber sobre uma area que significa que qualquer um pode abrir negocios em suas especificas areas de intessa. Tem que ter nocao de administracao, marketing, contabilidade, entre outras coisas.

O lado bom da faculdade eh que vc acaba fazendo amizades e contatos, principalmente atraves dos professores e da instituicao, que podem te dar melhores acessoe e oportunidades do que aqueles que nao tem contatos com ninguem na industria, ou com tem contatos pequenos.

Uma das vantagens em ganhar experienxia como assistente nao esta apenas em aprender como o fotografo fotografa na pratica, ou tecnicas de luz, edicao, direcao, etc. mas tambem em aprender como se administra o negocio.


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2014, 12:59:19
Mike, obrigado pela aula.

Augusto, estou ouvindo os podcast. Animal! Recomendo!

ouviu quais até agora? os caras são foda né=]
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


ngbrito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fuji XE2S + 35mm 1.4 + 18mm 2.0
Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2014, 15:37:28
Ouvi os 2 primeiros. Realmente, muito bom! Mas os ancoras.... rsrs
You Better not look down \ If you want to keep on flying \ Put the hammer down
Keep it full speed ahead \ Better not look back \ Or you might just wind up crying
You can keep it moving \ If you don't look down